quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS REPUDIA QUEIMA DE LIVROS DO AUTOR PAULO COELHO

 

A Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou uma nota em defesa do escritor Paulo Coelho, cujos livros têm sido queimados por bolsonaristas depois que o autor criticou o governo Bolsonaro.

“A Academia Brasileira de Letras não poderia não repudiar, com veemência, o gesto incivil da queima dos livros do Acadêmico Paulo Coelho, a quem prestamos solidariedade”, diz a nota.




“Dar fogo aos livros traduz um símbolo de horror. Evoca um passado de trevas. Como esquecer a destruição das bibliotecas de Alexandria e Sarajevo, os crimes de Savonarola e as práticas do nacional-socialismo?”.

“O Brasil precisa de livros, bibliotecas e leitores. A linguagem do ódio é redundante e perigosa. Devemos promover, sem hesitação, os marcos civilizatórios e a cultura da tolerância”, continua a ABL.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, dois idosos tiram as páginas e queimam um exemplar de “Veronika Decide Morrer”, dizendo que Paulo Coelho é um “lesa-pátria”, “sabotador” e “traidor”. Em outro, um bolsonarista coloca fogo no livro “O Alquimista”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário