segunda-feira, 14 de setembro de 2020

LEWIS HAMILTON PROTESTA CONTRA RACISMO NO GP DA TOSCANA

 


Hamilton utilizou uma camiseta por cima do macacão que dizia “Prendam os policiais que mataram Breonna Taylor”. Por se declarar uma organização não política, a FIA analisa se o hexacampeão quebrou o protocolo da entidade.

Lewis tem sido o centro das atenções das campanhas antirracistas da Fórmula 1. O piloto criticou, por exemplo, a forma com que o protesto antes das corridas, com os pilotos ajoelhando, é organizado.

Em junho, a Fórmula 1 lançou a campanha ‘#WeRaceAsOne’, criada para promover a diversidade e as causas sociais. Todos os carros do grid atual carregam um arco-íris com a hashtag lançada pela categoria.



Quem é Breonna Taylor?

Ao lado de George Floyd, o assassinato de Breonna Taylor foi o outro grande estopim das manifestações deste ano. Breonna, mulher preta de 26 anos, era paramédica quando, em março, a polícia invadiu sua casa, na cidade de Louisville, estado norte-americano do Kentucky, na calada da noite.

O motivo da invasão foi uma ordem de mandado de busca e apreensão que não precisava de batida na porta, daqueles que podem ser realizados com pé na porta de supetão. O alvo era um ex-namorado de tempos atrás da paramédica, suspeito de vender medicamentos controlados. As investigações posteriores provaram que nada de errado jamais fora conduzido na casa de Breonna, que nem sabia da situação e nada de culpada tinha em casa ou na história. Ela e o suspeito, Jamarcus Glover, tinham terminado o relacionamento meses antes.

Os policiais não apenas entraram na casa, mas nem sequer se anunciaram como policiais, o que fez o namorado de Taylor, Kenneth Walker, que dormia ao lado dela, acreditar que se tratava de invasores. Pegou, então, uma arma – registrada e legal -, e fez com que os policiais atirassem 20 vezes na direção dele. Segundo testemunhas anônimas no local, um dos policiais estava do lado de fora da casa e atirou por uma janela que tinha cortina fechada – sem qualquer visão do local, portanto. Breonna Taylor estava dormindo e foi atingida oito vezes. Morreu na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário