Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
terça-feira, 4 de fevereiro de 2020
Secretaria Nacional de Cultura apoiará construção e reforma de centros de cultura indígena
A Secretaria Especial da Cultura irá apoiar a construção e modernização de centros de preservação e promoção da cultura indígena em Barra do Corda (MA) e em Manaus (AM). O auxílio foi confirmado nesta quinta-feira (30) em reunião entre a secretária especial adjunta de Cultura, Jane Silva, e autoridades indígenas de todo o país. “É uma honra recebê-los. Vocês são a cultura brasileira em sua forma original e somos todos parte da beleza da diversidade do povo brasileiro”, afirmou.
A cacique Libiana Pompeu Tavares, da etnia Mainumy, é representante dos Povos Indígenas no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Ela agradeceu a receptividade e detalhou a proposta para a construção casa de cultura em Barra do Corda, município em que vive.
Libiana destacou a importância do diálogo entre as lideranças indígenas e o governo federal. “Estamos sendo ouvidos, nunca foi tão fácil chegar a uma secretaria e ser ouvido, ter nossas demandas atendidas”, concluiu ela. Também ressaltando a importância de ter suas propostas e demandas atendidas, a cacique Katusawa, da etnia Mura, do Amazonas, apresentou o projeto para renovação e gestão da sede da Organização Indígena Iapoam, em Manaus.
Ao final da reunião, em agradecimento, os caciques ofereceram colares, cestos de palhas e se uniram para cantar e dançar, conforme tradição. Os secretários de Economia Criativa, Reynaldo Campanatti; de Fomento e Incentivo à Cultura, Camilo Calandreli; de Difusão e Infraestrutura Cultural, Rodrigo Junqueira; e de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, Marcos Villaça, também participaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário