Pelo 13º ano consecutivo, a TV Globo foi indicada ao Emmy de Jornalismo, na principal premiação da TV mundial. A emissora brasileira foi indicada em duas categorias: atualidade, pela reportagem "11 dias na Coreia do Norte", produzida pelo "Fantástico"; e em notícia, pela cobertura da morte da vereadora Marielle Franco, feita em parceria entre "Fantástico", "Jornal Nacional" e "Jornal da Globo". É o quinto ano seguido em que a Rede Globo é indicada nas duas categorias.
A reportagem do "Fantástico", que concorre com indicados da Suécia, da Nigéria e do Reino Unido, foi exibida em em setembro, traçando um painel do país em seu 70º aniversário, com imagens raras de trabalhos forçados.
Já a cobertura da morte de Marielle contou com a primeira entrevista com a assistente da vereadora, única sobrevivente e testemunha do ataque. Na categoria, a Globo concorre com representantes do Reino Unido, do Catar e da Rússia.
No ano de 2011 o "Jornal Nacional" levou o prêmio pela cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. Além deste, a emissora já recebeu outros 16 troféus do Emmy, desde 1976, entre eles sete estatuetas de melhor novela, para "Caminho das Índias" (2009), "Laços de sangue" — coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011) — , "O astro" (2012), "Lado a lado" (2013), "Joia rara" (2014), "Império" (2015) e "Verdades secretas" (2016).
A cerimônia de premiação do Emmy será realizada em 24 de setembro, no Lincoln Center, em Nova York.
Confira os concorrentes nas duas categorias:
Notícias:
"Dados, democracia e truques sujos: o escândalo da Cambridge Analytica" – ITN/Channel 4 News, Reino Unido.
Publicidade:
"Indonésia: o terremoto e o tsunami de Sulawesei" – Al Jazeera English, Catar
"O assassinato de Marielle Franco" – TV Globo/GloboNews, Brasil
"O Fogo da Sibéria: a tragédia de Kemerovo – RT, Rússia
Atualidades:
"BBC Africa Eye: doce, doce codeína" – BBC World Service, Nigéria
"Exposição: Irã Revelado: enfrentando os aiatolás" – ITV/Hardcash Productions, Reino Unido
"11 dias na Coreia do Norte" – TV Globo/GloboNews, Brasil
"Missão investigar: diplomacia enganosa" – Sveriges Television (SVT)/Mission Investigate, Suécia
Nenhum comentário:
Postar um comentário