Sir George Martin nasceu em 1926 no norte de Londres. Filho de um carpinteiro, ele estudou na prestigiada escola de música de Ghildhall e tocava oboé nos clubes noturnos. Aos 29 anos foi nomeado diretor da gravadora Parlophone, que em 1962 receberia os rapazes John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
Conhecido como o "quinto Beatle", Martin foi o responsável por moldar o som da banda que se tornou uma das mais influentes potências da música. O trabalho com o quarteto fez de Martin um dos produtores mais bem-sucedido da história da indústria fonográfica. Ele foi incluído no Livro de Recordes Guinness por ter colocado mais de 50 discos no topo das paradas só nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha ao longo de cinco décadas. O músico produziu todos os álbuns dos Beatles, exceto o último, Let It Be, no qual Phil Spector assumiu o papel.
Depois que a banda se separou, Martin criou a Air Studios na ilha caribenha de Montserrat, que fechou em 1989 devido aos danos sofridos pelo furacão Hugo. Posteriormente trabalhou com outros artistas, como Bob Dylan, Sting e Elton John. Também gravou dois discos do ex-Beatle Paul McCartney, Tug of War e Pipes of Peace. Continuou compondo e trabalhando com organizações beneficentes de música até sua morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário