Recentemente, publiquei um livro digital "A figura na Comunicação Visual", em formato e-book Kindle.
Este é o primeiro volume de uma série de três manuais dedicados a apresentar a comunicação realizada através das imagens ou, como se diz mais comumentemente, a Comunicação Visual. O segundo volume tratará da cor e o terceiro, da composição visual.
Este livro tem como seu
diferencial, em relação à literatura anterior, a ampla quantidade de
ilustrações. O formato digital de e-book permitiu baratear o custo para
as mais de 700 ilustrações de apoio ao texto.
Escrito em linguagem não
técnica, o livro é, entretanto, dedicado à prática, ao atelier, a quem
necessita usar a imagem para comunicar.
Os cursos universitários que
são diretamente atendidos pelo conteúdo deste livro são a Arquitetura,
Publicidade e Propaganda, Moda, Design, Decoração, Artes Plásticas,
Artes Gráficas, Cinema, Fotografia, entre outros.
Trecho selecionado do livro
"A
comunicação visual existe desde que o ser humano entendeu que podia
alterar a maneira como era visto pelos outros seres humanos.
Além dos aparatos biológicos visíveis de que dispunham (altura, cor dos olhos e da pele, comprimento dos cabelos, etc.), nossos ancestrais começaram a alterar, intencionalmente, a sua aparência visível.
Por exemplo, pintaram os próprios corpos e usaram máscaras, tatuagens e adereços para parecerem mais ferozes aos seu inimigos. Ou, ao contrário, usaram miçangas, plumas de pássaros e garras de animais para afirmarem o seu status social perante os outros membros de sua tribo.
Assim, ao se utilizarem de algum recurso visível junto a si, eles estavam tentando comunicar uma mensagem aos outros. Esta mensagem podia até ser transmitida de outras maneiras (tais como a fala, por exemplo), mas era produzida, principalmente, para ser vista." (Introdução, pp. 3).
Além dos aparatos biológicos visíveis de que dispunham (altura, cor dos olhos e da pele, comprimento dos cabelos, etc.), nossos ancestrais começaram a alterar, intencionalmente, a sua aparência visível.
Por exemplo, pintaram os próprios corpos e usaram máscaras, tatuagens e adereços para parecerem mais ferozes aos seu inimigos. Ou, ao contrário, usaram miçangas, plumas de pássaros e garras de animais para afirmarem o seu status social perante os outros membros de sua tribo.
Assim, ao se utilizarem de algum recurso visível junto a si, eles estavam tentando comunicar uma mensagem aos outros. Esta mensagem podia até ser transmitida de outras maneiras (tais como a fala, por exemplo), mas era produzida, principalmente, para ser vista." (Introdução, pp. 3).
Sumário do livro
A figura visual e a sua expressividade. Os usos e as funções da figura visual.
Conceitos visuais apresentados: figura e fundo; simetria; movimento; proporção, profundidade visual e expressão.
Material fartamente ilustrado com dezenas de obras de arte, de publicidade e arquitetura, entre outras. Os conceitos visuais apresentados são contextualizados, sempre que possível, em relação à cultura atual ou à antropologia. Exemplos da ocorrência dos elementos da linguagem visual na morfologia biológica, bem como a sua importância para os processos vitais.
Os métodos geométricos de construção das figuras são apresentados em suas várias etapas constitutivas, de modo didático e explicativo.
Conceitos visuais apresentados: figura e fundo; simetria; movimento; proporção, profundidade visual e expressão.
Material fartamente ilustrado com dezenas de obras de arte, de publicidade e arquitetura, entre outras. Os conceitos visuais apresentados são contextualizados, sempre que possível, em relação à cultura atual ou à antropologia. Exemplos da ocorrência dos elementos da linguagem visual na morfologia biológica, bem como a sua importância para os processos vitais.
Os métodos geométricos de construção das figuras são apresentados em suas várias etapas constitutivas, de modo didático e explicativo.
Detalhes técnicos
Ano de publicação: 2015.
O autor, João Werner, é artista
plástico e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Foi
professor universitário em cursos de Arquitetura e Publicidade.
O livro tem 327 páginas, fartamente ilustradas.
Preço do exemplar US$ 13.00 (Amazon).
Edição do próprio Autor.
ISBN: 978-85-919150-0-2
Link para a compra na Amazon brasileira http://www.amazon.com.br/dp/B00TSIU3QG.
Link no Facebook com maiores informações, inclusive com a reprodução de parte do conteudo.
Email do Autor: werner.joao@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário