O arcebispo de Curitiba,
dom Moacyr José Vitti morreu por volta das 14h40 desta quinta-feira (26), vitimado por um enfarte. Ele tinha 73 anos. De acordo com a Arquidiocese de Curitiba, o corpo deve chegar entre 21h30 e 22 horas à Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, onde serão realizados o velório e o sepultamento, na manhã do sábado (28).
Após uma missa, segundo informações da própria Catedral, o local permanece aberto, durante toda a madrugada. A partir das 7 da manhã de sexta, missas em memória do arcebispo serão celebradas de hora em hora, até o final da noite. Na madrugada, a igreja fica novamente aberta para a população.
Rádio Vaticano/Divulgação
Ampliar imagem
Marcelo Andrade/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ampliar imagem
Antonio Costa/Gazeta do Povo
Ampliar imagem
Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Ampliar imagem
Jorge Woll/Gazeta do Povo
Ampliar imagem
Marcelo Andrade/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ampliar imagem
Marcelo Andrade/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ampliar imagem
Henry Milleo/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ampliar imagem
Filho de João Vitti e Sophia Vitti, Moacyr José Vitti nasceu no dia 30 de novembro de 1940, no município de Piracicaba, São Paulo.
Entrou para a congregação dos Estigmatinos em 17 de janeiro de 1953, passando a estudar no município de Ribeirão Preto. Tornou-se noviço em 1960, no município de Casa Branca, onde professou os primeiros votos como religioso. Depois, estudou Filosofia e Teologia no Instituto dos Estigmatinos em Campinas. Fez sua profissão perpétua em 9 de dezembro de 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade, em Campinas, em 16 de dezembro de 1967.
Após ordenado, trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral (segundo na hierarquia) da Congregação dos Estigmatinos, em Roma, e em seguida provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.
Doutorou-se em Teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba ocorreu no dia 18 de novembro de 1987. A ordenação episcopal ocorreu no município de Americana, São Paulo, em dia 3 de janeiro de 1988.
A nomeação de bispo diocesano de Piracicaba/SP ocorreu no dia 15 de maio de 2002. Em 19 de maio de 2004, Dom Moacyr foi transferido para a arquidiocese de Curitiba pelo papa João Paulo II, tomando posse no dia 18 de junho, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário