O escritor e roteirista americano Elmore Leonard, autor de mais 45 livros, vários best-sellers, muitos deles transformados em filmes por Hollywood, morreu nesta terça-feira (20) aos 87 anos.
Nascido em 11 de outubro de 1925 em Nova Orleans (Louisiana), filho de um funcionário da General Motors, Leonard viveu com a família no sul do país, antes de se mudar para Detroit em 1934. A cidade foi cenário de vários de seus livros.
Leonard, que era considerado pelo "New York Times" o "maior escritor de policiais vivo", serviu na Marinha de Guerra antes de se formar em inglês e filosofia. Casou-se em 1949 e teve cinco filhos.
O americano começou a carreira como publicitário. Passou a escrever livros de western e mais tarde se especializaria em thrillers e romances policiais.
Entre suas obras mais famosas estão "Ponche de Rum" (adaptado para o cinema por Quentin Tarantino como "Jackie Brown"), "Bandidos" e "Os Comparsas"-- transformado em filme por Steven Soderbergh ("Irresistível Paixão", de 1998, com George Cloney).
Os quase 50 livros e contos do escritor inspiraram mais de 20 filmes, além da série de TV "Justified".
Nenhum comentário:
Postar um comentário