O Instituto Cultural Arte Brasil cumprimenta a Academia de Letras da Bahia pela eleição de Mãe Stella de Oxóssi, ocupando uma cadeira nesta instituição cultural e literária.
Tal fato, revela o olhar democrático e contemporâneo da Academia de Letras da Bahia e das instituições baianas e é razão de orgulho e divulgação para o Brasil.
Ocupando um espaço privilegiado nas tradições orais, a cultura de origem africana toma seu lugar agora também numa das mais antigas e acertadas formas ocidentais de se preservar o patrimônio histórico e cultural de um povo. Há anos atrás, minha querida mãe escreveu sua biografia que reconta sua luta para valorizar e dar guarda aos valores negros que recebeu de seus avós e pude sentir o espanto de nossa sociedade por ela ser negra, doméstica e principalmente pela força histórica que ela imprimiu o texto. É o espanto de ouvir a voz de quem sempre esteve em silêncio, já que nossos livros de história têm dado espaço apenas aos vencedores.
Com a eleição de Mãe Stella de Oxóssi, podemos afirmar que a ALB dá uma pioneira contribuição ao povo negro do Brasil e um exemplo ao mundo, num momento em que discutimos os direitos e garantias das minorias e dos povos oprimidos, ao longo da história.
Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário