Nesta semana, a editora Arte & Letra lança A Maravilhosa Terra dos Snergs, livro de E. A. Wyke-Smith que apresenta personagens que inspiraram J. R. R. Tolkien na criação de O Hobbit e que consiste em uma das mais importantes obras de literatura fantástica em língua inglesa.
Além do título infantojuvenil de Wyke-Smith, a Arte & Letra vem investindo na publicação de literatura de Fantasia, sejam clássicos do gênero ou novos autores que dialogam com o universo do criador de O Senhor dos Anéis, em livros voltados tanto ao público jovem quanto ao adulto.
No catálogo da editora, o leitor encontra desde um volume de cartas de J. R. R. Tolkien a cursos para quem deseja aprender as línguas élficas consagradas em O Senhor dos Anéis, com destaque para A Ira dos Dragões, livro de contos que marca a importante parceria entre John Howe, responsável pelas ilustrações que conhecemos dos volumes da trilogia de Tolkien, e o escritor brasileiro Thiago Tizzot.
A Maravilhosa Terra dos Snergs (2012)
E. A. Wyke-Smith
Ilustrações: George Morrow
Trad.: Gabriel Oliva Brum
280 págs.
Publicado originalmente em 1927, A Maravilhosa Terra dos Snergs é o livro mais conhecido do escritor inglês Edward Augustine Wyke-Smith, autor de outros sete livros de literatura fantástica.
A história é ambientada numa ilha cuja localização na Terra é desconhecida, onde convivem crianças rejeitadas, comandadas pela temível Miss Watkyns; a tripulação do navio-fantasma Holandês Voador; e os Snergs, uma raça de seres pequenos e atarracados, mas muito generosos. Outros habitantes do universo de Wyke-Smith são Golithos, um gigante nada amigável, e a bruxa Mãe Meldrum.
Quando Joe e Sylvia resolvem partir da ilha rumo a uma nova aventura, somente Gorbo, o Snerg, e Baldry, o bobo da corte, poderão resgatar as duas crianças das garras dos malvados Golithos e Mãe Meldrum, numa jornada por cavernas e florestas.
A Maravilhosa Terra dos Snergs foi uma das inspirações do britânico J. R. R. Tolkien na criação dos hobbits, protagonistas de O Hobbit, publicado em 1937, e da trilogia O Senhor dos Anéis. Física e psicologicamente, várias semelhanças podem ser observadas, como a baixa estatura e uma amigável hospitalidade dos snergs. Segundo notas da edição definitiva de O Hobbit publicada na Inglaterra nos anos 1990, Tolkien lia o livro protagonizado pelos snergs para seus filhos e destaca o amor que sentiam pelas pequenas criaturas, especialmente Gorbo, “uma joia de companheiro numa aventura”.
>>>
Contos Maravilhosos (2011)
Lord Dunsany
Trad.: Gabriel Oliva Brum
ISBN: 9788560499298
244 págs.
O irlandês Edward Plunkett (1878-1957), 18.º Lorde Dunsany, sob o pseudônimo literário Lord Dunsany, influenciou autores como Robert E. Howard, J. R. R. Tolkien, H. P. Lovecraft, entre outros.
Este volume publicado pela Arte & Letra reúne O Livro das Maravilhas (1912) e O Último Livro das Maravilhas (1916), que fazem parte da primeira e mais rica fase do escritor e que serviu de referência para diversos autores de histórias de Fantasia no século XX.
>>>
Curso de Quenya — A mais bela língua dos elfos (2011)
Helge Kare Fauskanger
Trad.: Gabriel Oliva Brum
ISBN: 9788560499304
428 págs.
Quenya é uma das línguas criadas por J. R. R. Tolkien para seus elfos. Este livro é o mais completo curso já criado sobre Quenya, totalmente baseado em informações do próprio Tolkien.
Estruturado em 20 lições, o curso permite ao leitor se familiarizar com a pronúncia, o vocabulário e a gramática da língua.
Embora o autor de O Senhor dos Anéis não tenha deixado vocabulário suficiente para que o uso corrente do Quenya fosse possível, existe uma literatura crescente em alto-élfico sendo desenvolvida por fãs e estudiosos.
>>>
A Ira dos Dragões e outros contos (2009)
Estus Daheri
Ilustrações: John Howe
ISBN: 9788560499199
210 págs.
A partir de ilustrações exclusivas do canadense John Howe, ilustrador de cenas dos livros de O Senhor dos Anéis, Estus Daheri, pseudônimo do escritor curitibano Thiago Tizzot, criou contos repletos de magia, guerreiros poderosos e perigosas bestas, dando continuidade a seu próprio universo, o mundo de Breasal, apresentado no livro O Segredo da Guerra. Indicado para leitores de Fantasia.
>>>
Curso de Sindarin (2008)
Thorsten Renk
Trad.: Gabriel Oliva Brum
ISBN: 9788560499052
228 págs.
Quando Elu Thingol foi informado sobre o assassinato de inúmeros Teleri em Alqualondë, o rei elfo de Doriath baniu o Quenya de Beleriand. Esta foi uma das razões que levou o Sindarin a se tornar a língua mais falada pelos elfos na Terceira Era da Terra Média. J. R. R. Tolkien, transformou esses idiomas em personagens, cada um com uma história própria e influência na formação da Terra Média.
Curso de Sindarin consiste em 22 lições, estruturadas em Texto, Gramática, Vocabulário e Conversação, e explicações sobre os tengwar (letras élficas), formando um apurado guia para quem deseja compreender mais sobre as línguas élficas e o universo de Tolkien.
>>>
As Cartas de J. R. R. Tolkien (2006)
Humphrey Carpenter & Christopher Tolkien
Trad.: Gabriel Oliva Brum
ISBN: 8589101088
471 págs.
O livro reúne mais de 300 cartas do autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis sobre literatura, religião, guerras e a Terra Média.
Durante sua vida, Tolkien escreveu uma quantidade imensa de cartas — para seus editores, sua família e leitores —, as quais retratam a história da composição e sua relação com a obra produzida.
A presente seleção revela um autor que, para além dos livros de fantasia, escreveu cartas com maestria, jogando luz sobre seu gênio criativo e a criação de seu universo ficcional.
>>>
O Segredo da Guerra (2005)
Estus Daheri
ISBN: 9788589101066
314 págs.
É o ano de 1707 e uma grande batalha está prestes a acontecer em Breasal. Anões e elfos estão frente a frente nos Campos Férteis, esperando pelo sinal que desencadeará uma guerra marcada por mentiras, traições e ódio.
Os personagens desta história terão seus caminhos cruzados e suas vidas entrelaçadas em torno da batalha que tomará toda Breasal.
--
Editora Arte & Letra — Assessoria de Comunicação
arteeletra.com.br
Twitter: @arteeletra
Facebook: Arte & Letra
(41) 3527-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário