A Academia Brasileira de Letras (ABL) reelegeu nesta quinta-feira (6), por unanimidade, a escritora Ana Maria Machado para a presidência da Academia Brasileira de Letras.
A posse acontecerá na próxima quinta (13), às 17h30, o Petit Trianon, no centro do Rio. De acordo com a entidade, o próximo mandato seguirá investindo na Festa Literária das Unidades de Polícia Pacificadoras (Flupp). "A academia quer incrementar a sua participação social nas regiões reconquistadas pelo poder público", informou a assessoria da ABL.
A chapa vencedora foi a única a concorrer e tinha Geraldo Holanda Cavalcanti como como secretário-geral, Domício Proença Filho como primeiro-secretário, Marco Lucchesi como segundo-secretário e Evanildo Cavalcante Bechara como tesoureiro.
Carioca, Ana Maria Machado foi pintora e jornalista. Tornou-se escritora em 1969 e publicou nove romances, oito livros de ensaios e dezenas de infanto juvenis. Seus livros venderam quase 19 milhões de exemplares e têm sido objeto de teses universitárias.
Em 2000, recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, espécie de Nobel da literatura infantil. Ganhou, em 2001, o prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto de sua obra. Ela ocupa, desde 2003, a cadeira número 1 da instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário