Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
domingo, 14 de outubro de 2012
O CANTOR MIRAN
Wilson Miran Lopes de Carvalho é um amigo e fundamental colaborador do Batuque na caixa, entre os anos de 2.000 e 2.002. Ele gravou “O circo” e “O oco do mundo” no disco Arte Brasilis, do Batuque na caixa.
Miran foi para Curitiba em 2002, seguiu para São Paulo e depois para o Rio de Janeiro. E dali, tem espalhado sua maravilhosa arte para todos os cantos do país.
Com saudades de Miran, encontrei este texto no site que trata da memória jornalística e de pesquisa de Aramis Millarch (Aldo Moraes):
“Cabelos longos que lhe dão um aspecto hippie dos anos 60 misturado ao de cantador nordestino, Miran é um pau-de-arara que há anos se radicou em Londrina.
Repentista, compositor, violonista e, acima de tudo, um grande papo, tem muitos amigos e, entre os seus maiores admiradores está o ex-deputado Oswaldo Evangelista de Macedo, em cuja campanha à prefeitura, aliás, integrou-se de corpo e alma.
Eclético, capaz de misturar xote, baião, calango, cururu e canção romântica, Miran é um artista simples, buscando o seu espaço, unindo a um bom humor uma espécie de ironia, como, quando canta: "O homem nasce para a vida. Pra ser feliz e amar. Não ser rico, nem ser pobre e a velhice alcançar. Não ter matado, nem sofrido. Como o cachorro ferido pelas estradas a vagar."
Pernambucano de Mirandiba, caminhante do mundo, Miran procura unir a canção ao social, falando do povo, dos sem-terras, do desejo de ser feliz. Miran está no Paiol, neste fim-de-semana, acompanhado de dois amigos - Vagner na percussão e Cleon no Violão.”
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Veiculo: Estado do Paraná
Caderno ou Suplemento: Almanaque
Coluna ou Seção: Tablóide
Página: 13
Data: 13/09/1986
ELE NÃO É SIMPLESMENTE UM POETA QUALQUER, É O POETA DA FAMÍLIA DE MAURILIO LOPES ( SEU PAI), É A REFERÊNCIA DE SABEDORIA DA SUA FAMÍLIA E É AMADO POR TODOS OS SEUS SOBRINHOS, IRMÃO E AMIGOS DA SUA PEQUENA CIDADE NATAL MIRANDIBA-PE.
ResponderExcluirSEU SOBRINHO: JOÃO TIAGO LOPES.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirASSINO EMBAIXO JOÃO TIAGO, FALOU TUDO!
ResponderExcluirSOBRINHA FRANÇA ANDRADE
ASSINO EMBAIXO JOÃO TIAGO, FALOU TUDO!
ResponderExcluirSOBRINHA FRANÇA ANDRADE
Miran é um porreta! Cantador de trovas e martelos com toda sua garra pernambucana.
ResponderExcluirMiran e marinavio meu amigo. Meu Cel. 43 996437210
ResponderExcluirMe liga pra que possamos conversar ok abração
ResponderExcluir