Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
segunda-feira, 23 de abril de 2012
COMPOSITOR ANTONIO MANOEL DO ESPÍRITO SANTO
Ouvindo alguns discos antigos nesta semana; entre os quais um memorável de Dalva de Oliveira; cheguei à figura do compositor baiano Antônio Manoel do Espírito Santo que em 2013 fará 100 anos de sua morte.
Fez sua primeira composição com apenas 15 anos de idade, o dobrado "Palmeira dos Índios". Sua composição mais conhecida é a "Canção do marinheiro", com letra do sargento Benedito Xavier de Macedo e também conhecida como "Cisne branco", nome que foi dado ao navio-escola Benjamim Constant, que recebeu esse apelido quando foi todo pintado de branco. A "Canção do marinheiro" foi gravada em 1917 pelo cantor Bahiano na Odeon, com acompanhamento da Banda do Batalhão Naval.
Em 1926, seu dobrado "Quatro dias de viagem" foi gravado pela Banda do regimento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Segundo o pesquisador Renato Almeida, o compositor teria deixado cerca de 200 composições, entre as quais, o dobrado "Bombardeio da Bahia", além de tangos, valsas e polcas, e arranjos para óperas como "O Guarani", de Carlos Gomes.
Nasceu em 10/5/1884 Salvador, BA e faleceu em 16/4/1913 na mesma Salvador, aos 29 anos de idade.
FONTE: DICIONÁRIO CRAVO ALVIM
No livro "O Guia dos Curiosos", de Marcelo Duarte, editado pela Cia das Letras,2ª edição 1999, pág. 248, diz que a Canção do Marinheiro (Cisne Branco)foi composta por (letra)Francisco Dias Ribeiro,1º Ten MB,e(música)de AMES, 1ºSgt EB. No Dicionário Cravo ALBIN, consta a letra como sendo do Sgt Benedito Xavier de Macedo. Afinal, quem é o verdadeiro autor da letra deste belíssimo Hino?
ResponderExcluirA melodia foi composta em Salvador ( B.A.) no ano de 1910 --segundo a historiadora Ruth Rocha,-- e se chamava Dobrado Sargento Calhau. A letra se baseia na poesia do então Ten. Francisco Dias Ribeiro, que à escreveu em homenagem ao navio-escola Benjamin Constant ( 1892 ), apelidado popularmente de Garcinha Branca e Cisne Branco. Aí entra em cena o Sargento-músico Benedito Xavier de Macedo, que é o Adaptador da letra na melodia. Foi ele que fez a colagem dos versos no tema existente; entrelaçando as sílabas com as notas musicais; onde convenhamos,é preciso fazer aparos e enxertos silábicos. É por isso que nas gravações, consta o nome de Benedito Xavier de Macedo como o co-autor da letra do Dobrado Cisne Branco. O subtítulo Canção do Marinheiro; só apareceu com o passar das décadas, quando a canção foi oficializada como Hino da Marinha. Uma curiosidade: O autor da música--Antônio M. do E. Santo (1884-1913)-- nunca imaginaria, que o seu Dobrado feito em homenagem à um militar do Exército, um dia se tornaria o Hino da Marinha. ( Prof.-músico Walmir Dantas. São paulo-SP.)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO dobrado 220 - Avante Camaradas - foi composto juntamente com o maestro Mureco na cidade de Angical-Ba, terra da música no oeste da Bahia.
ResponderExcluirEu também componho dobrados
ResponderExcluirhttps://m.youtube.com/watch?v=ohoWi4DFv2Q&pp=ygUZc2VpcyB3ZWxkZW1iZXJnIGRlIGNhc3Rybw%3D%3D