Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
quarta-feira, 4 de abril de 2012
AS MÚSICAS DE MULHERES APAIXONADAS/VALE OUVIR
O autor da novela, Manoel Carlos, sempre optou por tramas familiares ambientadas no Rio de Janeiro e, tendo como tecido musical a Bossa Nova e a MPB tradicional. Desta vez a Som Livre vem com um CD duplo, que traz as canções brasileiras e internacionais. E comentar aqui ou ali é complicado pois os discos compõem um excelente painel da canção popular. Mas vamos lá...
A valsa "Pela luz dos olhos teus" é um achado no baú de canções compostas exclusivamente por Vinícius de Moraes e revela o duo Miúcha/Daniel Jobim, neto do mestre Tom.
Nana Caymmi arrasa cantando o samba-canção de seu pai: “Não tem solução”; Alaíde Costa, com sua voz meiga e interpretação correta nos emociona com "Eu e a brisa", de Johnny Alf.
Tem também os Tribalistas, sem falar em Marília Gabriela e Reinaldo Gianechini, junto em "Você", tem que nos anos 60 podia ser ouvido nas vozes de Norma Benguell e Dick Farney. Uma boa surpresa!
E importante lembrar que a Bossa Nova teve seu auge nos anos 60 com Tom Jobim e João Gilberto ganhando paradas de sucesso nos Estados Unidos. Depois, a Bossa Nova ganhou o mundo com sua batida peculiar e até influenciou a música norte-americana. Gravado por Frank Sinatra e Sting, o estilo sumiu das rádios no Brasil.
E ver a bossa nova às nove horas da noite na televisão é realmente um deleite para os ouvidos...
Aldo Moraes
Artigo publicado originalmente no Jornal Panorama (Londrina/PR), EM 04/07/2003
A novela Mulheres Apaixonadas foi exibida na Rede Globo entre de 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário