Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
sábado, 31 de março de 2012
RENATO ROCHA
A Reportagem do Domingo Espetacular (TV Record) exibida em 25 de março último e que mostrou o contra baixista Renato Rocha, 50 anos, morando nas ruas do Rio de Janeiro realmente assusta por conta de ele ter escrito canções e participado em três álbuns de uma das maiores bandas do pop rock nacional e que ainda hoje vende milhares de discos.
Rocha; como bem disse a jornalista Nina Lemos, em sua coluna no Estadão; era a imagem da modernidade e da beleza, um negro valoroso em cima dos palcos por todo o Brasil, sendo admirado e tendo seu nome gritado por adolescentes e jovens de toda uma geração.
Era desta forma que o via, nos discos, na televisão e no memorável show que a Legião Urbana fez em Londrina, no auge do sucesso do Disco "Que país é este?". Era o quarteto perfeito: o poeta rebelde e carismático (Russo), o guitarrista gente boa (Dado), o negro talentoso e belo (Rocha) e o batera, econômico e aparentemente desligado. Naquela época, aos 13 ou 15 anos, com nenhum dinheiro no bolso, ouvia os discos da banda na casa de amigos, em memoráveis sábados à noite em que nos reuníamos (uns 10 amigos) para curtir o rock anos 80.
Ele sumiu por muitos anos... As matérias que se sucederam ao domingo mostram que ele formou outras bandas e tentou...
Mas mesmo quem se dedica à música, pouco ou nada ouvia falar de Negrette e o tempo também passou... Afinal, o tempo não pára...
Renato Russo se foi...
A banda se desfez e resta a memória dos oitenta e meados dos anos 90 em que “de tanto acreditar em tudo que achávamos tão certo, teríamos o mundo inteiro e faríamos floresta do deserto. E diamantes de pedaços de vidro. Mas percebo agora que o teu sorriso vem diferente, quase parecendo te ferir...”
E o olhar triste de Negrette, seu sorriso triste, sua história triste...
Mas o que te aconteceu, Negrette?
Certamente que a reportagem explorou o drama e pouco explicou como as coisas chegaram até ali. Mas para os fãs da Legião Urbana ficam a indagação e a vontade de colaborar para que Negrette resgate sua auto estima e retome sua vida pessoal e profissional.
E certamente a imensa tristeza por este momento!
ALDO MORAES
Músico
composermoraes@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário