Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
sexta-feira, 23 de março de 2012
O LEGADO DE CHICO ANYSIO
Ele emprestou o nome a uma cidade que deu muitas alegrias ao povo brasileiro, fundou uma escola que era uma espécie de "aula do humor", escreveu canções, participou de filmes e novelas e deu vida a personagens tão antagônicos que poderiam facilmente se relacionar entre si num imaginário país.
Síntese das gerações que produziram humor no Brasil do século XX e verdadeiramente um ator, Chico Anysio ainda me espanta pelo merecido sucesso que fez, pois não criava a piada fácil e fugia dos canônes tradicionais em que poderia ter moldado um estilo.
E muito possivelmente por isto, criou a forma" Chico Anysio" de se fazer humor. Um estilo que elevou ao nível da excelência a construção metódica dos personagens, o cuidado com o bom texto, o aprendizado com a televisão que se apresentava como um veículo a ser aperfeiçoado e o respeito à inteligência do público. Este estilo exigia um grande homem de interpretação e de criação. E o encontrou em Chico Anysio, que o fez brilhantemente em todos os momentos de sua vida artística.
A televisão mudou nas últimas décadas e aproximou-se da urgência com que a modernidade nos exige digerir informações e é claro que o humor mudou também. Lamento que estas mudanças nos façam esquecer facilmente os artistas atuais deste gênero. Mas é certo que o legado de Chico Anysio e as várias facetas do artista genial são lições a serem apreendidas por todas as gerações.
ALDO MORAES
composermoraes@hotmail.com
Artigo também publicado no Jornal do Brasil, UOL, Gazeta Digital, O Estadáo e Jornal Uniáo.
ResponderExcluir