A imprensa da ilha não detalha as causas da morte do músico, cujas cinzas foram sepultadas no cemitério Cristóvão Colombo de Havana.
Nascido na cidade oriental de Gibara no dia 14 de janeiro de 1931, a carreira musical de Galbán decolou nos anos 1970, quando fundou e dirigiu na ilha o famoso quarteto Los Zafiros, no qual tocava o violão e ficou popular como "o quinto safira".
Seu sucesso internacional chegou com o projeto Buena Vista Social Club, criado em 1996, com o qual realizou excursões mundiais e dividiu palco com outros grandes da música cubana como Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo, Cachaito López, Compay Segundo, Eliades Ochoa e O Camponês Mirabal.
O integrante do Buena Vista, o violonista e produtor americano Ry Coorder, criou para Galbán um projeto individual com o disco "Mambo sinuendo" (2003), que foi indicado ao Grammy Latino em 2003 e ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Música Pop Instrumental em 2004.
Em sua carreira de mais de 60 anos Galbán também atuou com outros grupos cubanos como a orquestra Villa Blanca, a banda Batey, a Vieja Trova Santiaguera e Afrocuban All Stars, e recebeu homenagens como a Ordem pela Cultura Nacional. Seu último trabalho é o single "Blue cha cha", que será lançado em breve pela Producciones Montuno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário