segunda-feira, 29 de agosto de 2011


Enfim, Janete Clair

O capítulo desta semana no remake de O Astro, em que Clô Hayala ( Regina Duarte) descobre que vai ser avó é sintomático dos motivos do sucesso e da mítica em torno desta obra de Janete Clair: Clô estampa no sorriso a alegria de novamente embalar uma criança, décadas depois de ter dado luz ao filho Márcio ( Thiago Fragoso ) e de como esta satisfação a fará renascer como mulher e mãe.

Impulsiva e emocional, Clô se desmancha na descrição das leviandades de uma criança: que vai do choro por ser contrariada à alegria de receber um presente.

Fala do filho, das travessuras, da angústia de esperar e procurar uma criança que some e volta suja e com os olhinhos inocentes, escondendo-se com medo de apanhar...

E sugere momentos novos, agora com o neto que vai nascer, com uma espontaneidade gestual e um texto que remete ao passado dos personagens: a dureza do marido Salomão ( Daniel Filho ) e a beleza do amor de sua tia Magda ( Rosamaria Murtinho) que nunca se casou e transferiu o amor da maternidade para Márcio.

O que diferencia O Astro das novelas atualmente no ar e de muitas outras nos últimos anos é a naturalidade dos personagens e ao mesmo tempo, a humanidade, a profundidade de sentimentos ( não politicamente corretos e portanto não mascarados ) que aproximam as diversas histórias e o enredo geral da obra, da realidade. Mocinha ou vilã? Clô Hayala não pertence a esta categoria de personagem. É mais rica e abrangente que isto.

Talvez este retrato ficcional seja uma das características que fizeram de Janete Clair a grande dama das novelas das oito, com estrondosos sucessos como Selva de Pedra, Pai Herói, Pecado Capital e Sétimo Sentido. Há uma falta na televisão de hoje, de um certo mistério nos personagens, do humanismo que o aproxima do público e de histórias que se desenhem nos capítulos sem vulgarizar roteiros com soluções mirabolantes ou previsíveis demais. A própria caracterização ( como a folhinha de calendário na parede do salão de Neco ( Humberto Martins ), com a imagem de Nossa Senhora da Penha) é bem cuidada, com detalhes bem construídos e que ajudam a revelar a personalidade dos personagens e de quem os cerca. Sem falar na especial participação de Francisco Cuoco e das cenas originais de Amanda ( Dina Sfat ) e Herculano Quintanilha ( Cuoco ).

Ficar até mais tarde esperando o Astro chegar vale a pena, como Carlos Drummond de Andrade revelou em crônica após o final da novela e a revelação do assassino de Salomão, em 1976 : " agora que o Astro acabou, o Brasil pode voltar a andar "...

Aldo Moraes

composermoraes@hotmail.com

TERCEIRO SETOR

O Instituto RPCOM está deenvolvendo um trabalho de parceria com organizações da sociedade civil paranaenses attavés do interessante projeto Serviços & Cidadania.

As organizações que quiserem conhecer o projeto, podem acessar o portal do Instituto:

www.institutorpcom.com.br ou

www.servicosecidadania.org.br

RECEBIDOS

O Instituto Cultural Arte Brasil agradece o recebimento de:

Jornal Mundo Espírita número 1525

Novos livros do amigo e escritor Jacques Canut ( França ): Les annés minou; Paroles buissonniéres e Déclinaisons.

CENPEC/SP

Festival Interkultur ( Bélgica )

Folder Instituto RPC ( projeto Serviços e Cidadania)



Blog promove autores independentes no Brasil

Você já ouviu falar de um ciclo de leituras focado exclusivamente em autores independentes?

É com esse objetivo que o blog Clube dos Novos Autores se apresenta, abrindo ainda uma porta que pode interessar aos milhares de escritores independentes daqui do Clube de Autores (que, apesar da semelhança no nome, não tem nenhuma relação com a iniciativa).

Há 3 grandes propostas feitas no blog, a serem:

1) Promoção Novos Autores: o escritor interessado em participar deve doar um exemplar do seu livro para o blog que, em seguida, faz e publica uma entrevista com ele. Segundo o blog, há uma audiência de 800 visitantes mensais, o que acaba gerando uma visibilidade muito interessante.

2) Ciclo de leitura: Todos os autores participantes formam um grupo e assumem o compromisso de ler os livros uns dos outros (seja na versão ebook ou impressa). Ou seja: em um grupo de 3 autores, o autor A terá que ler os livros dos autores B e C; e estes, em contrapartida, lerão o livro do autor A. O ciclo se encerra quando todos tiverem lido os livros de todos.

3) Siga e Concorra: Sabe todos os exemplares doados por autores que participarem da primeira promoção que comentamos? Pois é: eles serão sorteados entre os seguidores do Twitter do blog. Esse terceiro ponto é aberto a todos, autores e não autores, justamente para ampliar o público geral da iniciativa.

Gostou das propostas do blog? Então acesse e, caso se identifique com a sua linha editorial e com os demais autores, participe!

O link para o blog é http://drisph.blogspot.com/p/autores.html



Chaves, o Cult

El Chavo del Ocho ou El Chavo (conhecido no Brasil como Chaves) é uma série de televisão humorística mexicana criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños e exibida originalmente entre 20 de junho de 1971 e 12 de janeiro de 1992. O enredo gira em torno das aventuras e atribulações de Chaves (Chavo, no original), um garoto órfão humilde que mora dentro de um barril, e dos outros moradores de uma vila suburbana fictícia.

A série estreou em 20 de junho de 1971 como um esquete do Programa Chespirito, produzido pela Televisión Independiente de México e transmitido no canal 8 do México. Em 1972, o canal transformou-se na atual Televisa e o programa se tornou uma série semanal com duração de meia hora, formato mantido até seu encerramento, em 12 de janeiro de 1992.

A frequente ocorrência de expressões idiomáticas mexicanas tornou El Chavo muito difícil de traduzir para outras línguas, exceto para o português, que é muito similar ao espanhol. A música-tema da série, "The Elephant Never Forgets", versão lúdica da As Ruínas de Atenas, de Beethoven, foi composta por Jean-Jacques Perrey em 1967 e Gershon Kingsley, que são pioneiros no campo da música eletrônica. No Brasil, a música-tema é a canção "Aí vem o Chaves".

El Chavo alcançou grandes índices de popularidade em toda a América Hispânica, bem como na Espanha, Brasil, Estados Unidos, entre outros países. No Brasil, a série ainda é muito popular e tem desenvolvido um grande seguimento cult pela Geração Y.No Brasil é exibida pelo SBT desde 1984, e começou a ser exibida pelo Cartoon Network desde novembro de 2010.

Em 2011, o programa completou 40 anos ininterruptos de exibição na televisão. No mês de julho do mesmo ano, a série ganhou uma homenagem no Festival SBT 30 Anos, onde foi desvendado o mistério dos famosos "episódios perdidos", que não foram exibidos por falhas técnicas nas fitas, o que deixou os fãs na expectativa de que a emissora os remasterizasse e os apresentasse na programação. Após a exibição do especial, a diretora artística do canal, Daniela Beyruti, avisou pela rede social Twitter que o SBT iria requerer à Televisa os "episódios perdidos" do programa. No dia 6 de julho de 2011, a direção do SBT, através do telejornal SBT Brasil, confirmou oficialmente que os episódios perdidos serão exibidos a partir do mês de agosto.

MUNDO ERUDITO

a) tenho o prazer de anunciar o resultado oficial da Segunda Competição para Compositores Brasileiros junto ao Nieuw Ensemble. Enviadas de nove estados do Brazil, trinta e uma peças foram especialmente escritas para o Nieuw Ensemble. O empenho na escrita e a variedade de idiomas musicais foi marcante, o que reiterou o interesse do ensemble na produção musical brasileira.

A idéia da competição é estabelecer uma ponte criativa entre os os compositores brasileiros e o Nieuw Ensemble. A escolha das peças acontece na interseção entre os interesses artísticos dos dois lados, também levando em consideração o contexto das performances. Muito antes de julgar objetivamente a qualidade das obras, o projeto busca promover este encontro na esperança de resultados musicais instigantes.

Gostaria de agradecer a participação de todos os compositores que apostaram neste encontro.

Atenciosamente,

Caio Amon - diretor artístico

BAMdialogue
Musical exchanges between Brazil and Amsterdam.
http://sites.google.com/site/bamdialogue
+31 611417837
Amsterdam

b) V Simpósio Acadêmico de Violão da Embap (Homenagem a Jodacil Damaceno).
23 e 29 de outubro de 2011

O objetivo específico do Simpósio Acadêmico de Violão da Embap são as atividades acadêmicas e artísticas. No que se refere ao aspecto acadêmico do evento, o mesmo será composto de palestras, debates, mesas redondas, mini-palestras e master-classes, proferidas por renomados professores nacionais e internacionais. Já do lado artístico, este será composto de recitais solo e de câmara ofertados pelos professores e outros convidados especiais. Além destes, os estudantes mais destacados terão espaço privilegiado para o exercício da atividade artística. Ao abrir todos os eventos para a comunidade em geral, unem-se dois interesses: por um lado, a formação de platéia e, por outro, a formação do músico concertista. O Simpósio Acadêmico de Violão da Embap é o único no Brasil com configurações acadêmicas de pesquisas diversificadas no âmbito musical. Os níveis de atividades proporcionam discussões e pesquisas nas áreas interpretativas, análise musical, histórico musicológicas e de processos criativos. Sua abrangência vêm fazendo com que o Simpósio ganhe cada vez mais importância no meio acadêmico e artístico haja visto o número de parceiros: Teatro Guairá, Goethe Institut, WGC (Worldwide Guitar Connections), Fundação Araucária, além de Instituições de Ensino Nacionais e Estrangeiras.

Mário da Silva (Coordenador Geral)
Escola de Música e Belas do Paraná
Rua Comendador Macedo, 254
80030-060 - Curitiba - PR
Fone (41) 3026-0029 - Fax (41) 3017-2070

c) ARENA CURSOS OFERECE
CURSO GRATUITO COM MAESTRO ARGENTINO

MÚSICA ERUDITA DOS SÉCULOS XX E XXI
UMA APROXIMAÇÃO À MULTIPLICIDADE
TÉCNICA E ESTÉTICA

Ministrante: Federico Gariglio (Argentina)

Com 10 horas de duração, este curso apresentará um panorama das tendências mais representativas da música de concerto dos séculos XX e XXI através da análise e compreensão de seus princípios estéticos e suas realizações.

Local: Arena – Associação de Arte e Cultura
Endereço: Rua João Telles, nº 379, sala 102
Bairro Bom Fim – Porto Alegre, RS
Data e Horário: Segunda-feira 5/9 – 9h-12h e 14h-17h
Terça-feira 6/9 – 14h-18h

Pré-requisito: conhecimento de leitura musical
Contato para inscrição com Fernando, pelo e-mail: fmattos21@gmail.com
Inscrição Gratuita*
Vagas Limitadas

(*) Taxa de R$ 10,00 para quem solicitar certificado de frequência da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS

PROGRAMA

I) A superação da tonalidade como elemento unificador da estrutura musical (compositores: Varèse, Schoenberg, Webern)

II) Os anos de pós-guerra. Serialismo integral. Pontilhismo (compositores: Stockhausen, Xenakis)

III) Textura. Música de massas. O problema da notação musical (compositores: Ligeti)

IV) O timbre como entidade autônoma no processo compositivo. Novos recursos instrumentais. Música concreta instrumental (compositores: Penderecki, Lachenmann)

V) O interior do som. Microtonalidade. Micromúsica (Scelsi)

VI) A estetização do fenômeno acústico. Espectralismo (compositores: Murail, Grisey)

VII) A evocação do passado e o retorno aparente (compositores: Pärt, Schnittke, Sciarrino)

CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Maestro Federico Gariglio (Argentina): Graduado em Regência Orquestral e Graduado em Violão (Universidad Nacional del Litoral, Argentina). Regente do Ensemble Hilarión, com ampla experiência em interpretação de música moderna e contemporânea, latino-americana e europeia. Professor de Instrumentação e Orquestração no Centro de Estudios Avanzados en Música Contemporánea, Buenos Aires, Argentina. Autor dos livros: Escritos sobre Música, Unísono e Punto Contra Punto.

Sábado, foi realizada a última etapa Estadual do Festival SESI de música, no Teatro Marista. Um grande evento e uma boa oportunidade da sociedade londrinense conhecer de perto a contribuição cultural que esta entidade presta ao povo do Paraná. Simbólico também a importância que a organização deu a Londrina, realizando em nossa cidade o ponto alto do Festival que mobilizou centenas de funcionários e empresários das indústrias do Paraná.

Ao final de um evento animado, com qualidade e organização levadas a sério, o show do cantor e compositor Chico César que além de manifestar as forças maiores da cultura e história do Nordeste, apresentou uma parceria inédita com o saudoso e genial Itamar Assumpção.

Parabéns ao SESI e obrigado por valorizar o talento do trabalhador paranaense!

Aldo Moraes

composermoraes@hotmail.com

LIVROS PARA A CIRANDA DE POESIAS DE LONDRINA


A Ciranda de Poesias de Londrina edição 2011 está com inscrições abertas para categorias que vão do Infantil a Terceira Idade. Todo ano, o projeto que não tem nenhum apoio público, premia os contemplados com livros e troféus.

Por isto, a organização da Ciranda de Poesias pede à empresa, instituições e pessoas físicas que apóiam o incentivo a escrita e a leitura que colaborem com a doação d livros que serão destinados aos vencedores do concurso. Há uma lista de autores e títulos sugeridos e que pode ser consultada com a organização do evento.

O projeto é ímpar em nossa cidade e tem resgatado o valor da literatura entre crianças, jovens e terceira idade. Tenho sido pré- jurado há alguns anos e posso afirmar a importância deste projeto para nossa região: Todos os anos, milhares de pessoas são mobilizadas quando as inscrições se abrem! Nosso blog entra nesta campanha para ajudar esta valorosa iniciativa!

COLABOREM E CONHEÇAM A CIRANDA!

Contatos:

Nina Cardoso

Telefones: 3311-1099 e 9145-4182

E-mail:nigra1401@hotmail.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CÂNDIDO E A NOVA BIBLIOTECA DO PARANÁ

Agosto de 2011, marca o início das renovações da política cultural da Biblioteca Pública do Paraná e o lançamento do já referencial periódico Cândido.

Sob a coordenação do Secretário de Estado da Cultura Paulino Viapiana, do Diretor da BPP Rogério Pereira e do Presidente da Associação de Amigos da BPP Gerson Gross, a instituição deseja um diálogo permanente com os usuários e consolidar-se como importante e moderno pólo de cultura.

O Instituto Cultural Arte Brasil recebeu a edição inicial (número 1) do Jornal Cândido e agradece, bem como se coloca à disposição para eventuais colaborações de seus associados e artistas voluntários neste projeto inovador para o Paraná. Em nossos projetos Batuque na caixa e Aqui tem Livro, a questão da leitura, do livro e do conhecimento literário são diretamente abordados e podem ser vistos em nossas páginas: www.batuquenacaixa.blogspot.com e www.tramavirtual.com.br/batuque_na_caixa

Acreditamos no acesso e no interesse que a criança e o jovem podem ter pelos livros, pois a experiência com este público e com nossos projetos é algo concreto que dá embasamento sólido à nossa instituição. Também acreditamos que Paulo Leminski, Elvira Vigna e Rodrigo Garcia Lopes que são parte na edição 1 do Cândido, são autores bastante estimulantes, criativos e inteligentes para causar interesse e desejo nos jovens leitores. E isto já consiste em mais um mérito para a afirmação dos objetivos da nova fase da BPP.

Parabéns ao Governo Beto Richa, ao Paraná e aos educadores e escritores que começam um novo tempo em nossa educação e cultura!

Aldo Moraes

Músico, escritor e Presidente do Instituto Cultural Arte Brasil

composermoraes@hotmail.com

infoartebrasil@yahoo.com.br


MUNDO CINEMA

a) A primeira dica é a Coleção Cine Europeu que a Folha de São Paulo está colocando nas bancas desde 7 de agosto.

Obras primas de Fellini, Bertolucci, Wenders, Tornatore, Bergman, Godard, Malle, Saura, Renoir, Pasolini, Visconti, Truffaut e o Mestre do suspense Hitchcock ( com A dama oculta) até 15/1/2012.

A preço popular, podem também ser adquiridos em: www.folha.com.br/cineeuropeu

b) O Diretor Cao Guimarães está apresentando o filme" Ex Isto", obra de longa metragem baseado na hermética literatura O Catatau, de Paulo Leminski ( 1944/1989). No livro, o filósofo francês René Descartes embarca na expedição do holandês Maurício de Nassau ao Brasil e, aqui, enlouquece com a exuberância tropical e com os efeitos de uma erva que turva seu projeto de fundar um racionalismo desconfiado da percepção sensível.

c) Assista o curta metragem” Quando eu morrer, quem vai chorar por mim?”, com direção de Wilson Inácio e atuação de Michele Florêncio, Valdir Rodrigues e Salete Dardengo, no www.youtube.com Digite o nome do filme e assista.

d) Os principais Festivais de Cinema no Brasil:

Cine Ceará

Festival de Brasília

Festival de Gramado

Festival de Paulínia.

Enquanto os demais captam na Lei Rouanet e cobram ingressos, o de Paulínia é gratuito e não tem recursos da Lei Federal do Ministério da Cultura. Paulínia tem se mostrado um referencial pólo cinematográfico e com visão de cultura empreendedora.

e) Inscrições de curta metragem para concorrer na Mostra Londrina de Cinema:

www.mostralondrina.com

f) Participe: www.premiogrpcomdecriacao.com.br

Boas idéias = grandes resultados

g) Boas críticas e análise apurada do cinema mundial, na coluna O Cinéfilo Fiel, de Carlos Eduardo Lourenço Jorge:

www.jornaldelondrina.com.br

e-mail do jornalista e crítico de cinema: celj@sercomtel.com.br

h) Diversão e dicas garantidas, com participação do público é no Programa Entretendo, da Tv Tarobá Londrina ( Band), com Rafael Arruda: www.taroba.com.br/entretendo

i) Documentários sobre política, arte, cultura, educação e história brasileira e latino-americana, no site do Senado:

www.senado.gov.br ( link televisão)

j) As trilhas que fez para longas metragens ( como Cidade Oculta e O olho mágico do amor), os prêmios recebidos e a vanguarda paulista, sua amizade com Itamar Assunpção são temas que o cantor e compositor Arrigo Barnabé aborda no programa Ensaio que gravou para a TV Cultura.

www.tvcultura.com.br

l) Premiada com a menção honrosa no 13º Festival É tudo Verdade, a diretora paulistana Carla Gallo, está divulgando o ainda inédito" Assim é, se lhe parece" documentário sobre o consagrado artista plástico Nelson Leirner e também uma retrospectiva de seu trabalho: Tom Zé ( 2000) e O aborto dos Outros ( 2008). Recentemente passou por Londrina e além dos filmes, participou de bate papo com o público.

m) O livro" Viagem ao Cinema Silencioso do Brasil" aborda o cinema nacional entre o fim do século 19 e o começo dos anos 1930, com seus temas e o silêncio das telas. Organizado por Samuel Paiva e Sheila Schvarzman, reúne 14 ensaios críticos sobre o cinema da época e é publicado pela Azougue Editorial, com 312 páginas, ao preço de R$ 42,00

MUNDO LONDRINA

VIII CIRANDA DE POESIAS DE LONDRINA - 2011


REGULAMENTO

01 - Inscrições:

01.1 - período: 18 de julho de 2011 a 17 de outubro de 2011

01.2 - locais: a – Revistaria Londrina – Av Rio de Janeiro, 211 – loja 7 – Centro – Londrina

b – Rua Maranhão, 35, sala 42 – Centro - Londrina

01.3 - horário: a - de segunda a sexta feira - das 8 às 19 horas.

b - sábado - das 8 às 15 horas.

c – domingo – das 8 às 12 horas, apenas na Revistaria Londrina.

02 - O tema e a forma da poesia é de livre escolha do/a autor/a, sendo deste/a toda a responsabilidade pelas idéias expressas.

02.1 - não serão aceitas poesias com menos de 5 (cinco) versos ou com mais de 45 (quarenta e cinco) versos.

03 - Cada autor/a poderá inscrever, no máximo, 3 (três) poesias.

03.1 - as poesias deverão ser apresentadas em 4 (quatro) cópias, digitadas ou foto copiadas.

03.2 - não serão aceitas cópias escritas à mão ou com cópia de papel carbono.

04 - A VIII Ciranda de Poesias de Londrina será dividida por categorias de faixa etária, a saber:

04.1 - Infantil – de 7 a 10 anos.

04.2 - Infanto-Juvenil - de 11 a 15 anos.

04.3 - Juvenil - de 16 a 20 anos.

04.4 - Adulto - de 21 a 50 anos.

04.5 - Experientes – a partir de 51 anos.

05 – O/a autor/a deverá escolher um pseudônimo, pelo qual será identificado/a no decorrer dos julgamentos.

05.1 - o pseudônimo não poderá ser formado por partes do nome do/a autor/a.

06 – O/a autor/a deverá preencher a Ficha de Inscrição, em todos os campos que a ele se apliquem.

06.1 - não serão aceitas inscrições sem o preenchimento da Ficha de Inscrição, mesmo que os dados do/a autor/a estejam informados em outro tipo de documento.

06.2 - independente de quantas poesias o/a autor/a esteja inscrevendo, deverá preencher apenas uma Ficha de Inscrição, fazendo constar, na mesma, no espaço apropriado, os títulos das poesias inscritas.

06.3 - quando a inscrição estiver sendo feita pela Escola onde estudam os/as autores/as, deve a mesma ter o cuidado de colocar cada Ficha de Inscrição, individual, anexada às poesias correspondentes, em envelopes individuais e fechados.

06.4 - a Ficha de Inscrição poderá ser foto copiada.

07 - Em cada cópia das poesias deverá constar, apenas, o título da obra, o pseudônimo do/a autor/a e a sua idade.

08 - As poesias e a Ficha de Inscrição, em envelope lacrado, deverão ser entregues na Revistaria Londrina, na portaria da Rua Maranhão, 35 ou enviadas pelo Correio.

08.1 - no caso de envio pelo Correio, será considerada a data de postagem, que não poderá ultrapassar a data limite de 17 de outubro de 2011.

09 - Dentre as poesias inscritas, serão selecionadas, por um pré-juri, 10 (dez) obras em cada categoria especificada no Item 4.

09.1 - cada autor/a só poderá ter uma poesia selecionada pelo pré-juri.

10 - As 50 (cinqüenta) poesias selecionadas serão apresentadas, pelo/a próprio/a autor/a ou por intérprete por ele/a designado e julgadas por um júri, ao vivo.

10.1 - local de apresentação: Teatro do SESC – Rua Fernando de Noronha, 264 - Centro - Londrina.

10.2 - datas de apresentação:

10.2.1 - categorias Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil – 26 de novembro de 2011, às 19 horas.

10.2.2 - categorias Adulto e Terceira Idade – 27 de novembro de 2011, às 19 horas.

10.3 - as premiações de todas as categorias serão entregues no dia 27 de novembro de 2011.

10.4 – a forma de apresentação é livre, podendo os/as autores/as utilizar recursos cênicos, musicais e, inclusive, o trabalho de atores, se assim o desejarem.

11 - As premiações, para cada categoria, constarão de:

11.1 - 1º lugar - troféu exclusivo, de criação de Sérgio Saraiva + 2 (dois) livros.

11.2 - 2º lugar - 4 (quatro) livros.

11.3 - 3º lugar - 3 (três) livros.

11.4 - melhor intérprete - troféu exclusivo, de criação de Nina Cardoso + 1 (hum) livro.

11.5 - todos os/as autores/as selecionados/as receberão Certificados de Participação.

12 - As poesias deverão ser inéditas. Caso seja comprovado plágio, em qualquer momento do desenvolvimento da VIII Ciranda de Poesias de Londrina, o/a autor/a será desclassificado/a, não cabendo recursos.

13 - As cópias das poesias poderão ser retiradas, após o dia 19 de dezembro de 2011, no escritório da produção do evento, à Rua Maranhão, 35 - sala 42, onde estarão à disposição pelo prazo de 60 (sessenta) dias.

14 - Não será permitida a participação, como pré-jurado ou como jurado público, de pessoas que estejam concorrendo como autores/as.

15 – O/a autor/a é responsável pela apresentação de sua poesia, caso seja selecionado/a.

15.1 - caso o/a autor/a não compareça nem envie representante seu para apresentar a poesia, a mesma será desclassificada, sem apresentação pública de qualquer ordem.

16 – O/a autor/a é responsável pelo recebimento de sua premiação e pela retirada de suas poesias, a posteriori.

16.1 - caso não haja a presença do/a autor/a ou de um seu indicado, a Coordenação da VIII Ciranda de Poesias de Londrina não se responsabilizará por envio de troféus, certificados ou cópias de poesias.

17 - Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos, diretamente, pela Coordenação da VIII Ciranda de Poesias de Londrina.

Contatos: Nina Cardoso – Rua Maranhão, 35 sala 42 – Centro

3344-1099 / 9145-4182 / 8414-0135

E-mail: nigra1401@hotmail.com

sábado, 20 de agosto de 2011

O talento do cantor Macário





Nosso amigo Macário, além de excelente ser humano é cantor dedicado que faz questão de espalhar sua voz pelos mais diversos cantos deste país.

Amante de música e criado no seio sertanejo, das boas modas de viola e novidades da nova geração de artistas; o cantor é um sucesso por onde passa.

Conheço sua carreira e sua dedicação e sei o quanto Macário merece o lugar entre os grandes astros da música sertaneja no Brasil.

Macário é uma força da natureza que coloca o coração na voz e a alma nas canções que escreve: ali, nas letras de suas músicas, você encontra o amor pela família, pelos amigos, a alegria da festa e a paixão por conhecer este Brasil de tantas cores.

Macário traz a beleza das matas paranaense e construção de um projeto como só o povo paulista sabe fazer!

Macário tem a força do nordestino e a alegria do carioca!

Macário sabe traduzir o amor nas tantas peles do nosso povo e sabe misturar a nossa alma mestiça.

O cantor Macário é um verdadeiro brasileiro!

Macário merece o sucesso e a felicidade e ele sabe onde quer chegar com sua voz.

Para conhecer: http://www.erickmacario.com.br/

Na foto, com Mildred Bueno, depois de colaborar com as ações sociais da Associação Beneficente Galvão Bueno, no início deste mês.






Aldo Moraes




NICOLAS HOOPER







Me chamou muito a atenção a trilha sonora escrita para o filme" Harry Potter e o enigma do Principe".

O autor é Nicolas Hooper. Pesquisei suas partituras e ouvi suas colaborações para outros filmes e suas peças musicais.

É de fato um grande orquestrador, com ampo domínio da palheta orquestral.

Vamos conhecer um pouco mais de Hooper:

Nicholas Hooper é um dos principais compositores do Reino Unido. Escreveu e produziu músicas para mais de 250 filmes, dramas e documentários desde 1985 e desenvolveu uma reputação musical elogiável com traços originais, inspirados e coloridos.
As suas composições já receberam várias honrarias. Em 2004 ganhou o BAFTA na categoria Melhor Trilha Original por The Young Visiters, também sendo nomeado por State of Play. Hooper foi indicado ao BAFTA também em 2006 pela sua contribuição em The Girl in the Café. Antes disto mais indicações por The Way We Live Now. Em 1998 ganhou o prêmio Panda de Ouro por Land of the Tiger, documentário sobre a Índia exibido pelo canal BBC. No ano seguinte ganhou novamente (tendo sido indicado para três trilhas diferentes), o que lhe tornou o primeiro compositor a ganhar esta premiação consecutivamente.
Outros filmes que tiveram participação de Hooper em suas trilhas foram The Heart Of Me, estrelado por Helena Bonham Carter e Olivia Williams, e The Tichbourne Claimant. E ainda compôs a trilha do quinto filme da franquia Harry Potter, Harry Potter and the Order of the Phoenix e depois Harry Potter and the Half-Blood Prince em 2008, sendo indicado a um Grammy Award.






DE 17 DE AGOSTO A 23 DE DEZEMBRO, O MASP RECEBE A MOSTRA DE ARTISTAS DE RUA ESTRANGEIROS " DE DENTRO E DE FORA/ INSIDE OUT INSIDE IN". CONHEÇA MELHOR OS ARTISTAS DA MOSTRA:

CHUO trabalho do artista portenho Julian Pablo Manzelli, o Chu, tem raízes na cultura urbana e no skate, com forte influência do desenho gráfico. Trabalha com murais, mas também com bonecos e animações. Foi o responsável por desenvolver a linguagem visual do canal Locomotion, em 2001.Veja mais na Internethttp://www.studiochu.tvhttp://www.doma.tvhttp://www.turbogaleria.comhttp://www.sambotoys.comhttp://www.globolab.tv

DEFIGustavo Gagliardo, argentino Defi, trabalha com tinta acrílica, spray, lápis e giz para criar murais abstratos ou de personagens coloridos (gatos, polvos, naves, nuvens...) que parecem saltar da parede, num “acidente” visual. Além de murais, faz esculturas e instalações com miniaturas de objetos, em pequenas vitrines. Um de seus trabalhos na mostra, uma série de dioramas “encapsulados” numa estrutura de madeira, está no mezanino da galeria.Veja mais na Internet:http://flicker.com/eldefihttp://www.lindokiller.com


INVADERO francês conhecido como Invader (ele não revela publicamente seu nome real nem se deixa fotografar sem máscara) faz pequenos murais de azulejo baseados nos ícones gráficos do game “Space Invader”. Já deixou trabalhos em mais de 50 cidades pelo mundo, geralmente em locais de grande movimento, mas também em pontos de difícil acesso, como o letreiro de Hollywood. Em São Paulo, deixou mais de 50 “invaders” pelas ruas, além de um grande mural no subsolo do Masp.Veja mais na Internet:http://www.space-invaders.com



J.R.O francês J.R. (que também não revela seu nome verdadeiro) chama o trabalho que faz de “fotograffiti” —grandes retratos em larga escala produzidos a partir de imagens fotográficas. JR foi responsável pela maior exposição “ilegal” até hoje: em 2007, instalou retratos de israelenses e palestinos, frente a frente, em oito cidades palestinas e israelenses. Seu trabalho na mostra é uma reprodução da foto “Aldeia Kaiowá, Takuaryty”, de José Roberto Ripper (Coleção Pirelli), e pode ser visto no tapume que cobre a fachada do Edifício Masp Vivo, anexo do museu, na avenida Paulista.Mais na Internet:http://www.jr-art.net


POINTUm dos pioneiros da arte de rua na República Tcheca, Honza Kalab, o Point, tem seu trabalho filiado ao chamado “wild style”, com influência de vetor, design gráfico e digital (3D). Baseado em suas experimentações, faz esculturas com tipografia. Uma das características de seu trabalho é reproduzir sempre seu codinome, nem sempre de maneira óbvia. Na exposição, criou letras gigantes que ocupam o vão central da galeria e dialogam com as rampas de acesso.Mais na Internet:http://www.onepoint.cz


REMEDCom influência do design gráfico dos anos 70 e da art nouveau, Guilo Remed cria grandes murais de cores chapadas e formas simples. Na exposição, é seu o mural no subsolo da galeria, de fundo preto, em que se misturam tipografia e personagens de formas humanas.Mais na Internet:http://remed.es


SWOONA californiana Caledonia Curry, conhecida como Swoon, trabalha com grandes colagens e xilogravuras, que geralmenbte retratam pessoas próximas a ela. A artista virá ao Brasil em setembro para fazer uma instalação no vão livre do Masp. Na exposição, são suas as grandes colagens apoiadas nas rampas de acesso ao subsolo da galeria.

TECAlém de trabalhar com grafite e animação, o argentino Tec tem se dedicado ultimamente a uma pesquisa com esculturas biomecânicas. Um de seus trabalhos na exposição são os ursos mecânicos de pelúcia.Veja mais na

Internet:http://www.tecalbum.comhttp://www.flickr.com/people/tectechttp://www.mundofase.comhttp://www.inhospitalfriends.com






100 ANOS DA ATRIZ LUCILLE BALL




Lucille Désirée Ball nasceu em 6 de agosto de 1911, portanto há 100 anos e morreu em 26 de abril de 1989. Lucille foi uma atriz americana e figura fundamental no desenvolvimento da mídia, graças à personagem que representava nas séries I love Lucy e The Lucy show.




A popularidade de Lucille como comediante começou no cinema onde atuou com os Irmãos Marx em "Room service", em 1938 e em "The marines fly high" com Fred Astaire em 1940.




Em 1951, Lucille e seu marido, Desi Arnaz, financiaram um programa-piloto para uma série cômica na televisão. A CBS gostou da idéia e concedeu à Desilu, a produtora do casal, os eventuais lucros de repetição do seriado. Assim nas décadas seguintes o "I love Lucy" rendeu uma fortuna a seus criadores. Exportado para cerca de 80 países, até hoje esses episódios são apresentados na TV.




Ela foi a primeira atriz a continuar a filmar os episódios de uma série de TV mesmo estando grávida. Ela convenceu os produtores a fazer com que sua personagem também engravidasse, e em 19 de janeiro de 1953 cerca de 44 milhões de espectadores acompanharam o parto de sua personagem, algumas horas depois que a atriz deu à luz ao seu filho, Desi Arnaz Junior.
Ela e Desi Arnaz se divorciaram em 1960, mas a atriz se casou dois anos depois com o também ator Gary Morton que se tornou produtor da série.

DILMA EM SÃO PAULO






Num encontro recheado de simbolismo político em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin trocaram elogios, evidenciando a aproximação entre os dois e despertando polêmica em setores do PSDB e do PT.




Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, para lançamento do programa Brasil sem Miséria, no Sudeste, Alckmin disse que o 'período de disputa' política estava ultrapassado e o momento era de unir esforços. 'Isso se deve ao seu patriotismo, generosidade e espírito conciliador', afirmou o tucano para Dilma. Os elogios causaram surpresa, inclusive nos tucanos presentes.




Alckmin e Dilma firmaram acordo de unificação dos programas de transferência de renda paulista e federal. Os beneficiados, cerca de 1 milhão de famílias, terão um mesmo cartão para sacar os recursos do Bolsa Família, do governo federal, e do Renda Cidadã, do Estado.




A ala do PSDB mais crítica ao governo federal, ligada ao ex-governador José Serra, não participou do encontro. O ex-candidato a presidente fora convidado, assim como o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) e o ex-governador Alberto Goldman. Nenhum deles compareceu. O prefeito Gilberto Kassab também não foi à reunião.




Os tucanos que não gostaram da aproximação de Alckmin com Dilma disseram que o governador mira a reeleição e, por isso, estaria em busca de recursos do governo federal. Em nome dessa estratégia, teria optado por um discurso pouco oposicionista, ignorando a discussão em torno da paternidade dos programas sociais - o PSDB diz que o Bolsa Família nasceu de iniciativas da era FHC, como o Bolsa Escola.




A avaliação também ressoou entre petistas, para quem o movimento de Dilma pode fortalecer ainda mais o PSDB no principal colégio eleitoral do País. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para o encontro, mas não compareceu - ele também fora chamado para a reunião com os governadores do Nordeste, no começo do mês, e não foi.




Parcerias. Alckmin tem orientando seus secretários a manter uma relação de proximidade com o Palácio do Planalto. Isso inclui intensificar as parceiras. O Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, contará com recursos do Estado, que dará aporte de até R$ 20 mil para aumentar o valor do imóvel financiado, que hoje é de R$ 65 mil.




O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também adotou a política de boa vizinhança na cerimônia de ontem. Foi ao encontro a convite de Alckmin, mas acabou no palco ao lado de Dilma, a pedido dela. A presidente iria deixar o palácio após a cerimônia, mas aceitou convite do governador para almoçar. Sentou-se, de novo, ao lado de FHC.
'O grande pacto republicano e pluripartidário que estamos firmando hoje é um pacto capaz de transformar a realidade social que vivemos. Por isso queria também agradecer a presença do senhor presidente Fernando Henrique, por esse seu gesto', disse Dilma, minutos antes, na cerimônia, que teve a participação dos governadores do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e de Minas, Antonio Anastasia (PSDB).
Desde o primeiro mandato de Lula, o governo federal falava em unificar com os Estados o cadastro de beneficiados dos programas sociais. Houve, porém, resistência dos dois lados: nem Lula nem os governadores queriam deixar de exibir suas marcas sociais.

Nilton Fukuda/AE
Fonte: site MSN