Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
SOBRE O ARTISTA WESLEY DUKE LEE
Wesley Duke Lee morreu no domingo, dia 12 de setembro de 2010, vítima de broncoaspiração e parada cardíaca, aos 78 anos de idade.
Importante divulgador e artista do conceito pop art, nasceu em São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1931.
Neto de norte-americanos e portugueses, Wesley iniciou seus estudos no curso de desenho livre do MASP, em 1951. No ano seguinte embarca para os Estados Unidos estudar na Parson's School of Design e no American Institute of Graphic Arts, em Nova York, até 1955, entrando em contato com a obra de Robert Rauschenberg, Jasper Johns e Cy Twombly, e a Arte Pop em geral. Voltando ao Brasil abandona a carreira publicitária e estuda pintura com Karl Plattner, acompanhando-o à Itália e Áustria, até 1960. Também viaja a Paris, tendo aulas na Académie de la Grande Chaumière e o ateliê de Johnny Friedlaender.
Depois de voltar ao Brasil, em 1963, inicia trabalho com jovens artistas e realiza, no João Sebastião Bar, em São Paulo, O Grande Espetáculo das Artes, um dos primeiros happenings do Brasil. Com Maria Cecília, Bernardo Cid, Otto Stupakoff e Pedro Manuel Gismondi, além de outros, procura formar um grupo dedicado ao Realismo Mágico. Participou também, em 1966, da fundação do Grupo Rex, que perdurou até 1967.
Nenhum comentário:
Postar um comentário