quinta-feira, 30 de setembro de 2010


3ª MOSTRA DE ARTE SOCIEDADE RURAL DO PARANÁ

MORRE O ATOR TONY CURTIS


O ator americano Tony Curtis morreu aos 85 anos em sua residência na cidade de Henderson, no estado americano de Nevada, informou nesta quinta-feira (30) sua filha, a atriz Jamie Lee Curtis, ao site "Entertaiment Tonight".

Protagonista de várias comédias de Hollywood das décadas de 1950 e 1960, como "Quanto Mais Quente Melhor" (1959), Curtis foi hospitalizado em julho em Las Vegas (EUA) por conta de problemas respiratórios, mas ainda não foram divulgados detalhes de sua morte. Ele também ficou conhecido por sua participação no seriado de TV "The Persuaders", nos anos 70.

Com mais de 50 anos de carreira e uma centena de filmes como protagonista, Curtis, cujo verdadeiro nome era Bernard Schwartz, nasceu em 3 de junho de 1925, em Nova York, em uma família de origem judaica.

Estudou interpretação na Academia de Arte Dramática de sua cidade natal e, em 1949, estreou em Hollywood com um papel de coadjuvante em "Baixeza".

Sua popularidade no cinema começou dois anos depois com "O Príncipe Ladrão" e protagonizou depois títulos como "Trapézio" (1956), "Acorrentados" (1958) e "Spartacus".

Uma de suas mais famosas interpretações seria "Quanto Mais Quente Melhor", na qual Billy Wilder contracenou Marilyn Monroe e Jack Lemon.

Curtis se casou em seis ocasiões, a primeira delas em 1951 com a atriz Janet Leigh, mãe de suas filhas Jamie Lee e Kelly Curtis, também atrizes.

Ele deixa a esposa, a modelo Jill Vandenberg, 45 anos mais nova do que ele.

Tony Curtis se despediu do cinema em 2005 com uma colaboração na série televisiva "CSI". Nos últimos anos de vida, cultivou uma de suas grandes paixões, a pintura.

Em 2008, expôs uma coleção de 35 quadros nas lojas de departamento londrinas Harrods.

O ator sempre mostrou seu amor pelo cinema. "Continuo gostando do cinema porque é minha vida. Sou feito de celuloide", declarou, ao receber dez anos atrás um prêmio no Festival Internacional de Sitges (nordeste da Espanha).
Velhinha de "Titanic" morre aos 100 anos

A atriz Gloria Stuart, que interpretou o papel de Rose quando idosa no filme "Titanic" (1997), morreu na noite de domingo (26 de setembro) aos 100 anos em sua casa, segundo informou sua família ao "Los Angeles Times".

Stuart, que ficou famosa nos anos 1930 e teve papéis importantes no cinema, foi indicada ao Oscar pelo papel de sobrevivente da tragédia marítima. Na época com 87 anos, foi a atriz mais velha indicada ao prêmio. Ela tinha sido diagnosticada com câncer no pulmão há cerca de cinco anos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010


Centro Cultural Banco do Brasil traz a mostra “Curta o Curta no Almoço” a São Paulo em outubro



Mostra de curtas-metragens nacionais, que está na sétima edição no Rio de Janeiro, é opção para entretenimento rápido e de qualidade no centro de São Paulo

Pegar um “cineminha” na hora do almoço será possível no centro de São Paulo entre os dias 06 de outubro e 12 de novembro. A mostra “Curta o Curta no Almoço”, uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil com curadoria da Curta o Curta, exibe produções nacionais em sessões gratuitas de até 22 minutos de quarta a sexta-feira às 12h30, com reprise às 13h e às 13h30.


Os organizadores reuniram obras de diferentes estilos, épocas e temas, garantindo uma visão geral da produção de curtas no país. “São comédias leves, documentários premiados, filmes de suspense, filmes conceituais e animações. O cinema brasileiro é muito bem representado pelo curta-metragem nacional. A distribuidora Curta o Curta está completando cinco anos de atuação, enquanto o site Curta o Curta completa 10 anos.


Montamos uma programação de qualidade para o curta conquistar o público de São Paulo”, conta Marcus Mannarino, sócio da Curta o Curta e um dos organizadores do evento.
“Esta iniciativa é um convite ao paulistano para fazer uma pausa na hora do almoço e apreciar filmes de qualidade, gratuitamente, no centro histórico da cidade”, reforça Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo.



Dentre os 34 títulos selecionados estão clássicos como “Ilha das Flores” (1989), de Jorge Furtado, filme que mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. Em 1995, o curta de Furtado foi eleito pela crítica especializada europeia como um dos 100 mais importantes curtas metragens do século XX. Foi vencedor de 18 prêmios em importantes festivais e mostras nacionais e internacionais, como no 40º Internacional Filmfestival, em 1990, agraciado com o Urso de Prata para curta metragem em Berlim (Alemanha).
O final do expediente de um assessor de deputado e um suplente é o momento da ação de Blackout (2008), de Daniel Rezende. A obra de 10 minutos, estrelada por Wagner Moura e Augusto Madeira, conquistou mais de 20 prêmios em mostras e festivais no Brasil.



Antonio Fagundes poderá ser visto no filme “Barbosa” (1988), de Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo, uma ficção que mostra a tentativa de um homem que volta no tempo para tentar impedir que o goleiro da seleção brasileira tome o gol que acabaria com a sua carreira na final da Copa do Mundo de 1950. No ano em que foi produzido, o curta faturou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Brasília.


Os melhores roteiros do mundo e que nunca foram rodados dão o tom da comédia “Os filmes que não fiz” (2008), de Gilberto Scarpa. O curta mostra, de forma divertida e cínica, a filmografia de um diretor sem filmes. A produção foi, por 13 vezes, premiada no Brasil, além de ter vencido o prêmio de Melhor Curta (júri popular) no Brazilian Film Festival of Toronto (2008).


“A edição carioca do evento já contou com a presença de mais de 7.200 pessoas, o que nos faz ter certeza do potencial de identificação do público com o curta-metragem nacional”, detalha Guilherme Whitaker, sócio da Curta o Curta.
Além do formato, outra inovação do evento está numa característica de sua concepção. Ainda que as sessões sejam gratuitas para o público, caracterizando a finalidade cultural da mostra, o Curta o Curta no Almoço remunera os produtores pela exibição dos filmes. “O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, na condição de promotor cultural, demonstra seriedade e visão ao investir na exibição remunerada de curtas-metragens nacionais. É um trabalho único que desenvolvemos pela valorização do curta-metragem e formação de público e que depende de exibidores com responsabilidade e iniciativa”, reforça Mannarino.


Sobre a Curta o Curta
A Curta o Curta é a primeira e única distribuidora brasileira especializada em filmes de curta-metragem nacionais. Oferece licenciamento de filmes do Catálogo Curta o Curta para exibição em salas físicas – por instituições promotoras culturais públicas e privadas, e em mídia eletrônica – por empresas da área de telefonia celular 3G, IPTV, mídia indoor e televisão.


Desenvolveu um modelo de negócios exclusivo e inovador, no qual produtores se beneficiam de todo e qualquer contrato que gere receita pelo licenciamento de seus filmes, e tem suas operações baseadas em sistemas de TI. Criada em 2005, mantém o pioneirismo do website Curta o Curta, que nasceu em 2000 como o primeiro site brasileiro dedicado exclusivamente ao curta-metragem nacional.


Acesse o site
www.curtaocurta.com.br e assista filmes, acompanhe as notícias do setor e conheça os serviços que são oferecidos.
PROGRAMAÇÃO PRIMEIRA SEMANA -
sessão 1
6/10/2010
O OUTRO AMANHÃ
de André Saito e Cesar Nery 9’ ficção SP 2006
Chega uma hora em que é tarde demais pra ser o que você queria ter sido. Com Dan Stulbach.
OFUSCA
de Flávio Frederico 12’ ficção SP 2002
Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro. Com Fernando Alves Pinto.
______________________________________
sessão 2
7/10/2010
ESPETO
de Guilherme Marback 16’ ficção SP 2006
Comédia de humor negro, pensada dentro de uma visão surrealista, que conta a história de um garçom que é capaz de fazer qualquer coisa para subir na vida.
EU SOU COMO O POLVO
de Sávio Leite 4´ experimental MG 2006
Um pouco da memória de Lourenço Mutarelli, considerado um dos melhores desenhistas brasileiros da atualidade.
_______________________________________
sessão 3
8/10/2010
O TROCO
de André Rolim 10’ ficção SP 2008
Uma atendente de telemarketing tenta convencer um casal a adquirir mais um produto de sua empresa.
CASTANHO
de Eduardo Valente 11’ ficção RJ 2002
Um musical sobre o amor e certas loucuras que fazemos por ele. Exibido em Cannes.


Serviço

Mostra “Curta o Curta no Almoço”
Gratuito – entrada mediante retirada de senha na bilheteria
Capacidade – 70 lugares
Data – 06 de outubro a 12 de novembro – de quarta a sexta
Horário – 12h30, 13h e 13h30
Local – Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 - (Próx. às estações Sé e São Bento do metrô) - (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br e www.twitter.com/ccbb_sp
Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Café Cafezal // Loja CCBB
Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Cartaz Comunicação
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Sandra Calvi
www.agenciacartaz.com.br

Informações à imprensa:
Diego Bonel – 11 3871-3030 ramal: 209
diego@agenciacartaz.com.br

Assessoria de Imprensa CCBB São Paulo:
Camila Val – (11) 3113-3623 –
camila.val@bb.com.br
Eduardo Vasconcelos – (11) 3113-3628 – eudu@bb.com.br

Programação Vegas Club de 28 de setembro a 02 de outubro de 2010



TERÇA-FEIRA, 28/09: Dreams Factory – Ladies First

Lobby: Fuffa, Fish, Peres (Glória), Linky, Rogerio, Tondella e Danny Poison

A festa Dreams Factory surgiu a partir da idéia de quatro amigos frequentadores do circuito Baixo Augusta que decidiram fazer um festa rock diferente.

André Piah, um dos idealizadores, comenta: " Fazer uma festa de rock conjugando outros ritmos, pensando na diversão não é algo muito fácil de se ver. E foi isso mesmo que nos guiou; a vontade de fazer diferente. Na DF, o público pode se surpreender a cada música”, completa.



QUARTA-FEIRA, 29/09: Subverte @ MUSIC 4LIFE

Show: Stop Play Moon

Lobby: Hero Zero, Roots Rock Revolution e Vicentin [RadioPirata]

Pista: Marcio Zanzi, Edu Parez e Lele Nicoletti

Exposição - CIT Levis



Nesta quarta-feira, a festa será beneficente, realizada pela Levi’s® em parceria com o projeto Subverte do Vegas em que o valor da entrada foi substituído pela doação de um brinquedo novo ou em ótimo estado. Todo o conteúdo arrecadado será enviado a uma instituição que cuide de crianças carentes, celebrando o dia 12 de outubro.


No line-up do lobby, os DJs do Roots Rock Revolution, Hero Zero, residente do projeto Subverte, e além do DJ André Vicentin. No basement, o Márcio Zanzi mostra seu set de rock e divide a cabine com Edu Parez e Lele Nicoletti, ambos da Radio Levi’s®. E para animar ainda mais a noite, show especial da Banda Stop Play Moon.

Trio formado por Geanine Marques, Paulo Bega e Ricardo Athayde, o Stop Play Moon acaba de lançar seu álbum de estreia. As diferentes combinações de beats, distorções de vozes e melodias progressivas criam sonoridades que funcionam dentro e fora das pistas de dança, que já conhecem hits como “Hey” e “Huhu”.


Para fechar a noite, uma exposição com fotos de várias ações realizadas pelo grupo do CIT –
Community Involvment Team – da Levi’s® do Brasil.



QUINTA-FEIRA, 30/09: Rockfellas

Show: Red Light Gang

Lobby: Marcio, Andre Lady Hell, Rev Tibira e Focka

Pista: RRR & Friends



Depois de uma temporada indie, apresentando rock misturado às novas tendências, a noite Rockfellas volta ao seu formato original para a grande satisfação dos roqueiros mais tradicionais.. Os shows voltam ao nosso palco e o som rocker sujo de vanguarda que é marca registrada da Rockfellas volta a ocupar o o lobby. Muito garage, surf music, punk rock, rockabilly, big band, ska...


Mas como a Rockfellas é uma festa democrática, o Vegas não deixará seus clientes sedentos por novidades porque o indie volta com tudo para o basement do clube forrado de leds e soundsystem da pesada. Nesta noite acontece a final do consurso de bandas promovido pela marca de óculos Ray Ban.





SEXTA-FEIRA, 01/10: Super Trash - Glee vs Grease

DJs convidados: Katylene (Daniel Carvalho) e Alisson Gothz

DJs: Catatau, Chiara Rodello, Eneas Neto



Depois do sucesso da primeira edição o Vegas Club recebe uma nova batalha pop!



Musicais influenciam gerações. Duas delas terão um divertido encontro promovido pela nova batalha musical da SuperTrash.

Grease, que estreou nos cinemas em 1978, é um dos musicais de maiores sucessos de todos os tempos, e lançou as carreiras de John Travolta e Olivia Newton-John ao estrelato. Glee é a série mais querida e premiada da TV, atualmente. Em comum, o universo das escolas americanas, a diferenças entre classes sociais, o bullying explícito e, claro, uma excelente coleção de hits como trilha sonora.


Para essa edição, que acontece sexta, 1º de outubro, os DJs residentes Chiara Rodello, Catatau e Eneas Neto recebem como convidados o performer e celebridade da noite paulistana Alisson Gothz e Daniel Carvalho, conhecido nas redes sociais e agora na MTV pelo seu personagem Katylene. Na porta, Michael Love e Elton recebem o publico


No palco, Thiago Jansen e sua trupe de bailarinos e cantores encenam clássicos de Glee e Grease ao vivo. Vídeos especialmente feitos para a noite, decoração especial e sorteio de DVD completam a festa.





SÁBADO, 02/10 Discology Especial

Lobby: Camilo Rocha, Vadão, Sylvio Muller, Indio, Sonia Abreu, Mister Sam, Magoo, Acacio Moura, Anthony Garcia e Murilo Rosseti

Pista: Camilo Rocha e Daniel Cozta



O mundo dos DJs e da noite brasileira sofreu uma perda gigantesca no dia 16 de outubro passado. O Pai dos DJs brasileiros, o DJ Grego, faleceu aos 54 anos. A contribuição de Grego é grande demais para caber nesse texto: basta dizer que é um dos verdadeiros pioneiros de toda a história que vivemos hoje. Mixagem, remix, cultura DJ, música eletrônica; Grego estava na sala de parto de tudo isso. Todo DJ desse país deve alguma coisa a ele.

A Discology vai homenagear essa enorme figura do jeito que ele mais gostaria: com uma grande festa regada a música da melhor qualidade. Convidamos para participar desse tributo DJs que não foram apenas amigos próximos do Grego, mas que são também personagens importantes da história da dance music brasileira.


SERVIÇO
VEGAS CLUB

www.vegasclub.com.br
Rua Augusta, 765, Consolação
Fone informações: (11) 3231-3705

A partir das 23h30

Rede wi fi para clientes

Terça-feira e quarta-feira: mulher R$15, homem R$20
quinta-feira: R$25
sexta-feira: R$30
sábado: R$35;

R$ 5,00 de desconto com o nome na lista do site

Aceita cheques e todos os cartões de crédito

Cerveja nacional $7, cerveja importada de $8 a $14, Whisky Ballantines $15, Chivas $20, Jack Daniels $18, refrigerante $6


SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO PROMOVE FESTIVAL OUTUBRO INDEPENDENTE

Programação privilegia manifestações da cultura independente e fortalece a diversidade cultural. Festa de abertura gratuita em parceria com a VOODOOHOP, Dona Ivone Lara, The Eternals (EUA), Chali 2Na (EUA) e Jah Shaka (ING) são destaques do evento.


São Paulo, setembro de 2010 - Intercâmbio cultural, alma cosmopolita e pluralidade artística permeiam a 2° edição do Festival Outubro Independente. Opulência e criatividade tomarão conta do centro de São Paulo em 1º de outubro. Uma grande festa em frente a Galeria Olido, realizada em parceria com o projeto VOODOOHOP baseada no conceito europeu “squat party”, inaugura o festival. A exibição do filme “Pixo” de João Wainer e Roberto T. Oliveira na Galeria Olido, às 19h30, dará início às atividades.


Galeria Olido, as ruas do Centro, as bibliotecas Alceu Amoroso Lima, Cora Coralina, Érico Veríssimo, Rubens Borba de Moraes e o Centro Cultural São Paulo sediarão os quase 100 eventos distribuídos nos 31 dias de festival cingidos pela música, artes, literatura, cinema e debates. Com ingressos gratuitos ou a preços módicos, o evento atende os anseios de todas as tribos. O Outubro Independente segue até 31 de outubro.

Da cena musical brasileira, são destaques: o encontro das bandas pernambucanas Eddie e Mombojó, no CCJ dia 02, e dos irmãos Arrigo Barnabé, com o duo Clara Crocodilo, e Paulo Barnabé, com a Patife Band, no dia 12; e as apresentações do sexteto de Brasília Satanique Samba Trio e da banda cearense Cidadão Instigado que tocam no CCSP nos dias 16 e 17, respectivamente.


Além de abarcar grandes artistas brasileiros dos diversos mundos da arte, o festival trará pela primeira vez ao Brasil o sound system de Jah Shaka, grande mestre da cultura e sonoridade jamaicana reconhecido no mundo todo. Sua apresentação será na rua, em frente ao CCJ, no dia 24. No dia 16, o CCJ recebe Chali 2na, destaque na cena hip-hop e barítono do lendário Jurassic 5. No dia 30, o CCSP apresenta a mistura de ska, dub e eletrônico da banda The Eternals, com show de abertura do Hurtmold.


Debates literários propõem relações entre diferentes escritores que buscam formas alternativas de produção e distribuição. Os meios de produção e distribuição serão abordados também durante ciclo de debates que acontece nos dias 08 e 16, no CCSP. O festival apresenta ainda uma série de mostras de Cinema Independente, com mais de 30 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, exibidos no CCSP e na Galeria Olido.

”Nosso objetivo é mostrar que, mesmo sem investimentos financeiros vultosos ou contratos com grandes empresas, vários grupos puderam viabilizar seu próprio trabalho desfrutando de certa autonomia. Hoje é possível gravar, mixar, editar e publicar obras, o que possibilita ao artista ter maior controle sobre a sua obra”, afirma Karen Cunha, uma das organizadoras do Outubro Independente.

Os organizadores ressaltam também que é desígnio apoiar os grandes festivais e serem apoiados por eles, já que a finalidade é disseminar a arte independente no Brasil. E a melhor forma é unir forças.
Abaixo, programação completa


Dia 01, sexta
Projeções com celulares, sets de DJs de várias partes do mundo, performances, live paiting, sound system e intervenções sonoras farão parte da festa de abertura do evento Outubro Independente 2010. Em parceria com o coletivo Voodoohop, a festa tomará conta do centro velho de São Paulo durante toda a madrugada de sexta pra sábado. A exibição do filme “Pixo” na Galeria Olido, às 19h30, dará início às atividades. Show: Kissogram (Berlim).DJ´s: Shir Khan (Berlim), Camilo Rocha, Dolores, Tomash, Souksouklow (Paris) e muitos outros.Projeções: Código 11 Projeções (Sms Pixação + Sound Visualization)Intervenções sonoras: Barulho.org
Grátis. Em frente a Galeria Olido - Centro. Das 19h30 às 5h
MÚSICA
Anfiteatro - CCJ:
Distribuição de ingressos no dia do espetáculo, a partir das 10h, na recepção do CCJ.
CCSP:
Distribuição de ingressos 2h antes do espetáculo, na bilheteria do CCSP.
Galeria Olido:
Distribuição de ingressos 1 hora antes do espetáculo, na bilheteria da Galeria Olido.

Dia 01, sexta

Ari Borger Quartet
O grupo liderado pelo tecladista Ari Borger mostra as novas músicas do aclamado CD “Backyard Jam” num mix de Blues, Soul, Jazz e Ritmos Brasileiros. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 12h30
FESTA DE EXIBIÇÃO: OFICINA DE VIDEOCLIPE 2
Exibição dos trabalhos produzidos durante a Oficina de Videoclipe coordenada por Roger Duran, com show de Xtreme Blues Dog (one man band), Ode Amorim, Shaolins e Nova Geração e Ximbaura. Grátis. 50 lugares. Anfiteatro - CCJ. 18h30
Dia 02, sábado

EDDIE + MOMBOJÓ
Com 20 anos de estrada a Eddie lançou o álbum “Carnaval no Inferno” em 2008 e segue criando grooves e entortando convenções. Neste ano, a Mombojó retornou às origens de banda independente com o disco “Amigo do Tempo”, gravado ao longo dos últimos três anos em pelo menos oito estúdios diferentes. Grátis. 300 lugares. Anfiteatro - CCJ. 19h
Psilosamples
Projeto de música eletrônica do multiinstrumentista mineiro Zé Rolê, que consiste em tocar o mais orgânico e sutil downbeat com experimentalismo e um expressivo som regional. Seu mais recente CD, “As Aventuras de Zé no Planeta Roça”, foi lançado no ano passado. Abertura: Cogumelo Panda. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h

Dia 08, sexta
SOUKAST: Simone Sou e Guilherme Kastrup
A afinidade musical do duo transparece no diálogo desenvolvido nos temas musicais, através de ritmos, samplers, tambores, latas, efeitos, vozes e texturas que dão profundidade a um cenário sonoro repleto de sons inusitados. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 12h30

Davi Bernardo
O músico de Pouso Alegre (MG) apresenta seu 1º trabalho autoral, o CD Nova Fronteira, que reúne com originalidade a influência de clássicos da música brasileira como Tom Jobim, Hermeto Pascoal e Edu Lobo ao lado de artistas contemporâneos ou figuras importantes para a história do rock como Animal Collective, Beatles e Fred Frith. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h

Dia 09, sábado

PUNK: The Squintz + Garotos do Subúrbio + Deserdados + Excluídos
The Squintz, do Distrito Federal, se inspira nos clássicos do punk britânico, como Stiff Little Fingers, The Clash, Chords e The Jam. Projeto de ex-integrantes e membros atuais dos Inocentes, a Garotos do Subúrbio apresenta músicas como Miséria e Fome e Medo de Morrer. Formada na zona leste de SP, Deserdados traz um punk rock com influência setentista e passagens pelo reggae e pelo ska. Com longa trajetória de banda independente, a banda Excluídos fez história no contexto underground paulistano e está gravando o 2º disco. Grátis. 300 lugares. Anfiteatro - CCJ. 17h30
SUPER 8 + OS MARIPOSAS + FÁBRICA DE ANIMAIS
Fábrica de Animais apresenta um espetáculo de rock and roll, rock and blues e rock and soul com um repertório de músicas como Torto, Trôpego e Cambaleante, Honey, Pneumonia e Ano novo em Bagdá. A banda paulistana Mariposa se prepara para a produção de seu 3º álbum, ainda sem título definido, sucessor de O Dia Em Que Tudo Se Moveu (2009) e Use O Assento Para Flutuar (2007). Marcado por forte influência do mod-rock inglês, o Super8 une composições de seus membros costuradas por arranjos elaborados pelos músicos em sessões de gravações e Jam-sessions livres. Grátis. 200 lugares.Vitrine da Dança – Galeria Olido. 18h

ELMA
Formada em 2002, a banda desenvolve um rock instrumental de sonoridade crua calcado no metal, mesclando violência e polirritmia, indo da complexidade ao minimalismo, geralmente na mesma música. Nesta apresentação, o grupo faz o pré-lançamento de seu novo CD. Abertura: Auto. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h

Dia 10, domingo
Final do Hip Hop Dj 2010
Depois das eliminatórias realizadas em agosto no CCSP, 12 DJs disputam a última etapa da 14ª edição do evento criado em 1997 por Kl Jay e pelo rapper Xis. Entre os finalistas estão DJ Rodrigo, DJ ABade, DJ Simmone, DJ Bidu, DJ Tiu, DJ Tiago, DJ Edgar Costa e DJ Ckrill (eliminatória SP), mais DJs de fora de São Paulo (interior e outros estados) que serão selecionados no próprio dia 10. Evento contemplado pelo Proac. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 17h

DONA IVONE LARA + BERÇO DO SAMBA DE SÃO MATEUS
Dona de uma voz marcante, Dona Ivone Lara já criou mais de 400 composições entre sambas-enredo de sucesso e músicas interpretadas nas vozes de artistas como Clara Nunes, Bethânia e Paulinho da Viola. Neste dia, a cantora será acompanhada pela tradicional roda do Berço de Samba de São Mateus. Grátis. 300 lugares. Anfiteatro - CCJ. 18h

Dia 12, terça
ARRIGO BARNABÉ & PAULO BRAGA + PATIFE BAND + ZUMBI DO MATO
Vídeo-cenário: coletivo ZoomB. Arrigo Barnabé e Paulo Braga apresentam o duo para pianos “Clara Crocodilo”, com temas conhecidos como “Diversões Eletrônicas” e “Orgasmo Total”. Com uma nova configuração e o mesmo vigor anterior a Patife Band retorna ainda mais aberta aos improvisos e experimentações. A Zumbi do Mato, que há 20 anos vem divertindo e indignando seus contemporâneos e sucedâneos, fará uma releitura dos extremos de sua carreira. Grátis. 300 lugares. Anfiteatro - CCJ. 16h

Dia 14, quinta
Chankas
Com lançamento do CD homônimo, calcado basicamente no violão, Chankas é o projeto solo de Fernando Cappi, guitarrista do Hurtmold e integrante de vários outros projetos de artistas como Maurício Takara, Bodes & Elefantes e Joe Lally (Fugazi). Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h

Dia 15, sexta
Pata de Elefante
Com participação em importantes festivais no Brasil, a banda despertou a atenção da crítica ao fazer canções instrumentais que cativam o público acostumado a ouvir música com vocais. Suas influências vão do pop rock dos anos 60 e 70 aos compositores de trilhas sonoras como Henri Mancini e Ênio Morricone. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 12h30
Hierofante Púrpura
Banda de Mogi das Cruzes radicada na capital paulista desponta no cenário do rock independente nacional com personalidade, abraçando um experimentalismo de contexto poético e instrumental que é a marca de seus mais recentes EPs: "Adubado" e "Crise de Creize". Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h

Dia 16, sábado
CHALI 2NA (EUA) + CONTRA FLUXO + AKIRA PRESIDENTE
Embalado por uma atmosfera romântica e bem humorada o Contra Fluxo apresenta canções de seu 2º álbum, “SuperAção”. Akira Presidente mostra músicas do elogiado “Meu Sotaque Meu Flow”, lançado em 2010. Quem encerra o evento é o rapper Chali 2Na, integrante do lendário Jurassic 5 e uma das vozes mais distintas do hip hop. “Tuna” lançou seu 1º trabalho solo, o “Fish Outta Water”, em 2009. Grátis. 300 lugares. Anfiteatro - CCJ. 18h
SAMBA DA VELA: 10 ANOS
Fundada em 2000 pelos sambistas Magnu Sousá, Paquera, Maurílio de Oliveira e Chapinha, a Comunidade Samba da Vela é uma reunião de compositores que ainda fazem o que há de mais genuíno na cultura brasileira. Intervenção Visual: VJ Pixel. Grátis. 293 lugares.
Sala Olido – Galeria Olido. 18h
Satanique Samba Trio
O sexteto de Brasília traz sua música instrumental brasileira "possuída" por dissonâncias, distorções e compassos variáveis, fruto de influências como Anton Webern e Gustav Mahler. O grupo apresenta o espetáculo Tritonus, dividido em três sessões e composta por instrumentos diversos como viola caipira, contrabaixo, percussão, clarineta, rabeca e cavaquinho. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h

Dia 17, domingo
Cidadão Instigado
A banda cearense apresenta o repertório do novo CD, “Uhuuu”, com rebuscados arranjos que remetem ao melhor da psicodelia dos 70 e trazem em sua sonoridade um ambiente de verão, apontando um caminho original para o gênero mais popular do planeta: o rock. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 18h

KL JAY & CONVIDADOS
KL Jay apresenta seu projeto solo, Fita Mixada: “Rotação 33”. Com 30 minutos de “viradas” sem edição e um repertório só de vinis de rap brasileiro, o DJ apresenta a essência de um verdadeiro trabalho de discotecagem. Com: Max B.O., Lívia Cruz, Kamau, Andrômeda e Gaspar. Grátis. 300 lugares. Anfiteatro - CCJ. 18h

Dia 21, quinta
A Banda de Joseph Tourton
Em meio ao crescimento do rock instrumental na cena musical brasileira, a banda recifence de nome grande e integrantes jovens traz influência de gêneros como surf music e ska, agregada ao experimentalismo de seus contemporâneos do Hurtmold. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h

Dia 22, sexta
Di Freitas
O músico de Fortaleza já desenvolve há quase 12 anos um trabalho de experimentação musical com materiais alternativos, notabilizando-se por sua perfomance na família das cordas (rabecas, violinos, violas e cellos). Em 2009, lançou o aclamado CD “Alumioso”.
Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 12h30
Lacertae
Com 20 anos de existência, o grupo da cidade de Lagarto (Sergipe) dedica-se à música regional marcada pela influência da bossa nova e da capoeira misturadas às sonoridades de Jimi Hendrix, Velvet Underground, Hermeto Pascoal e Tom Zé. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h
MDM
Projeto solo do guitarrista do Hurtmold, Mário Cappi, que também já tocou no Bodes & Elefantes, Polara e acompanha o músico carioca Marcelo Camelo. Grátis. 50 lugares. Anfiteatro - CCJ. 20h

Dia 23, sábado

Festival 20 Minutos + Korzus O festival 20 minutos selecionará 8 bandas independentes para fazer um pocket show dentro da programação do O. I. O encerramento fica por conta da banda de metal Korzus, que acaba de lançar seu novo CD “Discipline of Hate”. Inscrições de bandas: até 10/10, na recepção do CCJ. Mais informações: ccjuve.prefeitura.sp.gov.br. Grátis. 300 lugares. Anfiteatro - CCJ. 15h30

Espanca Mosca com Wilson Sukorski
Espanca Mosca - Fly's Beating - Música Pessoal é um show solo de música experimental eletrônica, com projeção de vídeos, som quadrafônico, instrumentos eletroacústicos inusitados e cheio de referências brasileiras. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h

Daniel Murray convida: Sergio Kafejian, Giuliana Audra e Chico Saraiva
O versátil violonista transita entre o erudito e o popular apresentando dois de seus projetos: o “Duo Saraiva-Murray”, uma parceria com Chico Saraiva focada no repertório brasileiro e o “Trio Uni-versos”, projeto de música eletroacústica que conta com o violonista e compositor Sérgio Kafejian e a flautista Giuliana Audra. Grátis. 320 lugares. Sala Jardel Filho – CCSP. 20h
Dia 24, domingo
JAH SHAKA (ING) + VICTOR RICE & BUGUINHA DUB + QUILOMBO HI-FI
Dois especialistas em dub e early reggae, os músicos e produtores Victor Rice e Buguinha Dub se encontram numa espécie de soundclash de espírito colaborativo, abrindo a tarde para o esperado Sound System de Jah Shaka. Jamaicano de Clarendon, Shaka iniciou sua carreira em Londres e é hoje um nome imprescindível aos apreciadores de reggae, dub, stepper e black music. Grátis. Entrada Livre. Em Frente ao CCJ. 13h

Percorso Ensemble
Criado em 2002, com o objetivo de divulgar a música contemporânea, o grupo apresenta obras compostas na última década pelos compositores Rodrigo Lima, Michelle Agnes, Jorge Villavivencio, Eduardo Alvares, Neder Nassaro e Liduino Pitombeira. Com: Cássia Carrascoza (flauta), Simona Cavuoto (violino), Douglas Kier (violoncelo), Horacio Gouveia (piano) e Ricardo Bologna (percussão e direção musical). Grátis. 320 lugares. Sala Jardel Filho – CCSP. 19h

Dia 28, quinta

Mitch & Mitch (Polônia)
Guitarras, maracas, tambores e vibrafone, além de sons eletrônicos, estão presentes na sonoridade do grupo, que vai do tranquilo ao extremo agitado, geralmente dentro de uma mesma música, em uma atmosfera de contínuas mudanças rítmicas. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h
Dia 29, sexta
SINFONIA DE ARAMES: Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene
Em parceria com a Biblioteca Luis Braille, o espetáculo marca o lançamento do 1º CD do grupo, que mostra a versatilidade do berimbau ao interpretar toques da capoeira e ritmos brasileiros com arranjos e regência do mestre Dinho Nascimento. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 12h30
INDI(E)FUSA – FESTIVAL SIN FRONTERA
O CCSP recebe a banda vencedora do festival de música independente que acontece na cidade de Córdoba, Argentina, no dia 15 de outubro, reunindo jovens grupos expoentes da cena local. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h
LOS PIRATA
Natural de San Pablo, Los Pirata começou misturando country, surf, punk e rock e cantando em "portunhol". Hoje são: uma bateria de criança, um baixo-guitarra, guitarras “red neck”, algum nonsense e muita cara-de-pau. Grátis. 50 lugares. Anfiteatro - CCJ. 20h.
Dia 30, sábado

The Eternals (EUA)
Formado na cidade de Chicago por Damon Locks (vocal, teclado e efeitos) e Wayne Montana (baixo e teclado), o grupo já fez algumas turnês pelos EUA com os conterrâneos do Tortoise, Isotope 217 e Brokeback, e está lançando seu novo álbum: “Approaching the Energy Field”. Abertura: Hurtmold. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h

ENCONTROS, PALESTRAS E DEBATES
LITERATURA
Grátis. Retirada de ingresso 1h antes dos debates.

Dia 05/10, terça

ELÉIA LEU
Happening desenvolvido por escritores e apreciadores de literatura aberto à participação e interferência do público. Com: Berimba de Jesus, Caco Pontes, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak e Pedro Tostes. Convidados: Rui Mascarenhas, Deborah Goldemberg, Duguetto Shabazz, Zé Henrique Calazans. Ambientação Sonora: Ariane Stolfi. Vídeo Performance: Enrico Porro. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 19h

oficina: criação de livretos ou cadernos
Utilizando materiais recicláveis e técnicas simples de encadernação, a atividade terá duas partes: escolha de materiais e execução de um caderno/livro por pessoa. Com: Lívia Loureiro. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 14h

Dias 06, 13 e 27, quartas

INTERFERÊNCIA MODULADA
O Coletivo Poesia Maloqueirista apresenta uma fusão "Sarau e Jam", num espetáculo de poesia performática que contará com a participação de membros das comunidades locais. Com: Aline Binns, Berimba de Jesus e Caco Pontes (poesia); Guima Mendonça, Lucas Moreno, Orates, Rômulo Alexis e Téo Garfunkel (música). Grátis. Biblioteca Érico Veríssimo: Dia 06, 14h Biblioteca Cora Coralina: Dia 13, 14h Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais: Dia 27, 15h.

Dia 09, sábado
show: Experimento Prosótypo 6.1 – volver
A banda retorna com um formato diferenciado e novos arranjos, mantendo a característica performática e o groove de sempre. Convidados: Roberta Estrela D´alva e Carlos Careqa. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 19h30
EXPOSIÇÃO: Edições & Alternativas
A exposição reúne publicações de São Paulo e Rio de Janeiro produzidas nos últimos 10 anos, de forma independente e artesanal: livretos, livros, postais, jornais e revistas de poesia, literatura e arte contemporânea. Lançamento: Multívio (Berimba de Jesus), Delitos & Deleites (Giovanni Baffo), Tarja Preta (Zinho Trindade) e sópro sôpro (Heyk Pimenta). Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 18h

Dia 16, sábado
SHOW: Kaoll & Lanny Gordin - Música + Poesia + Palestra Tropicália
Bate-papo sobre a Tropicália com Mauro David Cukierkom, seguido do show de música instrumental “Kaoll & Lanny Gordin”, atual trabalho do lendário guitarrista de artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 18h

Dia 19, terça

Bate-Papo sobre produção independente
Conversa sobre estratégias de modos de publicação material e virtual. Como os diferentes modos de veiculação influenciam na forma e conteúdo dos textos e na recepção do leitor? Haverá lançamento da nova compilação de textos curtos de teatro e poesia. Com: Rogério Guarapiran. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 14h
Dia 27/10, quarta
DEBATE: Terrorismo Poético
Debate sobre ações que buscam causar o estranhamento do cotidiano através da literatura e intervenções artísticas. Com: Cláudia Schapira, Pedro Tostes, Erton Moraes e Maick Nuclear. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 19h
Ciclo de Debates no CCSP
Grátis. Retirada de ingresso 1h antes dos debates.
Dia 8, sexta
Do Indie ao Digital: os Novos Contornos da Distribuição Cinematográfica
Com o barateamento da produção cinematográfica é mais fácil e barato produzir um filme. Mas esta facilidade se esbarra com a dificuldade em exibi-lo. Serão discutidas as diferentes e criativas estratégias de veiculação de produções nacionais e estrangeiras e a chegada do Sistema Digital de exibição.
Com: Cynthia Alario,fundadora da Brazucah, agência de comunicação especializada em cinema brasileiro; Luciana Rodrigues, professora de Cinema da FAAP e membro da diretoria executiva do FORCINE- Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual; e Juan Zapata, diretor, roteirista e produtor colombiano radicado no Brasil desde 2004. Mediação: Márcio Júnior, pesquisador da GPOPAI/USP e integrante do coletivo Barulho.org. 100 lugares. Sala Lima Barreto – CCSP. 15h
Dia 16, sábado
“Independente de quê?”
Após a crise da indústria fonográfica e o barateamento dos custos de gravação, começa a surgir um circuito autônomo de produção e distribuição de música independente no Brasil. Quais foram esses percursos? Quais suas repercussões na circulação e na estética musical? Com: Márcia Tosta Dias, autora de “Os donos da voz – indústria fonográfica e mundialização da cultura” e professora da Unifesp; Alfredo Bello (DJ Tudo), músico e fundador do Selo Mundo Melhor; Pena Schmidt, diretor do Auditório Ibirapuera; Silvio Pellacani Júnior, fundador da distribuidora Trattore. Mediação: Márcio Júnior, pesquisador e integrante do coletivo Barulho.org. 100 lugares. Sala Lima Barreto – CCSP. 13h
“Produção, distribuição e os embates em torno dos direitos autorais”
O objetivo é promover um diálogo sobre as transformações tecnológicas nos meios de produção e distribuição e suas conseqüências diretas nas propostas de reformulação da lei de direitos autorais.
Com: Sérgio Amadeu, cientista político e professor da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero; Gustavo Anitelli, coordenador da Cia. O Teatro Mágico e integrante do movimento Música Para Baixar; Guilherme Varella, mestrando em Políticas Públicas de Cultura na Faculdade de Direito da USP, atua no IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor); Cacá Machado, ex-diretor do Centro de Música da Funarte e criador da Rede Música Brasil; Mediação: Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP e pesquisador do GPOPAI/USP. 100 lugares. Sala Lima Barreto – CCSP. 16h
ESPAÇO CURTAS: O CINEMA INDEPENDENTE NO BRASIL
De 09 a 30, sábados
O projeto visa reunir e fortalecer o apoio mútuo entre produtores independentes de diversas localidades do Brasil e viabilizar produções coletivas de qualidade, dando mais força ao circuito cinematográfico independente. Com: Prostitutas à Cavalo, Revolta Filmes, CinEscadão, Nitxi, Íris, Mulambo Produções, Produto Tosco, AIC, Projeto Espremedor, CICAS, Pery News, Cine Campinho, Rasgada Coletiva, Guerrilha Gerador e Sinfonia de Cães. Acesse a programação de curtas no site: ccjuve.prefeitura.sp.gov.br.
Grátis. Livre. Mirante – CCJ. 18h30.
INTERFERÊNCIA MODULADA
Dias 06, 13 e 27, quartas
O Coletivo Poesia Maloqueirista apresenta uma fusão "Sarau e Jam", num espetáculo de poesia performática que contará com a participação de membros das comunidades locais. Com: Aline Binns, Berimba de Jesus e Caco Pontes (poesia); Guima Mendonça, Lucas Moreno, Orates, Rômulo Alexis e Téo Garfunkel (música). Grátis. Biblioteca Ériko Verríssimo: Dia 06, 14h Biblioteca Cora Coralina: Dia 13, 14h Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais: Dia 27, 15h.
SEMANA TEMÁTICA - Internet, Poesia e HQ: Independência ou Morte!
Grátis. Inscrições para as atividades na recepção do CCJ.
De 27 a 30
NANQUIM DESCARTÁVEL
Práticas e conceitos necessários para a produção de uma revista de quadrinhos independente pensadas a partir da experiência da revista “Nanquim Descartável”. Com: Daniel Esteves, roteirista, quadrinista e diretor da Escola HQEMFOCO. 15 vagas. HQteca – CCJ. Dias 27 e 28, quarta e quinta, das 15h às 18h.
BATE-PAPO COM GRAFFITI POÉTICO
Com: Coletivo 5 Zonas, formado por artistas, designers gráficos e grafiteiros. Editores da Revista Graffiti Poético conversam sobre o processo de criação, as facilidades e dificuldades encontradas na produção de uma revista independente no Brasil. Haverá distribuição de exemplares da revista. 50 vagas. Espaço Sarau – CCJ. Dia 27, quarta, das 19h às 20h30.
WORKSHOP: NECROMANCIA POÉTICA
A oficina propõe relações entre diferentes escritores como Hilda Hilst, Jorge de Lima e Drummond. Partindo dessa consulta, os participantes serão convidados a experimentar a criação poética. Com: Bruno Pastore, pintor, poeta e educador social. 20 vagas. Espaço Sarau – CCJ. Dia 29, sexta, das 15h às 18h.

NAVEGAR É PRECISO
Twitter, Facebook, Orkut e blogs: como fazer bom uso das redes sociais na internet? Esta questão será debatida com Alexandre Inagaki, jornalista e consultor de comunicação em mídias sociais, colunista da revista Pix e do site Yahoo!Posts e criador do blog “Pensar Enlouquece: Pense Nisso”. 12 vagas. Laboratório de Pesquisa – CCJ. Dia 30, sábado, das 11h às 14h.

PUBLICAÇÕES NA INTERNET
Bate-papo sobre os caminhos da publicação de literatura na Internet: a importância de sites e blogs na trajetória de autores, iniciantes ou não. Com: Pipol, webpoeta e editor-fundador do portal de literatura e arte “Cronópios”. 50 vagas. Espaço Sarau – CCJ. Dia 30, sábado, das 15h às 17h.

PAINEL: BLOGS E HQS
Três experientes quadrinistas discutem o blog como novo suporte para publicação e crítica de quadrinhos na Internet. Com: Gazy Andraus, doutor em Ciências da Comunicação, premiado com a melhor tese de 2006 pelo HQ-MIX; Eloyr Pacheco, quadrinhista, editor e criador do Biborna.net; e Daniel Esteves, diretor da Escola HQEMFOCO. 50 vagas. Espaço Sarau – CCJ. Dia 30, sábado, das 17h30 às 19h30.
CITY HIP HOP
Organização: Conceitos de Rua. O projeto City Hip Hop promove o intercâmbio entre representantes da cultura urbana de grandes cidades do mundo. Neste ano, as trocas de experiências ocorreram entre artistas da América Latina e Berlim. Grátis. +15 anos. Inscrições para as atividades na recepção ou pelo e-mail: ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br.
Dia 15, sexta
Debate: História do Hip Hop em São Paulo
Bate-papo com Nelson Triunfo, idealizador da cultura hip hop em São Paulo, e Sharylaine, primeira mulher a cantar rap no Brasil. O encerramento contará com shows de artistas do Brasil e de Berlim. 50 vagas. Anfiteatro - CCJ. 19h
Dia 16, sábado
Oficina de MC
Com: DrroB, MC berlinense de influência sérvia, reconhecido pela crítica reflexiva em suas poesias; El- Parce, colombiano radicado em Berlim, integrante do grupo T.A.L.Y Crew, referência da nova escola alemã; e Ariane, que apresenta um hip hop com forte influência latino-americana e espanhola. 10 vagas. Estúdio – CCJ. 10h30
Oficina de Dança
Com: Ecki e Shih a.k.a. massigi. Ecki tem se apresentado em peças teatrais e espetáculos de dança desde 2006. Seu estilo baseia-se na fusão de vários gêneros da dança de rua: hip hop, new stile, break dance, lockin e popping. 30 vagas. Varanda – CCJ. 14h30

Oficina de BeatBox
Com: Kays Elbeyli e Raphael Schall, integrantes do grupo Oralic SounMachines, uma orquestra de BeatBox fundada pelo lendário Mc Maxim e pela DJ Mesia, ambos da velha escola do hip hop alemão. 10 vagas. Estúdio – CCJ. 15h
OFICINA
Dia 19, terça
Criação de Pedais e Efeitos
Com: Fóssil & Alein Amps and Handmade Effects. Serão abordados os conceitos tecnológicos e musicais necessários para a criação de pedais e efeitos sonoros. No dia 20, às 18h, os participantes realizarão uma apresentação colaborativa. Grátis. + 15 anos. 15 vagas. Haverá seleção. Inscrições de 01 a 15/10 na recepção do CCJ ou pelo e-mail: ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br. Área de Convivência – CCJ. Das 13h às 18h

EXPOSIÇÕES
Dia 01, sexta
Alameda: Arte de Rua – “Solte os Bichos!”
Abertura da exposição organizada pelo Coletivo 5 Zonas, que utilizará paredes e telas como suporte para sua pintura. Os artistas partiram do tema “liberdade” para discutir questões como preconceitos, pressão psicológica e gaiolas reais ou imaginárias. Com: Credo, Eve 14, Hope, Sow e Tota. DJ convidado: Bola 8. Grátis. Alameda – CCJ. Abertura: 20h. Visitação: Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
De 01 a 21/10
“Musik + X”
A exposição multimídia concebida pelo Goethe-Institut simula um festival de música jovem alemã em palcos temáticos com vídeos, músicas e outros elementos da cultura de cada ritmo. As obras trazem referências à banda pop Tokio Hotel, ao hip-hop do Jan Delay, ao techno do Sven Väth e outros. Grátis. Livre. Teatro de Arena - CCJ. Visitação: Terça a quinta, das 11h às 19h; Sexta e sábado, das 13h30 às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h.
De 14 a 17/10
PAINEL DE ALEX HORNEST
Durante o mês de outubro, a parede circular amarela que contorna o Anfiteatro do CCJ será transformada num novo espaço de referência para a arte de rua na cidade de São Paulo. Entre os dias 14 e 18/10, ninguém menos que o artista de graffiti, pintor e escultor Alex Hornest, o ONESTO, construirá um painel gigante com seus personagens urbanos, de traços inconfundíveis. Grátis. Livre. Hall de Entrada – CCJ.
De 18 a 31/10
LIFE on LINE of LIFE
Idealização e desenvolvimento: Sabrina Nudeliman. Curadoria: Martha Gabriel. Produção: Andrea Borrotchin. Apoio: Universidade Anhembi Morumbi.
O público poderá interagir com trabalhos de arte contemporânea de vanguarda feitos pela brasileira Martha Gabriel, artista premiada na Bienal de Florença (Itália), com performances internacionais e uma mostra paralela de arte e tecnologia desenvolvida por universitários. Haverá dois painéis de discussão reunindo artistas de outros países.
Grátis. Galeria Olido.
MARTHA GABRIEL
Exposição das obras “Locative Painting”, pintura interativa na tela de um computador; “Sensitive Rose”, rosa dos ventos interativa formada por móbile tags; “My I?”, criada para a exposição “Virtuality/Spirituality Exhibition” de Munique (Alemanha); e “Mobile Quest”, imagem espiral formada durante uma corrida.
JOVENS TALENTOS
Exposição de trabalhos de alunos dos cursos de artes, design digital e design de games e intervenções musicais do curso de produção musical da Universidade Anhembi Morumbi. Entre as obras expostas estão “Samsa Inc”, vídeo digital stop-motion e “Hipecepção: a virtualidade, o sonho e a imaginação nas obras literárias Alice no País das Maravilhas e Coraline”. Espaço expositivo (sobreloja) – Galeria Olido. Abertura: Dia 17, 17h.
Visitação: De 18 a 31, ter a dom, das 9h às 20h

INTERVENÇÕES DE ARTISTAS INTERNACIONAIS
Corredor – Galeria Olido. Dias 19, 20 e 21, 16h
MESA-REDONDA: “ARTE E TECNOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE”
Com artistas convidados. Mediação: Martha Gabriel.
Espaço Expositivo (sobreloja) – Galeria Olido. Dia 19, 19h
MESA-REDONDA
Com representantes da Anhembi Morumbi. Mediação: Rachel Zuanon. Participantes: Ariana Kei e Felipe Julian.
Espaço Expositivo (sobreloja) – Galeria Olido. Dia 29, 19h
DANÇA
Alunos do curso de dança da Anhembi Morumbi fazem apresentação.
Corredor – Galeria Olido. Dia 30, 17h

CINEMA

Independente a Qualquer Custo
Ciclo de filmes independentes que suaram a camisa para acontecer seja na fase de produção, seja na distribuição.

De 01 a 08
Grátis. Distribuição de ingressos 1 hora antes da sessão.


A Dança da VidaDocumentário, Brasil, 80 min, 2007. Direção: Juan Zapata.
CCSP. Dia 01,16h; Dia 05, 18h
Mercedes Sosa. Cantora, uma viagem íntimaDocumentário, Argentina, 120 min, 2008. Direção: Rodrigo Vila.
CCSP. Dia 01, 18h; Dia 05, 16h
Estrada Para Ythaca (Pré-estréia)Ficção, Brasil, 70 min, 2010. Direção: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti. Com: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti.
CCSP. Dia 01, 20h; Dia 05, 20h
O Andarilho
Documentário, Brasil, 80 min, 2007. Direção: Cao Guimarães. CCSP. Dia 02, 16h; Dia 07, 18h
Profissão MC
Ficção, Brasil, 52 min, 2009. Direção: Alessandro Buzo.
Após o filme, um bate-papo com o diretor.
CCSP. Dia 02, 18h; Dia 07, 16h
O Milagre de Santa Luzia
Documentário, Brasil, 104 min, 2009. Direção: Sérgio Roizemblit. Com: Dominguinhos, Sivuca, Toninho Ferraguti e outros.
CCSP. Dia 02, 20h; Dia 07, 20h
Aboio
Documentário, Brasil, 73 min, 2005. Direção: Marilia Rocha. Com: Naná Vasconcelos, Elomar e Lirinha (Cordel do Fogo Encantado).
Livre. CCSP. Dia 03, 16h; Dia 06, 18h
Acácio
Documentário, Brasil, 88 min, 2008. Direção: Marilia Rocha.
Livre. CCSP. Dia 03, 18h; Dia 06, 16h
A Falta que me faz (pré-estréia)
Documentário, Brasil, 85 min, 2009. Direção: Marilia Rocha.CCSP. Dia 03, 20h; Dia 06, 20h
ESTRÉIA: PIXO
De 01 a 14
+16 anos. R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia)
PIXO
Documentário, São Paulo, 61 min, 2009. Direção: João Wainer e Roberto T. Oliveira. Após a sessão do dia 02, haverá um bate-papo com os diretores.
Cine Olido. Dias 01, 06, 09 e 13, 19h30; Dias 02, 05, 08 e 12, 17h; Dias 07, 10 e 14, 15h.

DVD-RW
A mostra “DVD-RW” adensará as discussões em torno do controvertido tema dos direitos
autorais. Todos os filmes, nacionais e estrangeiros, que serão exibidos durante a mostra estão disponíveis para download livre e gratuito em sites de compartilhamento de arquivos.

De 01 a 07

+10 anos. R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia)

SITA SINGS THE BLUES
EUA, 82 min, 2008. Direção: Nina Paley.
Cine Olido. Dia 01, 15h; Dia 06, 17h.

GOOD COPY, BAD COPY
Dinamarca, 58 min, 2007. Direção: Andreas Johnsen, Ralf Christensen, Henrik Moltke.
Cine Olido. Dia 01, 17h; Dia 06, 15h.


BREGA S/A
Brasil, 60 min, 2009. Direção: Vladimir Cunha e Gustavo Godinho. Dia 02, 20h; Dia 07, 17h.

FILHAS DA CHIQUITA
Direção: Priscilla Brasil. Dia 05, 15h; Dia 07, 19h30.

SESSÃO ESPECIAL: WILD STYLE
Documentário, EUA, 82 min, 1983. Direção: Charlie Ahearn. Wild Style marcou a cena cinematográfica ao apresentar o graffiti, até então marginalizado, ao mundo.
+12 anos. R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia). Cine Olido. Dia 02, 15h.
NOITE DE ESTRÉIA – SKATE #2
Sessão dedicada a pré-estréias e lançamentos de filmes sobre o skate.
STAY GOLD
Direção: Jon Miner. Livre. Grátis. Cine Olido. Dia 04, 19h.
COLETIVO DE VÍDEO POPULAR – NOSSA TELA
Sessão mensal dedicada ao Coletivo de Vídeo Popular será programada pelo
Coletivo Nossa Tela. Serão exibidos: “CRECA E SEUS DESAFIOS”, “NOSSA TELA”, “PARI: UM BAIRRO DOCE”, “MELHOR AMIGO” e “QUAL CENTRO?” +10 anos. Grátis. Cine Olido. Dia 05, 19h
SESSÃO HOMENAGEM: 13 PRODUÇÕES, SINDICATO PARALELO e BLACK VOMIT
+16 anos. R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia).
Dia 08, sexta
FAVELA NO AR
São Paulo, 52 min, 2007. Direção: Ivan 13 P, Tiago Bambine, Andreas Johoson, Teddy Goiton.
PELOS ESCOMBROS
São Paulo, 49 min, 2009. Direção: Ivan 13 P.
Cine Olido. 19h30
Dia 09, sábado
A PONTE
São Paulo, 42 min, 2008. Direção: João Wainer, Roberto T. Oliveira.
Cine Olido. 15h
GURCIUS GEWDNER SHOW
São Paulo, 22 min, 2010. Direção: Fernando Rick, Marcelo Miranda.
DECEPÇÃO
São Paulo, 5 min, 2009. Direção: Fernando Rick, Marcelo Appezzato.
GUIDABLE - A VERDADEIRA HISTÓRIA DO RATOS DE PORÃO
São Paulo, 3 min, 2008. Direção: Fernando Rick e Marcelo Appezzato.
COVARDIA DE PLANTÃO
São Paulo, 3 min, 2006. Direção: Fernando Rick.
COLEÇÃO DE HUMANOS MORTOS
São Paulo, 15 min, 2005. Direção: Fernando Rick.
Cine Olido. 17h
CINEMA BRASILEIRO INÉDITO
Longas-metragens contemporâneos, documentários e ficções que nunca foram exibidos no circuito comercial brasileiro.
De 08 a 14
+12 anos. R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia).
FITA MIXADA ROTAÇÃO 33: DJ KL JAY
São Paulo, 65 min, 2010. Direção: Pedro Caldas, Ivan Ferreira e Gabriel Ranzani.
Cine Olido. Dia 08, 15h.
SÓ QUEM É SABE O QUE É
São Paulo, 45 min, 2010. Direção: Artur Voltolini, Phydia de Athayde, Ronaldo Bressane.
Cine Olido. Dia 10, 17h.
SEPARAÇÕES
Holanda, 83 min, 2009. Direção: Andréa Seligmann Silva, Mieke Bal.
Cine Olido. Dia 12, 15h.
BELAIR
São Paulo, 80 min, 2009. Direção: Noa Bressane, Bruno Safadi.
Cine Olido. Dia 12, 19h30.
AQUI, DOIDO VARRIDO NÃO VAI DEBAIXO DO TAPETE
Rio de Janeiro, 87 min, 2010. Direção: Rodrigo Séllos, Rená Tardin.
Cine Olido. Dia 13, 15h.
NAS RODAS DO CHORO
Rio de Janeiro, 50 min, 2009. Direção: Milena Sá.
Cine Olido. Dia 13, 17h.
CAMINHONEIROS
São Paulo, 52 min, 2007. Direção: Rodrigo Meirelles, Patricia Oriolo, Juarez Malavazzi Jr.
Cine Olido. Dia 14, 17h.
BEXIGA/SAMBA
São Paulo, 65 min, 2006. Direção: Tommy Pietra, Fernando Coimbra.
Cine Olido. Dia 14, 19h30.
PRÉ-ESTRÉIA: “LUTO COMO MÃE”
Documentário, Rio de Janeiro, 70 minutos, 2009. Direção: Luis Carlos Nascimento. Após exibição, haverá um debate com a presença de Marilene Lima (Mãe de Acari), Luis Carlos Nascimento (Diretor). +16 anos. Grátis. Cine Olido. Dia 18, 19h30.
GUIDABLE – A VERDADEIRA HISTÓRIA DO RATOS DE PORÃO
Documentário, São Paulo, 120 minutos, 2009. Direção: Fernando Rick, Marcelo Appezzato. +16 anos. R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia). Cine Olido. Dia 19, 15h, 17h e 19h30; Dia 20, 15h, 17h e 19h30; Dia 21, 15h, 17h e 19h30.
Endereços:

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Av. Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros. Zona Oeste.
Tel. (11) 3082-5023 e 3063-3064
Próximo da Praça Benedito Calisto.
Atendimento: seg a sex, das 8h às 17h; sáb, das 9h às 16h

Biblioteca Cora Coralina
Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 – Guaianases. Zona Leste.
Tel. (11) 2557-8004
Atendimento: seg a sex, das 9h às 17h; sáb, das 9h às 16h; dom, das 10h às 15h

Biblioteca Érico Veríssimo
Rua Diógenes Dourado, 101, Cohab Parada Taipas. Zona Norte.
Tel. (11) 3972-0450
Atendimento: seg a sex, das 8h às 17h; sáb, das 9h às 16h

Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
Rua Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo. Zona Leste.
Tel. (11) 2943-5255
Atendimento: seg a sex, das 8h às 17h; sáb, das 9h às 16h

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte.
Tel.: (11) 3984-2466
Próximo ao Terminal de Ônibus Vila Nova Cachoeirinha
Atendimento: ter a sáb, das 10h às 20h; dom e feriados, das 10h às 18h.

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. Centro.
Tel.: (11) 3397-4002
Próximo da estação Vergueiro do metrô.
Atendimento: ter a dom, das 10h às 22h
Galeria Olido
Av. São João, 473. Centro.
Tel.: (11) 3331-8399 e 3397-0171
Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.
Atendimento (espaço expositivo): ter a dom, das 13h às 20h.

Assessoria de Imprensa Outubro Independente
Cartaz Comunicação
Leandro Matulja/ Letícia Zioni/ Sandra Calvi
www.agenciacartaz.com.br

Informações para Imprensa:
Andressa Rocha (+55 11) 3871-3030 ramal 201

andressa@agenciacartaz.com.br


Semana cultural da Biblioteca Pública comemora a passagem do Dia do Idoso



Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 27 de setembro, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel dedica sua programação cultural gratuita de setembro a oficinas, palestras e atividades lúdicas para a Terceira Idade
Todos estão convidados para comemorar a passagem do Dia do Idoso, a partir de terça-feira, 28 de setembro, na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, equipamento vinculado a Secretaria da Cultura do Estado.


As atividades deste dia englobam a exposição de manchetes de jornais e revistas (de 8h às 21h), aula de ginástica para a Terceira Idade (14h) e visita guiada com o grupo Dona Zefinha pelos diversos setores da Biblioteca. Estas ações fazem parte da programação cultural gratuita que é oferecida todos os meses na BPGMP, sempre na última semana do mês.


Na terça-feira, a terceira idade pode participar ainda da oficina Contando a sua História, às 16h, ministrada pela professora doutora Ana Maria Sá. Para os mais jovens, a partir das 14h tem oficina de minilivros e contação de histórias com Guto Machado. Na quarta-feira, dia 29, as crianças são convidadas a participar de uma contação de histórias sobre o tempo dos avós, com Aretusa Maia. Também às 14, tem visita guiada e uma discussão sobre acessibilidade cultural no setor braile.


A programação gratuita segue até a quinta-feira, dia 30. Neste dia, acontece a conversa "O saber e fazer literário no Ceará", com escritores cearenses: Pedro Salgueiro, Nilton Maciel e Airton Monte e também a apresentação teatral: "Olha o Olho do Menino" com Grupo Brincoleiros no Setor Infantil.



PROGRAMAÇÃO CULTURAL BIBLIOTECA PÚBLICA GOVERNADOR MENEZES PIMENTEL SETEMBRO 2010


28/09/10 - Terça- Feira ( Homenagem ao dia do Ancião) 08h às 21h- Exposição de manchetes de jornais e revistas que relatam fatos sobre a Imprensa 14h - Aula de Ginástica para Melhor Idade no Salão de Eventos 14h30 - Visita Guiada com o Grupo Dona Zefinha pelos Setores da Biblioteca Pública 15h30 - Coffee Break no Salão de Eventos 16h - Oficina "Contando a sua história" com a Profª doutora Ana Maria Sá 14h - Oficina de Mini Livros no Setor de Encadernação 14h - Contação de História com Guto Machado no Setor Infantil


29/09/10 - Quarta- Feira 08h às 21h - Exposição de manchetes de jornais e revistas que relatam fatos sobre a Imprensa 14h - Contação de História: "Histórias do tempo da vovó" com Aretusa Maia no Setor Infantil 14h - Visita Guiada Aos Setores da BPGMP 14h - Acessibilidade Cultural no setor Braille


30/09/10 - Quinta- Feira 08h às 21h - Exposição de manchetes de jornais e revistas que relatam fatos sobre a Imprensa 14h - "O saber e fazer literário no Ceará", mesa redonda com escritores cearenses: Pedro Salgueiro, Nilton Maciel e Airton Monte (Salão de Eventos) 14h - Apresentação Teatral: "Olha o Olho do Menino" com Grupo Brincoleiros no Setor Infantil 14h - Visita Guiada Aos Setores da BPGMP



Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel


Av. Presidente Castelo Branco, 255, Centro Fone: (85) 3101.2548 (Raquel Lima) Informações e sugestões: bibliotecacultural@secult.ce.gov.br


Coordenação de Comunicação - Secult (85) 3101-6761 / 3101-6759 twitter.com/secultceara
www.secult.ce.gov.br

segunda-feira, 27 de setembro de 2010


Editais e Concursos :

PROMIC
Patrocínio cultural para a cidade de Londrina
Inscrições abertas entre 21 de agosto e 30 de outubro
www.londrina.pr.gov.br


Concurso de Poesia do SINTEPE
www.sintepe.org.br
www.interpoetica.com


Bienal Internacional de Música Contemporânea
www.funarte.gov.br



CONCERTO no interior da IGREJA DA CANDELÁRIA - Rio de Janeiro

Pça. Pio X, centro



v 6 de outubro, quarta-feira, às 18 :30 h

Duo Pianístico da UFRJ

Maria Helena de Andrade e

Sonia Maria Vieira

Piano a quatro mãos



Homenagem aos 200 anos do nascimento de Schumann em

comemoração à Data Nacional da

República Federativa da Alemanha



Apoio: Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro



Obras de Schumann











Realização



IRMANDADE DO SS. S. DA CANDELARIA





Projeto Candelária – XVI Temporada



CONCERTOS no interior da IGREJA DA CANDELÁRIA - Rio de Janeiro



Objetivando participar do processo de revitalização do centro histórico da cidade, a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária criou, em 1992, o Projeto Candelária, inicialmente promovendo exposições fotográficas e de cartofilia. Entrou, a seguir, na área musical, passando, em 16 de agosto de 1995, a apresentar, regularmente, concertos de música erudita.



Há séculos que a arte musical está presente na igreja da Candelária. Alberto Nepomuceno foi o regente de grande orquestra e coro, nas solenidades da inauguração do novo templo, em 1898, após 123 anos de construção. Foi ali que se realizou o grande concerto em homenagem aos chefes de estado participantes da Rio-92. E Igor Stravinsky regeu, na nossa igreja, em 1963, a sua Missa em Louvor de João XXIII.



O Projeto Candelária veio tornar regulares os tradicionais, mas intermitentes concertos. Hoje, os eventos acontecem, normalmente, às 18:30 horas, em duas quartas-feiras de cada mês, entre março e dezembro. Ocasionalmente, são realizados em outros dias, para atender ao calendário de artistas estrangeiros que nos visitam, o que já nos levou a apresentar sete concertos em um só mês.



As candidaturas de artistas que desejam apresentar-se na Candelária, surgem das mais diversas partes do mundo. Países dos cinco continentes já trouxeram sua arte à nossa igreja. A Comissão Artística que, voluntariamente, assessora a Irmandade, avalia os currículos e propõe a programação do ano seguinte.



Periodicamente, são distribuídos comunicados para as editorias culturais, o que tem proporcionado excelente e continuada divulgação.



O Projeto Candelária, já na décima sexta temporada ininterrupta, realizou mais de 360 eventos, para mais de 150.000 espectadores, o que resulta na média de mais de 400 pessoas por apresentação.



Há a ressaltar que, em algumas ocasiões, a igreja fica superlotada, com mais de mil espectadores. Inúmeras autoridades, entre as quais ministros, governadores e prefeitos, têm prestigiado nossos concertos. Várias representações diplomáticas procuram a Irmandade, para comemorarem, com concertos abertos ao público, as suas festas nacionais.
SITES E BLOGS DE LITERATURA E CULTURA :

www.emersonmaciel.com.br

www.traposevinyl.blogspot.com

www.embuscadosmisteriosbiblicos.blogspot.com

www.deniseteixeiraviana.com

www.poetasdeguarulhos.blogspot.com


www.beneditocglima.blogspot.com


www.beneditocglima-arteculturanojardim.blogspot.com


www.recantodasletras.com.br


www.trovaspoemasfotosefatos.blogspot.com


www.vetorcultural.com


www.myspace.com/sospoema2


www.silencio-interrompido.blogspot.com


www.omundocircundante.blogspot.com


www.memorialpernambuco.com.br


www.musicadepernambuco.pe.gov.br


www.plataforma.paraapoesia.nom.br


www.interpoetica.com


www.decaracomapoesia.blogspot.com


www.softwarelivre.org


www.cidadaosdomundo.blogspot.com


www.osnonatos.com


www.tvu.ufpe.br


www.livrariamundoespirita.com.br


www.samanthabareu.blogspot.com


www.mulheressobdescontrole.blogspot.com


www.versosdefalopio.blogspot.com

NOTAS CULTURAIS :



a) A Galeria francesa Daniel Templon expõe até 30 de outubro, obras e instalações do artista Anthony Caro, na exposição intitulada" Upright Sculptures". A mesma galeria recebe até 9 de outubro a exposição " FACE-OFF ( AFTER KUNIYOSHI), com telas de Anju Dodiya.

Veja as imagens e mais detalhes no site :

www.danieltemplon.com




b) O jornal Mensageiro da Poesia, nº 286, de setembro traz interessantes informações sobre o trabalho musical e institucional de Aldo Moraes. Coordenado pelo poeta Sinésio Cabral, de Fortaleza ( CE ), o informativo é um importante divulgador da nova poesia brasileira.




c) Recebo carta do poeta gaúcho Larí Franceschetto em que agradece a publicação do seu poema Paralelos no Informativo Arte Brasil XVII. Larí é um grande amigo e importante poeta brasileiro, colaborador do Jornal O Estafeta ( RS) e que tem se destacado com uma obra moderna e vencedor de concursos nacionais de literatura.
Leia o poema Franciscanos, de Larí :

" Nem carro novo
nem abrigo novo
nem sapato novo
sim, rio limpo
onde eu limpe
as mãos ensangüentadas
- sempre prontas -
para um poema novo.

Lua, lua cheia
flauta alucinada
banhem de sonho
adormecidos corações
tempo sem trincheiras
flor-de-laranjeira
alimentem de amanheceres
escuros caminhos.

Quero moinhos
abastecidos
de mim ! "


d) Show Bon Jovi, da tournée The Circle Tour
6 de outubro
Estádio do Morumbi ( Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 )




e) O Festival de Cinema do Rio, apresenta até 7 de outubro, uma mostra do cinema contemporâneo premiado pelo mundo em 2010.

Marca também a volta, 20 anos depois, de Arnaldo Jabor, na direção de” Suprema Felicidade”, em que o cineasta demonstra certo saudosismo com um certo Brasil do passado e presta homenagem ao espírito carioca.

A programação completa está em : www.festivaldorio.com.br

Anne Rocha, catarinense


EXPOSIÇÃO: Cor, Luz e Harmonia

Apresenta obras abstratas, com cores fortes e composições carregadas de energia plástica. Ativa participante de salões, mostras e exposições, detêm vários prêmios, o que traduz seu marcante talento nas artes plásticas.

Suas obras são voltadas para que o seu significado esteja no sentimento que traduz a sensibilidade contida na imaginação de cada um.

Participou da Oficina da Ilustradora Dulce Nascimento, e a Oficina do Professor Bernardii.

É filiada à Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo - FALASP Cadeira 17, patronímica Willy Zumblick.

Medalhas " Mérito Cultural Tomé de Souza ", " Mérito Histórico pero Vaz de Caminha " e a " Honraria Ana Neri ", outorgadas pelo Presidente da FALASP, Conde Thiago de Menezes.

Possui obras em acervos como no Museu Histórico do Exército e Forte Copacabana, Museu Naval - DPHDM, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, Casa Histórica do Marechal Deodoro da Fonseca e Clube Militar, Rio de Janeiro - Brasil.

Exposição Coletiva de Pintura Óleo sobre tela - Furnas Centrais Elétricas S.A - RJ -1995.

Participação no Calendário Anual de 2009 da Eletrobrás Termonuclear S.A - Angra dos Reis (RJ). Exposições Coletivas de Pintura Aquarela sobre papel - Ilustração Botânica, realizada pela Eletrobrás Termonuclear, no Espaço Cultural de Angra dos Reis e Rio Claro, na Casa da Cultura de Paraty (RJ) e no Espaço Cultural Lavapés – Cunha(SP) - 2009

Exposição Coletiva “ Aquarelas Botânicas do Caminho do Ouro”, no Espaço Cultural Lavapés – Cunha(SP) - 2009

Primer Encuentro Internacional de Arte Argentina Brasileiro - Centro Cultural Borges - Galerias Pacífico - Buenos Aires - 2009.

Exposição Individual " Contemplação e Imaginação" - Espaço Cultural da Eletrobrás Termonuclear - Eletronuclear , de Angra dos Reis (RJ) - 2010

Arte Latino Americano em El Bicentenário – Centro Borges – Galerias Pacifico –Buenos Aires – 2010

Salões de Artes Plásticas, dentre eles:

Museu Histórico do Exército e Forte Copacabana – 2009

Museu Naval – DPHDM – Diretoria do Patrimônio e documentação da Marinha - 2009

Academia Militar das Agulhas Negras - 2009

Casa Histórica do Marechal Deodoro da Fonseca – 2009

Centro Cultural do Palacete Laguna – 2009

Museu Histórico do Exército e Forte Copacabana Convidada de Honra – Promoteur das Artes Plásticas - 2010

Biblioteca do Exército – Palácio Duque de Caxias Convidada de Honra - Promoteur das Artes Plásticas - 2010

_____________________________________________________



Ainda na agenda de 2010

Centro Cultural do Clube Militar Av. Rio Branco 21 de setembro a 08 de outubro

Universidade Candido Mendes - Galeria Camarista Meyer

2º Encuentro Internacional de Arte Argentina Brasileiro
Museo Maritimo em Ushuaia – Argentina Dezembro

______________________________________________________

Anne Rocha (21) 8400-0000

Ass. de Imprensa Rildo Costa 21 9938-5538

E-mail:annerocha.contato@gmail.com

www.annerocha.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010



NOTAS CULTURAIS


a) Celita Procópio de Carvalho, presidente do conselho curador da FAAP, comemorou os 50 anos do Museu de Arte Brasileira com a abertura de duas exposições : " Memórias Reveladas' e " Tèkhne".



b) Lançamentos :

Livro Uma longa e Deliciosa Viagem, a história do queijo no Brasil; de João Castanho Dias

Livro USP e a invenção da propaganda 40 anos depois; do Dr Victor Aquino



c) Exposição do artista norte-americano Fred Sandback : O espaço nas entrelinhas
Instituto Moreira Salles ( Rua Piauí, 844 Higienópolis São Paulo SP )
Atyé 24/10
Entrada Franca
Exposição de Nuno Ramos no MAM Rio e na Bienal de São Paulo, que abre ao público em 25/9



d) Morre o músico Francisco Ribeiro, violoncelista e fundador do importante grupo português Madredeus, que esteve várias vezes no Brasil e que por aqui tem muitos fãs. O grupo surgiu em 1985 e foi uma das renovações da música portuguesa, no final do século XX.
ROTEIRO DA POESIA
Rio de Janeiro - Capital da Poesia

SESSÕES LITERÁRIAS - SOBRAMES/RJ - última terça-feira do mês, das 18:30 às 20:30h, no auditório do subsolo do CREMERJ, Praia de Botafogo, 228. Coordenação de Juçara Valverde - Pres.(apperjiana). Informações pelo e-mail: Saiba mais');"jucarvalverde@gmail.com ou Saiba mais');"janeflora@gmail.com

CLUBE DOS POETAS DA ILHA DO GOVERNADOR - 2ª e última quarta-feira do mês, a partir das 20h, entrada franca, Lona Cultural Municipal Renato Russo, no Parque Poeta Manuel Bandeira s/n. Coordenação: Marcelo Mendes. Poetas, compositores, músicos se apresentam. Acesse Saiba mais');"http://clubedospoetasdailhadogov.blogspot.com:80/ Informações pelo tel: (21) 9853-4556 ou e-mail:Saiba mais');"marcelo.mendess@gmail.com

XXI CONCURSO DE POESIA - ALAP - inscrições até 30/09/2010, enviar para Rua Santa Amélia, 88/1011, Tijuca, 20260-030, A/C Eliane Mariath - presidente da ALAP (app). Resultado e premiação 13/12/2010, 15h, no auditório da CONFALB/FALARJ, Rua Teixeira de Freitas, 5/3º. Informações pelo e-mail:Saiba mais');"alap.rj@ig.com.br

CÓDIGO DE BARRAS - projeto Tardes Culturais, Sec Municipal de Cultura/RJ em parceria a OFICINA Editores (25 anos), Sérgio Gerônimo conversa na Biblioteca Muinicipal do Leblon sobre o seu livro de poesia, 15h, dia 25 de agosto. Mais informações pelo e-mail Saiba mais');"oficinaeditores@oficinaeditores.com.br


Pelo Brasil afora
XVII PRÊMIO CIDADE DE CONSELHEIRO LAFAIETE - a ACLCL - Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette promove o XVII Concurso Literário Internacional, categorias: POEMA; SONETO; crônica e conto. Inscrições até 30 de setembro, para a Caixa Postal 111, Conselheiro Lafaiete/MG, 36400-000. Existe taxa de inscrição. Resultado dia 30 de outubro, pelo site Saiba mais;"www.aclcl.org Mais informações pelo e-mail:Saiba mais')"aclclafayette@gmail.com

DOMINGO DIVERSUS - sarau poético autoral com varal de versos, último domingo do mês, 18h, na Casa da Cultura e Cidadania de Vila Velha, Rua Vasco Coutinho, s/n° - Barra do Jucu, Vila Velha/ES. Entrada franca. Apoio: PMVV. Contato: Horacio Xavier, Giseli Suave e Lourdes Guerra. Mais informações pelos tel: (27) 3033-5713 / 8837-3549 ou e-mail:Saiba mais');"saraudomingodiversus@gmail.com ou Saiba mais')" casadaculturabj@hotmail.com


PRÊMIO INTERNACIONAL POESIA AO VÍDEO - promovido pelo Instituto Maximiano Campos (IMC). A iniciativa tem como objetivo estimular aprodução e interpretação de poemas, inéditos ou não, utilizando o vídeo como plataforma, estabelecendo um diálogo entre a literatura e mídias digitais. No total, serão No total, serão distribuídos R$ 9.000,00 em premiação para os três primeiros colocados, mais passagens e hospedagens para a FLIPORTO, que será palco das premiações. As inscrições devem ser feitas no site Saiba mais');" www.fliporto.net . Lá os participantes deverão preencher o formulário de inscrição e em seguida enviar o vídeo para o e-mail: Saiba mais');"ppv_envio_video@fliporto.net .


OFICINA recomenda

VI CONCURSO DE TROVA - ALAP - inscrições até 30/09/2010, enviar para Rua Santa Amélia, 88/1011, Tijuca, 20260-030, A/C Eliane Mariath - presidente da ALAP (app). Resultado e premiação 13/12/2010, 15h, no auditório da CONFALB/FALARJ, Rua Teixeira de Freitas, 5/3º. Informações pelo e-mail:Saiba mais')" alap.rj@ig.com.br

Abraços.
Sérgio Gerônimo
Editor-chefe OFICINA

www.oficinaeditores.com.br
www.quandochovervoutetelefonar.blogspot.com
www.sgconversaproibidafmd.blogspot.com
www.sergiogeronimo-delgado.blogspot.com
www.sociedadedospoetasamigos.blogspot.com
www.apperj.com.br
www.uberj.org.br

quinta-feira, 16 de setembro de 2010


SOBRE O ARTISTA WESLEY DUKE LEE


Wesley Duke Lee morreu no domingo, dia 12 de setembro de 2010, vítima de broncoaspiração e parada cardíaca, aos 78 anos de idade.
Importante divulgador e artista do conceito pop art, nasceu em São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1931.
Neto de norte-americanos e portugueses, Wesley iniciou seus estudos no curso de desenho livre do MASP, em 1951. No ano seguinte embarca para os Estados Unidos estudar na Parson's School of Design e no American Institute of Graphic Arts, em Nova York, até 1955, entrando em contato com a obra de Robert Rauschenberg, Jasper Johns e Cy Twombly, e a Arte Pop em geral. Voltando ao Brasil abandona a carreira publicitária e estuda pintura com Karl Plattner, acompanhando-o à Itália e Áustria, até 1960. Também viaja a Paris, tendo aulas na Académie de la Grande Chaumière e o ateliê de Johnny Friedlaender.
Depois de voltar ao Brasil, em 1963, inicia trabalho com jovens artistas e realiza, no João Sebastião Bar, em São Paulo, O Grande Espetáculo das Artes, um dos primeiros happenings do Brasil. Com Maria Cecília, Bernardo Cid, Otto Stupakoff e Pedro Manuel Gismondi, além de outros, procura formar um grupo dedicado ao Realismo Mágico. Participou também, em 1966, da fundação do Grupo Rex, que perdurou até 1967.

terça-feira, 14 de setembro de 2010



ATOR KEVIN McCARTHY


O ator americano Kevin McCarthy, um dos veteranos de Hollywood imortalizado pelo filme "Vampiros de Alma", morreu no sábado, 11 de setembro, aos 96 anos, informou o "Los Angeles Times" no domingo.

O ator morreu por causas naturais no hospital Cape Cod, em Massachusetts, publicou o jornal.

Kevin McCarthy, nascido em 1914 em Seattle, atuou em cerca de 50 filmes, em várias séries de televisão e peças de teatro.
Estreou na Broadway no fim dos anos 1930 e foi um dos fundadores da escola de interpretação Actors Studio em Nova York.

Em 1949, interpretou Biff Loman em "A Morte do Caixeiro Viajante", e dois anos mais tarde interpretou o mesmo papel na adaptação cinematográfica da obra. Sua atuação nesse filme, dirigido por László Benedek, rendeu a ele uma indicação ao Oscar em 1951 e o Globo de Ouro.

Mas foi seu papel como o doutor Miles Bennell em "Vampiros de Alma", de Don Siegel (1956), que o levou à fama.
O filme, que retrata a história de moradores de um pequeno povoado americano que perdem sua identidade e começam a se comportar como seres sem emoções ou sentimentos, foi uma obra cultuada em plena Guerra Fria, e é hoje considerada uma obra-prima entre os filmes de terror e ficção científica.

Kevin McCarthy também atuou em "Os Desajustados", de John Huston (1961), e "Piranha", de Joe Dante, em 1978.

O ator participou de algumas séries de televisão como "Além da Imaginação" e "Flamingo Road"
.


Lista completa dos ganhadores do Festival de Veneza

Leão de Ouro para Melhor Filme
"Somewhere", de Sofia Coppola

Leão de Prata para Melhor Diretor
Álex de la Iglesia, por "Balada Triste de Trompeta"

Prêmio Especial do Júri
"Essential Killing", de Jerzy Skolimowski

Coppa Volpi para Melhor Ator
Vincent Gallo, por "Essential Killing"

Coppa Volpi para Melhor Atriz
Ariane Labed, por "Attenberg"

Prêmio Marcello Mastroianni para Melhor Atriz Jovem
Mila Kunis, por "Black Swan"

Osella para Melhor Fotografia
Mikhail Krichman, por "Silent Souls (Ovsyanki)"

Osella para Melhor Roteiro
Álex de la Iglesia, por "Balada Triste de Trompeta"

Leão Especial para o conjunto da obra
Monte Hellman

Leão do Futuro (Luigi de Laurentiis) - Prêmio para Filme de Estreia
"Cogunluk (Majority)", de Seren Yüce
Mostra Horizontes

Melhor Longa-metragem
"Verano de Goliat", de Nicolás Pereda

Prêmio Especial do Júri
"The Forgotten Space", de Noël Burch e Allan Sekula

Melhor Curta-metragem
"Coming Attractions", de Peter Tscherakassky

Melhor Média-metragem
"Tse (Out)", de Roee Rosen

Menção Especial
"Jean Gentil", de Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas

Prêmio Contracampo Italiano
Melhor Filme
"20 Sigarette", de Aureliano Amadei

Menção Especial ao ator Vinicio Marchioni, de "20 Sigarette"
Prêmio Persol 3-D ao filme mais criativo dessa tecnologia
"Avatar", de James Cameron, e "Como Treinar Seu Dragão", de Chris Sanders e Dean Deblois.

EXPOSIÇÃO " PONTO DE EQUILÍBRIO "



Curadoria : Agnaldo Farias e Jacopo Crivelli Visconti

Mostra Coletiva com artistas que atuam desde a década de 1970


Instituto Tomie Othake
Av Faria Lima, 201 São Paulo SP


Abertura : 20 de setembro de 2010 as 19 horas

Até 14 de novembro

Mais : www.institutotomieothake.org.br

instituto@institutotomieothake.org.br


CLAUDE CHABROL


Claude Chabrol, um dos mais proeminentes cineastas franceses e pioneiro do estilo Nouvelle Vague que revolucionou o cinema da França, morreu no domingo, dia 12 de setembro, aos 80 anos, segundo a Prefeitura de Paris. As causas da morte não foram divulgadas.
Chabrol, considerado um dos produtores-chave da cinematografia francesa, nasceu em 24 de junho de 1930. Ele foi diretor, produtor e crítico do "Cahiers du cinéma".
Entre os filmes de Chabrol estão alguns dos mais destacados do cinema francês, como "Nas Garras do Vício", "Violette Nozière", "O Açougueiro" e "A Teia de Chocolate".
Crítico de cinema, assim como Godard e Truffaut, da então influente revista Cahiers du Cinema, seu primeiro filme foi considerado um dos percussores da Nouvelle Vague em 1958. No ano seguinte, ele ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim por Os Primos.
Chabrol foi indicado duas vezes para a Palma de Ouro de Cannes, por Violette (1978) e Frango ao Vinagrete (1985).
Em 2009, ele dirigiu "Bellamy" e suas últimas obras foram dois capítulos de "Au siècle de Maupassant: Contes et nouvelles du XIXème siècle".
Um tema recorrente em seus filmes é a tensão entre a chamada repressão burguesa e alguma expressão de violência que se forma por baixo da superfície.
A notícia de sua morte foi recebida com pesar pelo mundo cultural francês. "Toda vez que um diretor desaparece, um jeito particular de olhar o mundo e expressar nossa humanidade é perdido para sempre", disse a Associação de Diretores de Cinema da França, em comunicado.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010


GIANFRANCESCO GUARNIERI

" Me recordo de duas ou três imagens iniciais com relação à memória afetiva que tenho do ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieiri: o filme Eles não usam black-tie, sua foto na capa do disco “Botequim”, com Toquinho ( que acho é de 1973) e seu personagem na novela Jogo da Vida, de Sílvio de Abreu, em 1981/82. Aos poucos, descobri que além do grande ator, estavam presentes, diante de nós, brasileiros, o homem militante e o dramaturgo que marcou época. Vamos conhecer um pouco da história e da vida de Guarnieri" Aldo Moraes

Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Martinenghi de Guarnieri (Milão, 6 de agosto de 1934São Paulo, 22 de julho de 2006) foi ator, diretor, dramaturgo e poeta ítalo-brasileiro, foi um artista de destaque no Teatro de Arena de São Paulo e sua mais importante obra foi Eles Não Usam Black-Tie.

Por conta do fascismo que tomava conta da Itália, seus pais, o maestro Edoardo Guarnieri e a harpista Elsa Martinenghi, decidiram vir para o Brasil em 1936 e se estabeleceram no Rio de Janeiro.

No dia 2 de junho de 2006 gravava no Teatro Oficina a telenovela Belíssima, da Rede Globo, em que interpretava o personagem Pepe, e sentiu-se mal, tendo sido internado no Hospital Sírio-Libanês, onde veio a falecer de insuficiência renal crônica, cinqüenta dias depois, no dia 22 de julho.

Biografia

No início dos anos 1950, a família se mudou para São Paulo. Líder estudantil desde a adolescência, Guarnieri começou a fazer teatro amador com Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) e um grupo de estudantes de São Paulo, e em 1955 criaram o Teatro Paulista do Estudante, com orientação de Ruggero Jacobbi. No ano seguinte, o TPE uniu-se ao Teatro de Arena de São Paulo, fundado e dirigido por José Renato. Dessa fusão resultou o Teatro de Arena, que se celebra como grande marco da dramaturgia nacional comprometida com os interesses populares.

Teatro

Sua peça de estréia, como dramaturgo, foi Eles Não Usam Black-Tie, encenada em 1958 pelo Teatro de Arena. A direção foi de José Renato e o elenco contou com grandes talentos que começavam a despontar no teatro brasileiro, como o próprio Guarnieri (no papel de Tião), com a estréia profissional de Lelia Abramo (Romana), Miriam Mehler (Maria), Flavio Migliaccio (Chiquinho), Eugênio Kusnet, (Otávio), Francisco de Assis (Jesuíno), Henrique César (João), Celeste Lima (Teresinha), Riva Nimtz (Dalva) e Milton Gonçalves (Bráulio).

Programada para encerrar o trabalho do grupo, que vivia uma crise financeira, alcançou sucesso imenso, sendo um dos marcos da renovação do teatro brasileiro da época. A peça, o autor e o elenco foram premiados pelo então governador de São Paulo, Jânio Quadros, e o Arena foi salvo da crise financeira que há tempos assolava o grupo. Paralelamente, o diretor Roberto Santos dava o pontapé inicial no Cinema Novo com o filme O Grande Momento, protagonizado por Guarnieri e Miriam Pérsia, um clássico do nosso cinema.

Atento a isso, o diretor Sandro Polloni encomendou uma peça a Guarnieri para ser encenada pela companhia de Maria Della Costa, esposa de Sandro e de cuja companhia teatral ele era o diretor. Guarnieri saiu do Arena por um tempo para poder realizar esse trabalho com Maria Della Costa e em 1959 veio à luz Gimba, Presidente dos Valentes. Era o primeiro trabalho de Guarnieri em palco italiano e a direção ficou a cargo de Flávio Rangel. Levava à cena de maneira pioneira a realidade dos morros cariocas, em forma de musical, inspirando-se em parte na sua própria experiência de vida. A encenação foi espetacular e a peça passou os meses seguintes excursionando pela Europa, sendo apresentada no Festival das Nações, na França.

A Semente estreou em 1961 no TBC e também contou com a direção de Flávio Rangel. A peça, de cunho abertamente político e inteiramente fora dos padrões do TBC, abordava de forma contundente a militância comunista, criticando tanto os métodos da direita quanto da esquerda. Embora contasse com atores consagrados (como Leonardo Villar, Cleyde Yáconis, Stênio Garcia e Natália Timberg, além do próprio Guarnieri, entre outros), fosse uma montagem grandiosa e contasse com o aval da crítica, a peça teve problemas homéricos com a censura, o que acabou esfriando o interesse dos freqüentadores do então chamado "Templo Burguês do Teatro Paulista" e a peça saiu rapidamente de cartaz. Nesse mesmo ano, ainda no TBC, Guarnieri participou de duas montagens de Flávio Rangel: Almas Mortas, de Gogol e a primeira montagem de A Escada, de Jorge Andrade.

Em 1962 ele volta para o Arena, não só como ator e autor, mas como sócio proprietário. José Renato se alternava entre vários trabalhos no Rio e em São Paulo, e o Teatro de Arena acabou se tornando uma sociedade entre Guarnieri, Augusto Boal, Paulo José, Juca de Oliveira e o cenógrafo Flávio Império. Juntos, eles participaram de várias peças nessa nova fase, como A Mandrágora, de Maquiavel (1962) e O Melhor Juiz, o Rei, de Lope de La Vega (1963).

O Filho do Cão, de 1964, primeiro texto de Guarnieri desde A Semente, tratava da questão do misticismo religioso e da reforma agrária já em um turbulento contexto político (ano do Golpe Militar). A partir desse momento, sua carreira, como a de todos os intelectuais ideologicamente filiados à esquerda, passou por momentos difíceis. Opta então por utilizar uma linguagem metafórica e alegórica que tomaria corpo em montagens como os musicais Arena conta Zumbi, tendo como destaque a música Upa Neguinho com parceria de Edu Lobo e Arena conta Tiradentes, feitos em parceria com Augusto Boal. Na década seguinte daria prosseguimento a esse estilo em peças como Castro Alves Pede Passagem 1971 e principalmente Um Grito Parado no Ar (1973) (que encenava as dificuldades da classe artística naquele período) e Ponto de Partida (1976) (onde utilizava uma vila da Idade Média como pano de fundo para focalizar a repressão a partir da morte do jornalista Wladimir Herzog), pontos capitais do teatro brasileiro nos anos 70.

Na década de 80, sua carreira como autor de teatro se tornaria cada vez mais esparsa, lançando poucos textos. Em 1988 escreveu Pegando Fogo Lá Fora; em 1995 viria A Canastra de Macário, que é o momento em que sua saúde lhe dá o primeiro susto, com um aneurisma na aorta. Em 1998 escreve com o filho Cláudio a peça Anjo na Contramão e sua última peça foi A Luta Secreta de Maria da Encarnação, realizada em 2001.

Subiu num palco pela última vez no dia 15 de agosto de 2005 (no mesmo Teatro Maria Della Costa onde 46 anos antes apresentara a peça "Gimba"). Fez o papel de Marcelo Belluomo na gravação da peça "Você tem medo do ridículo, Clark Gable?", de Analy Alvarez, com direção de Roberto Lage, para o programa Senta que lá vem comédia da TV Cultura. O programa contou com a participação das atrizes Arlete Montenegro, Sônia Guedes,André Latorre, Neuza Velasco e o ator Luiz Serra, e foi ao ar no dia 24 de setembro do mesmo ano.

Escreveu, em 1960, o libreto da ópera Um Homem Só, de Camargo Guarnieri.

Foi parceiro musical de compositores como Adoniran Barbosa, Carlos Lyra, Edu Lobo, Toquinho e Sérgio Ricardo.

Televisão

A partir do final dos anos 50, passou a conciliar sua bem-sucedida atividade no Teatro com uma presença cada vez maior na televisão e no cinema. Virou, assim, um dos nossos melhores e mais populares atores. Em TV, atuou em novelas como A Muralha (1968) e Mulheres de Areia (1973-74), ambas de Ivani Ribeiro, Éramos Seis (1977), Jogo da Vida (1981-82), Cambalacho (1986), Rainha da Sucata 1990 e A Próxima Vítima (1995), todas de Sílvio de Abreu, Sol de Verão (1982-83), de Manoel Carlos, Vereda Tropical (1984-85), de Carlos Lombardi, Mandala (1987-88), de Dias Gomes e Que Rei Sou Eu? 1989, de Cassiano Gabus Mendes, além de minisséries como Anos Rebeldes 1992, de Gilberto Braga e Incidente em Antares 1994, de Nelson Nadotti e Charles Peixoto, baseada no livro homônimo de Érico Veríssimo. O público mais jovem provavelmente o reconhece pelo papel do carinhoso e divertido avô Orlando Silva da série juvenil Mundo da Lua (1991-92), escrita por Flávio de Souza.

Cinema

No cinema, além de protagonizar O Grande Momento, também participou de filmes como O jogo da vida 1976, de Maurice Capovilla, Gaijin – os caminhos da liberdade 1980, de Tizuka Yamasaki, Eles Não Usam Black-Tie 1981, de Leon Hirszman (versão para sua peça em que dessa vez interpretou o pai sindicalista), filme que ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza, A próxima vítima 1983, de João Batista de Andrade, Beijo 2348/72 1990, de Walter Rogério e O quatrilho 1995, de Fábio Barreto. Seu último filme foi Contos de Lygia, de 98, em que contracenou com Natália Thimberg sob direção de Del Rangel.

Família

Guarnieri casou-se pela primeira vez em 1956 com a jornalista Cecília Thompson, com quem teve dois filhos, Paulo e Flávio Guarnieri, ambos também atores. Com sua companheira dos últimos 40 anos Vanya Sant'Anna, teve mais três filhos, Cláudio (Cacau), Mariana (que também seguiram carreira teatral) e Fernando Henrique.

Política

Foi Secretário da Cultura da cidade de São Paulo entre 1984 e 1986, durante o governo de Mário Covas. Nessa oportunidade procurou valorizar as ações comunitárias.