quarta-feira, 27 de janeiro de 2010





ELIFAS ANDREATO


22 de janeiro de 2010: o artista gráfico Elifas Andreato completa 64 anos de vida !


E três dias depois, recebe homenagem no município paranaense onde nasceu, a cidade de Rolândia.


Um dos mais originais e destacados artistas brasileiros, é semi-alfabetizado aos 15 anos de idade e trabalhou como operário quando saiu do Paraná para viver em São Paulo. Andreato ficou famoso pelas capas e ilustrações internas da Coleção da Abril Cultural " História da Música Popular Brasileira" no início dos anos 70. Como colecionador de discos de música em geral ( a erudita e a popular brasileira), posso dizer que estas capas me acompanharam pela infância. E em meu emocional, me acompanham até hoje ... É possível dizer que as canções e os temas contidos nos fonogramas não seriam os mesmos sem as ilustrações e as capas de Andreato.


O divisor de águas em sua carreira foi a capa que fez do compositor Paulinho da Viola, em 1973, para o disco Nervos de Aço, em que Paulinho, vivendo momento pessoal difícil, foi retratado chorando. A capa chocou a direção da Gravadora Odeon, mas Paulinho da Viola topou e o trabalho tornou-se célebre na história do disco nacional.


Elifas Andreato recebeu a Ordem do Mérito Cultural, em Brasília, a mais alta condecoração cultural e que é concedida pelo Ministério da Cultura. Em Rolândia, além do Título de Cidadão Honorário, o artista inaugura um Centro Cultural com uma exposição permanente de seu trabalho, numa brilhante e merecedora iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário