Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
terça-feira, 29 de abril de 2025
FILME AINDA ESTOU AQUI VENCE 3 CATEGORIAS NO PREMIO PLATINO
Neste domingo (27), foi realizado o Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano 2025 em Madri, na Espanha. E o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, venceu nas categorias de Melhor Direção (Walter Salles), Melhor Atriz (Fernanda Torres), além de se tornar o primeiro longa brasileiro a conquistar a categoria de Melhor Filme, reafirmando a força do cinema brasileiro no cenário internacional. A obra já recebeu nove prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Filme Internacional.
Outro destaque brasileiro foi a minissérie Senna, que venceu na categoria Melhor Criador de Série, com reconhecimento aos roteiristas e diretores Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patricia Andrade. A série, que narra a trajetória do piloto Ayrton Senna (morto durante o GP de San Marino, no dia 1º de maio de 1994), reforça a qualidade e a potência do audiovisual brasileiro também no formato de séries.
MORRE COMPOSITOR MAURO MOTTA
Morreu neste domingo (27/4) o produtor e compositor Mauro Motta, aos 77 anos. Ele foi parceiro de Raul Seixas e produtor de Roberto Carlos por mais de 10 anos, entre 1984 e 1996. Durante a carreira, Mauro chegou a integrar o grupo Renato e seus Blue Caps, como tecladista. Também atuou como compositor, arranjador e produtor.
Além de ter sido parceiro de Raul Seixas, Mauro está presente em parte da discografia de Roberto Carlos, em músicas como Nosso Amor, Voltei ao Passado, Eu Me Vi Tão Só e Preciso Te Esquecer.
SHOWS E ESPECIAIS DE DRAMATURGIA NOS 60 ANOS DA GLOBO
Grandes nomes da música e dramaturgia brasileira fizeram um espetáculo na noite desta segunda-feira (28) comemorando os 60 anos da TV Globo.
O programa, transmitido ao vivo de uma arena na Zona Oeste do Rio, contou logo no seu início com uma apresentação emocionante de Roberto Carlos, que participou da história da emissora durante 5 das 6 décadas da Globo. Os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos também participaram, lembrando da trajetória de Roberto Marinho.
Programas históricos como o "Cassino do Chacrinha" também foram lembrados, em uma homenagem que foi seguida pelo encontro de Marcos Mion e Luciano Huck. O show teve ainda números divertidos que uniram teledramaturgia e música, como uma cena das vilãs históricas das novelas disputando o protagonismo, em uma esquete que emendava em show de Ivete Sangalo.
segunda-feira, 28 de abril de 2025
THE VOICE KIDS: MORRE AOS 17 ANOS A CANTORA KAREN SILVA
A notícia da morte da jovem cantora Karen Silva, aos 17 anos, abalou o Brasil e trouxe à tona uma dura realidade: o acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC, não escolhe idade. Conhecida por sua participação no The Voice Kids em 2020, Karen faleceu após sofrer um AVC hemorrágico, tipo menos comum e mais grave da condição, causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro. Karen ficou conhecida nacionalmente após participar da edição de 2020 do programa da Rede Globo The Voice Kids. À época, ela fez parte do time do Carlinhos Brown. Na ocasião, ela tinha 12 anos e chegou até a fase das semifinais do reality. Karen era fã da cantora Iza e cantou duas músicas da artista durante a passagem pelo programa: Ginga e Meu Talismã.
Apesar ter ficado nacionalmente conhecida aos 12 anos, Karen ingressou no mundo da música um pouco mais cedo, aos 8 anos.
domingo, 27 de abril de 2025
ÍMPAR: MORRE EDY STAR
Ícone da contracultura, Edy Star morreu aos 87 anos. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista. Ele estava internado em estado grave em São Paulo. Integrante do icônico álbum “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10” (1971), ao lado de Raul Seixas (1945-1989), Miriam Batucada (1946-1994) e Sérgio Sampaio (1947-1994), Edy deixou sua marca como um dos primeiros artistas brasileiros a desafiar abertamente as normas de gênero e comportamento em cena. No final dos anos 1960, Edy iniciou sua transição para os grandes centros culturais do Rio de Janeiro e São Paulo, em busca de novas oportunidades.
Nos anos 1970, envolveu-se em projetos vanguardistas, incluindo o revolucionário álbum “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10”, em parceria com Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada.
Com performances audaciosas que questionavam as normas sobre sexualidade, Edy conquistou o público, se apresentando desde os espaços marginais da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, até as boates sofisticadas da alta sociedade carioca, como a Number One e a Up’s.
sábado, 26 de abril de 2025
PAPA FRANCISCO É SEPULTADO EM ROMA
O funeral do papa Francisco reuniu neste sábado (26/4) cerca de 400 mil pessoas, entre católicos e outros espectadores, membros do clero e chefes de Estado do mundo inteiro.
A cerimônia destacou o trabalho do primeiro pontífice da América Latina em prol dos mais pobres e da paz mundial.
sexta-feira, 25 de abril de 2025
MUNDO ERUDITO: MORRE O MAESTRO E CRAVISTA ROBERTO DE REGINA
O Brasil perdeu hoje, sexta-feira, 25 de abril, uma de suas figuras mais emblemáticas da música clássica: o cravista, maestro, construtor de instrumentos e médico Roberto de Regina faleceu aos 98 anos, em seu sítio em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, de causas naturais.
Nascido em 12 de janeiro de 1927, no Rio, Roberto de Regina foi um dos principais responsáveis pela introdução e difusão da música antiga no país. Sua trajetória é marcada por pioneirismo e dedicação à arte, deixando um legado que moldou gerações de músicos e amantes da música barroca. Roberto de Regina formou-se em medicina, mas dedicou a vida à música, inicialmente como pianista, depois como cravista e regente. Era um apaixonado pelo Barroco.
MORRE ATRIZ LUCIA ALVES
A atriz Lúcia Alves morreu aos 76 anos nesta quinta-feira, 24, após passar dez dias internada em estado grave na Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro. Natural de Belo Horizonte, Lúcia Alves começou a carreira artística no cinema durante a década de 1960. O primeiro filme em que atuou foi Um Ramo para Luísa, de 1965. Quatro anos depois, ela estreou na televisão ao atuar na novela Enquanto Houver Estrelas, da TV Tupi.
Entre os trabalhos de destaque na carreira de Lúcia estão as novelas Irmãos Coragem, Helena, da qual foi protagonista, e Plumas e Paetês. O último trabalho da artista na televisão foi na série República do Peru, da TV Brasil.
quinta-feira, 24 de abril de 2025
segunda-feira, 21 de abril de 2025
MORRE PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS
Um dos papas mais carismáticos da história recente, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos. Francisco havia ficado internado por 38 dias, desde o dia 14 de fevereiro, no hospital Gemelli, em Roma, em virtude de uma bronquite que evoluiu para uma pneumonia bilateral. Um líder que rompeu tradições, aproximou a Igreja dos mais pobres e se tornou um símbolo de diálogo e inclusão, Francisco marcou sua trajetória por gestos de humildade e posicionamentos firmes sobre temas sociais e ambientais.
domingo, 20 de abril de 2025
AOS 74 ANOS MORRE A CANTORA CRISTINA BUARQUE
A cantora e compositora Cristina Buarque, irmã do músico Chico Buarque, morreu neste domingo (20), aos 74 anos. A artista passava por tratamento contra um câncer nos últimos anos, mas a causa oficial da morte não foi confirmada pela família. Cristina Buarque era filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim. Além de Chico, era irmã das cantoras Ana de Hollanda e Miúcha, falecida em 2018.
sábado, 19 de abril de 2025
QUEIMAÇÃO DE JUDAS É EVENTO EM CONDE/BA
A Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do Conde realizaram em 19 de abril, sábado de aleluia um evento com a queimação de Judas seguido de shows musicais. Reunindo milhares de pessoas, distribuição de ovos de páscoa para as crianças, comércio e economia criativa movimentados e, mobilização da equipe cultural o evento teve como ápice a queimação de Judas seguindo uma tradição cristã. Foram evitadas bombas para proteger as pessoas de espectro autista. Após a realização da tradição, o cantor Felipe Cantra ocupou o palco com seu show de sofrencia acompanhado por banda. Na noite de sexta feira santa, a cidade e turistas acompanharam o auto da Paixão de Cristo com o grupo de teatro Fênix.
TEXTO: ALDO MORAES MTB 0010993/PR
Fotos: Pollyanna Sela