Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
segunda-feira, 23 de setembro de 2024
LULA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL PELO COMBATE A FOME
O presidente Lula recebeu nesta segunda-feira (23), um prêmio pelas políticas de combate à fome e à pobreza implementadas durante seus três mandatos na Presidência da República. O reconhecimento foi dado na premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates, em Nova York, nos Estados Unidos.
“A obsessão que eu tenho para tentar cuidar de combater a fome no mundo é exatamente pela minha origem. Eu nasci num estado muito pobre do Nordeste e, com sete anos de idade, a minha mãe teve que se retirar do Nordeste para São Paulo, com oito filhos menores, na perspectiva de fazer os filhos sobreviverem”, ressaltou o presidente Lula no início de sua fala.
Antes de entregar o prêmio ao presidente Lula, o filantropo e fundador da Microsoft, Bill Gates, exaltou a atuação do líder brasileiro no enfrentamento à fome. “Presidente Lula, sua jornada, de uma experiência com fome na infância até se tornar um líder global, é verdadeiramente inspiradora. O seu trabalho nos mostra que todos nós podemos ter a visão que programas concretos podem realmente gerar progressos incríveis para deixar cada criança crescer e prosperar”, declarou Gates.B
FILME AINDA ESTOU AQUI REPRESENTA O BRASIL NA DISPUTA PELO OSCAR
O filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025. A escolha foi comunicada nesta segunda-feira, 23, pela Academia Brasileira de Cinema. O longa, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015
MORRE O PIANISTA OSMAR MILITO
Nascido Osmar Amilcar Milito em São Paulo (SP), cidade onde se iniciou no estudo do piano ao sete anos, Milito floresceu como músico no Rio de Janeiro (RJ), cidade para onde veio morar com 22 anos, onde pôs os pés na profissão – tocando nas boates situadas no lendário Beco das Garrafas – e onde será velado a partir das 12h de amanhã, 24 de setembro, no Cemitério São João Batista, onde o enterro do corpo do músico está previsto para as 15h.
Quando decidiu ser músico profissional aos 16 anos, Osmar Milito já absorvera as informações do be bop, estilo de jazz que conhecera na pré-adolescência através dos discos ouvidos pelo irmão, Hélcio Milito (1931 – 2014), baterista projetado no Tamba Trio.
Em cena desde 1964, ano em que debutou nos estúdios como músico do disco Flora Purim é M.P.M., Osmar Milito deixa álbuns cultuados no universo do jazz brasileiro como ...E deixa o relógio andar (1971) e Nem paletó, nem gravata (1973).
Também compositor e arranjador, o pianista paulistano militou muito na noite carioca, onde virou músico de respeito. Tanto que Milito foi responsável pela admissão do então desconhecido Djavan na noite carioca, em difícil momento da trajetória do compositor alagoano antes da fama.
Em 1974, o músico teve papel fundamental nas orquestrações do álbum A tábua de esmeraldas, um dos títulos mais aclamados da discografia de Jorge Ben Jor.
Antes, nos anos 1960, Osmar Milito pusera o toque do piano em shows de cantoras como Leny Andrade, Maria Bethânia, Nara Leão (1942 – 1989) e Sylvia Telles (1935 – 1966). No exterior, o pianista trabalhou com Sergio Mendes (1941 – 2024) durante dois anos.
A propósito, Osmar Milito morou e trabalhou um tempo no México. Na volta ao Brasil, no início dos anos 1970, o pianista logo se enturmou e trabalhou com gigantes da MPB como Chico Buarque e Nana Caymmi.
Por falar a língua do jazz com fluência, Osmar Milito foi muito requisitado para tocar com estrelas internacionais como Sarah Vaughan (1924 – 1990) e Tony Bennett (1926 – 2023) nas passagens desses cantores pelo Brasil.
sábado, 21 de setembro de 2024
BRASILEIROS CONCORREM NO EMMY INTERNACIONAL 2024
A Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas, responsável pelo Emmy Internacional, divulgou nesta quinta-feira, dia 19, a lista de indicados para a 52ª edição do prêmio, que reconhece os melhores programas de televisão produzidos e exibidos fora dos Estados Unidos. O Brasil está representado em cinco categorias: Melhor Ator, na qual Júlio Andrade foi indicado pela minissérie Betinho: No Fio da Navalha (do Globoplay); Melhor Documentário (Transo, do Globoplay); Melhor Minissérie (Anderson Spider Silva, do Prime Video); Melhor Animação para Crianças (Acorda, Carlo!, da Netflix) e Melhor Live-Action para Crianças (Escola De Quebrada, da Paramount+).
Os vencedores serão anunciados em 25 de novembro de 2024, em evento que ocorre nos Estados Unidos.
SERGIPE: MARIENE DE CASTRO CANTA COM AFOXÉ DE ODÉ
A cantora baiana e consagrada nacionalmente Mariene de Castro faz uma participação no show do grupo Afoxé de Odé que tem a cantora sergipana Lívia Aquino como vocalista. Lívia tem se destacado com seu show Raízes Negras e recentemente lançou clipe com apoio da Lei Paulo Gustavo, executada pelo municipio de Nossa Senhora do Socorro.
quinta-feira, 19 de setembro de 2024
POETA E MÚSICO ALDO MORAES NO SARAU POÉTICO BORBOLETA AZUL
Com produção de Andreia Caires, o sarau destaca a música e a poesia atuais de todo o Brasil.
LINK https://www.youtube.com/watch?v=uIfXcGfMwtY
domingo, 15 de setembro de 2024
POVOS ORIGINÁRIOS: MANTO TUPINAMBÁ RETORNA AO BRASIL
retorno desse ancião representa a retomada de uma história que foi apagada, uma história que precisa ser contada e preservada”, disse o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia oficial de recondução do Manto Tupinambá ao Brasil, nesta quinta-feira (12), no Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Produzido com milhares de penas vermelhas de pássaros Guará e com 1,80m de altura, o Manto Tupinambá, vestimenta sagrada para essa etnia brasileira, impressiona pela suntuosidade e resistência ao tempo. São quase 400 anos desde sua confecção, 335 deles passados no Museu Nacional da Dinamarca. A recondução faz parte de um movimento global que está trazendo artefatos de volta aos países que foram colonizados. E foi acompanhada por representantes da etnia.
O retorno do manto, até então parte do acervo do Museu Nacional da Dinamarca, é um marco e o começo de uma nova história de conquista do povo indígena. Participaram ainda da cerimônia a primeira-dama Janja da Silva; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; e a presidente da Funai, Joenia Whapchana.
domingo, 8 de setembro de 2024
MORRE APRESENTADOR E CONSULTOR FÁBIO ARRUDA
Morreu neste sábado (7) o consultor de etiqueta e apresentador de televisão Fábio Arruda. A morte do artista foi confirmada pela sua melhor amiga, Vanessa Palazzi, e pelo médico do apresentador, Roberto Zeballos por meio das redes sociais. Arruda também foi ex-participante do programa A Fazenda.
sexta-feira, 6 de setembro de 2024
MUNDO.MUSICAL: MORRE SERGIO MENDES
Sergio Mendes morreu aos 83 anos nesta quinta-feira (5), em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde morava desde os anos 60. Segundo comunicado da família, "nos últimos meses, sua saúde foi debilitada pelos efeitos da covid longa".
Músico brasileiro que mais fez sucesso nos Estados Unidos em todos os tempos, ele colaborou com grandes ícones do jazz (Herb Alpert, Cannonball Adderley), com artistas do pop americano (Stevie Wonder, Justin Timberlake, Black Eyed Peas, John Legend) e da MPB (João Donato, Hermeto Pascoal).
Em 60 anos de carreira com 35 álbuns lançados, Mendes ganhou o Grammy e foi indicado ao Oscar em 2012 pela música “Real in Rio”, trilha da animação "Rio", feita em parceria com Carlinhos Brown.