Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
domingo, 26 de novembro de 2023
ABL: MORRE ESCRITOR E DIPLOMATA ALBERTO DA COSTA E SILVA
Morreu na madrugada deste domingo, 26, o escritor Alberto da Costa e Silva, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Segundo a Academia Brasileira de Letras, o acadêmico morreu de causas naturais.
Alberto ocupava a cadeira 9 da ABL desde 2000 e foi presidente da entidade entre 2002 e 2003.
O escritor venceu o Prêmio Camões em 2014 e é um dos principais especializados em África e suas relações com o Brasil. Alberto escreveu mais de 26 livros e recebeu três vezes o Prêmio Jabuti. Em 1997 por Ao Lado de Vera, em 2000 por Poemas Reunidos e em 2003 por A Manilha e o Libambo: a África e a Escravidão, de 1500 a 1700.
Alberto Vasconcellos da Costa e Silva nasceu em São Paulo, em 12 de maio de 1931. Filho do poeta Antônio Francisco da Costa e Silva, mudou-se para o Rio em 1943. Aos 26 anos, tornou-se diplomata. Foi embaixador na Nigéria (1979-83), em Portugal (1986-90), na Colômbia (1990-93) e no Paraguai (1993-95).
O escritor foi Doutor Honoris Causa em Letras pela Universidade ObafemiAwolowo (ex-Universidade de Ifé), da Nigéria, em 1986, e em História pela Universidade Federal Fluminense, em 2009, e pela Universidade Federal da Bahia, em 2012.
https://www.terra.com.br/noticias/morre-alberto-da-costa-e-silva-escritor-da-abl-e-vencedor-do-premio-camoes-aos-92-anos,3bfbcbdfa16b04174f94ed857d9bb393m8zdw0v9.html?utm_source=clipboard
sábado, 18 de novembro de 2023
quarta-feira, 15 de novembro de 2023
terça-feira, 14 de novembro de 2023
quinta-feira, 9 de novembro de 2023
FOCUS BRASIL TRAZ EDIÇÃO DO PROGRAMA BOOK BOX, COM APRESENTAÇÃO DE ALDO MORAES
Programa BOOK BOX – 9 NOVEMBRO | Host: Aldo Moraes e convidados (as): Antonio Lopes Bezerra, Claudia Kalhoefer, Hellenice Ferreira e Silvia Lalli.
Link para assistir e compartilhar / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=c_lEYkhk-xk
Link para assistir e compartilhar / Facebook: https://www.facebook.com/events/6762961220447404
LEI PAULO GUSTAVO: SÃO MIGUEL DO ALEIXO RECEBE INSCRIÇÕES PARA PRÊMIOS CULTURAIS
O municipio de São Miguel do Aleixo, localizado no sertão de Sergipe organizou na data de 8 de novembro uma recepção para a comunidade cultural se inscrever e protocolar documentos nos prêmios e projetos da Lei Paulo Gustavo, com edital aberto em outubro deste ano. Foram inscritos projeto de formação para o audiovisual, prêmios para documentários e prêmios para vídeos curtos sobre atividades culturais como vaquejada, artesanato, música, dança e literatura.
Aldo Moraes, consultor da empresa CSM avaliou os documentos e organizou junto com Dra Angelita dos Santos e a equipe da secretaria de cultura de Aleixo visando contribuir da melhor forma com a cultura tradicional e muito rica em diversidade. Na foto acima, Moraes está com Humberto de Souza (mestre da cultura popular, criador do grupo popular e tradicional Os caretas).
domingo, 5 de novembro de 2023
PATRIMÔNIO CULTURAL: MORRE ATRIZ LOLITA RODRIGUES
A atriz Lolita Rodrigues morreu, na madrugada deste domingo (5/11), em João Pessoa. A artista, de 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia. Natural de Santos, em São Paulo, Lolita é patrimônio cultural da tevê brasileira: ela esteve presente na inauguração da TV Tupi, começo do sistema televisivo no Brasil, em setembro de 1950. Na ocasião, interpretou o Hino da Televisão Brasileira.
Seis anos depois, em 1956, se tornou apresentadora de um dos programas mais longos da TV, o Almoço com as estrelas. Em 1963, Lolita fez história outra vez e foi parte do primeiro elenco de uma novela diária da história da tevê, a 2-5499 Ocupado. Na produção, ela contracenava com Glória Menezes e Tarcísio Meira. Além da Tupi, Lolita trabalhou nas tevês Excelsior, Manchete, Record, Globo e SBT. Foram mais de 30 novelas e diversos programas de televisão que contaram com a atuação e as expressões fortes de Lolita, além da facilidade em fazer humor. Ela era amiga de Nair Belo e Hebe Camargo — as três eram consideradas um trio inseparável dentro e fora das telinhas.
Em 2010, decidiu parar de atuar. Cinco anos depois se mudou para João Pessoa para morar com a filha. Antes do fim da carreira, atuou em Zorra Total e nas novelas Pé na Jaca e Viver a Vida.
sábado, 4 de novembro de 2023
MORRE ATRIZ ELIZÂNGELA
A atriz Elizangela do Amaral Vergueiro, mais conhecida apenas como Elizangela, morreu aos 68 anos nesta sexta-feira (3) em Guapimirim, no estado do Rio, informou a prefeitura local. Ela fez sucesso em produções como as novelas "Força do querer", "A Dona do Pedaço", entre muitas outras. Em 1972, Elizangela também participou de diversos teleteatros, casos especiais e comédias especiais na Globo, como 'O Médico e o Monstro', de Robert Louis Stevenson; 'A Megera Domada', de William Shakespeare; 'Tartufo, o Impostor', de Molière; 'Medeia', de Eurípides; 'Feliz na Ilusão', de Gilberto Braga; e 'Somos Todos do Jardim de Infância', de Domingos Oliveira. Ainda no mesmo ano, trabalhou na novela 'O Bofe', de Bráulio Pedroso e Lauro César Muniz, no papel de Sandra.
Em 'Cavalo de Aço' (1973), de Walther Negrão, fazia a rebelde Teresa, filha de Marta (Maria Luíza Castelli) e de Carlão (Milton Moraes) e irmã de Santo (Carlos Vereza). No ano seguinte, viveu a Regina de 'Supermanoela', de Walther Negrão, e, em 1975, a Lu da novela 'Cuca Legal', de Marcos Rey. A atriz fez parte do elenco da primeira versão de 'Roque Santeiro', que foi censurada às vésperas da estreia, em 1975. Na novela de Dias Gomes, interpretaria Tânia, a filha de Sinhozinho Malta. Quando a nova versão foi produzida, dez anos depois, a personagem acabou vivida por Lídia Brondi, mas o autor fez questão de criar um papel especialmente para Elizangela: a Marilda.
Na novela 'Pecado Capital' (1975), a atriz interpretou Emilene, irmã da protagonista Lucinha (Beth Faria). O nome da sua personagem era uma referência às cantoras Emilinha e Marlene. Já em 'Locomotivas' (1977), a primeira novela gravada em cores no horário das 19h, Elizangela interpretou Patrícia, baterista de uma banda independente. Faria outro papel de rebelde dois anos depois, em 'Feijão Maravilha' (1979), na qual contracenava com Marco Nanini, Marcelo Picchi, Grande Otelo e Lucélia Santos, entre outros. Também na década de 1970, fez várias participações em programas humorísticos da Globo, como os de Jô Soares, Chico Anysio e Renato Aragão. Trabalhou ainda como cantora, gravando um compacto com a música 'Pertinho de Você', de Hugo Bellard, que fez sucesso em 1979.
CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO DO INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL
COMO JÁ COMUNICADO POR CARTAZ IMPRESSO DESDE O DIA 20 DE OUTUBRO (NA SEDE DA INSTITUIÇÃO E NOS LOCAIS DE ATUAÇÃO DOS PROJETOS), UTILIZAMOS TAMBÉM ESTE CANAL PARA COMUNICAR A REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL PARA CONFIRMAR AS FILIAIS DO ICAB EM BAURU/SP; INDIAROBA/SE E JANDAÍRA/BA.
TODOS ESTÃO CONVIDADOS. A REUNIÃO SERÁ EM 06 DE NOVEMBRO, AS 9 HS, PELA PLATAFORMA ZOOM, NO SEGUINTE LINK: https://meet.google.com/xwu-geec-zge
CLODOALDO S MORAIS
PRESIDENTE