VIRTUAL BOOK FAIR AUSTRALIA 2023

Entre os destaques do importante festival, está Pietro Costa: Assessor Jurídico de 2ª Instância - Ministério Público da União. Pós-Graduação “Lato Sensu” em Globalização, Justiça e Segurança Humana, Curso de Especialização realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União em parceria com o Institut fü Friedenssicherungsrecht und Humanitäres Völkerrecht da Ruhr-Universitat de Bochum/Alemanha, com término em 26 de agosto de 2010. Ex-Docente de Ciências Jurídicas. Escritor. Poeta. Agente e Produtor Cultural. Presidente da Academia Cruzeirense de Letras. Titular da cadeira nº 11, patrono Mário de Andrade. Autor dos livros: Entre a caneta e o papel: um convite à transcendência, pela Chiado Books, 2018; A Rosa dos Ventos: poemas e ensaios sobre o Amor e o Poder, Art Letras, 2019; Juras de Poesia Eterna, Art Letras, 2020; Urbanos, Editora Art Letras, 2020. Agraciado com a 3ª colocação na Antologia Escritor Marcelo de Oliveira Souza – VII Prêmio Literário (ISBN 978-85-8290-140-3), Ed. Sucesso, São Paulo, 2019, constando na referida obra, que inclui autores e autoras de diversas regiões do Brasil, os seguintes poemas, da autoria exclusiva de Pietro Costa: “Atolados”, “Advocatus”, “Arquétipos”, “SOS VIDA. Agraciado com menção honrosa pelo poema “A Matemática da Presença”, no VIII Concurso Literário Oliveira Caruso, em 15 de fevereiro de 2020. Agraciado com menção especial pelo poema “A Palavra Nua e Crua”, no VIII Concurso Literário Oliveira Caruso, em 15 de fevereiro de 2020.

ALDO MORAES É FINALISTA NACIONAL DO CONCURSO LITERÁRIO ONDE CANTA O SABIÁ

O Prêmio Literário é homenagem ao poeta maranhense Gonçalves Dias, nascido em 1823. Paranaense e atualmente radicado em Sergipe, Aldo Moraes é destaque neste importante certame. O artista, entre os 20 selecionados, é escritor com 7 livros lançados, músico e jornalista cultural. Foi secretário de cultura de Londrina/PR e é membro da Operativa Nacional Lei Paulo Gustavo.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

ERA DO RÁDIO: MORRE CANTORA LANA BITTENCOURT AOS 91 ANOS

A atriz e cantora Lana Bittencourt morreu nesta segunda-feira (28) aos 91 anos, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Uma das pioneiras do rock no Brasil e estrela do período conhecido como Era de Ouro do Rádio, Lana faleceu em decorrência de complicações cardíacas e respiratórias, segundo sua página oficial. Nascida em 1932, Lana ficou conhecida na década de 1950, chegando a vender cerca de 700 mil discos em 1957. Entre os sucessos, estão “Se Todos Fossem Iguais a Você”, de Tom Jobim, e “Little Darling”.

domingo, 27 de agosto de 2023

FUNDADOR DA PASTORAL DA CRIANÇA E BISPO EMÉRITO DE SALVADOR, DOM GERALDO MAJELLA AGNELO MORRE AOS 89 ANOS

O arcebispo emérito de Salvador, na Bahia, cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que morreu neste sábado, 26, aos 89 anos, em Londrina, foi o criador da Pastoral da Criança, em 1983, junto com Zilda Arns. Sua morte vem sendo citada nas redes sociais pelas principais autoridades católicas do Brasil e da América Latina, podendo a qualquer momento ocorrer uma manifestação do papa Francisco. Segundo a Arquidiocese de Londrina, a saúde de Dom Geraldo se agravou em dezembro do ano passado, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O cardeal morava no Paraná desde 2014. Ele será sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina, onde estão sepultados o primeiro bispo e arcebispo, dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, dom Albano Botoleto Cavalin. TRAJETÓRIA Dom Geraldo Majella nasceu em 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1957 foi ordenado Padre. Fez doutorado em teologia em Roma e em 1978 foi nomeado Bispo de Toledo, no oeste do Paraná, onde ficou por quatro anos, até 1982. Em 1983, Dom Geraldo foi ordenado Arcebispo de Londrina. Durante esse período, participou da construção da torre da catedral, onde foram colocados os sinos. Foi também neste período que fundou, junto com Zilda Arns, a Pastoral da Criança. O programa começou na cidade de Florestópolis, no norte do estado, onde tinha uma das maiores taxas de mortalidade infantil na época. Depois, o projeto se espalhou por todo o país e mais dez países da África, Ásia, América Latina e Caribe. Dom Geraldo permaneceu a frente da Arquidiocese de Londrina por oito anos e meio, até 1991, quando foi chamado a Roma para trabalhar no Vaticano, junto ao Papa João Paulo II. Depois de voltar de Roma, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Salvador, na Bahia, e recebeu o título de Cardeal pelo Papa João Paulo II. Participou de muitos momentos importantes da Igreja Católica, como dois conclaves. O primeiro, em 2005, que elegeu o Papa Bento XVI. O segundo, a eleição do Papa Francisco. Entre 2003 e 2007 presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

CANÇÃO DIANA: MORRE CARLOS GONZAGA, AOS 99 ANOS

Morreu aos 99 anos o cantor Carlos Gonzaga, um dos pioneiros do rock brasileiro. A morte foi anunciada nesta sexta-feira (25), na página do músico no Facebook, sem informações de sua causa. Ele estava hospitalizado em Velletri, na Itália. Gonzaga ficou conhecido por abrasileirar canções estrangeiras, com versões em português entoadas por sua voz. A adaptação mais famosa do músico é "Diana", gravada originalmente pelo canadense Paul Anka. "Diana" se tornou hit nas rádios brasileiras em 1958, ano de seu lançamento, e voltou a ficar em foco nos anos de 1970, quando fez parte da trilha sonora da novela "Estúpido Cupido", da TV Globo. Mineiro, o músico também fez versões nacionais de canções como "Only You", "Bat Masterson", "The Great Pretender", "Oh, Carol", e "It's Not For Me to Say" — faixas rebatizadas por ele para "Só Você", "Bat Mastersón", "Meu Fingimento", "Oh, Carol" e "Quero te dizer".

sábado, 26 de agosto de 2023

BATUQUE NA CAIXA FAZ DOAÇÃO DE LIVROS NA INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA DE ABADIA

26 de agosto de 2023 marca a data histórica da inauguração da Biblioteca Comunitária, em Abadia, cidade de Jandaíra, na Bahia. Compuseram a mesa de honra Ginaldo Lessa (historiador e secretário de educação de Indiaroba/SE), Gilda Rocha (voluntária da biblioteca) e Aldo Moraes, representando o Instituto Cultural Arte Brasil, OSC apoiadora da iniciativa e doador de 100 livros. Os moradores e artistas presentes foram recepcionados pelo mobilizador cultural Jailson Ramos e pelo secretário de cultura de Jandaíra, Diego Tardelli.Jéssica Ramos fez a entrega dos livros em nome do Instituto Cultural Arte Brasil. Mestras e mestres da cultura popular falaram, foram homenageados os mestres Anildo e dona Alicinha. Os Grupos de marujada e de capoeira se apresentaram num lindo e emocionante espetáculo de cultura popular ao ar livre. Comidas típicas da Bahia foram comercializadas na entrada do evento. Abadia forma uma importante resistência e valorização de culturas populares, como a marujada, samba de coco baiano, samba de roda, micareme, reisado, quadrilha junina caipira, rei de bicho e batalha de São João.

EDUCAÇÃO MUSICAL: MORRE TECA ALENCAR DE BRITO

Morreu no sábado, dia 19, a professora e pesquisadora Teca Alencar de Brito, que desenvolveu fundamental trajetória na reflexão sobre a educação musical. Ela estava com 68 anos. Professora e pesquisadora do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ela formou-se pianista e obteve a licenciatura em educação artística, antes de realizar mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua atividade esteve ligada desde o início à educação musical. “O fazer musical é um modo de resistência, de reinvenção, que ao mesmo tempo fortalece o estar juntos, o pertencimento a um grupo, a uma cultura. O viver na escola, espaço de trocas, de vivências e construção de saberes, de ampliação da consciência, deve obviamente abarcar todas as dimensões que nos constituem, incluindo a dimensão estética”, escreveu ela no artigo Ferramentas com brinquedos, publicada na Revista da Associação Brasileira de Educação Musical.Teca criou em 1974 a Oficina de Música, núcleo de educação musical voltado à formação de crianças, jovens e adultos. Parte do trabalho realizado com crianças e adolescentes foi documentado em CDs como Canto do povo daqui, Nós que fizemos, Música pra todo lado, Ondas e Passarinhada e outros voos. Está presente também em livros como De roda em roda, no qual ela apresenta brincadeiras musicais de diferentes regiões do Brasil: rodas de verso, cantos de trabalho, cantigas de roda.
Seu trabalho teórico está documentado em alguns livros que se tornaram referência no tema. Em Música na Educação Infantil, ela reúne reflexões e sugestões práticas a respeito da educação musical no mundo contemporâneo. Já em Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de música, de educação, ela apresenta e analisa o trabalho do professor e compositor alemão, que, em suas palavras, “estimulava a liberdade na criação e expressão, focando o desenvolvimento humano de modo aberto, crítico e reflexivo”. Ela voltaria ao tema alguns anos mais tarde com Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical.
Uma de suas obras centrais é Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação e educação. “Pautando-se na ideia de jogo ideal – aquele que se joga pelo prazer de jogar e que desconhece ganhadores ou perdedores – proposto pelo filósofo francês Gilles Deleuze, Teca defende a abordagem desse conceito no contexto musical colocando-o como um fazer em si mesmo, sem usá-lo como uma simplificação de conteúdos mecanicistas ou como receitas a serem seguidas para memorização de saberes”, escreveu sobre o livro Flávio Rodrigues, da Unicamp.
FONTE: https://www.concerto.com.br/noticias/musica-classica/morre-aos-68-anos-professora-e-pesquisadora-teca-alencar-de-brito

domingo, 20 de agosto de 2023

MINISTRA MARGARETH MENEZES DEFENDE COTAS PARA FILMES NACIONAIS

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, reforçou neste sábado (12) a relevância da reativação da cota de tela para filmes brasileiros. A ministra também anunciou o restabelecimento dos projetos da pasta durante a cerimônia de abertura do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. A votação de um projeto sobre a cota de tela nos cinemas brasileiros é o destaque desta semana na área da Cultura no Senado Federal. Criado por Medida Provisória (MP), a Cota de Tela tem origem em iniciativas adotadas ainda nos anos 1930 para proteção do cinema brasileiro. Desde 2001, se tem a ideia de estabelecer uma cota mínima na exibição de filmes nacionais para promover a produção audiovisual brasileira, obrigando os cinemas comerciais de todo o país a se adequarem. Como a MP foi editada antes da publicação da Emenda Constitucional que estabelece que o Congresso Nacional tem até 45 dias para apreciar as Mps, sob risco de elas paralisarem todas as demais deliberações, a cota de tela permaneceu em vigor até 2020, mesmo jamais tendo sido votada pelo Congresso. Em 2021, o Plenário do Supremo Tribunal Federal julgou constitucional a norma que reserva um número mínimo de dias para a exibição de filmes nacionais nos cinemas brasileiros. Além de a determinação de que 5% dos programas culturais, artísticos e jornalísticos sejam produzidos no município para o qual foram outorgados os serviços de transmissão de rádio e TV Para a ministra Margareth Menezes, o restabelecimento da cota de tela faz parte das ações que o governo federal vem propondo e executando para “o fortalecimento econômico do setor cultural”. O que inclui também iniciativas para regulamentar os serviços de vídeo sob demanda, que compreende o fornecimento de conteúdos audiovisuais por plataformas digitais. FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2023-08/ministra-defende-cota-para-filmes-brasileiros-nos-cinemas

MORRE A JORNALISTA MONICA FIGUEREDO, AOS 67 ANOS

A jornalista Mônica Figueiredo, ex-diretora da revista Capricho e ex-colunista da Pais e Filhos, morreu aos 67 anos neste domingo (20), em Lisboa, Portugal, onde morava, após lutar contra um câncer no pulmão. Mônica marcou sua carreira como diretora da revista Capricho, e teve passagens pela revista Pais e Filhos, pela Editora Globo e também pela MTV.

sábado, 19 de agosto de 2023

WEB SÉRIE GUARDIÕES DA AMIZADE ESTREIA NO YOUTUBE

Já está disponível no youtube a web série Guardiões da amizade, com elenco infantil, texto e direção de Valdir Rodrigues da Silva. O cenário são lugares de Cambé e Londrina. O escritor, dramaturgo, ator e terapeuta Valdir Rodrigues é um dos grandes nomes da cultura paranaense e também oficineiro do batuque na caixa.
O músico e escritor Aldo Moraes colabora com suas canções e temas instrumentais na trilha sonora da web série, além de temas do CD Arte Brasilis, com o grupo batuque na caixa.
ASSISTA: https://www.youtube.com/results?search_query=guardioes+da+amizade

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

MÃE BERNADETE É ASSASSINADA NA BAHIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta sexta-feira (18), em mensagem publicada em rede social, o assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico, conhecida como "Mãe Bernadete". Na mensagem, Lula diz que o governo enviou representantes à Bahia e aguarda "a investigação rigorosa do caso". Assassinada a tiros na noite de quinta-feira (17), a liderança quilombola também era ialorixá, líder religiosa, da comunidade Pitanga dos Palmares, e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). Mãe Bernadete, como era conhecida, foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho, onde fica o terreiro, durante a gestão do prefeito Eduardo Alencar (PSD) (2009-2016). 'Sambadeira', Bernadete também era conhecida por sua defesa da cultura popular quilombola. Em 2017, ela recebeu o título de Cidadã Simõesfilhense pela Câmara de Vereadores da cidade.

ALDO MORAES FALA SOBRE CULTURA POPULAR EM JANDAIRA/BA

O convidado é músico, jornalista e escritor. Ex-secretário de cultura de Londrina/PR e fundador do batuque na caixa

terça-feira, 15 de agosto de 2023

DAMA DA DRAMATURGIA: MORRE LÉA GARCIA

A atriz Léa Garcia morreu aos 90 anos de idade por “complicações cardiológicas”. Léa estava em Gramado, no Rio Grande do Sul, para participar do Festival de Cinema da cidade. Ela seria homenageada, nesta terça, com o Troféu Oscarito, junto de sua colega atriz, Laura Cardoso. “Léa Garcia possui uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos com Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto. Com 90 anos completos, a veterana possui no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão. Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França”, disse a organização do festival ao anunciar a homenagem.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

MORRE O ATOR E DIRETOR ADERBAL FREIRE-FILHO

Morreu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (9) o diretor teatral, ator e apresentador de TV Aderbal Freire-Filho. A morte foi confirmada por parentes. O artista tinha 82 anos e estava internado no Hospital Copa Star. Ele sofria complicações no estado de saúde desde 2020, quando sofreu um AVC hemorrágico. Desde o início dos anos 2000, Aderbal era casado com a atriz Marieta Severo, com quem teve várias parcerias profissionais de sucesso. Entre as peças que escreveu, estão "Lampião, rei diabo do Brasil" (1991), "No verão de 1996" (1996), "Xambudo" (1998), "Isabel" (2000) e "Depois do filme" (2011). Na TV Globo, dirigiu "Tapas e Beijos" e atuou em "Dupla identidade".

LEI PAULO GUSTAVO: TOLEDO ABRE EDITAIS

https://www.toledo.pr.gov.br/portais/cultura/leipaulogustavo

terça-feira, 8 de agosto de 2023

CONCURSO DE POESIAS DE INDIAROBA PREMIA VENCEDORES

A diretoria de juventude de Indiaroba através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Indiaroba e Prefeitura Municipal de Indiaroba realizou hoje a apresentação e premiação dos trabalhos inscritos no Concurso Municipal de Poesias. O evento foi coordenado pelo diretor de juventude Ueverton Costa e teve apresentações da Orquestra Violada, sob direção dos Músicos Eduardo e Nathan.
O júri foi formmado pelo poeta Rafael Cruz, o produtor cultural Ronaldo Costa e o escritor e músico Aldo Moraes. Os vencedores que receberam premiação em dinheiro foram: Neemias Martins, Emerson Micaias e Jéssica Paixão. Todos os candidatos receberam certificados.