quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

CARNAVAL 2023: COM LAMPIÃO, IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE É CAMPEÃ NO RJ

A Imperatriz Leopoldinense é a grande campeã do carnaval 2023 no Rio de Janeiro. A Verde e Branca de Ramos chegou ao nono título da história apenas um ano depois de regressar ao Grupo Especial — em 2019, foi rebaixada para a Série Ouro, conquistou em 2020 o acesso e reestreou na elite em 2022, quando ficou em 10º lugar. A vitória, 22 anos depois da última conquista, veio com uma divertida fábula sobre Lampião, o Rei do Cangaço. Leandro Vieira, que conquistou seu terceiro campeonato no Grupo Especial, retratou a vida e a morte do jagunço, barrado no inferno e no céu, à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido.

CARNAVAL 2023: MOCIDADE ALEGRE É CAMPEA EM SP

A Mocidade Alegre levou o título de campeã do Carnaval de 2023 em São Paulo. As notas foram apuradas na tarde desta terça-feira, 21, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. O desfile da Mocidade Alegre teve como tema o primeiro samurai negro do Japão, Yasuke. Com 270 pontos, a escola conquistou o 11º título da sua história. Em segundo lugar, ficou a Mancha Verde, seguida da Império de Casa Verde.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

CIA DE BALLET DE CEGOS ABRE INSCRIÇOES EM SP

Até o próximo dia 27 de fevereiro (segunda-feira), estão abertas as inscrições para as audições de bailarinos e bailarinas para a Cia. Ballet de Cegos, primeiro e único grupo de dança formado por deficientes visuais existente em todo o mundo. A Cia., que é dirigida por Fernanda Bianchini, bailarina e fisioterapeuta que criou o método pioneiro de ensino de dança para cegos, hoje é referência na aplicação da 2ª arte dentro do processo de inclusão e acolhimento desse público, com ênfase nos resultados terapêuticos e pessoais que também proporciona. Hoje, a Cia. Ballet de Cegos da Associação Fernanda Bianchini é composta por cerca de 20 bailarinos e já se apresentou em vários países - como Argentina, Inglaterra, Alemanha, Polônia, EUA, México e Chile -, e em todo o território brasileiro, com destaque para a participação na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012. Em 2015, o grupo foi tema do documentário “Olhando para as Estrelas”, do cineasta Alexandre Peralta, produção que recebeu diversos elogios da crítica especializada pela abordagem sincera, delicada e inclusiva sobre o trabalho dos dançarinos cegos. Podem se inscrever pessoas cegas ou com outras deficiências com idade a partir de 18 anos, com nível intermediário em dança clássica ou contemporânea e flexibilidade de horários para ensaios e apresentações. Os currículos com foto devem ser encaminhados para o e-mail secretaria@afbb.ong.br até o próximo dia 27 de fevereiro, às 23h59. A audição será realizada na sede da AFB - Rua Domingos de Morais, 1.765 - São Paulo - SP -, no dia 03 de março de 2023, das 9h00 às 10h30, para uma banca formada pela coordenação pedagógica da entidade e convidados. Os selecionados na audição passarão por entrevista com a coordenação e, caso aprovados, receberão uma remuneração acordada com os dirigentes da Associação Fernanda Bianchini. Mais informações sobre a Associação Fernanda Bianchini: Facebook: //www.facebook.com / www.associacaofernandabianchini.org Instagram @associacaofernandabianchini Youtube: Associação Fernanda Bianchini Telefone: 11 50848542

sábado, 11 de fevereiro de 2023

ICAB/ BATUQUE NA CAIXA RECEBEM CERTIFICADO DO PREMIO IMPULSO 2022

No dia 8 de fevereiro, o coordenador nacional do batuque na caixa e presidente do Instituto Cultural Arte Brasil esteve na sede do grupo RPC de comunicação de Londrina para receber o certificado relativo ao Prêmio Impulso, concedido pelo Instituto GRPcom e que reconheceu a excelência do projeto e da instituição na área de comunicação.
Criado em 1999, o batuque na caixa tem página própria na internet e está presente em redes sociais e plataformas como facebook, instagram e palcomp3 comunicando e divulgando suas atividades culturais e ações sociais. “Esse reconhecimento só é possível pela dedicação dos nossos voluntários, associados e parceiros” ressaltou Moraes

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

COMPOSITOR BURT BACHARACH MORRE AOS 94 ANOS

Burt Bacharach, compositor e músico americano, morreu aos 94 anos. A notícia foi dada pela agente dele, Tina Brausam, nesta quinta-feira (9). A causa da morte não foi confirmada. Desde o começo dos anos 60, as composições de Bacharach conquistaram grandes nomes da música americana, como Dione Warwick. Ela gravou várias canções cocriadas por ele, com destaque para "I Say a Little Prayer". Bacharach se dizia em busca de um pop perfeito e unia a classe da música sinfônica do final do século 19 com a orquestração pop moderna. No Grammy, Bacharach teve ao todo 21 indicações e seis prêmios e conquistou 3 Oscars. Os gramofones mais recentes foram os de Álbum de Pop Instrumental, em 2006; e um prêmio especial pela carreira, em 2008.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

MORRE ESTILISTA PACO RABANE

O estilista espanhol Paco Rabanne, que promoveu o uso do metal na moda e fundou uma das mais famosas linhas de perfumes do mundo, morreu nesta sexta-feira (3) aos 88 anos, informou o grupo matriz de sua marca Puig. "Seu espírito rebelde, radical, proporcionou um nome à parte. Há apenas um Rabanne. Sua morte nos recorda novamente de sua enorme influência no design contemporâneo, um espírito que vive na marca que leva o seu nome", declarou José Manuel Albesa, presidente da divisão de produtos de beleza e perfumaria da Puig. O grupo iniciou uma colaboração com o estilista em 1968, com um primeiro perfume, Calandre, que fez grande sucesso. Foi o início de um novo sucesso para Rabanne, que havia provocado grande sensação 20 anos antes com seus vestidos feitos de chapas de metal ou totalmente de plástico. "Sua visão era ousada e provocadora", destaca o comunicado do grupo Puig, que comprou 100% da marca Paco Rabanne em 1986.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

ÍCONE DA TV: JORNALISTA GLORIA MARIA MORRE NO RIO

A jornalista e apresentadora Glória Maria morreu, na manhã desta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro por complicações de um câncer no cérebro. A informação foi confirmada pela TV Globo, empresa pela qual ela exercia a profissão desde o início dos anos 1970. Glória colecionou momentos em que realizou algo pela primeira vez no jornalismo brasileiro. Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo, e em cores, no Jornal Nacional, quando em 1977 mostrava o movimento de saída de carros em um final de semana da capital fluminense. Glória também fez a primeira transmissão em HD da televisão brasileira, em uma reportagem do Fantástico em 2007.
Pelo dominical da TV Globo, a jornalista colecionou mais de 100 países visitados. Cobriu a guerra das Malvinas, em 1982, a invasão da embaixada brasileira no Peru por um grupo terrorista, em 1996, os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, por exemplo. Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro, filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta. Estudou em colégios públicos, onde aprendeu inglês, francês e latim.