Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
quinta-feira, 30 de dezembro de 2021
LITERATURA: MORRE LIA LUFT
A escritora Lya Luft faleceu na madrugada desta quinta-feira (30) em Porto Alegre, segundo sua filha, Suzana Luft. Natural de Santa Cruz do Sul, ela tinha 83 anos. Lya faleceu em casa. O governador do RS, Eduardo Leite, manifestou pesar pelo falecimento. "O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos", postou.
Lya começou a trabalhar com o mundo literário no começo dos anos 1960, como tradutora de obras em alemão e inglês. Entre 1964 e 1978, publicou três livros. No entanto, só passou a se considerar "escritora" a partir de 1980, quando, com mais de 40 anos, escreveu o seu primeiro romance, "As Parceiras", que teve repercussão nacional. Entre obras que chamaram a atenção nacionalmente, estão: "Exílio" (1987), "O Lado Fatal" (1989), "A Sentinela" (1994) e "O Rio do Meio" (1996). Esse último título recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte por obra de ficção. Também em 1996, foi eleita patrona da Feira do Livro de Porto Alegre. Em 2001, recebeu o Prêmio União Latina de Melhor Tradução Técnica e Científica, pela obra "Lete: Arte e Crítica do Esquecimento", de Harald Weinrich.
Lya Luft se tornou mais conhecida após o lançamento de "Perdas & Ganhos", em 2003. Considerada um best-seller, a obra chegou em sua 40ª edição, com mais de 600 mil exemplares vendidos, de acordo com a Editora Record. O título ganhou edições em inglês, alemão, espanhol, francês e italiano. Em 2013, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo livro "O Tigre na Sombra (2012)", eleita a melhor obra de ficção do ano na categoria romance.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2021
CANTOR MAURILIO MORRE AOS 28 ANOS
O cantor Maurílio, que formava dupla com Luiza, morreu na tarde desta quarta-feira (29) em um hospital de Goiânia. Aos 28 anos, ele estava internado após sofrer um tromboembolismo pulmonar. Mais cedo, um boletim médico informou que ele teve piora nas últimas 12 horas após ter quadro de choque séptico.
Maurílio Ribeiro nasceu em Imperatriz, no Maranhão. Ele e Luiza, que é natural de Belo Horizonte (MG), formavam uma dupla sertaneja desde 2016, quando a cantora foi passar as férias na cidade natal dele e o chamou ao palco para cantar com ela durante o aniversário de uma amiga em comum.
A dupla cantava o sucesso "S de Saudade", com participação de Zé Neto e Cristiano (ouça trecho abaixo). Esta foi a quinta música mais tocada no Brasil entre 2019 e 2020, no Spotify.
terça-feira, 28 de dezembro de 2021
COM RECURSOS DA LAB, CULTURA DO PARANÁ ABRE NOVOS EDITAIS
Depois de concluir o Programa de Bolsa Qualificação Cultural para mais de 8 mil trabalhadores e trabalhadoras da Cultura do Paraná – o maior programa de qualificação cultural do país, tanto pelo número de participantes quanto pelo valor do benefício (três parcelas de R$ 1 mil) –, a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC), por meio da Superintendência-Geral da Cultura, divulga um pacote de novos editais de fomento à economia criativa e à cultura. Os programas se somam a outros três editais, à Bolsa Qualificação e à Renda Emergencial lançados em 2021 com recursos da Lei Federal Aldir Blanc.
Confira as informações sobre os editais, cujas inscrições serão abertas em janeiro:
Arte Urbana: Grafite, Educação e Cultura – Escolas Coloridas com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Irá premiar 96 propostas de obras inéditas de intervenções artístico-urbanas em artes visuais nas linguagens “grafite” e “pintura mural” a serem realizados em muros de escolas da rede pública estadual de 96 municípios de até 20 mil habitantes de todas as macrorregiões paranaenses.
Bandas Marciais e Fanfarras com o Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG). Irá reconhecer a trajetória e premiar 53 fanfarras e bandas marciais, pessoas jurídicas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), de todas as macrorregiões. Os proponentes do edital deverão inscrever um vídeo que apresente a performance da banda ou fanfarra que será submetido à análise de mérito.
Programa Bolsa Cultural Paraná Criativo com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL). Irá ofertar bolsa para fomento de 950 empresas do setor cultural e, ao mesmo tempo, oferecerá 1.806 vagas para curso Cadeia Produtiva da Cultura: Economia Criativa e Solidária com carga horária de 160 (cento e sessenta) horas em formato on-line. A bolsa está dividida nos seguintes segmentos:
544 vagas para empreendimentos da economia criativa do setor cultural voltado para pessoas jurídicas Microempreendor Individual (MEI) Empreendedor Individual (EI).
206 vagas para empreendimentos da economia criativa do setor cultural: Microempresa (ME); Empresa de Pequeno Porte (EPP); Entidades Culturais Privadas sem fins lucrativos; e Cooperativas Culturais.
200 vagas para Festivais e Mostras do setor cultural: Microempresa (ME); Empresa de Pequeno Porte (EPP); Entidades Culturais Privadas sem fins lucrativos; Cooperativas Culturais; e Coletivos Culturais Informais.
Memorial de Vivências com a Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR). Irá selecionar, reconhecer e premiar 1.065 (mil e sessenta e cinco) depoimentos audiovisuais, em formato digital, de trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, pessoas físicas, domiciliadas há, no mínimo, dois anos no Estado do Paraná, para compor memorial que registre as expressões nas diferentes linguagens artísticas e culturais, das vivências, saberes e fazeres de trabalhadores(as) durante o período pandêmico.
https://www.comunicacao.pr.gov.br/Noticia/Com-recursos-da-LAB-Cultura-anuncia-pacote-de-novos-editais-em-parceria-com-instituicoes-do
PAPA FRANCISCO LAMENTA MORTE DE DESMOND TUTU
O papa Francisco lamentou a morte do arcebispo anglicano Desmond Tutu, ocorrida neste domingo (26), e disse ter ficado "triste ao saber do falecimento". Consciente do seu serviço ao Evangelho por meio da promoção da igualdade racial e da reconciliação na África do Sul, o Papa confia a sua alma à amável misericórdia do Deus Onipotente", diz a mensagem.
ONU LAMENTA MORTE DE DESMOND TUTU
O secretário-geral, António Guterres, esteve entre os líderes da ONU que prestaram homenagem no domingo (26) ao arcebispo Desmond Tutu, descrevendo-o como “uma voz inabalável para os que não têm voz”. O chefe da ONU ficou profundamente triste ao saber do falecimento do líder anti-apartheid e ativista dos direitos humanos, que morreu na Cidade do Cabo, África do Sul, no início daquele dia. Ele tinha 90 anos.
A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, também lamentou o falecimento do arcebispo Tutu. “Embora eu sinta falta de sua presença, eu celebro sua incrível vida de serviço”, escreveu ela em um post em sua conta oficial no Twitter. O arcebispo Tutu estava “sempre com um sorriso, sempre nos pedindo para fazer o nosso 'pequeno bem'”, lembrou Amina, antes de assinar com “RIP” (descanse em paz, na sigla em inglês).
O presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdulla Shahid, também acessou o Twitter para expressar sua tristeza. “Estou profundamente triste ao saber do triste falecimento do arcebispo Desmond Tutu, que liderou uma campanha global para acabar com o regime de apartheid da África do Sul e, em seguida, ajudou a curar as feridas da nação”, escreveu. “Nossas mais sinceras condolências ao povo e ao governo da África do Sul.” O mundo vai sentir muita falta do Arcebispo Tutu, disse o Presidente do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), Collen Kelapile.
PELÉ LAMENTA MORTE DE DESMOND TUTU
Pelé descansa em sua casa após passar 15 dias internado após uma série de procedimentos para tratar de um tumor no cólon direito. O Rei do Futebol aproveita o tempo para se manter ativo nas redes sociais e interagir com seus fãs. Nesta segunda-feira, o eterno camisa 10 lamentou a morte de Desmond Tutu, importante figura na luta contra o apartheid na África do Sul.
"Ainda ontem, perdemos @desmondtutu, um líder inspirador que lutou contra o racismo e a favor da igualdade", escreveu Pelé, com uma foto ao lado do arcebispo. "Vencedor do Nobel da Paz, e na minha opinião, um verdadeiro gênio. Ele dizia que todos somos um. Poucas frases são tão verdadeiras. Diante dessa notícia triste, transmito o meu carinho para todos amigos e familiares, e para todas pessoas que acreditam que um mundo melhor é possível." Pelé também lamentou a morte de Dorval, um dos maiores jogadores do Santos.
PERFIL: DESMOND TUTU
Em 1984, Tutu recebeu o Nobel da Paz por sua oposição não violenta ao apartheid. Uma década mais tarde, ele testemunhou o fim do regime e presidiu a Comissão da Verdade e da Reconciliação, criada para revelar as atrocidades cometidas durante aqueles dias sombrios. Tutu comandou numerosas marchas e campanhas para acabar com o apartheid nos degraus da entrada da Catedral de São Jorge, e em resultado disto esta se tornou conhecida como a "Catedral do Povo" e um símbolo poderoso da democracia local. Ordenado sacerdote em 1960, serviu como bispo do Lesoto de 1976-78, bispo assistente de Joanesburgo e reitor de uma paróquia em Soweto. Em 1985, ele se tornou bispo de Joanesburgo e foi nomeado o primeiro arcebispo negro da Cidade do Cabo. Tutu usou sua função relevante de sacerdote para falar contra a opressão dos negros, sempre baseado em motivos religiosos e não políticos.
MORRE DESMOND TUTU, SÍMBOLO NA LUTA ANTI RACISMO
Morreu aos 90 anos o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o apartheid na África do Sul. A informação foi confirmada pelo presidente do país, Cyril Ramaphosa, neste domingo (26). "A morte do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto no adeus de nossa nação a uma geração de sul-africanos excepcionais que nos deixou uma África do Sul liberta", disse Ramaphosa.
domingo, 26 de dezembro de 2021
sábado, 25 de dezembro de 2021
A FOLIA DE REIS NO BRASIL
O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos). No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.
Um grupo de Folia de reis é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. Os integrantes dos grupos usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos (como, por exemplo, violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.).
O QUE É O NATAL
O Natal, dia 25 de dezembro, comemora o nascimento de Jesus Cristo, a figura mais importante do Cristianismo.
Por esse motivo, para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus.
O dia de Natal é feriado religioso em muitos locais do mundo. O chamado ciclo do Natal é celebrado durante doze dias, que compreendem o dia 25 de dezembro até o dia 6 de janeiro.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
terça-feira, 21 de dezembro de 2021
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
domingo, 19 de dezembro de 2021
LEWIS HAMILTON RECEBE TÍTULO DE CAVALEIRO DA ORDEM DO IMPÉRIO BRITANICO
O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, recebeu nesta quarta-feira o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, pelos seus serviços prestados ao automobilismo da Inglaterra, e o título resultante da lista de Honra de Ano Novo de 2021, no Castelo de Windsor, em Berkshire, na Inglaterra. O inglês já possui a honraria MBE — Membro da Ordem do Império Britânico —, recebida em 2009. Na modalidade, Hamilton é o quarto piloto a receber a honraria, dada nesta quarta-feira pelo príncipe Charles em nome de sua mãe, a rainha Elizabeth. Ele fica atrás de nomes como Sir Jackie Stewart, Sir Stirling Moss e Sir Jack Brabham. Junto dele, outras duas personalidades também serão nomeadas: o ator David Suchet e o diretor musical Donald Runnicles.
sábado, 18 de dezembro de 2021
ESTÁTUA DE ITAMAR ASSUMPÇÃO É INAUGURADA EM SP
Uma centena de pessoas acompanhou os diversos eventos que aconteceram nesta quarta-feira (15 de dezembro de 2021) em comemoração à inauguração da estátua do compositor Itamar Assumpção, em frente ao Centro Cultural da Penha, na zona leste de São Paulo. O ex-ministro da Cultura, imortal da Academia Brasileira de Letras e amigo de Itamar, Gilberto Gil, foi um dos convidados.
Itamar Assumpção gravou doze álbuns na carreira e foi o compositor das canções 'Nego Dito' e 'Fico Louco', que ganharam regravações marcantes na voz do cantor Branca Di Neve. Na década de 90, Itamar lançou a trilogia 'Bicho de Sete Cabeças' e apresentou a sua talentosíssima banda Orquídeas do Brasil formada só por mulheres. Ele também foi regravado por Zélia Duncan e Cássia Eller.
NA FUNCAP: ICAB RECEBE INSTRUMENTO MUSICAL DESTINADO A FILARMONICA DE INDIAROBA
A Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), realizou na manhã desta segunda-feira, 13, a cerimônia de entrega de instrumentos de sopro para duas entidades musicais sergipanas, dos municípios de Arauá e Indiaroba, contempladas nos editais do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020. A solenidade foi conduzida por Fredson Santana, assessor especial do gabinete, o técnico Michael Silva, e contou com a presença de representantes das instituições beneficiadas.
O Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 tem como objetivo a distribuição gratuita de até cinco instrumentos de sopro para 158 bandas de música, em âmbito nacional, incluindo o estado de Sergipe. O edital integra o Projeto Bandas de Música, programa permanente da Funarte para incentivo aos conjuntos musicais instrumentais desse tipo.
Representando Aldo Moraes, Jéssica Rosa Ramos recebeu o prêmio em nome do Instituto Cultural Arte Brasil: 01 Bombardão – C. G. Conn BB650. “A entrega dos instrumentos pra gente significa muito, pensando na questão de apoio aos jovens e adolescentes, mas também na questão do dia a dia mesmo, pois eles estavam precisando bastante dessa segunda leva que a gente está conseguindo através dos editais. Tenho certeza que os alunos farão um excelente uso. Muito obrigada”, destacou Jéssica.