terça-feira, 31 de agosto de 2021

LONDRINA: ICAB E IMECAB DEFENDEM AMPLA HOMENAGEM A ITAMAR ASSUMPÇÃO

 

Meu nome é

Benedito João dos Santos Silva Beleléu
Vulgo Nego Dito, Nego Dito” (Itamar Assumpção)


  Recentemente, a Prefeitura de São Paulo anunciou homenagem a 5 ícones da cultura brasileira e que venceram barreiras, dificuldades e o preconceito tornando-se referência nas artes com um legado que ultrapassa fronteiras. São Paulo optou por homenagear personalidades negras, que vão receber estátuas espalhadas pela capital. Um dos nomes é o cantor e compositor Itamar Assumpção.


  Itamar nasceu em Tietê, interior de São Paulo; ganhou fama como um dos criadores da vanguarda paulista; infuencia até hoje grandes nomes da MPB e é um artista reverenciado na Europa. E embora tenha corrido o mundo com sua voz, Londrina tem um capítulo especial na biografia de Itamar Assumpção. Morou em Cambé e em Londrina onde o músico fez amizade com Arrigo Barnabé e Cida Moreira, participou do emblemático show Na boca do bode e saiu consciente do som que iria fazer e que conquistou o mundo. Londrina representa o nascimento artístico do músico moderno, multifacetado e universal que é Itamar Assumpção. Tanto que Londrina é citada no site da Prefeitura de São Paulo que traz a biografia do músico. E praticamente todas as reportagens e biografias nacionais e internacionais sobre o músico falam de Londrina. Seu vanguardismo possui o ritmo do Brasil e ele sempre bebeu na fonte das nossas maiores tradições, dedicando inclusive trabalhos à Ataulfo Alves.




  Falecido precocemente em 2003, o compositor Itamar foi gravado por nomes como Ney Matogrosso, Rita Lee, Cássia Eller, Cidade Negra e Zélia Duncan. Já homenageado com museu virtual, nome de casa de cultura, espaço na Biblioteca Cassiano Ricardo e peça teatral contando sua vida, Itamar Assumpção agora também fará parte do cenário urbano na maior cidade do Brasil.


  Pois bem... Entendemos que é mais que chegada a hora de Londrina homenagear este grande artista e quem sabe um dia, nossas escolas estudem a obra desse gigante da música popular. Câmara Municipal através de seu presidente Jairo Tamura, Secretaria Municipal de Cultura através do secretário Bernardo Pellegrini, Deputada Luisa Canziani, Deputado Filipe Barros, Deputado Diego Garcia, Deputado Boca Aberta Jr , Deputado Tiago Amaral e Deputado Tercilio Turini devem se unir e buscar uma homenagem digna a um dos maiores nomes da nossa cultura.


   Prestar tributo à Itamar Assumpção é render homenagem ao povo negro de Londrina, à exuberante cultura londrinense e aos tantos homens e mulheres que pisaram o chão vermelho e com seus talentos fizeram a fama desta cidade jovem e ousada! Desde já o Instituto Cultural Arte Brasil e o Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro Brasileira se manifestam para que as autoridades londrinenses busquem essa homenagem a Itamar Assumpção e lhe deem o devido valor.



Aldo Moraes

Presidente do Instituto Cultural Arte Brasil


Vagner Nogueira

Presidente do Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro Brasileira


Londrina, 19 de agosto de 2021

EM BREVE FESTIVAL DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DA PERIFERIA

 


Depois de duas edições presenciais de muitas conversas enriquecedoras com o pessoal aqui de São Paulo, e outras duas edições online pra esse Brasilzão inteiro, tamo chegando de mansinho pra aprender, trocar e construir com vocês.


A gente sabe que não tá fácil e tá todo mundo na correria trabalhando, mas juntas, juntos e juntes vamos conhecer iniciativas inspiradoras das periferias, aldeias e quilombos do Nordeste e Norte do país.


🔸 Fiquem ligados por aqui que logo mais divulgamos a programação completa e também liberaremos as inscrições gratuitas!

CAFÉ COM QUE? RECEBE FABRICIO POLIDO

F

 Nesta quinta, o Café com Quê? fará um encontro presencial com o ator e produtor Fabrício Polido, que nos contará sobre o projeto que celebrou os 85 anos de Londrina e deu à cidade uma iluminação especial em cada fachada do nosso Corredor Cultural, terminando com um espetáculo projetado na Biblioteca Pública. Conheceremos as etapas deste trabalho, a pesquisa, a transposição de linguagens artísticas e um novo olhar sobre a cidade.


Encontro presencial, na galeria-café do Sesc Cadeião: máscara, distanciamento e álcool em gel. 

Mais informações: is.gd/06PTLc

NO YOUTUBE: OFICINA DE PERCUSSÃO COM MAU WERNER

 


O blog Arte Brasil indica as oficinas online so mestre Mau Werner sobre ritmos brasileiros.

A oficina é promovida pela Vila Cultural Cemitério de Automóveis e patrocinada pelo Promic.

A iniciativa, que antes já ocorria com aulas presenciais, agora está sendo retomada em formato on-line. E o primeiro encontro remoto, com abordagem e ensinamentos sobre o ritmo da Ciranda, será transmitido gratuitamente pelo YouTube do Londrix. Confira um teaser sobre a oficina aqui.

A ação integra o projeto Atrito, Arte em Movimento e conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O objetivo da oficina é levar aos participantes instruções e exercícios de coordenação motora e reconhecimento com a música. Assim, as atividades proporcionam noções de teoria musical para o aprimoramento da percepção corporal.

Antes do primeiro evento virtual, o projeto já havia realizado nove encontros presenciais. Agora, o projeto terá as últimas três aulas transmitidas pela internet, devido ao período de pandemia de Covid-19.

Após o ritmo Ciranda, a segunda atividade será de Baião e Coco, e a terceira abordará o Maracatu. As oficinas foram gravadas por Carlos Fofaun e Yan Maran.

Foto: Divulgação

Sobre o ministrante – Mauricio Werner, o Mau Werner, tem 42 anos, é músico e educador. Graduado em Psicologia e pós-graduado em Música e Cognição. Atua no cenário nacional desde 2001 pelas bandas Etnyah, Trilobit e Bacalhau Samba Rock Clube, entre outras. Mestre de bateria da Escola de Samba Explode Coração. Tricampeão do Carnaval de Londrina. Fundador do Maracatu Semente de Angola e ganhador do Prêmio Culturas Populares 2019, na categoria Mestre. Ministra oficinas de percussão desde 2007.

Foto: Divulgação

Atrito, Arte em Movimento – Trata-se de um projeto com diversas atividades de formação e fruição cultural que já são praticadas pela ONG AARPA em parceria com artistas e trabalhadores da cultura de Londrina, sendo essas atividades já reconhecidas por proporcionarem oportunidades e participação nos processos de criação de obras artísticas. As ações físicas do projeto Atrito, Arte em Movimento foram interrompidas devido à Pandemia Covid-19, mas estão retornando em modelo virtual, com todo movimento.

O projeto é responsável por outras iniciativas culturais, incluindo o Assalto Literário, Encantamentos poéticos, Um Dedo de prosa nas escolas, Sarau Prosa, Poesia e Outras delícias, e Sarauzinho.

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=NOnvdx999AU

SEM CORRER, VERSTAPPENN VENCE GP DA BÉLGICA

 


Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio da Bélgica sem correr uma única volta, neste domingo, quando apenas metade dos pontos foram atribuídos pela sexta vez na história da Fórmula 1.

Após cerca de três horas de espera pela diminuição da chuva, a corrida começou do pitlane e atrás do safety car e foi interrompida após completar as duas voltas necessárias para a distribuição de metade dos pontos.

George Russell terminou em segundo com a Williams, seu primeiro pódio na Fórmula 1, e o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton ficou em terceiro com a Mercedes.

A vantagem de Hamilton sobre Verstappen do campeonato foi reduzida de oito para três pontos.

REGGAE: MORRE O ÍCONE LEE SCRATCH PERRY


 O produtor e músico jamaicano Lee Scratch Perry morreu aos 85 anos neste domingo (29) em um hospital em Lucea, na Jamaica. Não se sabe a causa da morte ainda.

Perry trabalhou com Bob Marley e foi um dos responsáveis pelo som que ficou conhecido como dub e reggae.

Apesar de ser um produtor de música jamaicana, como dub e reggae, o estilo das músicas que ele criou influenciou outros estilos, como hip-hop, dance music e rock.

Além de ter trabalhado com Bob Marley, ele também foi parceiro de grupos como Beastie Boys e The Congos.

sábado, 28 de agosto de 2021

GP DA BÉLGICA: VERSTAPPENN LARGA NA POLE

Uma classificação de tirar o fôlego da F1. Neste sábado (28), na tomada de tempos para o GP da Bélgica deste final de semana, quem ficou com a pole-position em Spa-Francorchamps foi Max Verstappen, a nona da carreira.

O holandês da Red Bull vinha com ótimo desempenho em todas as fases do treino classificatório. Então, no Q3, com o cronômetro já zerado, virou 1min59s765, foi o único na casa de 1min59s e vai sair da primeira posição de honra do grid.

A grande surpresa da sessão foi George Russell. O inglês da Williams chegou a ficar com a pole provisória, mas foi batido por 0s321 e sai pela primeira vez na carreira da primeira fila. Logo atrás aparecem Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel completando os cinco primeiros colocados.

A sessão foi marcada por um forte acidente envolvendo Lando Norris nos primeiros minutos do Q3. Com pista bastante molhada, o inglês perdeu a traseira na Eau Rouge e acertou com força o muro de pneus, interrompendo a sessão com bandeira vermelha. Apesar do susto, conseguiu sair sem problemas de sua McLaren.

FONTE: https://www.f1mania.net/

ALINE TORRES É NOVA SECRETÁRIA DE CULTURA DE SÃO PAULO

 


A Prefeitura de São Paulo nomeou nesta quinta-feira (26) a gestora cultural Aline Torres (MDB) como nova secretária de Cultura da cidade, após o pedido de demissão de Alexandre Youssef.

Aline tem 35 anos e é formada em Relações Públicas, com pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais. Antes de ser nomeada, ocupava o cargo de secretária adjunta de Inovação e Tecnologia.

Ativista dos movimentos negro e feminista, Torres foi candidata a vereadora em 2020 em São Paulo pelo MDB. Nas eleições de 2018, tentou uma vaga como deputada federal pelo PSDB.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO PARANÁ ABRE EXPOSIÇÃO COM ACERVO

 


Projeto Museu nas Ruas: murais com obras de artistas do acervo do MAC-PR

A partir de 24 de agosto nos seguintes pontos da cidade:

Teatro Universitário de Curitiba (TUC)

Galeria Júlio Moreira, Tv. Nestor de Castro s/nº – Centro, Curitiba. 

Moinho Rebouças

Rua Engenheiros Rebouças, 1732 – Rebouças, Curitiba


FOTO: Krau Penas

PREFEITURA DO RIO EXIGE COMPROVANTE DE VACINA PARA QUEM FREQUENTAR ESPAÇOS COLETIVOS



A Prefeitura do Rio anunciou que o acesso a ambientes de uso coletivo só poderá ser feito por quem comprovar estar em dia com a vacinação contra a covid-19 a partir de 1º de setembro. 

Dessa forma, quem ainda não se vacinou não poderá frequentar espaços como academias, teatros, cinemas, museus, estádios de futebol, conferências, entre outros. A realização de cirurgias eletivas e o recebimento do benefício Cartão Família Carioca também estarão condicionados à vacinação em dia.

As medidas foram publicadas na edição desta sexta-feira, 27, do Diário Oficial do Município.

Veja os locais de uso coletivo que exigirão comprovante de vacinação na cidade do Rio de Janeiro:

  • Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;
  • Vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;
  • Cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;
  • Atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
  • Locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;
  • Conferências, convenções e feiras comerciais.

DICA DO BLOG: MELHORES DO ANO PESQUEIRA/ VOTE EM JUNINHO ALVES

 


https://www.instagram.com/p/CTAU58OrynD/


Estamos indicando o voto no cantor Juninho Alves Autoral


OUÇA: https://youtu.be/qd6F5CQIbys


PAULO JR. ALVES - ( Juninho Alves ) - filho de pesqueira –PE. Músico instrumentista, cantor, compositor e poeta.Deu  início a sua carreira profissional aos 20 anos DE idade tocando nos trios elétricos de Caruaru e na Orquestra Super OARA  da cidade de  Arcoverde-PE. 

Há 20 anos estava residindo e trabalhando no sul do Pais, nos estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do sul, Minas Gerais, Mato Grosso,  Mato Grosso do Sul e São Paulo, Incluindo os dois países  vizinhos, Paraguai e Argentina. 

Compositor de varias músicas gravadas por artistas dos estados de São Paulo e Paraná, onde estava residindo, Participou de vários festivais de música, tendo como referências  as premiações dos anos de 2010 -2011 do troféu  BARRIGUDA do FEMUP ( festival de música e poesia do Paraná) com as musicas      “ Fonte de Imaginação e Retrato do Sertão” 

Leia mais: https://juninho-alves7.webnode.com/

Contato

juninho alves Rua Antônio Nobre 815 apartamento 102
CARUARU
55024227
 81- 3719 -2844 / 9458 - 7249
87- 9149- 6162 / 9126 - 5071
 jralvesshows@hotmail.com


MORRE CRÍTICO DE ARTE ENNIO MARQUES FERREIRA

 Animador cultural, crítico de arte, desenhista, pintor e administrador. São muitas as funções que Ennio Marques Ferreira ocupou ao longo dos seus 95 anos de vida, atuando sempre como homem da Cultura. O paranaense, natural de Curitiba, morreu nesta quinta-feira, dia 26 de agosto. O Estado do Paraná, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, lamenta profundamente sua perda.

Ennio Marques Ferreira foi o fundador do que era na época a única galeria de arte de Curitiba, a Cocaco. Em 1961, durante o governo Ney Braga, tornou-se diretor do Departamento de Cultura, cargo que ocupou até 1969. Foi superintendente interino do Teatro Guaíra; presidente da Fundação Cultural de Curitiba – quando cria a Mostra Anual da Gravura; coordenador do Setor de Artes Plásticas da Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte do Paraná; também atuou como diretor do MAP, até 1995; e, a partir de 1998, da Casa Andrade Muricy. Em 2017 recebeu o título de Membro Honorário da Academia Paranaense de Letras.

Segundo consta no Dicionário das Artes Plásticas no Paraná, de Adalice Araújo, Marques Ferreira foi um artista plástico com extensa produção, tanto na figuração quanto em pesquisas abstratas, com um estilo notadamente lírico. São obras são bastante subjetivas, cheias de evocações poéticas.

TÓKIO: COMEÇAM AS PARALIMPIADAS

 


Iniciados na terça (24/8), os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 terão competições até o dia 5 de setembro. A cerimônia de abertura foi realizada no Estádio Nacional do Japão sem público presencial, e teve delegações reduzidas em virtude da pandemia de covid-19.

Essa é a primeira vez que os jogos paralímpicos ocorrem nas mesmas arenas onde os eventos dos jogos olímpicos principais foram realizados.

Com o tema Ventos de Mudança, o espetáculo de abertura contou com dançarinos que representaram aviões - cada um com uma determinada deficiência e dificuldade, mas todos com a possibilidade de alçar voos. Entre eles, um especial - que usa a mente para voar.




MISSA DE SÉTIMO DIA DE LEOZITA BAGGIO

Dona Leozita foi londrinense de nascimento e de paixão. Filha de Luigi e Regina Baggio que vieram para Londrina em 1936 foi sempre uma batalhadora por inúmeras causas sociais via Provopar, escola dos menores, BPW, APP Sindicato, Leo clube e tantas outras. Sempre cativante com seu sorriso em qualquer situação nos deixou a lembrança de uma mãe excepcional de 5 filhos e avó de 9 e bisavó de uma menina. Foi embora pouco antes de celebrar a festa já programada dos seus 80 anos.  

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

MIS PR RECEBE EXPOSIÇÃO DO XIV PREMIO NEW HOLLAND DE FOTO JORNALISMO

 


O valor da água para matar a sede, um imenso pé de couve, a simbiose entre pessoa e árvore. Essas cenas fazem parte da exposição itinerante da 14ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, que contemplou as principais fotos do campo da América do Sul. Curitiba será a primeira cidade dessa edição a receber a exposição composta por 31 imagens, incluindo as quatro campeãs e as três que receberam menção honrosa.

Com o tema “Agricultura, substantivo feminino”, a exposição acontece entre 24 de agosto e 21 de novembro deste ano no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). As imagens contam com trabalho de fotógrafos profissionais e amadores de todo o continente. Todos os vencedores dessa edição são fotógrafos brasileiros. Dois deles paranaenses: Sérgio Ranalli e Rodrigo Arabori.

O primeiro lugar Profissional campo ficou para Ricardo Wolffenbüttel, de Santa Catarina, com a imagem “A terra cura”. A melhor fotografia Profissional Máquina é de Sérgio Ranalli, com “A colheita”. Na categoria Amador, o vencedor Campo foi Noilton de Lacerda (Bahia) e, Máquina, Rodrigo Arabori. Eles foram os vencedores com as fotos “Simplicidade” e “Colheita de milho”, respectivamente.

Com a foto “Tocando para Pacha Mama”, Uriel Montúfar, do Peru, recebeu a Menção Honrosa Profissional na categoria campo. Também tiveram o reconhecimento nessa categoria João Henrique Garrigos, do Brasil, com a foto “O caipira”, e Menção Honrosa Amador campo com Malely Sanches, da Colômbia, que apresentou a fotografia “Renascer”. 

Além das sete imagens premiadas, outras 24 farão parte do evento, sendo elas:

- “Mulher e a alpaca”, Uriel Montúfar (Peru);
- “A casa de Pedro Marmeleiro”, Daniel Castellano (Brasil);
- “A horta da dona Maria Inês Riva”, Fellipe de Alcântara (Brasil);
- “A pega de boi”, Miguel Salvador (Brasil);
- “Atentas”, Ariel Miranda (Uruguai);
- “Bem viver”, Ana Mendes (Brasil);
- “Caminho para o campo”, Federico Orozco (Colômbia);
- “Campo próprio”, Márcio Menasce (Brasil);
- “Candeia”, Nereu Cavalheiro (Brasil);
- “Corrida de cavalos nos Altos Andinos”, Uriel Montúfar (Peru);
- “Cavalo negro e seu dono”, Daniel Soares (Brasil);
- “Dedicação no campo”, Fernando Martinho (Brasil);
- “Engenho de madeira com tração animal”, Rui Barreto (Brasil);
- “O nascedouro de árvores”, Sérgio Ranalli (Brasil);
- “Rambo do bananal”, Albari Rosa (Brasil);
- “Roscasiri”, Uriel Montúfar (Peru);
- “Saudação matinal”, Cesar Martinez (Colômbia);
- “Descanso na cozinha”, Antonio Herrera (Colômbia);
- “Colheita do pão de cada dia”, André Shimohiro (Brasil);
- “Coliseu do campo”, Victor Imesi (Brasil);
- “Plantio”, Daniel Machado (Brasil);
- “Semeador”, Daniel Machado (Brasil”;
- “Sucessão de espanto”, Ana Cecilia Casnati (Uruguai);
- “Rotina”, Carlos Aliperti Júnior (Brasil).

A atual edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo contou com 2.201 imagens registradas por 530 fotógrafos entre profissionais e amadores. Do total de participantes, 211 são profissionais, responsáveis por 895 fotos de campo e 141 de máquina. Já os amadores são 319, que produziram 953 imagens de campo e 212 de máquina. Os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O prêmio é realizado pela Mano a Mano Produções, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e patrocinado pela New Holland Agriculture e pelo Banco CNH Industrial. A exposição itinerante em Curitiba tem o apoio do MIS-PR e do governo do Estado do Paraná.


FONTE: SITE DA SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E DA CULTURA

Serviço
Exposição Itinerante 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Data: 24 de agosto a 21 de novembro de 2021
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro, Curitiba (PR)
Horário: Terça a sexta, das 10h às 17h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h e das 12h30 às 16h

CURSO GRATUITO DE DANÇA NO GREMINHO


 

Ministrado por Nereu Ramos, o curso abre com uma exposição de poemmas do Circuito batuque na caixa 2021 e que inclui nomes como Camila Gomes, Consuelo Pagani, Cinthia Cortegoso, Mariana Bittencourt, Vagner Xavier, Aldo Moraes, Wilson Inácio e Ronilson Moura.