sábado, 31 de outubro de 2020

MUSEUS DO PARANÁ PROMOVEM AÇÕES NO MÊS DA CONSCIENCIA NEGRA

 


A Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) promove durante todo o mês de novembro, por meio dos museus estaduais, uma série de ações e atividades em celebração ao Mês da Consciência Negra, como extensão das celebrações do Dia da Consciência Negra (20 de Novembro). A data marca o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 - um dos maiores líderes negros da História do Brasil e símbolo da luta contra o sistema escravagista do país.

As ações promovidas ao longo do mês de novembro contribuem para o fortalecimento do papel protagonista das negras e negros na sociedade paranaense, em especial na área da Cultura, valorizando as manifestações culturais afrobrasileiras e aumentando a representatividade negra nas decisões das políticas públicas com foco na área cultural. A programação também toca em pautas indispensáveis na luta antirracista no Estado e ressalta os patrimônios e elementos de pesquisa que subvertem o silenciamento historicamente imposto à cultura negra no Paraná e no Brasil. De acordo com dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34% da população paranaense é negra ou parda.
Os museus envolvidos na celebração do Mês da Consciência Negra serão o Museu da Imagem e do Som do Paraná (@mis_pr), Museu Paranaense (@museuparanaense) e Museu de Arte Contemporânea do Paraná (@mac_ ). Cada espaço terá uma programação própria, pensada especialmente para a data, e que poderá ser acompanhada virtualmente nas redes sociais dos museus (confira o serviço completo no final da matéria). Serão lives com pesquisadores e pesquisadoras sobre questões históricas da cultura afrobrasileira, ocupações virtuais por artistas negros convidados para apresentarem seus trabalhos, oficinas com profissionais negros da Cultura e mesas redondas com artistas. Todas as atividades são inteiramente gratuitas.
Acesse toda a programação no site: www.cultura.pr.gov.br

JORNAL CÂNDIDO DISCUTE OFICINAS LITERÁRIAS NO BRASIL

 

O circuito das oficinas literárias no Brasil é o assunto de capa da nova edição do Cândido (@candidobpp), editado pela Biblioteca Pública do Paraná (@bibliotecapr).

Assinada pelo jornalista Rodrigo Casarin, a reportagem especial do mês discute o papel desse tipo de formação e resgata a história dos cursos de escrita criativa ministrados no país — desde os anos 1960 até os dias de hoje, em que se percebe um boom de oferta e procura, motivado pela pandemia. O material ainda traz dicas de alguns dos principais professores da área, como João Silvério Trevisan, Raimundo Carrero e Luiz Antonio de Assis Brasil.

Outros destaques do Cândido 111: poemas (traduzidos por Camila Assad) da norte-americana Louise Glück — vencedora do Nobel de Literatura 2020 —, entrevista com Glauco Mattoso (concedida a João Lucas Dusi), artigo de Julie Fank na coluna Pensata, ensaio de André de Leones sobre a obra do cubano Leonardo Padura, HQ de Yuri Moraes e Mayara Lista e fotos de Fernanda Maldonado na seção Cliques em Curitiba. Todas as ilustrações da edição são de DW Ribatski.
Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu novo site: www.candido.bpp.pr.gov.br
.



CINEMA PERDE SEAN CONNERY

 


O ator escocês Sean Connery, que deu vida ao famoso agente James Bond no cinema, morreu aos 90 anos. A informação foi anunciada pelo site da BBC, que falou com a família do artista.

Connery foi o primeiro intérprete do personagem na telona e estrelou sete das aventuras do 007, além de filmes de sucesso como Indiana Jones e a Última Cruzada, O Nome da Rosa, Caçada ao Outubro Vermelho e A Rocha.

O ator construiu uma carreira premiada no cinema, com um Oscar, dois Baftas e três Globos de Ouro. Connery também atuou no drama "Os intocáveis", de Brian de Palma, pelo qual venceu o Oscar em 1988 na categoria de melhor ator coadjuvante e o Globo de Ouro. 

O ator nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 1930, e ganhou seu primeiro papel em 1954, no filme "Lilacs in the spring". Entre seus personagens de destaque, estão também o protagonista William von Baskerville no longa "O nome da rosa", de 1986, adaptação da obra de Umberto Eco, e o professor Henry Jones no filme "Indiana Jones e a última cruzada", de 1989.

MARADONA 60 ANOS

 


Esta sexta-feira é um dia especial para os amantes da bola. Nascido há exatamente 60 anos, em Lanús, zona sul da Grande Buenos Aires, Diego Armando Maradona foi homenageado por vários personagens e clubes que fazem parte da história do jogador.

A Fifa completou a semana de celebração iniciada com o aniversário de 80 anos de Pelé e postou um vídeo com imagens de El Pibe de Oro no auge, durante a Copa do Mundo de 1986. O Rei não ficou fora da comemoração e celebrou o hermano.

Biblioteca Pública do Paraná lança nova edição do projeto online Era Uma Zine

 


Já está no ar mais uma edição do projeto Era Uma Zine, desenvolvido pela Biblioteca Pública do Paraná para atender o público infantil de forma remota durante a quarentena. Nesta semana, o fanzine eletrônico gratuito apresenta a última parte da série sobre as urgências do mundo atual. 

Entre os destaques deste número 32 estão uma narrativa sobre Lúcia  — a famosa barata mentirosa das sete saias de filó —; análise, a partir do termo fake news, do livro A Verdadeira História dos Três Porquinhos (de Jon Scieszka); e mais uma rodada do desafio Inktober (que consiste em fazer um desenho por dia seguindo temas predefinidos). Baixe aquihttps://drive.google.com/file/d/1e5Txk4rdd65A7-SS1YAEyQVbofECiypZ/view


A Biblioteca segue a orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus e está fechada por tempo indeterminado.

14 ANOS DEPOIS, FÓRMULA 1 VOLTA AO CIRCUITO DE ÍMOLA E REVERENCIA SENNA

 


Neste final de semana, a Fórmula 1 volta a visitar o circuito de Ímola pela primeira vez desde 2006 e um dos principais assuntos desta sexta-feira (30) é o brasileiro Ayrton Senna, morto em um acidente na curva Tamburello no GP de San Marino de 1994. As equipes prestaram tributos ao tricampeão nas redes sociais e a própria cidade de Ímola se iluminou com palavras do brasileiro.



Desde a sua morte, o autódromo tem sido palco de diversas homenagens ao brasileiro, incluindo a construção de uma estátua de Senna, pinturas e cartazes espalhados pelo circuito.



E no primeiro dia de atividades da F1 em Ímola, que teve seu final de semana reduzido como parte de um teste de novos formatos pela categoria, o brasileiro esteve ativamente presente, com as equipes publicando nas redes sociais homenagens a Senna, mostrando os tributos ao tricampeão no circuito, que foram visitados por alguns dos pilotos como o tetracampeão Sebastian Vettel.



GRATUITO: CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM,QUÍMICA,MEIO AMBIENTE E CUIDADOS DE IDOSOS EM LONDRINA

 Estão abertas as inscrições dos cursos técnicos em ENFERMAGEM, CUIDADOS DE IDOSOS, QUÍMICA e MEIO AMBIENTE para início das aulas no primeiro semestre de 2021 estão abertas e serão realizadas no período de 22/10/2020 à 20/11/2020. As inscrições poderão ser efetuadas presencialmente na secretaria do colégio com agendamento prévio ou através do email: colegioalbinofeijo@gmail.com Quem optar em realizar a inscrição por email deve escanear a documentação exigida, de forma legível, e informar o curso do seu interesse e um número de telefone para contato. Horário de atendimento: das 8:30 às 11:30hs e das 13:30hs às 16:30hs. Documentos necessários: Cópia da certidão de nascimento ou casamento; Cópia do histórico do ensino Fundamental e Médio; Cópia do RG e CPF; Certidão de regularidade de estudos; Cópia comprovante de endereço, (COPEL);

terça-feira, 27 de outubro de 2020

PELÉ CELEBRA LEWIS HAMILTON POR RECORDE NA FÓRMULA 1

 



Após a vitória no GP de PortugalLewis Hamilton superou a marca de Michael Schumacher, tornando-se o maior vencedor da história da Fórmula 1, com 92 triunfos. A marca não passou despercebida pelo mundo do esporte, mas uma das homenagens ao piloto da Mercedes chamou a atenção até do próprio Hamilton: a do rei do futebol, Pelé.

Assim como no GP de Eifel, quando igualou a marca de vitórias do heptacampeão, Hamilton foi muito celebrado por nomes de dentro e fora do esporte. Ao longo do domingo (25), depois de vencer em Portimão, o britânico compartilhou em suas redes sociais algumas das homenagens feitas.

es, diversos nomes do esporte a motor, como Felipe Massa, Mark Webber, Jeff Gordon, Bubba Wallace e Fabio Quartararo, e de outras modalidades esportivas como os jogadores de futebol Gabigol e David Beckham, além de nomes do cinema e da música, como Kelly Rowland, Rita Ora e Ryan Reynolds.

Mas a de Pelé, o qual Hamilton já afirmou considerar um ídolo, se destacou das demais pela mensagem escrita pelo rei do futebol.

"A história nunca para de ser escrita", escreveu o brasileiro em seu perfil no Instagram. "Parabéns Lewis Hamilton, pela conquista deste recorde incrível. E muito obrigado pela mensagem em meu aniversário!".

A mensagem a qual Pelé se refere foi divulgada na última sexta-feira, durante as transmissões do SportTV dos treinos livres para o GP de Portugal, quando o ex-jogador de futebol completou 80 anos. Em um breve vídeo, acompanhado de outros grandes nomes do esporte como Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello, Valentino Rossi, e mais, Hamilton desejou parabéns a Pelé, afirmando que o brasileiro é um ídolo para ele e que espera ter a chance de conhecê-lo no futuro.

Ao republicar em seu perfil oficial no Instagram, Hamilton colocou o seguinte comentário junto da mensagem: "Uau. Muito obrigado!".

Após a corrida, Hamilton, emocionado, agradeceu à Mercedes pelo trabalho feito ao longo dos últimos sete anos, destacando a colaboração, a inspiração e a confiabilidade do carro.

“Em primeiro lugar, eu realmente devo isso a esses caras aqui e da fábrica, apenas por seu tremendo trabalho, eles estão continuamente inovando, ainda mais alto a cada. É um privilégio trabalhar com eles e estou muito grato por todos os momentos. A confiabilidade tem sido absolutamente incrível graças à Mercedes e à Petronas e todos os nossos parceiros. Ninguém desiste do sucesso. Todo mundo está trabalhando e isso é a coisa mais incrível de estar cercado porque te inspira, essa colaboração. Não há nada igual.”

Questionado sobre o que significava obter o recorde de 92ª vitória na carreira, Hamilton disse: “Vai levar algum tempo para que isso aconteça totalmente, mas você sabe que eu ainda estava me esforçando para cruzar a linha. Ainda estou muito no modo de corrida mentalmente. Mas sim, não consigo encontrar as palavras no momento. ”

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

EM PORTUGAL, HAMILTON SE TORNA O MAIOR VENCEDOR DA HISTÓRIA

 


Lewis Hamilton é o maior vencedor em todos os tempos na Fórmula 1. Com 262 GPs disputados na carreira, o hexacampeão do mundo superou o recorde que compartilhava com Michael Schumacher e alcançou sua 92ª vitória no Mundial ao triunfar no ótimo GP de Portugal, 12ª etapa da temporada 2020. A corrida disputada na tarde deste domingo (25) no circuito de Portimão foi marcada por uma grande primeira volta e pela incerteza sobre a chuva que, no fim das contas, não apareceu.

Hamilton largou na pole, chegou a ser superado por Valtteri Bottas e até por Carlos Sainz, que incrivelmente liderou a prova por algumas voltas no começo. Mas, na sequência da disputa, valeu a melhor performance daquele que é um dos maiores da história.

MÚSICA BRASILEIRA PERDE LUIZ DA ANUNCIAÇÃO

 


O Maestro Luiz Almeida D'Anunciação, ou simplesmente 'Pinduca', é percussionista, concertista, autor, compositor, com formação nos Seminários de Música da Universidade Federal da Bahia (1956 a 1959), fez estudos de percussão na Universidade do Colorado, em Boulder, Estados Unidos. Foi aluno de vibrafone de Phil Kraus, em Nova York, de marimba com José Bethancourt, em Chicago, e estudou percussão cubana com José Helario Amat e Lino Neiva Bethancourt, em Havana, 1996.


Pinduca preparou o 'naipe' de percussão da Orquestra Sinfônica Brasileira nas excursões à Europa, Estados Unidos e Canadá, sob a direção do Maestro Isaac Karabtchevsky, sem deixar suas funções de Professor/Orientador na implantação do Curso de Percussão da Unidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, depois de ser integrante, por 18 anos, do elenco da TV Globo, como percussionista, arranjador e regente.


Autor do "Manual de Percussão", em 4 volumes, divididos em 14 cadernos e 2 livros distribuídos em: Instrumentos da Rítmica Brasileira (do Birimbau a Tambores de Percussão Direta); Técnica para Instrumentos Barrafônicos; Estudos de Técnica para Caixa-clara; Técnica para os Instrumentos da Percussão Complementar. Escreveu e lançou "Os Instrumentos Típicos Brasileiros na Obra de Heitor Villa-Lobos".


Como compositor, Pinduca é autor de diversas peças, destacando-se a 'Pequena Suíte para Vibrafone', 'Um Choro para Radamés Gnattali' e várias outras peças que, como seus livros, correm o mundo em CDs.


É rica, muito rica, a biografia artística do sergipano Pinduca, que já mostrou todo seu talento em Sergipe, no Brasil e no mundo.

PELÉ 80 ANOS

 


O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de Pelé é tamanha que é possível falar que, a partir dele, o mundo mudou a forma de ver os jogadores e a seleção do Brasil.



Biografia de Pelé

A trajetória daquele que viria a ser conhecido como o rei do futebol começa de forma muito comum. Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações, Pelé vem de “uma família das classes populares, que trabalhava duro para educar os filhos”, diz o pesquisador do MEMOFUT (Grupo Literatura e Memória do Futebol) Rodrigo Saturnino.

Ainda na infância, um fato parece definir sua relação com o futebol. Ao ver o pai, o ex-jogador José Ramos do Nascimento, o Dondinho, chorar após a derrota da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, o pequeno Edson promete que conquistaria o primeiro Mundial do país.



Mas antes de cumprir esta promessa, Pelé daria os primeiros passos no esporte na cidade paulista de Bauru, para onde a família dele se mudou durante sua infância. Lá defendeu várias equipes amadoras de futebol de campo e salão, até que, ao completar 15 anos, foi levado para fazer um teste no Santos. Aprovado, foi contratado em junho de 1956 e começou a defender a equipe da Vila Belmiro.

No Santos, desandou a marcar gols, o que lhe garantiu a primeira convocação para a seleção brasileira em 1957 para participar da Copa Roca, competição na qual fez seu primeiro tento e iniciou uma caminhada de conquistas.



A qualidade de Pelé era tamanha, que a ideia de que ele era o rei do futebol surgiu antes mesmo da conquista de um título de expressão pela seleção. Jovem ainda, com 17 anos, meses antes da disputa da Copa de 1958, o dramaturgo Nelson Rodrigues se referiu ao jogador da seguinte forma em uma crônica sobre o jogo entre America e Santos: “O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: - a de se sentir rei, da cabeça aos pés. Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento”.

A coroação definitiva vem com a conquista dos títulos das Copas do Mundo. “Em 1957, o futebol brasileiro estava por baixo, com a derrota para a seleção uruguaia em 1950, a apenas regular participação na Copa de 1954, os resultados fracos durante uma excursão à Europa em 1956 e o fraco desempenho no Campeonato Sul-Americano de 1957 (…). E surge Pelé, com 17 anos. O futebol brasileiro então passou de 5ª a 6ª força para ser, indiscutivelmente, o melhor do mundo. Com Pelé e Garrincha, a seleção nunca perdeu. Foram três títulos mundiais em quatro Copas. Pelé foi o principal responsável por esse desempenho. A identificação da seleção com o povo brasileiro atingiu seu ponto máximo. Pelé se transformou na face do Brasil bem sucedido, o brasileiro mais reconhecido da história, em todo o mundo”, diz Saturnino.

Entre estas conquistas uma ocupa um lugar especial na história do futebol, a da Copa do Mundo de 1970, no México. Foi nesta competição que Pelé mostrou todo o seu potencial como jogador. “Em 1970 ele foi fundamental, fez uma Copa ímpar, brilhante do início ao fim, e colocou o Brasil no topo do futebol mundial”, diz Helal.

Clodoaldo, um dos companheiros de Pelé naquela campanha, compartilha desta opinião: “Foi o melhor momento do Pelé na seleção brasileira. O vi em 1970 como nunca, preparado nos aspectos físico, técnico e psicológico. Ele estava voando. Foi o momento no qual atingiu o máximo de sua carreira”. 

O sucesso de Pelé não se deve apenas à seleção. Foi pelo Santos que ele marcou a maior parte dos seus 1281 gols (em 1363 jogos), que o transformaram no maior goleador da história do futebol mundial. 

Um destes gols mobilizou a atenção do público de forma especial, o de número mil, alcançado no dia 19 de novembro de 1969 em vitória de 2 a 1 do Santos sobre o Vasco no estádio do Maracanã. O detalhe é que Pelé tinha apenas 29 anos ao alcançar esta marca.

ANA PAULA SCHEFFER GINASTA MEDALHISTA NO PAN É ENCONTRADA MORTA

 

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Ana Paula Scheffer, ex-atleta da seleção brasileira de ginástica rítmica e medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, foi encontrada morta em casa, nesta sexta-feira (16), em Toledo, no oeste do Paraná.

A ex-ginasta, que atualmente trabalhava como técnica, tinha 31 anos. A suspeita é que ela tenha tido um infarto fulminante.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

1ª COLETANEA DE PEÇAS DE SHAKESPEARE É LEILOADA

 

Um livro raro de 1623 que reuniu as peças de William Shakespeare pela primeira vez foi vendido por um valor recorde de 9,97 milhões de dólares em um leilão nesta quarta-feira, anunciou a Christie's em Nova York.

O Primeiro Fólio contendo 36 peças de Shakespeare é uma das apenas seis cópias completas conhecidas em mãos privadas, e tinha uma estimativa de preço pré-venda de 4 milhões a 6 milhões de dólares.

A identidade do comprador não foi divulgada de imediato.

O valor pago no leilão desta quarta-feira também marcou um novo recorde mundial para qualquer obra de literatura impressa, e quebrou a marca anterior de 6,16 milhões de dólares para o Primeiro Fólio de Shakespeare estabelecida em 2001, disse a Christie's.

"Comédias, Histórias e Tragédias" foi compilado por amigos do dramaturgo e poeta inglês sete anos após sua morte. Inclui 18 peças que nunca tinham sido publicadas antes e poderiam ter sido perdidas, incluindo "Macbeth" e "Júlio César".

FESTA PERNAMBUCANA PRESTA TRIBUTO A FELA KUTI

 Em vida, Fela Kuti inspirou artistas em todo o mundo ao mesclar jazz, funk, percussão africana e swing com críticas sóciopolíticas. A nona edição do evento Fela Day PE, um tributo pernambucano ao multi-instrumentista e ativista nigeriano, será realizada gratuitamente neste sábado (17), a partir das 20h, na plataforma Zoom, através do canal da Rádio Babilônia - onde várias festas virtuais estão acontecendo. Os anfitriões Jedson Nobre e DJ Soma receberão a DJ Makeda e GRASSMASS.

FELA DAY PE 2020, com Grassmass (SP), Dj JED (ESP), Dj Soma (PE) e Dj Makeda (PE)
Onde: Plataforma Zoom na Rádio Babilônia (https://cutt.ly/radiobabilonia)
Quando: sábado (17), a partir das 20h
Quanto: Gratuito

GRATUITO NA UEL: POLITICAS PÚBLICAS EM ARTES

 Ciclo de estudos: UEL/gratuito/virtual INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ARTES PERÍODO: De 19 de outubro à 21 de novembro, geralmente de segunda a quinta, entre 19:30 e 21:30h. INSCRIÇÕES: De 12 à 16 de outubro (Encerramento das inscrições até às 12h00m do dia 16/10), pelo link: http://www.uel.br/eventos/insc/?id=6118 REALIZAÇÃO: Equipe de estudantes e professores do quarto ano do curso de Arte Visual da UEL CRONOGRAMA Apresentação - Estrutura e funcionamento do Ciclo, dia 16 de outubro (sexta) às 19:30. Módulo I – ARTES COMO OBJETO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: Relações entre arte, estado e sociedade civil (o sistema das artes). Políticas públicas de cultura/arte e direitos humanos. Política cultural no Brasil e em Londrina. De 19 à 22 de outubro, entre 19h30m-21h30m. Módulo II- CURADORIA, CRITICA DE ARTE E MEDIAÇÃO: Curadoria, mediação e texto crítico. Métodos e práticas expositivas em arte. De 26 à 29 de outubro, entre 19h30m-21h30m. Módulo III- ARTE, TECNOLOGIA E CONSUMO: Arte, Cultura, Sociedade de Consumo, Mercantilização dos bens Culturais. De 02 à 05 de novembro, entre 19h30m-21h30m. Módulo IV- A CULTURA AFRO BRASILEIRA: Introdução das artes afro-brasileiras Problematização do colonialismo. De 09 à 12 de novembro, entre 19h30m-21h30m. Roda de avaliação – 13 de novembro (sexta), entre 19h30m-21h30m. Encerramento: MANIFESTANÇA – PERFORMANCE MANIFESTO, 21 de novembro (sábado), a partir das 19:30 PROMOÇÃO: Departamento de Arte Visual/CECA/UEL, Fórum Permanente de Cultura de Londrina, Vilas Culturais: Alma Brasil, Canto do Marl, Grafatório, Triolé, Flapt!, Usina Cultural e Coletivo Quizomba. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Prof. Dr. Kennedy Piau, Dra. Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, Dr. Jardel Dias Cavalcanti, Dra. Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt, Dr. Juliano Reis Siqueira.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

AMERICANOS MILGROM E WILSON VENCEM O NOBEL DE ECONOMIA 2020

 


Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson foram anunciados nesta segunda-feira, 14, como os vencedores do Prêmio Nobel de Economia de 2020

Norte-americanos, eles foram premiados por seus trabalhos na melhoria da teoria dos leilões e invenções de novos formatos para serem realizados. 

Esta foi a 52.ª premiação na categoria, que já laureou mais de 80 pessoas desde 1969. 

"Os vencedores deste ano estudaram como funcionam os leilões. Eles também usaram seus insights para criar um novo leilão e formatos para bens e serviços que são difíceis de vender de uma forma tradicional, como frequências de rádio. Suas descobertas beneficiaram vendedores, compradores e contribuintes de todo o mundo", afirmou o comitê do Nobel - a Real Academia de Ciências da Suécia.

SOCIEDADE VIVA CAZUZA VAI FECHAR

 


Lucinha Araújo, mãe do cantor e compositor Cazuza, anunciou em entrevista à coluna de Ancelmo Gois publicada neste domingo (11), que vai fechar a Sociedade Viva Cazuza até dezembro deste ano.

A Viva Cazuza foi aberta por ela em 1990, logo após a morte de seu filho, em decorrência de complicações com o vírus da Aids.

A fundação já cuidou, até hoje, de 328 crianças portadoras do vírus da Aids: “Tenho 30 anos de dedicação à sociedade e estou com 84 anos. Acho que já cumpri minha missão”.

“Eu continuarei fazendo esse trabalho. Não quero mais a responsabilidade toda que eu tinha. Estou muito velhinha”, afirma