domingo, 30 de junho de 2019

PARATY DEVE SER RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO MUNDIAL


O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco examinará nos próximos dias 36 novos lugares para sua inscrição como Patrimônio da Humanidade, entre eles a cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
A 43ª reunião do comitê, integrado por 21 Estados, começará neste domingo em Baku, capital do Azerbaijão, e se estenderá até o próximo dia 10 de julho.

sábado, 29 de junho de 2019

CIDADANIA: DIÁRIO CULTURAL DE INDIAROBA JUNHO DE 2019



Logo depois do feriado de Corpus Christi, o prefeito Adinaldo do Nascimento fez a entrega de equipamentos para uso diário e dias de chuvas aos recicladores de Indiaroba. É uma importante iniciativa num município de cerca de 20 mil habitantes e que se preocupa com as questões ambientais e com o bom uso de suas belezas naturais.

Vários secretários municipais, o Presidente da Cooperativa Zezão, o vice prefeito Marcos Sertanejo e os trabalhadores participaram da entrega. Foi ressaltado o valor social do trabalho da coletiva seletiva e do engajamento dos trabalhadores e a necessidade de união em torno das ações e da melhora da cidade.

Adinaldo falou no simbolismo que permeia a coleta seletiva e do quanto é importante para a saúde da comunidade, sobretudo crianças e idosos. O prefeito chamou atenção para que todos sejam parceiros e foi muito aplaudido pelo apoio dados a esses valentes trabalhadores.

Zezão, presidente da cooperativa agradeceu os trabalhadores, que apesar das dificuldades têm se mantido persistente e lembrou que “as coisas não se resolvem do dia prá noite” mas que a gestão municipal tem atuado para que todos colham bons frutos nessa caminhada.

O vice-prefeito Marcos Sertanejo destacou a importância do processo de reciclagem e que a comunidade, a natureza e o meio ambiente ganham com a proteção e os cuidados necessários para uma vida digna.

 A recicladora Mirian dos Santos falou que a limpeza das ruas e a prevenção aos insetos é algo que se sente no dia a dia neste trabalho que desenvolve com os demais associados.

Em seguida, o prefeito vistoriou a limpeza, organização e adequação do Centro Cultural João Pequeno que recebe parte dos festejos juninos na cidade. O homem homenageado neste espaço de lazer, cultura e história foi pescador e puxador de samba de coco nas festas tradicionais.

Entre o almoço e o jantar, nosso paladar e olhos se encantaram com cuscuz, bolo de puba, banana d’água cozida, camarão e suco de mangaba.

DIÁRIO CULTURAL: INDIAROBA JUNHO DE 2019



O desafio em chegar às terras nordestinas é não se encantar com sua beleza natural e a boa recepção de seu povo. Tão natural quanto os esvoaçantes coqueiros, o mar e a praia é a amizade das pessoas por quem chega de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Numa pequena comitiva formada por empresários e agentes culturais de Londrina, viemos para empreendimentos econômicos e realizar intercâmbio com a cultura produzida em Indiaroba.

Chamou a atenção a culinária local a qual tivemos o prazer de desfrutar na noite da chegada: bolo de macaxeira, bolo de pupa, carne de sol, frigideira de ovo e suco de frutas da terra. Enquanto isso, lá fora os festejos juninos são um caso especial de geração de renda e socialização: feirinha da agricultura familiar; concurso de quadrilhas; shows com artistas da cidade e comidas típicas da região.

Destacamos nessa encantadora noite (2º dia da viagem) junina: o cantor Florêncio; a quadrilha da cidade; a secretária de cultura Solange Santos Lima, o baterista Nego Loiro e o ex-prefeito Raimundo Torres.

Aldo Moraes/jornalista

LINK PARA O ARTIGO DE LUCIANA NASCIMENTO: BOITUVA, O MACONDO TUPINIQUIM

http://aquitem10.com.br/cidadeemfoco/falas-silenciadas/boituva-a-macondo-tupiniquim/?fbclid=IwAR3JL0rwg11DYIJGw_s2_3wNc0xHGrGn7KPn4aj_503WF9bVscGZNZPLRFA


Luciana Nascimento
Socióloga, com Licenciatura em História, Especialista em ensino de Sociologia, Globalização e Cultura, atua como professora da rede municipal de Porto Feliz, e em uma escola particular de Boituva.

Prorrogação das inscrições para chamada pública para fortalecimento das Organizações Indígenas (PA, AP e MA)

imagem
Prorrogação das inscrições para chamada pública para fortalecimento das Organizações Indígenas (PA, AP e MA)
imagem
CESE e COIAB comunicam a prorrogação das inscrições da Chamada Pública para fortalecimento das organizações do Pará, do Amapá e do Maranhão. O novo prazo para inscrições: 28 de junho.

Por que esta iniciativa?
  • Para fortalecer a autonomia dos povos indígenas;
  • Para que as associações indígenas possam concorrer a editais, celebrar contratos etc;
  • Para apoiar o processo do Fundo Podaali.

O que vai ser apoiado?
  • A iniciativa vai apoiar a regularização de associações indígenas para que estejam em dia com as exigências para seu funcionamento legal.
  • Isso significa: estatuto em dia, atas registradas em cartório, diretoria em dia, declarações de Imposto de Renda e outras.

Como será o apoio?
  • As associações interessadas respondem à chamada.
  • As respostas serão analisadas pela CESE, pela COIAB e pela Assessoria Jurídica e serão selecionadas as associações para receberem o apoio.
  • CESE e COIAB realizarão uma oficina de Fortalecimento Institucional e de Assessoramento Jurídico com representantes das associações selecionadas
  • A assessoria jurídica fará um levantamento completo da situação de cada associação, durante a oficina
  • A Assessoria Jurídica emitirá um parecer com a situação das associações, indicando qual a melhor forma de resolver suas pendências e o que deve constar no projeto de apoio
  • As associações enviam seus projetos para a CESE, que apoiará com o valor médio de R$10.000,00 cada projeto

Acesse aqui o link  do formulário em word do roteiro de perguntas que as Associações precisam responder para participar desta chamada.

As respostas devem ser enviadas para: projetos@cese.org.br

Novo prazo para inscrição: até 28 de junho de 2019

CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS APRESENTA TROVADORES DO MIOCÁRDIO

Música e poesia se fundem em um espetáculo que mantém viva a memória de um dos maiores poetas brasileiros. Para marcar o encerramento da exposição Múltiplo Leminski - em cartaz no Museu Histórico de Londrina até 30 de junho - o grupo Trovadores do Miocárdio leva para a Vila Cultural Cemitério de Automóveis a performance "Poéticas Leminskianas e Outras Paradas Cardíacas". Com entrada gratuita, a apresentação acontece no dia 29 de junho, a partir das 20h30.

"No ano em que Leminski completaria 75 anos, criamos um espetáculo sinestésico em torno de questões passionais e existenciais do homem contemporâneo", explica Eduardo Beu, responsável pela direção e concepção artística dos Trovadores. Para a apresentação, o grupo - composto por escritores e performers - se debruça em uma série de escritos de Leminski, como poemas, narrativas e traduções feitas pelo artista, além de um texto autoral do escritor carioca Fausto Fawcett homenageando-o. Em Londrina, o espetáculo tem participação de Fausto Fawcett (Rio de Janeiro), Ian Uviedo (São Paulo), Carolina Meinerz (Curitiba) e Aurea Leminski.

Múltiplo Leminski é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina, Prefeitura de Londrina e Universidade Estadual de Londrina.

Trovadores do Miocárdio
Criado e dirigido pelo jornalista Eduardo Beu em 2012, o grupo vem se apresentando numa residência literária ha quase 5 anos, todos os meses, na casa de eventos A Balsa, no centro de São Paulo. Já participaram de várias Viradas Culturais, Circuito Sesc de Artes, FLIP e diversos outros festivais de literatura.

Extra, extra

E meia-noite, haverá apresentação com entrada franca do espetáculo: Balada de um palhaço, texto de Plínio Marcos, com Mario Fragoso e Luiz Eduardo. Imperdível!
SÁB, 29 DE JUN ÀS 20:30

segunda-feira, 24 de junho de 2019

RPM: BATERISTA P.A.PAULO PAGNI MORRE AOS 61 ANOS


O baterista da banda RPMPaulo Antônio Pagni, 61 anos, conhecido como P.A., morreu na manhã deste sábado, 22, às 8h40, no Hospital São Camilo, na cidade de Salto (SP), a cerca de 110 quilômetros de São Paulo. 

A causa da morte foi insuficiência respiratória e bronco pneumonia, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital. O músico havia dado entrada na unidade em 14 de maio e ido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dois dias depois, e permaneceu lá desde então. O músico lutava contra uma fibrose pulmonar.

Paulo Antônio Figueiredo Pagni, integrante da banda RPM desde 1984, também fez parte da formação do grupo PR.5, ex-banda de apoio do cantor Paulo Ricardo, vocalista do RPM. Filho único do farmacêutico Orestes Pagni e de dona Aparecida, depois de estudar nos Estados Unidos, voltou ao Brasil e abriu o Planeta Gullis, um estúdio de ensaio para bandas. 

Em 1984, foi convidado para integrar o RPM, substituindo  baterista Charles Gavin, que deixou o grupo para integrar os Titãs. Em 1987, Pagni abandonou a banda e retornou um ano depois. Em 1989, quando a banda anunciou o seu fim, P.A. procurou novos rumos na música e, em 2002, voltou para o RPM, quando a banda retomou sua formação da década de 1980. Entre os hits do RPM, estão músicas como “Olhar 43” e “Rádio Pirata”.

LARGANDO NA POLE, HAMILTON VENCE GP DA FRANÇA

O GP da França foi um verdadeiro passeio para Lewis Hamilton, que largou na pole.

O piloto britânico largou da pole em Paul Ricard e fechou a primeira volta em primeiro, assim como as 52 subsequentes. 

Hamilton voltou a colocar Valtteri Bottas como coadjuvante para dar novo passo importante rumo ao hexacampeonato.

Charles Leclerc, em mais uma atuação tranquila, assegurou um pódio. O monegasco seguiu em terceiro na prova inteira, tendo sucesso em evitar a aproximação de Max Verstappen, quarto. O holandês, apesar de reclamar de problemas com o acelerador, não perdeu terreno: Sebastian Vettel foi quinto após ultrapassar apenas a dupla da McLaren ao longo da tarde.

domingo, 23 de junho de 2019

MUNDO ERUDITO: MORRE MAESTRO SÍLVIO BACCARELLI


O maestro Silvio Baccarelli, 87 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (21), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa com quadro de infecção urinária, mas as causas da morte não foram divulgadas. O corpo foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Nascido em 1931, Silvio Baccarelli iniciou sua trajetória musical aos 12 anos de idade, quando ingressou no Seminário em São Sebastião do Paraíso (MG). Aos 15 anos, assumiu a regência do Coro no qual atuava, enquanto estudava para tornar-se padre e especialista em música sacra.
Depois de abandonar o sacerdócio, mas sem nunca deixar de ser um missionário, Sílvio fundou, em 1960, o Coral Baccarelli, que até 1980 chamava-se “Coral Clássico e Folclórico de São Paulo”. Com o objetivo de divulgar a música coral em sua mais ampla expressão, o Coral Baccarelli apresentou-se, em 1987, em Madrid, durante as celebrações pelo centenário do compositor Heitor Villa-Lobos, e, em 1994, recebeu os prêmios de “Melhor Grupo Coral” e “Melhor Gravação de Música Erudita” da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Em 1996, comovido com a notícia de um incêndio que desabrigou centenas de pessoas em Heliópolis – comunidade próxima ao bairro onde vivia e trabalhava, Sílvio começou a dar aulas de música voluntariamente para 36 crianças de uma escola pública da região. Alguns meses depois, estava formada a pequena orquestra de cordas que deu origem ao Instituto Baccarelli, projeto que atualmente oferece cursos de musicalização, canto e instrumentos sinfônicos para mais de mil crianças e jovens da comunidade.

terça-feira, 18 de junho de 2019

BATUQUE NA CAIXA E ICAB NA SAM 2019

A Semana de Ação Mundial (SAM), que neste ano acontece de 02 a 09 de junho, é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras. De 2003 a 2018, a Semana já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e apenas no Brasil, já são cerca de 1,5 milhão de pessoas. É a maior atividade de mobilização pela educação no mundo! Confira as atividades já cadastradas na aba "Como Participar".
Em 2019, o evento de lançamento da Semana de Ação Mundial no Brasil vai acontecer no dia 27 de maio, na Universidade de Brasília (UnB), gratuitamente, para todas e todos interessados em debater dados sobre a situação da educação brasileira!
Coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 16 anos, a SAM 2019 precede o 5º aniversário da Lei nº 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação (PNE), dia 25 de junho. Assim, a SAM brasileira está dedicada ao monitoramento da implementação do PNE, que é nosso principal caminho para que toda a população brasileira possa ter acesso à uma educação de qualidade da creche à universidade. 
Parceiros da SAM desde 2014, o batuque na caixa e o Instituto Cultural Arte Brasil juntamente com seus parceiros financeiros e institucionais participaram ativamente da Semana Mundial pelo Direito à Educação com atividades, publicações sobre o tema e debates com jovens com o seguinte roteiro:

3 de junho: ações envolvendo música, teatro, e dança com crianças e pré adolescentes na Escola Maria Shirley, Londrina/PR

4 de junho: Exposição de textos relativos ao tema e criado por poetas, pedagogos, artistas, escritores e educadores ligados ao batuque na caixa. Local Colégio Estadual Marcelino Champagnat; Londrina/PR

5 de junho: Distribuição de flyers com os textos relativos ao tema e criado por poetas, pedagogos, artistas, escritores e educadores ligados ao batuque na caixa. Local: Calçadão de Londrina

6 de junho: ação envolvendo a oficina de desenho para crianças e pré adolescentes na Escola Maria Shirley, Londrina/PR

7 de junho: Bate papo  na sede do Instituto Cultural Arte Brasil, envolvendo jovens de 4 cidades do Norte Paranaense: Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia

8 de junho:



segunda-feira, 17 de junho de 2019

MÚSICA BRASILEIRA PERDE ANDRÉ MIDANI


A música brasileira perdeu um dos seus principais produtores. André Midani tinha 86 anos e lutava contra um câncer.

Da bossa nova ao rock ‘n’ roll, André Midani era uma fábrica de sucessos. Não adianta procurar por ele no palco. Ao longo de décadas, o homem que ditou o ritmo foi invisível e importante como as notas musicais.
Ele nasceu na Síria e cresceu na França, embaixador da música brasileira.
“A partir de 68, progressivamente fui me sentindo cada vez mais brasileiro. E até hoje, cada vez mais brasileiro”.
Nesta sexta-feira (14), nas redes sociais, os artistas lembraram o mentor, o mestre dos mestres, o guru. E a variedade impressiona.
De João Gilberto a Anitta, em mais de meio século é difícil encontrar um cantor ou cantora que não tenha trabalhado com ele, ou recebido sua influência.
”O André foi uma das pessoas mais importantes no contexto da música brasileira. Ele quando dirigia a PolyGram ele teve o maior casting de artistas brasileiros”, disse Ney Matogrosso.
Guitarra ou violão? Tambor ou ritmo eletrônico? André Midani tinha a resposta: dizia que o melhor instrumento é o bater do coração

segunda-feira, 10 de junho de 2019

ATOR E ESCRITOR LAFAYETTE GALVÃO MORRE NO RIO


Lafayette Galvão morreu, na última sexta-feira (7), aos 83 anos, no Rio de Janeiro.
Foto: © Instagram
Ele foi ator, escritor e roteirista, apaixonado pela sua profissão, dedicou décadas a sua carreira no teatro e televisão, entre personagens inesquecíveis e produções como: ‘Dona Beija’ e ‘A história de Ana Raio e Zé Trovão’, da TV Manchete; e ‘A viagem’, ‘Terra nostra’ e ‘A casa das sete mulheres’, na TV Globo. Lafayette residia em nossa instituição desde 2017.

Além de ter estrelado séries e novelas da Globo, Lafayette também tem uma extensa carreira como escritor. Sua estreia na TV foi em “Rua Matriz” (1965). Seu último trabalho na televisão foi em “Malhação” (2009).

domingo, 9 de junho de 2019

JOVEM ATOR DE CHIQUITITAS É ASSASSINADO

 
 
Rafael Miguel © Reprodução/Instagram Rafael Miguel
O ator Rafael Miguel, que interpretou o Paçoca de “Chiquititas”, morreu neste domingo (9) aos 22 anos.
Segundo o apresentador da Record TV Luiz Bacci, o ator, seu pai e sua mãe foram mortos na casa da namorada do jovem.
Ainda de acordo com o jornalista, o pai da adolescente seria o responsável pelo crime. A Polícia Civil de São Paulo investiga o caso.
Rafael Miguel interpretou o personagem Paçoca de “Chiquititas” e ficou conhecido em um comercial de TV onde, em cena, pedia para a sua mãe comprar brócolis.

HAMILTON VENCE NO GP DO CANADÁ APÓS PUNIÇÃO A VETTEL


GP do Canadá: Hamilton vence depois de penalidade polêmica de Vettel© Mark Thompson/ AFP GP do Canadá: Hamilton vence depois de penalidade polêmica de Vettel
Lewis Hamilton venceu o polêmico Grande Prêmio do Canadá depois que Sebastian Vettel foi penalizado com cinco segundos em seu tempo final. Vettel escapou da pista na curva 3 no 48º giro, e voltou à frente do inglês – com os comissários julgaram Vettel culpado pelo incidente.
Vettel recebeu a bandeira quadriculada na P1, mas terminou em segundo com a punição, enquanto Charles Leclerc completou o pódio em um bom final de semana da Ferrari.

Confira o resultado final do Grande Prêmio do Canadá de F1:
1) Lewis Hamilton (Mercedes)
2) Sebastian Vettel (Ferrari)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Valtteri Bottas (Mercedes)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
6) Daniel Ricciardo (Renault)
7) Nico Hülkenberg (Renault)
8) Pierre Gasly (Red Bull/Honda)
9) Lance Stroll (Racing Point/Mercedes)
10) Daniil Kvyat (Toro Rosso/Honda)
11) Carlos Sainz Jr. (McLaren/Renault)
12) Sergio Pérez (Racing Point/Mercedes)
13) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Romain Grosjean (Haas/Ferrari)
15) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
16) George Russell (Williams/Mercedes)
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
18) Robert Kubica (Williams/Mercedes)
19) Alexander Albon (Toro Rosso/Honda)
20) Lando Norris (McLaren/Renault)

BANDA ANGRA: CANTOR ANDRÉ MATOS MORRE AOS 47 ANOS

A página do vocalista, pianista e maestro André Matos, fundador dos grupos Viper, Angra e Shaman, divulgou a causa da morte do artista: ataque cardíaco. 

A carreira de André Matos começou nos anos 80, quando fundou o Viper em 8 de abril de 1985. Em 1991 formou o Angra, juntamente com o guitarrista Kiko Loureiro, hoje no Megadeth. 
Corpo do vocalista será cremado neste domingo (9)© Reprodução/Facebook/Veja SP

Da união saíram três discos memoráveis (Angels Cry (1993), Holy Land (1996) e Fireworks (1998). Em 1994, participou do processo seletivo para a vaga de vocalista no Iron Maiden, após a saída de Bruce Dickinson. O posto ficou com Blaze Bayley. Após a saída do Angra, o cantor criou o Shaman, juntamente com alguns remanescentes do grupo, como Luis Mariutti e Ricardo Confessori. 

O projeto terminou e André Matos formou banda solo e se apresentou nos últimos anos relembrando álbuns lançados há vinte, trinta anos, como Theatre of Fate e Soldiers of Sunrise (Viper) e Angels Cry e Holy Land (Angra).

MORRE CANTOR SERGUEI


O cantor Serguei morreu às 9h25 desta sexta-feira (7), no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda (RJ), onde estava internado desde o fim de maio. Ele tinha 85 anos. De acordo com a direção do hospital, Serguei ficou 11 dias na UTI e morreu por problemas cardíacos, ocasionados por pneumonia, desnutrição e complicações senis.

O cantor nasceu em 8 de novembro de 1933, filho único do executivo Domingos Bustamante e da dona de casa Heloísa Bustamante. Aos 12 anos, foi morar com a avó materna, Lia Anderson, em Long Island, Nova York, onde participou de festivais estudantis.

Voltou ao Brasil em 1955, aos 22 anos, mas depois retornou aos Estados Unidos, onde começou sua carreira musical, em 1966. Voltou ao Brasil novamente em 1972 e foi morar na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Foi quando começou a ficar famosa a história de que ele havia tido um affair com a cantora Janis Joplin.
Serguei posa para foto em sua casa no município de Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2016   — Foto: Mari Gibara/G1
Serguei posa para foto em sua casa no município de Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2016 — Foto: Mari Gibara/G1
O músico era conhecido por fazer versões de clássicos do rock, sempre com uma performance, um visual e um discurso exagerados. Seu visual era marcado por roupas rasgadas, maquiagem, vários acessórios, camisas pretas e cabelos longos.
Serguei se apresentou em quatro edições do Rock in Rio (1991, 2001, 2011 e 2013) e teve a casa em Saquarema transformada em um museu do rock.