Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
REVISTA CONCERTO DESTACA MULHERES NA MÚSICA E OS 90 ANOS DE ÉDINO KRIEGER
Conheça os destaques da nova edição:
Capa: “Mulheres na música.” No mês das mulheres, com programações especiais na agenda, um olhar sobre uma realidade que, apesar dos avanços, ainda oferece desafios na busca pela correção de disparidades históricas
Capa: “Mulheres na música.” No mês das mulheres, com programações especiais na agenda, um olhar sobre uma realidade que, apesar dos avanços, ainda oferece desafios na busca pela correção de disparidades históricas
Entrevista: a compositora Marisa Rezende, que será homenageada no
Festival de Música Contemporânea Brasileira, fala de sua carreira
Atrás da pauta: Júlio Medaglia festeja os 90 anos de Edino Krieger
Temporadas 2018: conheça as programações do Theatro Municipal de São Paulo, do Theatro São Pedro, da Osusp, da Orquestra Jovem do Estado, da Sala Cecília Meireles, do Teatro Bradesco de Belo Horizonte e da Camerata Sesi de Vitória
Repertório: seis sinfonias de Gustav Mahler são apresentadas no Brasil em março
Fermata: o violonista Turíbio Santos completa 75 anos
Gramophone: um tributo à trajetória do quarteto alemão Melos
Notas soltas: Jorge Coli assistiu a “Il trovatore” na Transilvânia
Música viva: João Marcos Coelho escreve sobre a importância do trabalho de Lauro Machado Coelho, falecido em fevereiro
Leia também na Revista CONCERTO de março sobre os lançamentos de CD e DVDs do mercado nacional e internacional. E consulte o “Roteiro Musical” ilustrado, com centenas de atrações em diversas cidades do país.
Não perca a Revista CONCERTO! Você ainda não é assinante? Aproveite a promoção e ganhe de presente o CD exclusivo “Sinfonia Fantástica”, da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo sob direção de Cláudio Cruz.
Ligue para (11) 3539-0048 ou assine em lojaclassicos.com.br/promocao.asp?num=19
Atrás da pauta: Júlio Medaglia festeja os 90 anos de Edino Krieger
Temporadas 2018: conheça as programações do Theatro Municipal de São Paulo, do Theatro São Pedro, da Osusp, da Orquestra Jovem do Estado, da Sala Cecília Meireles, do Teatro Bradesco de Belo Horizonte e da Camerata Sesi de Vitória
Repertório: seis sinfonias de Gustav Mahler são apresentadas no Brasil em março
Fermata: o violonista Turíbio Santos completa 75 anos
Gramophone: um tributo à trajetória do quarteto alemão Melos
Notas soltas: Jorge Coli assistiu a “Il trovatore” na Transilvânia
Música viva: João Marcos Coelho escreve sobre a importância do trabalho de Lauro Machado Coelho, falecido em fevereiro
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segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
sábado, 24 de fevereiro de 2018
OAB LONDRINA CONVIDA PARA MESA REDONDA SOBRE OS DIREITOS DA MULHER
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dia 08/03/18 às 19h00 na OAB de Londrina será realizado pela Comissão da Promoção da Igualdade Racial e Minorias uma mesa redonda que contará com a presença de profissionais de vários segmentos trazendo a indagações sobre a Violência Doméstica e mecanismo para sua extinção, oportunizando lugar e voz de fala da mulher negra.
Para agregar as discussão teremos como convidadas:
- Dra. Vânia Queiroz - Representante da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Londrina.
- Elza Correia - Professora de História e Ex deputada Estadual e Vereadora de Londrina.
- Dra. Daniane Matiais Gouveia Alves de Lima- Advogada do Núcleo Maria da Penha.
- Alexsandra Moreira- Assistente Social do CRAS
Elaine Galvão - Representante da Secretária Municipal de Politcas para Mulher de Londrina.
Contamos com a participação de todos o evento será aberto a comunidade em geral.
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
MinC abre inscrições para editais de audiovisual com cotas para diretores negros, indígenas, mulheres e novos diretores na segunda-feira (26)
Começam na próxima segunda-feira (26) as inscrições
para oito dos onze editais do Programa #AudiovisualGeraFuturo, o maior
já lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) pela Secretaria do
Audiovisual (SAv) em termos de volume de recursos e de projetos, e um
marco na inclusão social de segmentos da população que normalmente não
estão contemplados.
Nesta quinta, o MinC
publica no Diário Oficial da União (D.O.U.) os primeiros cinco editais
que compõem o programa. São editais voltados inteiramente para a
produção de conteúdo independente: longas de animação, curtas e séries
com narrativas para infância, duas linhas de documentário – uma sobre
questões afro-brasileiras e indígenas e outra sobre infância e
juventude. Na sexta (23), outros três editais serão publicados no
D.O.U., voltados à produção de jogos eletrônicos, curtas e séries
voltados para a infância.
As inscrições para
os demais editais que compõem o #AudiovisualGeraFuturo – Festivais e
mostras e eventos de mercado, desenvolvimento de projetos 200 anos da
Independência do Brasil e desenvolvimento de projetos para a infância –
serão abertas na quarta-feira (28), mas os editais serão divulgados do
D.O.U. na segunda-feira (26).
As inscrições se encerram entre os dias 13 e 27 de abril e podem ser feitas no sistema Mapas Culturais no link: mapas.cultura.gov.br.
Inclusão
Os cinco primeiros editais publicados no D.O.U. têm cotas específicas
(com percentuais distintos) para novos diretores, diretores de regiões
fora do eixo Rio e São Paulo, negros, indígenas, mulheres e transexuais.
É o primeiro edital do MinC a inserir transexuais e travestis no
conceito "mulheres". Além de representar um marco na inclusão social, os
editais devem contribuir para o fortalecimento da cadeira produtiva do
setor audiovisual.
Para este primeiro bloco
de editais, o MinC vai disponibilizar R$ 37,6 milhões para a produção de
46 projetos, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O
edital Longa de Animação selecionará cinco projetos de produção de obras
audiovisuais de longas-metragens inéditos e de ficção, com temática
livre. Os selecionados receberão R$ 3,5 milhões cada um para desenvolver
uma proposta destinada exclusivamente ao público infantil de 0 a 12
anos.
Para participar, as produtoras precisam
ter registro regular e estarem classificadas como produtoras
independentes na Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada do
Ministério da Cultura responsável pela gestão dos recursos do FSA. Os
editais exigem que os projetos sejam acompanhados de teasers – pequeno vídeo de divulgação.
Com duas linhas específicas para documentários, a primeira etapa de
editais abre espaço para a criação de obras com as temáticas
Afro-Brasileira e Indígena e Infância e Juventude. Os projetos de
valorização das culturas afro-brasileira e indígena receberão R$ 500 mil
(cada um) para a realização de dez obras documentais inéditas com
duração a partir de 52 minutos. O mesmo valor e duração serão reservados
para documentários que tratem sobre infância e juventude.
As séries infantis são outro destaque do edital Audiovisual Gera
Futuro. Ao todo, serão destinados R$ 8 milhões para a produção de 10
obras audiovisuais de minissérie de ficção, sendo 5 projetos de 13
episódios e 5 projetos de 26 episódios. Todos os episódios devem ser live action,
de temática livre, com sete minutos cada, voltados para crianças de 0 a
12 anos. Os projetos de 13 episódios receberão R$ 600 mil (cada) e os
de 26 episódios, R$ 1 milhão.
O edital
Narrativas Audiovisuais para Infância – Curta é o último deste pacote de
editais e vai selecionar 21 obras audiovisuais de curta-metragens. Os
projetos, também destinados a crianças até 12 anos, terão um orçamento
unitário de R$ 100 mil e devem ter uma duração de 13 minutos.
Audiovisual Gera Futuro
O programa Audiovisual Gera Futuro, lançado no último dia 7 de
fevereiro, em Brasília, disponibilizará R$ 80 milhões para cerca de 250
projetos, voltados ao desenvolvimento, produção e difusão. Em todos os
editais serão utilizados indutores para promover a inclusão e reduzir as
desigualdades no setor audiovisual.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
MÚSICA PERDE SÉRGIO NEPOMUCENO ALVIM CORREIA
SÉRGIO NEPOMUCENO ALVIM CORREIA (Rio de Janeiro, 1931-2018)
Neto do compositor Alberto Nepomuceno e do pintor Alvim Correia.
Sua infância foi toda vivida no exterior. Morou na Bélgica, Suíça e França. Retornou ao Brasil aos 11 anos de idade. Estudou piano e violoncelo com os professores Vitalina Vital Brasil e G. Bariolla.
Em 1946, entrou para a Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil. Dois anos depois, classificou-se em primeiro lugar no concurso organizado pela Rádio MEC "Você conhece esta música". Cursou Filosofia na Faculdade Nacional e, em 1953, escreveu na revista "Universidade" seus primeiros artigos sobre música e artes plásticas.
DADOS ARTÍSTICOS
Trabalhou no Arquivo Musical das rádios Nacional e MEC. Nesta emissora, produziu programas durante 30 anos, como "Discoteca especial" e "Regentes e orquestras de todo o mundo".Tornou-se crítico musical em 1964, pelas mãos de Elísio Condé. Em 1966, foi nomeado diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Organizou a discografia de música erudita da primeira edição da "Enciclopédia da música brasileira", em 1977, tendo preparado mais de 200 verbetes para esta edição. Foi convidado pela Funarte para publicar os catálogos contendo as obras completas de seu avô, Alberto Nepomuceno (Funarte/MEC, 1985-1996) e de Lorenzo Fernandez (Rio Arte, RJ, 1992), além de "Carlos Gomes: uma discografia" (Ed. Unicamp, Campinas, SP, 1992).
(Dados copiados do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira)
Neto do compositor Alberto Nepomuceno e do pintor Alvim Correia.
Sua infância foi toda vivida no exterior. Morou na Bélgica, Suíça e França. Retornou ao Brasil aos 11 anos de idade. Estudou piano e violoncelo com os professores Vitalina Vital Brasil e G. Bariolla.
Em 1946, entrou para a Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil. Dois anos depois, classificou-se em primeiro lugar no concurso organizado pela Rádio MEC "Você conhece esta música". Cursou Filosofia na Faculdade Nacional e, em 1953, escreveu na revista "Universidade" seus primeiros artigos sobre música e artes plásticas.
DADOS ARTÍSTICOS
Trabalhou no Arquivo Musical das rádios Nacional e MEC. Nesta emissora, produziu programas durante 30 anos, como "Discoteca especial" e "Regentes e orquestras de todo o mundo".Tornou-se crítico musical em 1964, pelas mãos de Elísio Condé. Em 1966, foi nomeado diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Organizou a discografia de música erudita da primeira edição da "Enciclopédia da música brasileira", em 1977, tendo preparado mais de 200 verbetes para esta edição. Foi convidado pela Funarte para publicar os catálogos contendo as obras completas de seu avô, Alberto Nepomuceno (Funarte/MEC, 1985-1996) e de Lorenzo Fernandez (Rio Arte, RJ, 1992), além de "Carlos Gomes: uma discografia" (Ed. Unicamp, Campinas, SP, 1992).
(Dados copiados do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira)
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
PASTOR BILLY GRAHAM, CONSELHEIROS DE PRESIDENTES AMERICANOS, MORRE AOS 99
O influente pastor evangélico americano Billy Graham,
conselheiro espiritual de inúmeros presidentes, morreu aos 99 anos,
informou nesta quarta-feira a família à imprensa local.
No Brasil, ele ficou conhecido por suas visitas a várias cidades, entre os anos 1960 e 2010, quando realizou as famosas “Cruzadas de Evangelização”.
William Franklin Graham Jr, o pregador mais conhecido do mundo, morreu na manhã desta quarta-feira em sua residência em Montreat, na Carolina do Norte, segundo tuitou Billy Graham Evangelistic Association (BGEA), organização que fundou em 1950.
No Brasil, ele ficou conhecido por suas visitas a várias cidades, entre os anos 1960 e 2010, quando realizou as famosas “Cruzadas de Evangelização”.
William Franklin Graham Jr, o pregador mais conhecido do mundo, morreu na manhã desta quarta-feira em sua residência em Montreat, na Carolina do Norte, segundo tuitou Billy Graham Evangelistic Association (BGEA), organização que fundou em 1950.
terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
CONCERTO FINAL DO MASTERCLASS EM REGENCIA ORQUESTRAL COM MAESTRO ALESSANDRO SANGIORGI
Músicos de todo o Brasil participam em Londrina do Master Class, realizado no teatro Ouro Verde, de 15 a 23 de fevereiro e com apoio da OSUEL.
O músico Aldo Moraes, compositor e coordenador do batuque na caixa, também participa do curso especial com o maestro italiano Sangiorgi.
O músico Aldo Moraes, compositor e coordenador do batuque na caixa, também participa do curso especial com o maestro italiano Sangiorgi.
ESPAÇO PARLAPATÕES APRESENTA O COMPOSITOR DELIRANTE
A peça O Compositor Delirante, solo escrito e interpretado por Daniel Kronenberg, foi prorrogada no Espaço Parlapatões, toda quarta, às 21h, até 28 de março. O espetáculo é inspirado na vida e obra do compositor austríaco Ludwig van Beethoven. Ingressos a R$ 40,00 e meia-entrada.
Com provocação cênica de Gabriel Bodstein,
o monólogo coloca em foco o artista com seus questionamentos. Numa
tentativa enlouquecida de organizar sua trajetória, a personagem
Beethoven trava discussões políticas, filosóficas e de ordem artística
com Mozart, Haydn, Goethe e com o próprio pai, além de outras pessoas
imaginárias.
A
surdez, a loucura e a necessidade de quebra de paradigmas são as
tônicas do espetáculo, costurado pela música do compositor, que permeia
toda a encenação, dando cadência e ritmo às argumentações da personagem.
Segundo
Daniel Kronenberg, a escolha da música clássica e especialmente a de
Beethoven como tema da montagem tem relação com a potência de sua obra e
o seu impacto transformador, aliada à sua própria necessidade, como
artista, de trazer para o palco apontamentos e questionamentos sobre o
artista na sociedade contemporânea. “O espetáculo estabelece uma relação
intensa entre os impulsos desse artista, a exemplo de sua inadequação
aos padrões socialmente aceitos, mas é importante frisar que ele foi a
inspiração. Suas palavras foram alimento para meu discurso autoral”,
comenta o ator.
Em
meio à solidão e ao escasso traquejo social, a surdez da personagem
impede seu contato com o mundo exterior, mas não impede o chamado para
exteriorizar a si mesmo: um telefone não para de tocar e o convoca a
conversar com outros compositores clássicos e até mesmo com suas
amantes. Com seu pai, ele questiona o excesso de rigor de sua criação;
com Haydn, indaga sobre uma nova possibilidade de se viver a arte; com
Goethe, critica a apatia e a falta de espírito criador, com Mozart,
confessa sua inaptidão como compositor; e com suas amantes - Josefina,
Julieta e Antonia -, adota seu lado mais romântico, no sentido mais
óbvio da expressão. O telefone é um elemento cênico importante que
caracteriza a subjetividade da loucura, enclausurada pela surdez.
O
espetáculo privilegia o discurso que funde a manifestação artística
autoral com a possibilidade de rever condutas e experiências
revolucionárias na mudança do pensamento ocidental - o romantismo. O Compositor Delirante mostra
que o caráter revolucionário e transgressor do artista permeia um
universo onde o romantismo predomina à lógica, a razão perde terreno
para a intuição. A encenação é carregada de elementos românticos, seja
na figura de Beethoven, com sua insurgência contra as doutrinas
retóricas e tradicionais, seja no tom do discurso que adota com suas
amantes, seja no argumento revolucionário com que defende o espírito
criador do artista, uma lida pacífica com seus próprios demônios.
“O
romantismo, tanto na literatura quanto na música, buscou a ruptura dos
paradigmas racionais, uma necessidade premente de subverter a ordem da
lógica. Nesse sentido, o compositor delirante se lança numa batalha para
apreender as verdadeiras inspirações de um artista, justamente num país
que valoriza tão pouco a cultura”, comenta Kronenberg.
Vários
trechos entrecortados das composições de Beethoven são utilizados e
estabelecem um elemento de costura com a condução da narrativa. Dentre
as obras escolhidas estão: A Sétima e a Nona Sinfonia, Moonlight Sonata, A Grande Fuga, A Primavera, Für Elise, Egmont, e outras variações para piano.
Daniel Kronenberg
- Como assistente de direção, conduziu o projeto Poeta em Cena, em
parceria com a Casa das Rosas. Em cinema e TV, atuou em curtas-metragens
e na minissérie A Teia (Rede Globo).
É autor e intérprete do monólogo
teatral O Compositor Delirante, inspirado na vida e obra do
compositor Beethoven. Como Seu Molina, seu personagem clown, faz
intervenções cênicas urbanas com ênfase no incentivo à leitura. Seu
Molina Entrevista é um programa de entrevistas no Youtube, com
convidados e temas variados (www.youtube.com/seumolina).
Participa de eventos como apresentador, mestre de cerimônias e
palestrante, com destaque para os projetos Pra Ler e Espaço de Leitura,
no Parque da Água Branca, ambos da Secretaria de Cultura do Estado de
São Paulo. É também autor do blog http://medium.com/danielkronenberg. Atualmente, prepara a publicação de seu primeiro romance e sua primeira coletânea de contos.
Ficha técnica:
Concepção, texto e atuação: Daniel Kronenberg
Provocação cênica e preparação corporal: Gabriel Bodstein
Iluminação: Flavia Servidone
Produção: DKG Soluções Lúdicas
Fotos: Michael Pablo Bursztein e Eliane Barzilay
Assessoria de imprensa: Bemelmans Comunicações
Serviço:
Espetáculo: O Compositor Delirante
Local: Espaço Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt 158
96 lugares
Às quartas, às 21h até 28 de março.
Temporada até 28 de março - Todas às quartas, às 21h
Ingressos: R$ 40,00 e meia-entrada.
Ar condicionado
Acesso e lugar para cadeirante
Bilheteria: 1h hora antes da sessão. Aceita dinheiro e cartão débito/crédito
Reservas: (11) 98266-4896
Duração: 45 minutos. Gênero: Comédia. Classificação: 12 anos