Emerson Petriv, o conhecido Vereador Boca Aberta além de ser o mais votado da história de Londrina e de longe o mais atuante na fiscalização dos serviços públicos, agora tem o gabinete itinerante.
Em frente aos Móveis Brasília, na Avenida Saul Elkind, Zona Norte de Londrina, das 9 as 19 hs, no domingo.
Saiba mais sobre o Vereador e sua atuação:
http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/vereadores.xhtml
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
domingo, 30 de abril de 2017
HOMENAGEM: GUILHERME ARANTES FALA DE BELCHIOR
"Não é nada legal receber mais uma noticia dessas. É chatíssimo ver
nossos contemporâneos partirem, toda uma safra de despedidas, muito
triste. Ainda mais um amigo leal e importante como esses. Um pedaço da
mocidade da gente vai embora, nessas horas, mas é a lei natural... Isso é
que dá viver !
Belchior, que eu não canso de homenagear de todas as maneiras, foi e sempre será o melhor letrista de canções transformadoras que já existiu. Uma mente privilegiada em cultura e de talento cortante e visceral. Uma pessoa doce, querida, com a qual pude compartilhar muitos saraus em sua casa, com vinhos, literatura, muitas risadas, muita sabedoria e ensinamentos. Compartilhamos muitas viagens para nossas batalhas no Rio, e jamais vou esquecer nossas caminhadas em Copacabana, um companheirão que passou por todas as dificuldades possíveis num pais de grande perversidade, de muitos privilégios, de muitos "protegidos" e eternas injustiças. Mas o mundo lhe fez, faz e fará justiça, com toda sua liberdade de ser e de criar...
Belchior, que eu não canso de homenagear de todas as maneiras, foi e sempre será o melhor letrista de canções transformadoras que já existiu. Uma mente privilegiada em cultura e de talento cortante e visceral. Uma pessoa doce, querida, com a qual pude compartilhar muitos saraus em sua casa, com vinhos, literatura, muitas risadas, muita sabedoria e ensinamentos. Compartilhamos muitas viagens para nossas batalhas no Rio, e jamais vou esquecer nossas caminhadas em Copacabana, um companheirão que passou por todas as dificuldades possíveis num pais de grande perversidade, de muitos privilégios, de muitos "protegidos" e eternas injustiças. Mas o mundo lhe fez, faz e fará justiça, com toda sua liberdade de ser e de criar...
A morte ? A jogada é tirar de letra ...
Afinal, é a única coisa mais fatalmente certa que existe.
Nascer, morrer, faces da mesma moeda.
Choramos o desconhecido...Mas assim como morrem pessoas, outras estão nascendo, a diferença é que não sabemos quem serão, pra podermos dar o mesmo valor.
VIVA BELCHIOR !!!
Guilherme Arantes
Afinal, é a única coisa mais fatalmente certa que existe.
Nascer, morrer, faces da mesma moeda.
Choramos o desconhecido...Mas assim como morrem pessoas, outras estão nascendo, a diferença é que não sabemos quem serão, pra podermos dar o mesmo valor.
VIVA BELCHIOR !!!
Guilherme Arantes
MPB DE LUTO: MORRE BELCHIOR
O O cantor e compositor cearense Belchior, de 70 anos, morreu na noite de
sábado (29) em Santa Cruz do Sul (RS). A causa da morte não foi
divulgada. O corpo deve ser trazido para o Ceará, onde ocorrerá o
sepultamento na cidade de Sobral, onde o artista nasceu, segundo a
Secretaria de Cultura do Estado.
Nascido em 26 de outubro de 1946, Belchior foi um dos ícones mais
enigmáticos da música popular no Brasil, com mais de 40 anos de
carreira.
Teve o primeiro sucesso nos anos 70 ao lado do também cearense Fagner,
com a faixa "Mucuripe". Com o disco "Alucinação" (1976), lançou
clássicos como as faixas "Apenas um rapaz latino-americano", "Velha
roupa colorida" e "Como nossos pais", que se tornou conhecida na voz da
cantora Elis Regina.
Em 2007, a família reclamou do sumiço de do artista, que abandonou a
carreira; e nem mesmo seu produtor musical conseguia contato. Belchior
morou em hotéis e, em um deles, chegou a deixar um carro no
estacionamento ao desaparecer.
Link para vídeos com Belchior: http://g1.globo.com/musica/noticia/videos-reveja-trajetoria-do-cantor-belchior.ghtml
VALTTERI BOTTAS CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA DA CARREIRA, NA RÚSSIA
Ainda a corrida não tinha começado e Fernando Alonso já enfrentava problemas com o seu Mclaren, que obrigaram mesmo o piloto espanhol a abandonar a prova antes do arranque.
Hamilton largou em quarto e terminou a corrida na mesma posição.
No Mundial de pilotos, Vettel mantém-se na liderança, com 86 pontos, seguido de Hamilton, com 73.º e Bottas, que ocupa o 3.º lugar, com 63 pontos.
SÉRIE ESCRITORAS NEGRAS: ELISA LUCINDA
Elisa Lucinda dos Campos Gomes nasceu em Cariacica, 2 de fevereiro de 1958 e é poeta, jornalista, cantora e atriz brasileira. A artista foi um dos galardoados com o Troféu Raça Negra 2010 em sua oitava edição, na categoria Teatro. Também foi premiada no cinema pelo filme A última Estação, de Marcio Curi, no qual protagoniza o personagem Cissa. A estreia do filme foi no Festival de Brasília de 2012.
Além de conhecida pelos seus inúmeros espetáculos e recitais em empresas, teatros e escolas de todo o Brasil, Lucinda é admirada pela marca inconfundível de seu trabalho como atriz de telenovelas na Rede Globo, como Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida, Insensato Coração e Aquele Beijo, essa última no começo de 2012.
POEMAS
DA
CHEGADA DO AMOR
Sempre quis um amor
que falasse
que soubesse o que sentisse.
Sempre quis uma amor que elaborasse
Que quando dormisse
ressonasse confiança
no sopro do sono
e trouxesse beijo
no clarão da amanhecice.
Sempre quis um amor
que coubesse no que me disse.
Sempre quis uma meninice
entre menino e senhor
uma cachorrice
onde tanto pudesse a sem-vergonhice
do macho
quanto a sabedoria do sabedor.
Sempre quis um amor cujo
BOM DIA!
morasse na eternidade de encadear os tempos:
passado presente futuro
coisa da mesma embocadura
sabor da mesma golada.
Sempre quis um amor de goleadas
cuja rede complexa
do pano de fundo dos seres
não assustasse.
Sempre quis um amor
que não se incomodasse
quando a poesia da cama me levasse.
Sempre quis uma amor
que não se chateasse
diante das diferenças.
Agora, diante da encomenda
metade de mim rasga afoita
o embrulho
e a outra metade é o
futuro de saber o segredo
que enrola o laço,
é observar
o desenho
do invólucro e compará-lo
com a calma da alma
o seu conteúdo.
Contudo
sempre quis um amor
que me coubesse futuro
e me alternasse em menina e adulto
que ora eu fosse o fácil, o sério
e ora um doce mistério
que ora eu fosse medo-asneira
e ora eu fosse brincadeira
ultra-sonografia do furor,
sempre quis um amor
que sem tensa-corrida-de ocorresse.
Sempre quis um amor
que acontecesse
sem esforço
sem medo da inspiração
por ele acabar.
Sempre quis um amor
de abafar,
(não o caso)
mas cuja demora de ocaso
estivesse imensamente
nas nossas mãos.
Sem senãos.
Sempre quis um amor
com definição de quero
sem o lero-lero da falsa sedução.
Eu sempre disse não
à constituição dos séculos
que diz que o "garantido" amor
é a sua negação.
Sempre quis um amor
que gozasse
e que pouco antes
de chegar a esse céu
se anunciasse.
Sempre quis um amor
que vivesse a felicidade
sem reclamar dela ou disso.
Sempre quis um amor não omisso
e que suas estórias me contasse.
Ah, eu sempre quis uma amor que amasse. (Elisa Lucinda)
Poesia extraída do livro "Euteamo e suas estréias", Editora Record - Rio de Janeiro, 1999
Sempre quis um amor
que falasse
que soubesse o que sentisse.
Sempre quis uma amor que elaborasse
Que quando dormisse
ressonasse confiança
no sopro do sono
e trouxesse beijo
no clarão da amanhecice.
Sempre quis um amor
que coubesse no que me disse.
Sempre quis uma meninice
entre menino e senhor
uma cachorrice
onde tanto pudesse a sem-vergonhice
do macho
quanto a sabedoria do sabedor.
Sempre quis um amor cujo
BOM DIA!
morasse na eternidade de encadear os tempos:
passado presente futuro
coisa da mesma embocadura
sabor da mesma golada.
Sempre quis um amor de goleadas
cuja rede complexa
do pano de fundo dos seres
não assustasse.
Sempre quis um amor
que não se incomodasse
quando a poesia da cama me levasse.
Sempre quis uma amor
que não se chateasse
diante das diferenças.
Agora, diante da encomenda
metade de mim rasga afoita
o embrulho
e a outra metade é o
futuro de saber o segredo
que enrola o laço,
é observar
o desenho
do invólucro e compará-lo
com a calma da alma
o seu conteúdo.
Contudo
sempre quis um amor
que me coubesse futuro
e me alternasse em menina e adulto
que ora eu fosse o fácil, o sério
e ora um doce mistério
que ora eu fosse medo-asneira
e ora eu fosse brincadeira
ultra-sonografia do furor,
sempre quis um amor
que sem tensa-corrida-de ocorresse.
Sempre quis um amor
que acontecesse
sem esforço
sem medo da inspiração
por ele acabar.
Sempre quis um amor
de abafar,
(não o caso)
mas cuja demora de ocaso
estivesse imensamente
nas nossas mãos.
Sem senãos.
Sempre quis um amor
com definição de quero
sem o lero-lero da falsa sedução.
Eu sempre disse não
à constituição dos séculos
que diz que o "garantido" amor
é a sua negação.
Sempre quis um amor
que gozasse
e que pouco antes
de chegar a esse céu
se anunciasse.
Sempre quis um amor
que vivesse a felicidade
sem reclamar dela ou disso.
Sempre quis um amor não omisso
e que suas estórias me contasse.
Ah, eu sempre quis uma amor que amasse. (Elisa Lucinda)
Poesia extraída do livro "Euteamo e suas estréias", Editora Record - Rio de Janeiro, 1999
Aviso da
Lua que Menstrua
Moço, cuidado com ela!
Há que se ter cautela com esta gente que menstrua...
Imagine uma cachoeira às avessas:
cada ato que faz, o corpo confessa.
Cuidado, moço
às vezes parece erva, parece hera
cuidado com essa gente que gera
essa gente que se metamorfoseia
metade legível, metade sereia
Barriga cresce, explode humanidades
e ainda volta pro lugar que é o mesmo lugar
mas é outro lugar, aí é que está:
cada palavra dita, antes de dizer, homem, reflita...
Sua boca maldita não sabe que cada palavra é ingrediente
que vai cair no mesmo planeta panela.
Cuidado com cada letra que manda pra ela!
Tá acostumada a viver por dentro,
transforma fato em elemento
a tudo refoga, ferve, frita
ainda sangra tudo no próximo mês.
Cuidado moço, quando cê pensa que escapou
é que chegou a sua vez!
Porque sou muito sua amiga
é que tô falando na "vera"
conheço cada uma, além de ser uma delas.
Você que saiu da fresta dela
delicada força quando voltar a ela.
Não vá sem ser convidado
ou sem os devidos cortejos...
Às vezes pela ponte de um beijo
já se alcança a "cidade secreta"
a Atlântida perdida.
Outras vezes várias metidas e mais se afasta dela.
Cuidado, moço, por você ter uma cobra entre as pernas
cai na condição de ser displicente
diante da própria serpente.
Ela é uma cobra de avental.
Não despreze a meditação doméstica.
É da poeira do cotidiano
que a mulher extrai filosofia
cozinhando, costurando
e você chega com a mão no bolso
julgando a arte do almoço: Eca!...
Você que não sabe onde está sua cueca?
Ah, meu cão desejado
tão preocupado em rosnar, ladrar e latir
então esquece de morder devagar
esquece de saber curtir, dividir.
E aí quando quer agredir
chama de vaca e galinha.
São duas dignas vizinhas do mundo daqui!
O que você tem pra falar de vaca?
O que você tem eu vou dizer e não se queixe:
VACA é sua mãe. De leite.
Vaca e galinha...
ora, não ofende. Enaltece, elogia:
comparando rainha com rainha
óvulo, ovo e leite
pensando que está agredindo
que tá falando palavrão imundo.
Tá, não, homem.
Tá citando o princípio do mundo! (Elisa Lucinda)
Moço, cuidado com ela!
Há que se ter cautela com esta gente que menstrua...
Imagine uma cachoeira às avessas:
cada ato que faz, o corpo confessa.
Cuidado, moço
às vezes parece erva, parece hera
cuidado com essa gente que gera
essa gente que se metamorfoseia
metade legível, metade sereia
Barriga cresce, explode humanidades
e ainda volta pro lugar que é o mesmo lugar
mas é outro lugar, aí é que está:
cada palavra dita, antes de dizer, homem, reflita...
Sua boca maldita não sabe que cada palavra é ingrediente
que vai cair no mesmo planeta panela.
Cuidado com cada letra que manda pra ela!
Tá acostumada a viver por dentro,
transforma fato em elemento
a tudo refoga, ferve, frita
ainda sangra tudo no próximo mês.
Cuidado moço, quando cê pensa que escapou
é que chegou a sua vez!
Porque sou muito sua amiga
é que tô falando na "vera"
conheço cada uma, além de ser uma delas.
Você que saiu da fresta dela
delicada força quando voltar a ela.
Não vá sem ser convidado
ou sem os devidos cortejos...
Às vezes pela ponte de um beijo
já se alcança a "cidade secreta"
a Atlântida perdida.
Outras vezes várias metidas e mais se afasta dela.
Cuidado, moço, por você ter uma cobra entre as pernas
cai na condição de ser displicente
diante da própria serpente.
Ela é uma cobra de avental.
Não despreze a meditação doméstica.
É da poeira do cotidiano
que a mulher extrai filosofia
cozinhando, costurando
e você chega com a mão no bolso
julgando a arte do almoço: Eca!...
Você que não sabe onde está sua cueca?
Ah, meu cão desejado
tão preocupado em rosnar, ladrar e latir
então esquece de morder devagar
esquece de saber curtir, dividir.
E aí quando quer agredir
chama de vaca e galinha.
São duas dignas vizinhas do mundo daqui!
O que você tem pra falar de vaca?
O que você tem eu vou dizer e não se queixe:
VACA é sua mãe. De leite.
Vaca e galinha...
ora, não ofende. Enaltece, elogia:
comparando rainha com rainha
óvulo, ovo e leite
pensando que está agredindo
que tá falando palavrão imundo.
Tá, não, homem.
Tá citando o princípio do mundo! (Elisa Lucinda)
DICA DO BLOG: LIVROS DE REGÊNCIA MUSICAL
Para estudantes e profissionais da música,
Aldo Moraes (coordenador do batuque na caixa) dá dicas de bibliografia e
material na internet sobre o tema REGÊNCIA MUSICAL:
Livro Tratado de regência (Rapahel Batista)
Livro Apostila de regência ( Enelruy Freitas
Lira)
Livro Regência (Ricardo Rocha)
Livro A arte da regência (Sylvio Lago Junior)
Livro Conversando com Karajan (Richard
Osborne)
O que é ser Maestro (Isaac Karabtchevsky)
www.youtube.com
(aulas de regência musical) Maestro João Evangelista
Aldo
Moraes
MTB
0010993/PR
PRAZO ESTÁ ENCERRANDO PARA ENTREGAR PROPOSTAS PARA A CULTURA DE LONDRINA
A Secretaria Municipal de Cultura, em
conformidade com suas atribuições legais, em especial em conformidade com a Lei
Municipal 8.984/2002, com as modificações da Lei 10.003/2006, com o Decreto
Municipal nº 466/2006 e suas alterações, Decreto Municipal nº 245/2009, Decreto
Municipal nº 52/2010, Decreto Municipal nº 1162 de 19/11/2010, Decreto
Municipal nº 465/2009, Resolução nº 28/2011 – TCE (alterada pela Instrução
Normativa nº 46/2014) e Instrução Normativa nº 61/2011, Lei nº 13.019/2014 e
demais legislações afetas que entrem em vigor, torna público que estão abertas
para seleção de Projetos Culturais Estratégicos a serem beneficiados pelo
Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC para o exercício de 2017 e
2018.
Os projetos serão analisados pela Comissão de Análise de Programas e
Projetos Estratégicos - CAPPE, nomeada através de decreto do Executivo,
autônoma e independente, formada por membros indicados pelo Conselho Municipal
de Política Cultural e pela Secretaria Municipal de Cultura e que, nos últimos
cinco anos, não tenham mantido relação jurídica com, ao menos, uma das
entidades participantes do chamamento público, nos termos da Lei 13.019/2014.
1.4 O formulário do Plano de Trabalho e demais documentos
pertinentes a este edital poderão ser obtidos da seguinte forma:
1.4.1 Pela Internet no site: www1.londrina.pr.gov.br/promic/editais;
1.4.2 Por e-mail: promic.cultura@londrina.pr.gov.br;
1.4.3 Através de gravação em mídia fornecida
pelo proponente (considerando como mídia, para efeito deste edital, CD-ROM e
pendrive).
4. DAS FINALIDADES GERAIS DOS
PROJETOS A SEREM APRESENTADOS
4.1 Serão consideradas 05 (cinco) linhas para a
apresentação de projetos:
4.1.1 Projetos Estratégicos Livres: proposta
para eventos ou processos de circulação de atividades culturais em todas as
áreas culturais.
4.1.2 Projetos Estratégicos - Preservação da
Memória Histórica de Londrina: propostas para pesquisa, inventário, evento ou
publicação sobre o Patrimônio Histórico-Cultural e Natural de Londrina.
4.1.3 Projetos Estratégicos - Carnaval: propostas para a
realização de desfile ou para atividades de Carnaval nas regiões da cidade.
4.1.4 Projetos Estratégicos - Festivais: propostas para
realização de festivais, eventos e Mostras a partir de sua 5ª edição.
4.1.5 Projetos Estratégicos – Ações
Formativas: propostas para o desenvolvimento de atividades formativas (para
ações com 5 anos ou mais de existência).
Somente poderão inscrever
projetos pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural e sem fins
lucrativos, que estejam em atividade há no mínimo 1(um) ano, a ser demonstrado
por meio do CNPJ apresentado.
Os
proponentes dos projetos culturais deverão ter sede ou foro no Município de
Londrina,
Os
proponentes devem ter estatuto em que seja demonstrado: objetivos voltados à
promoção de atividades e finalidades de relevância pública, cultural e social;
que, em caso de dissolução da entidade, o respectivo patrimônio líquido seja
transferido a outra pessoa jurídica de igual natureza que preencha os requisitos
da Lei 13.019/2014 e cujo objeto social seja, preferencialmente, o mesmo da
entidade extinta; e escrituração de acordo com os princípios fundamentais de
contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade.
CRONOGRAMA:
8.1 Período de Inscrição: de 07 de abril a 08 de maio de
2017
8.2 Local de Inscrição: Sala da Diretoria de Incentivo à
Cultura da Secretaria Municipal da Cultura – Praça Primeiro de Maio, 110 Centro
– Londrina / PR .
8.3 Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das
12:00 às 18:00 horas.
Edital de Aprovação: (Divulgação
na Internet - www.londrina.pr.gov.br/cultura/promic - no mural da
Secretaria Municipal da Cultura e no Jornal Oficial do Município)
8.4 Período de Execução dos projetos culturais
selecionados: os projetos selecionados deverão iniciar a sua execução ainda no
exercício de 2017 e terão prazo limite de execução até março de 2018.
8.5 Os proponentes que tiverem seus
projetos culturais selecionados terão 30 dias corridos, contados a partir da
data de publicação do Edital de Aprovação, para a apresentação de plano de
trabalho adequado e documentação necessária (Item 20.1) para a celebração de
Termo de Fomento.
Valor máximo do projeto por
Linha: o teto de incentivo para
projeto, com exceção da linha de carnaval, em cada uma das linhas, será de:
12.3.1 Projetos Estratégicos Livres – R$ 80.000,00 (oitenta
mil reais)
12.3.2
Projetos Estratégicos - Preservação da
Memória Histórica de Londrina – R$ 70.000,00 (setenta mil reais)
12.3.3
Projetos Estratégicos – Carnaval – R$
260.000,00 (duzentos e sessenta reais)
12.3.4
Projetos Estratégicos - Festivais – R$
100.000,00 (cem mil reais)
12.3.5 Projetos Estratégicos – Ações Formativas – R$ 80.000,00
(oitenta mil reais)
sábado, 29 de abril de 2017
FERRARI NAS POLES DO GP DA RÚSSIA 2017
Sebastian Vettel conquistou a pole-position para o GP da Rússia nos
instantes finais da sessão de classificação em Sochi, à frente do seu
companheiro de equipe Kimi Raikkonen, com a Ferrari dominando a primeira
fila pela primeira vez desde 2008.
Raikkonen assumiu a pole provisória depois da primeira tentativa de cada piloto no Q3, mas não conseguiu melhorar em sua segunda, com Vettel pulando à frente com 1:33.194.
A Mercedes, tendo ficado atrás da Ferrari durante os treinos livres, sofreu novamente para bater o ritmo da equipe italiana, terminando em terceiro e quarto no grid.
Valtteri Bottas, que conquistou a pole no Bahrain, foi quem chegou mais perto da dupla da Ferrari, terminando a 0.095s de Vettel, e apenas 0.036s atrás de Raikkonen. Lewis Hamilton brigou com Nico Hulkenberg por uma posição na pista no começo da fase final do treino classificatório e não conseguiu encontrar um ritmo, terminando a meio segundo dos líderes na quarta posição.
O brasileiro da Williams, Felipe Massa, dividiu a dupla da Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, enquanto Hulkenberg, que lutou para passar Hamilton, cravou o oitavo melhor tempo.
Raikkonen assumiu a pole provisória depois da primeira tentativa de cada piloto no Q3, mas não conseguiu melhorar em sua segunda, com Vettel pulando à frente com 1:33.194.
A Mercedes, tendo ficado atrás da Ferrari durante os treinos livres, sofreu novamente para bater o ritmo da equipe italiana, terminando em terceiro e quarto no grid.
Valtteri Bottas, que conquistou a pole no Bahrain, foi quem chegou mais perto da dupla da Ferrari, terminando a 0.095s de Vettel, e apenas 0.036s atrás de Raikkonen. Lewis Hamilton brigou com Nico Hulkenberg por uma posição na pista no começo da fase final do treino classificatório e não conseguiu encontrar um ritmo, terminando a meio segundo dos líderes na quarta posição.
O brasileiro da Williams, Felipe Massa, dividiu a dupla da Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, enquanto Hulkenberg, que lutou para passar Hamilton, cravou o oitavo melhor tempo.
Trio Aquarius homenageia imortais da Academia Brasileira de Música na quarta-feira, 3 de maio, no BNDES
.
Na
Alemanha, o Trio Aquarius se apresentou em Hannover - representando o
setor cultural do Brasil na EXPO-2000 - e na “Haus Der Kulturen Der
Welt”, em Berlim, em concertos com transmissão ao vivo para vários
países da Europa pela televisão. Nos Estados Unidos, participou de uma
turnê por quatro cidades, levando a música brasileira a Nova York,
Washington, Denver e Selinsgrove. Em 2009, o Trio Aquarius foi o trio
escolhido pela direção do Museu Villa-Lobos para fazer a inédita
integral no Brasil dos trios de Heitor Villa-Lobos, dentro das
comemorações oficiais do 50º aniversário de morte do maestro, na Sala
Cecília Meireles. Em 2011, o compositor Edino Krieger dedicou a sua obra
“Trio Tocata” ao Trio Aquarius, que fez a estreia mundial na 19ª Bienal
de Música Brasileira Contemporânea do mesmo ano.
Concerto com entrada gratuita da Série Quartas Instrumentais do BNDES terá, no programa, obras de Edino Krieger, Francisco Braga e Villa-Lobos
No
próximo dia 3 de maio, quarta-feira, às 19h, o Trio Aquarius, primeiro
lugar e grande vencedor do edital de concertos da atual temporada do
BNDES, fará um especial concerto de comemoração dos seus 26 anos de
atividades ininterruptas. Com o objetivo principal de divulgar a música
brasileira de concerto, o trio, formado pelo pianista Flávio Augusto,
pelo violinista Ricardo Amado e pelo violoncelista Ricardo Santoro,
homenageará três imortais da Academia Brasileira de Música (ABM), cujas
obras são, em grande parte, dedicadas à música de câmara com piano:
Edino Krieger (1928), acadêmico da cadeira nº 34; Francisco Braga
(1868-1945), patrono da cadeira nº 3; e Heitor Villa-Lobos (1887-1959),
fundador da cadeira nº1 e primeiro presidente da ABM.
Flávio
Augusto, Ricardo Amado e Ricardo Santoro encontraram-se pela primeira
vez em 1991, e, desde então, vêm desenvolvendo ininterruptamente um
trabalho de alta qualidade, que coloca o Trio Aquarius entre os melhores
e mais destacados conjuntos de câmara do Brasil.
Ao
longo desses vinte e seis anos de atividades completados em 2017, o
Trio Aquarius obteve o reconhecimento do público e da crítica
especializada, já tendo se apresentado nas principais salas de concertos
do Brasil e como solista das principais orquestras brasileiras. Com um
repertório que inclui clássicos do século XVIII até compositores
contemporâneos, o Trio Aquarius tem como um de seus principais objetivos
a divulgação da música brasileira de todas as épocas. Para tanto, já
gravou dois CDs, com obras de Nestor de Hollanda Cavalcanti,
Villani-Côrtes, Henrique Oswald, Guerra-Peixe e Francisco Braga.