quinta-feira, 31 de março de 2016

CONCURSO DE POESIA AGOSTINHO GOMES


Vimos informar que está aberta a 17.ª edição do Concurso de Poesia Agostinho Gomes. 

Consulte o regulamento do XVII Concurso de Poesia Agostinho Gomes em

http://www.bm-ferreiradecastro.com/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=98

Este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), visa homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente, estimular a escrita de originais de poesia.

Os trabalhos a concurso podem ser entregues até ao próximo dia 31 de maio na biblioteca, por correio eletrónico (concurso.agostinhogomes@bm-ferreiradecastro.com) ou por via postal para Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Rua General Humberto Delgado, 3720-254 Oliveira de Azeméis.

Agostinho Gomes nasceu na freguesia de Couto de Cucujães, deste Município de Oliveira de Azeméis, a 7 de Janeiro de 1918 e faleceu a 11 de Julho de 1998 em Mafamude, Vila Nova de Gaia. Após a instrução primária e secundária, frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluiu a licenciatura em Filologia Românica e o curso de Ciências Pedagógicas, exercendo professorado em diversos estabelecimentos de ensino. Para além da colaboração em diversos jornais e revistas como autor literário, está integrado em diversas antologias e foi traduzido e objeto de críticas literárias em França, Bélgica e Espanha, tendo publicado vários livros e destacando-se como poeta.

MULHER, POEMA DE TERESINKA PEREIRA

DIA INTERNACIONAL DOS
DIREITOS HUMANOS DA MULHER*

8 de março, 2016

                 Teresinka Pereira

Deus é homem
e todos os homens 
são filhos de Deus.

A mulher continua
sendo dominada
em mais de cem países
sub-desenvolvidos!

E sendo sobmissa
ainda obedece
às leis machistas.

Entretanto está
em suas mãos
reverter esse mandato.

A Deusa é a mulher
e toda mãe
é a Deusa da criação:
Que os filhos machos
venham a entender isso!

* Decretado pela ONU

PROGRAMA DE PATROCINIO DA ELETROBRAS A EVENTOS DO SETOR ELÉTRICO

Lançada a edição de 2016 do Programa de Patrocínio das Empresas Eletrobras a Eventos do Setor Elétrico! 

As inscrições vão de 23 março até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 25 de abril e estão disponíveis pelo site - www.eletrobras.com/editaleventos 

 ou pela homepage de Furnas - www.furnas.com.br/editaleventos.
 

DICA DO BLOG: MÚSICA TEMPO, DE WILLIAM E GUILHERME, CONCORRE NO FESTIVAL DE TALENTOS SERTANEJOS


Curta a postagem da dupla William e Guilherme no youtube e colabore para que a música Tempo esteja as melhores na seleção do Festival de Talentos Sertanejos.

https://www.facebook.com/DestaqueTVCidade/videos/980030315366265/

RELEMBRE DISCO TUDO É PERMITIDO, DO KID ABELHA

Foi em 1991, na época dessa imagem, que o Kid Abelha abandonou de vez o “e Os Abóboras Selvagens” e lançou seu primeiro disco noventista, “Tudo É Permitido”. Produzido por George Israel e Nilo Roméro, o álbum emplacou singles como "Gosto de Ser Cruel", "Não Vou Ficar" e o hit gigante “Grand’ Hotel”.

Relembre esses e outros sons clássicos seguindo a playlist I Was Born in the 90’s: http://bit.ly/BrnInTh90s

Foto: Flavio Colker ‪#‎WMB40‬

ESCRTOR HÚNGARO IMRE KERTESZ E NOBEL, MORRE AOS 86 ANOS

O escritor húngaro Imre Kertesz, autor de "Sem Destino" e vencedor do Nobel de Literatura em 2002, morreu nesta quinta-feira aos 86 anos, anunciou sua editora.

Kertesz faleceu durante a madrugada em sua residência de Budapeste após uma longa batalha contra uma doença, afirmou Krisztian Nyary, diretor da editora Magveto.

O Mal de Parkinson de que padecia o levou, em 2013, a deixar Berlim, onde vivia desde 2001, e voltar para a Hungria.

Nascido em 9 de novembro de 1929, este judeu sobrevivente dos campos de extermínio nazistas foi o primeiro autor de língua húngara a receber o Nobel.

O autor foi deportado em 1944 a Auschwitz-Birkenau (Polônia), antes de ser transferido a Buchenwald (Alemanha) em 1945.

Ao retornar para a Hungria, sofreu o terror do stalinismo e foi marginalizado pelo regime quando trabalhava como jornalista.

Sua obra mais conhecida, "Sem Destino", publicada em meio à indiferença em 1975, foi finalmente reconhecida como uma obra que "sustenta a frágil vivência do indivíduo contra a bárbara arbitrariedade da História" e "defende o pensamento individual contra a submissão ao poder político", segundo o júri do Nobel.

O livro evoca, de forma sóbria, irônca e distanciada, a vida do jovem deportado que ele foi.
Kertesz, da mesma forma tradutor de literatura alemã, é também autor de "Kaddish para uma Criança que não Vai Nascer 1990), "Eu, um outro" (1997) e "Liquidação" (2004).

Seu último livro, "A última pousada", que será publicado em breve, inclui diários íntimos entre os anos 2001 e 2009, que constituem "um testemunho visceral e às vezes perturbador de suas experiências nesse período", segundo a editora espanhola da obra.

segunda-feira, 28 de março de 2016

ÉDER JOFRE COMEMORA 80 ANOS


Bicampeão mundial pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), reconhecido como o maior peso galo de todos os tempos, Éder Jofre comemora 80 anos
Bicampeão mundial pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), reconhecido como o maior peso galo de todos os tempos, Éder Jofre comemora 80 anos(Memorial/Ivan Storti/Divulgação)
O boxe brasileiro viveu uma grande festa neste sábado, dia em que Eder Jofre, o maior pugilista do país em todos os tempos, completou 80 anos.

O bicampeão mundial foi homenageado em uma cerimônia em Santos. Desde 2013, 26 de março é considerado o Dia Nacional do Boxe, em lei criada pelo então deputado federal Acelino "Popó" Freitas, que esteve presente na festa para Éder.

No evento, que aconteceu no Mendes Plaza Hotel de Santos, Eder Jofre foi homenageado pelos outros três brasileiros campeões mundiais: Popó, Miguel de Oliveira e Valdemir dos Santos Pereira, o "Sertão".

domingo, 27 de março de 2016

MORRE ESCRITOR ALAIN DECAUX, AOS 90 ANOS

O escritor e acadêmico francês Alain Decaux em foto de 3 de abril de 2006 (Foto: Bertrand Guay/AFP) (Foto: Bertrand Guay/AFP)
 
O escritor, biógrafo e acadêmico francês Alain Decaux, membro da prestigiada Academia Francesa desde 1979, morreu neste domingo (27), aos 90 anos, informou a família à imprensa.

Autor de mais de 60 obras, entrou a partir dos anos 1950 para a história da rádio e TV na França, criando vários programas famosos.

Conhecido por seu talento como narrador, foi agraciado com a Grande Cruz da Legião da Honra e com a Ordem Nacional do Mérito, e Comandante da Ordem das Artes e das Letras, nasceu no dia 23 de julho de 1925 em Lille, no norte do país.

A Academia Francesa destaca em seu site que Decaux se formou em Direito em Paris e que ia às aulas de História em Sorbonne pelo mero prazer de aprender, sem intenção de conseguir um diploma.

Os primeiros artigos de história começaram a ser publicados em 1946. Um ano depois, Decaux lançou seu primeiro livro: "Louis XVII retrouvé". A segunda obra do escritor, "Letizia", garantiu sua entrada na Academia Francesa, com apenas 25 anos.

Decaux foi atraído muito cedo pelo mundo audiovisual. Em 1951, foi um dos criadores de "La Tribune de l'Histoirie", um programa semanal que foi ao ar sem interrupções até 1957. Ele  combinou seus programas sobre história com a divulgação de sua obra.

WAGNER BARRETO VENCE THE VOICE KIDS

Após quase três meses de audições, Wagner Barreto foi anunciado neste domingo (27) o vencedor da primeira temporada de "The Voice Kids", reality show da Globo. O cantor mirim, selecionado pela dupla sertaneja Léo e Victor, superou as rivais --e conterrâneas-- Rafa Gomes e Pérola Crepaldi. O vencedor leva um prêmio de R$ 250 mil e irá assinar um contrato com a Universal Music para gravar um álbum.

Nascido em Matinho e criado em Ilha Floresta, Wagner Barreto se mudou recentemente para Porto Rico, também no interior do Paraná, para se dedicar à carreira.  Ele tem 15 anos e canta desde os 6. Suas principais influências são Tião Carreiro, Zezé Di Camargo e Luciano e Daniel, segundo informações do site oficial do programa.

A Globo estreou o "The Voice Kids" com um painel de jurados diferente da versão com adultos. Com exceção de Carlinhos Brown, todos os demais - Ivete Sangalo e a dupla sertaneja Victor & Leo - participam pela primeira vez da competição musical.



A competição começou com 24 vozes para cada uma das três equipes, totalizando 72 cantores e cantoras mirins entre 9 e 15 anos. Vindos de diversas regiões do País, os aspirantes ao estrelato da música nacional cantaram ao longo de três meses de competição ritmos como o sertanejo, pop, MPB, em português e em inglês.

sábado, 26 de março de 2016

CINTHIA CORTEGOSO PUBLICA AS AVENTURAS DA CORUJINHA MANU

 
 
 
 
As Aventuras da
Corujinha Manu


Cínthia Cortegoso

Esta obra, ora publicada pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria de Cínthia Cortegoso, professora de Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês e Italiano.

Radicada em Londrina (PR), é ela colaboradora cultural da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, integra a equipe de redação da revista O Consolador e é também autora dos e-books Inteiramente sobre a vida, publicado no dia 24 de julho de 2015, e De um tempo à eternidade, no dia 18 de dezembro de 2015, ambos editados pela EVOC.

A obra ora lançada compõe-se de 5 histórias infantis, cuja corujinha Manu é a personagem que direciona as aventuras de um universo magnífico: o infantil. Criança é criança em toda roupagem, na humana ou na doce e sapeca roupagem de bicho. E Manu vive muito bem a aventura maravilhosa que é conhecer... sorrir... descobrir... aprender... e amar.

As histórias ocorrem no parque onde a corujinha e muitos outros bichos moram. Parques esses que só continuarão a existir se as crianças e os adultos humanos se conscientizarem de que o Planeta é o lar de toda a vida que pulsa... de toda a vida que deseja continuar a viver.

E no universo saltitante das crianças, todos os sentimentos são componentes naturais; uns precisarão de fermento para sempre crescer e outros deverão ser cortados como papéis picados na aula de Artes.

Mas um sentimento deverá ser cultivado com o lindo e puro carinho, o sentimento da amizade, pois um amigo é mais do que um irmão, um amigo é um sol na dourada manhã de inverno, é o brilho para as flores coloridas da primavera, é a calma do outono com o doce canto dos pássaros, é o calor mais aconchegante e feliz do verão. Na verdade, um amigo é o presente mais delicado e valioso para o nosso coração.

A capa do livro foi gentilmente concebida e elaborada por Giovani de Toledo Viecili, de Londrina (PR), a quem agradecemos.
 
 
 
Faça o download gratuito em:

http://www.oconsolador.com.br/editora/1a50/As_Aventuras_da_Corujinha_Manu.htm

ALDO MORAES: POEMA DE PÁSCOA



Poema publicado na Revista Varal do Brasil, cujo conteúdo integral pode ser acessado em:

www.varaldobrasil.com

www.varaldobrasil.blogspot.com

MARCELO NOVA: AGENDA

No próximo fim de semana, tem Marcelo Nova em dose dupla!

Na sexta-feira (01/04) da semana que vem, Marcelo Nova estará no Forasteiros Rock Bar para uma apresentação de voz e violão, ao lado de Drake Nova. No repertório, canções da sua carreira solo, do Camisa de Vênus e de sua parceria com Raul Seixas. Garanta já o seu ingresso: https://ticketbrasil.com.br/show/3820-marcelonova-sp/

No sábado (02/04), Robério Santana se junta à dupla, e seguem para Cuiabá (MT), onde tocam no Malcom Rock Festival! Garanta seu ingresso: http://www.guicheweb.com.br/evento/3553




450 MIL VEEM ROLLING STONES EM CUBA



  • Os acordes de Jumpin Jack Flash marcaram nesta sexta-feira o começo do show histórico dos Rolling Stones no complexo Ciudad Deportiva, em Havana, a última fronteira do rock no continente americano. "Sabemos que há alguns anos era difícil ouvir nossa música em Cuba, mas aqui estamos, tocando para vocês em seu lindo país. Acredito que, finalmente, os tempos estão mudando", declarou Mick Jagger no microfone, em espanhol.

    Foram duas horas e meia de apresentação em um evento gratuito e ao ar livre, que reuniu 450.000 pessoas.  O público, que misturava gente de todas as idades e nacionalidades, não decepcionou e se entregou em cada segundo do show.

    Os quatro minutos da versão original de Satisfaction (1965) se alongaram por mais que o dobro do tempo e todos, desde os roqueiros no palco até o último expectador em Havana, desfrutaram de um concerto histórico.

    Cuba inaugurou um novo momento político desde que anunciou uma reaproximação histórica com os Estados Unidos, em dezembro de 2014.

    MARQUINHOS FLAP E SANDRA VIEIRA REPRESENTAM O PARANÁ EM COMPETIÇÃO NACIONAL DE DANÇA



    Da união de jovens promessas no cenário da dança, nascidos no berço do samba e juntos em prol da divulgação do samba de gafieira, surge um projeto que pretende inovar de forma responsável apresentando e contextualizando o samba de gafieira em toda sua essência.

    O projeto Gafieira Brasil é a primeira competição de Samba de Gafieira por equipes.

    Teve sua primeira edição esse ano e contou com a participação de doze casais de dançarinos, separados em quatro times, cada um com um técnico.  A banca julgadora foi formada pelos principais nomes da dança de salão no Brasil.

    A competição tem formato de espetáculo, em que são apresentadas as modalidades de coreografia em equipe, para casal e improviso.

    Para o evento deste fim de semana as equipes foram selecionadas após audições com equipe técnica.
     O evento conta mais uma vez com workshop, dessa vez com Carlinhos de Jesus,  Jimmy de Oliveira e outros mestres da dança.

    Os idealizadores, Rodrigo Marques, Patrick Carvalho e Vinicius Villiger, apostam na qualidade dos shows para divulgar o samba de gafieira em todas as suas vertentes para vários públicos, além de contribuir para o desenvolvimento da dança e de seus profissionais ao oferecer novas oportunidades aos dançarinos da nova geração.

    Marquinhos Flap e Sandra Vieira representam o Paraná nesta que é considerada a maior competição de dança de gafieira no país.

    Tudo sobre o evento: http://www.gafieirabrasil.com/

    sexta-feira, 25 de março de 2016

    OLHAR PARA A INFÂNCIA: O LEGADO DE ÉDINA DE PAULA




    Dra Édina de Paula sempre foi além na defesa da criança e do adolescente.

    Verdadeira missionária da causa, a ex-promotora enxergava que era preciso cuidar da família, da escola e da sociedade para ajudar a curar os problemas modernos que atingem crianças e adolescentes no Brasil de hoje.

    Édina de Paula estimulava as parcerias da educação, da cultura, das entidades de classe e da igreja com escolas, com o poder judiciário e com a sociedade para uma melhor qualidade de vida aos nossos jovens.

    Pudemos ver isso de perto quando por várias vezes a visitamos afim de ouvirmos a promotora e também colaborar através do batuque na caixa para políticas públicas e parcerias com órgãos públicos e privados.

    Sua determinação e iniciativas inovadoras para a promoção de uma infância melhor são aspectos de sua biografia que guardamos com carinho e respeito.

    Dra Édina de Paula faleceu esta semana em Curitiba e deixa sua marca profunda e única em Londrina. Vamos levar seu legado adiante toda vez que uma criança for atendida e respeitada em seus direitos!

    Aldo Moraes
    Coordenador do batuque na caixa