O Museu Regional Casa dos Ottoni (MCRO/Ibram), que fica na cidade do
Serro (MG), inaugura nesta terça-feira (30) a exposição Congada – Canto
de Fé & Liberdade, que retrata o universo das congadas de Goiânia
(GO), Catalão (GO) e Serro.
Exposição traz fotos de congadas em três cidades: Goiânia, Catalão e Serro (Foto: Sidney Dutra)
Serão expostas 45 imagens registradas pelo
fotógrafo, folclorista e jornalista Sidney Dutra, que escolheu seus
cliques favoritos para revelar os encantos dos grupos de congo de duas
cidades goianas e uma mineira. A mostra ficará em cartaz até o dia 2 de
agosto.
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
terça-feira, 30 de junho de 2015
OBRA DE JORGE ANTUNES SERÁ EXECUTADA DIA 6 DE JULHO, NO RIO
Na próxima segunda-feira, dia 6, será apresentada no Rio de Janeiro, a obra VÓRTICES, de Jorge Antunes, para quinteto de sopros.
Sala Cecília Meireles Espaço Guiomar Novaes
6 de julho, às 12;30 e às 18:30
Em comemoração dos 70 anos da Academia Brasileira.
A interpretação estará a cargo do Quinteto Lorenzo Fernandez.
O título da obra (Vórtices), faz referência à técnica de escritura estereofônica, por meio da qual os sons giram no palco, como rodamoinhos, percorrendo velozmente os cinco instrumentos.
Sala Cecília Meireles Espaço Guiomar Novaes
6 de julho, às 12;30 e às 18:30
Em comemoração dos 70 anos da Academia Brasileira.
A interpretação estará a cargo do Quinteto Lorenzo Fernandez.
O título da obra (Vórtices), faz referência à técnica de escritura estereofônica, por meio da qual os sons giram no palco, como rodamoinhos, percorrendo velozmente os cinco instrumentos.
CRÔNICA O COLIBRI EM VISITA AOS LARES
Ele
era diferente. O colibri azulado gostava de ver como as famílias
viviam, como eram os seus lares. Sua liberdade podia levá-lo aonde
quisesse, principalmente, seu livre sentimento. Talvez chegasse às
casas, não como forma aleatória, mas como uma sábia escolha necessária.
E
aparecia com toda delicadeza, observava, às vezes, pela porta ou pelas
janelas. Constatava tanta diversidade entre os lares. Ele observou
famílias que se amavam e se respeitavam; famílias que não se davam
respeito nenhum; outras que se sentiam enclausuradas; muitas delas não
se importavam com nada; em algumas famílias, ele verificou a união por
meio da prece consoladora e que também várias delas nunca experimentaram
a paz de uma oração; em muitas outras havia a indiferença quanto a um
membro do lar – esquecendo-se de que todo grupo familiar é o adequado
para o próprio progresso ‒; ele viu mães chorosas e filhos acuados,
maridos estagnados no caminho e no tempo.
O
colibri azulado se sente bem quando em visita a um lar, percebe a busca
pela harmonia e, logo, segue viagem com seu olhar mais feliz. E tanto
se entristece com gritos e ofensas, ou violência variada que,
infelizmente, em muitos casos são comuns; ainda esses lugares não podem
ser chamados de lares.
Em
suas viagens, ele presenciou muitas situações inimagináveis. No
entanto, um único valor é decisivo em todas elas: o amor. Quando há essa
presença, o brilho benéfico invade os seres e o local; a compreensão, a
paciência, a tranquilidade, a tolerância e a gentileza se tornam
baluartes para vidas em paz para a evolução.
Porém,
quando essa maior energia está ausente, o choro, a dor, a inquietação e
a infelicidade são assíduos visitantes desses corações que,
incessantemente, buscam, com desespero, algo externo para amenizar o
infortúnio, e ainda mais se afundam na areia do sofrimento.
Esses
corações se esquecem de que a bonança segue o caminho de dentro para
fora e não o inverso, dado que cada um possui a centelha e se pode
conectar imediatamente ou perder a comunicação com a real essência da
soberania divina, de acordo com a vibração dos sentimentos.
E
esses lares podem ser tão melhores e mais felizes e com atitudes menos
dispendiosas que as ações contrárias ainda tanto realizadas, pois amar é
bem mais calmo e nobre que odiar; respeitar é mais sábio que o
desrespeito; tolerar é mais compreensivo que a intolerância; ouvir é
mais justo que o julgamento.
O
colibri azulado se rejubila com as bondosas conquistas porque essas
encaminham os corações para o progresso. E ele continua sua jornada de
observações com o desejo de, um dia, todos os lares serem envolvidos com
a energia do maior mandamento: o amor, como a força motriz para todas
as realizações.
Às
vezes, denominam-se anjos, protetores, colibris, porém, é da mesma luz
que brilham e estão bem pertinho para ajudar e proteger os familiares,
grupos que, por um determinado motivo, se reúnem para a realização do
propósito antes definido.
Que
a compreensão possa se dar entre esses pequenos núcleos, pois, a partir
disso, a grande família humana será mais respeitosa e amorosa com si
própria.
(Cínthia Cortegoso)
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: DEBATE EM LONDRINA
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA - DEBATE. | ||
| ||
|
FUNDAÇÃO PALMARES: NOTA DE DESAGRAVO
Assim como a maioria da sociedade brasileira, recebemos com
indignação e perplexidade a afirmação do técnico da seleção brasileira,
Dunga, durante entrevista coletiva na última sexta-feira (26): "Eu até
acho que sou afrodescendente, de tanto que apanhei e gosto de apanhar". A
frase preconceituosa, que pode ser enquadrada no crime de injúria e
racismo, ofendeu não apenas um indivíduo, mas 51% da população
brasileira, que é composta de negros, número expressivo também no corpo
de atletas da seleção brasileira.
Uma das
finalidades e missão da Fundação Cultural Palmares é promover e
preservar os valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da
influência africana e negra na formação da sociedade brasileira. E
difundir a memória dos nossos ancestrais que foram arrancados da África,
forçados a esquecer suas origens e identidades, jogados em navios
negreiros, durante 500 anos, e usados como moeda de troca por uma
sociedade economicamente escravocrata.
Repudiamos veementemente tal atitude de Dunga, que, mesmo 127 anos após a
abolição, não conseguiu se libertar dos resquícios da escravidão e dos
preconceitos que não nascem com as pessoas, mas são aprendidos na
infância e em posturas como a dele.
Para isso,
devemos construir uma nova narrativa por meio da implementação da Lei
10.639/03, que torna obrigatório, nas redes pública e particular, o
ensino sobre História da África e da Cultura Afro-Brasileira.
Esperamos que sejam tomadas as medidas cabíveis no rigor da legislação
vigente, para que a atitude como a do técnico da seleção não sirva de
exemplo para um time de jovens negros e das periferias do Brasil,
futuros craques de uma seleção.
Fundação Cultural Palmares
Ministério da Cultura
CINE COM TOUR/UEL REABRE COM FILME A ESTRADA 47
Interditado pelo Corpo de Bombeiros em fevereiro, e mantido inoperante
também durante a greve dos funcionários da Universidade Estadual de
Londrina, o Cine Com-Tour/UEL retoma as exibições nesta quinta feira.
O filme da reabertura, A Estrada 47, é uma coprodução entre Brasil, Itália e Portugal. Filme de gênero, é um drama de guerra ambientado na Itália na década de 1940, no período final da Segunda Guerra Mundial.
O filme da reabertura, A Estrada 47, é uma coprodução entre Brasil, Itália e Portugal. Filme de gênero, é um drama de guerra ambientado na Itália na década de 1940, no período final da Segunda Guerra Mundial.
segunda-feira, 29 de junho de 2015
ERUDITO: OS PROJETOS OUSADOS DO SUÍÇO ETIENNE ABELIN
Etienne Abelin,
43 anos, é um violinista clássico, regente, curador, produtor cultural e
professor de música suíço. Ele dedica grande parte de sua carreira a
construir pontes entre a tradição musical clássica e as plateias jovens
da atualidade.
Entre os projetos inovadores está o bachSpace, um espetáculo ao vivo com repertório de câmara do compositor do período barroco Johann Sebastian Bach e música eletrônica.
Atuam no projeto, além de Etienne, a pianista Tamar Halperin e o compositor Tomek Kolczynski.
Fonte e material completo: http://vivamusica.com.br/2015/03/17/os-projetos-inovadores-do-suico-etienne-abelin
Entre os projetos inovadores está o bachSpace, um espetáculo ao vivo com repertório de câmara do compositor do período barroco Johann Sebastian Bach e música eletrônica.
Atuam no projeto, além de Etienne, a pianista Tamar Halperin e o compositor Tomek Kolczynski.
Fonte e material completo: http://vivamusica.com.br/2015/03/17/os-projetos-inovadores-do-suico-etienne-abelin
ORQUESTRAS SE APRESENTAM EM BRASÍLIA E PORTO ALEGRE
30 de Junho de 2015
20h00 - Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Brasília, DF
Concerto contemporâneo. Marcio Steuernagel - regente. Zoltan Paulinyi - viola pomposa. Programa: Paulinyi - Caleidoscópio (estreia); Harry Crowl - Antiteses, concerto para viola pomposa; e Leopoldo Miguez - Parisina, poema sinfônico. Entrada franca.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
SDC Eixo Monumental Oeste - Tel. (61) 3429-7600
20h30 - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Porto Alegre, RS
Série UFRGS. Henrik Schaefer - regente. Alexandre Dossin - piano. Programa: Hugo Alfvém - Midsumarkava; Grieg - Concerto para piano; e Sibelius - Sinfonia nº 2. R$ 20.
Local: UFRGS - Salão de Atos
Avenida Paulo Gama, 110 - Tel. (51) 3308-4303.
THEATRO MUNICIPAL DO RIO: COMPOSITOR JOÃO GUILHERME RIPPER É NOVO PRESIDENTE
VISITA: DILMA E OBAMA VISITAM MEMORIAL MARTIN LUTHER KING
A presidente Dilma Rousseff e o colega norte-americano Barack Obama
visitaram nesta segunda-feira (29) em Washington, capital dos Estados
Unidos, monumento em homenagem a Martin Luther King, líder da luta pela
igualdade de direitos na década de 1960.
Dilma chegou ao país no último sábado (27) e cumpriu agenda em Nova York. No domingo (28) e em parte desta segunda, ela teve série de encontros com empresários de diversos setores, como financeiro e de infraestrutura. Além da agenda em Washington, Dilma também terá encontros em São Francisco, na Califórnia, na quarta (1º)
A
presidente Dilma Rousseff durante visita no Memorial Martin Luther King
Jr. com presidente dos EUA, Barack Obama, e uma guarda florestal em
Washington (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)
Dilma chegou ao país no último sábado (27) e cumpriu agenda em Nova York. No domingo (28) e em parte desta segunda, ela teve série de encontros com empresários de diversos setores, como financeiro e de infraestrutura. Além da agenda em Washington, Dilma também terá encontros em São Francisco, na Califórnia, na quarta (1º)
PERSONALIDADE DO ANO: GRAMMY LATINO HOMENAGEIA ROBERTO CARLOS
O cantor Roberto
Carlos será homenageado em novembro próximo como Personalidade do Ano na
cerimônia de entrega do Grammy Latino, a maior festa de gala da música
latino-americano, celebrada anualmente em Las Vegas, informou nesta
terça-feira a organização do evento.
O
músico, de 74 anos, já vendeu mais de 120 milhões de discos apenas na
América Latina, e gravou álbuns em espanhol, italiano, inglês e francês
ao longo de seus 55 anos de carreira.
Todos os anos, um dia antes da
entrega do Grammy Latino, um artista é homenageado com um show pelas
estrelas convocadas para a premiação.
Assim,
o autor de sucessos românticos como "Amigo", "Proposta" e "Lady Laura"
se junta a outros homenageados como Miguel Bosé, Placido Domingo, Gloria
Estefan, Vicente Fernandez, Juan Luis Guerra, Carlos Santana, Joan
Manuel Serrat, Shakira e Caetano Veloso.
MAESTRO OTÁVIO BASSO MORRE AOS 69 ANOS
Morreu neste sábado (27), aos 69 anos, o maestro rio-clarense Otávio
Basso. De acordo com a família, ele não resistiu a um infarto e foi
velado em sua cidade natal, onde foi sepultado neste domingo (28).
Ao todo, Basso dedicou 62 anos à música. Ele começou a ter aulas de acordeão com Braguinha quando tinha 7 anos, estudou em Campinas e, de lá, foi para São Paulo, onde integrou o grupo “Os Impossíveis”. A banda acompanhou em estúdio muitos cantores da época e desses contatos surgiram oportunidades com nomes como Roberto Carlos.
Foi arranjador de Amado Batista. Também fez os arranjos de 'Pense em mim', 'Paz na cama', 'Temporal de amor' e 'Entre tapas e beijos', gravados por Leandro e Leonardo. Trabalhou com João Paulo e Daniel, Gian e Giovani, Zezé Di Camargo e Luciano e Moacyr Franco”.
Outra parceria de sucesso envolveu o mundo do futebol. Basso foi o arranjador de “Torcida da Paz”, música composta por Dalvan, Marcix e Pelé em 1993 e gravada com a participação do “Rei”.
Ao todo, Basso dedicou 62 anos à música. Ele começou a ter aulas de acordeão com Braguinha quando tinha 7 anos, estudou em Campinas e, de lá, foi para São Paulo, onde integrou o grupo “Os Impossíveis”. A banda acompanhou em estúdio muitos cantores da época e desses contatos surgiram oportunidades com nomes como Roberto Carlos.
Foi arranjador de Amado Batista. Também fez os arranjos de 'Pense em mim', 'Paz na cama', 'Temporal de amor' e 'Entre tapas e beijos', gravados por Leandro e Leonardo. Trabalhou com João Paulo e Daniel, Gian e Giovani, Zezé Di Camargo e Luciano e Moacyr Franco”.
Outra parceria de sucesso envolveu o mundo do futebol. Basso foi o arranjador de “Torcida da Paz”, música composta por Dalvan, Marcix e Pelé em 1993 e gravada com a participação do “Rei”.
Otávio e o sobrinho Fernando Basso: 'Sentimos orgulho' (Foto: Fernando Basso/Arquivo pessoal)
LONDRINA: CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE 2015
Conferência Municipal de Juventude | ||
| ||
|
MINC E MAM APRESENTAM EXPOSIÇÃO GUIGNARD
Ministério da Cultura e Museu de Arte Moderna de São Paulo apresentam
SITE A MAGIA DA POESIA
A Magia da Poesia é um Repositório Digital de conteúdos culturais, educacionais e artísticos. A
filosofia da sua criação está alinhada ao movimento de Acesso Livre
(Open Access) à literatura científica, que deu origem a várias
declarações e recomendações, das quais se destacam a Budapest Open Access Initiative e a Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento.
Valorizamos e respeitamos o nosso Patrimônio Cultural, espalhando poesia sem erros ou falsas autorias com referências bibliográficas. A Magia da Poesia é referência para os amantes da poesia em Português, desde 1999. Hoje temos mais de 40 mil pessoas em nossas redes sociais, 25 mil cadastradas para receber atualizações por e-mail e 5 mil visitantes únicos por dia.
www.poesiaspoemaseversos.com.br
Valorizamos e respeitamos o nosso Patrimônio Cultural, espalhando poesia sem erros ou falsas autorias com referências bibliográficas. A Magia da Poesia é referência para os amantes da poesia em Português, desde 1999. Hoje temos mais de 40 mil pessoas em nossas redes sociais, 25 mil cadastradas para receber atualizações por e-mail e 5 mil visitantes únicos por dia.
www.poesiaspoemaseversos.com.br
HISTÓRICO DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação surgiu
em 1999, impulsionada por um conjunto de organizações da sociedade
civil que participaria da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal),
no ano seguinte. O objetivo era somar diferentes forças políticas,
priorizando ações de mobilização, pressão política e comunicação.
Hoje
é considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação
básica no Brasil, constituindo-se como uma rede que articula mais de 200
grupos e entidades distribuídas por todo o país, incluindo movimentos
sociais, sindicatos, organizações não-governamentais nacionais e
internacionais, fundações, grupos universitários, estudantis, juvenis e
comunitários, além de centenas de cidadãos que acreditam na construção
de um país justo e sustentável por meio da oferta de uma educação
pública de qualidade.
Tem
como missão atuar pela efetivação e ampliação dos direitos educacionais
para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação
pública, gratuita e de qualidade no Brasil.
Gerida
por uma equipe de coordenação geral e dirigida por um comitê diretivo
nacional, a Campanha também possui comitês regionais.
É
fundadora e membro do comitê diretivo da Clade (Campanha
Latino-Americana pelo Direito à Educação). Também participou da fundação
da CGE (Campanha Global pela Educação) e integra sua direção.
Em
outubro de 2007, a Campanha recebeu do Congresso Nacional o prêmio
Darcy Ribeiro, por sua bem-sucedida atuação de incidência política no
processo de criação do Fundeb (Fundo da Educação Básica).
18º PRÊMIO CIDADÃO DE POESIA
18º Prêmio Cidadão de PoesiaRealização: Sindicato dos Comerciários de Limeira - Sinecol1) Objetivo: Incentivar a Poesia, revelando novos autores. 2) Categorias:
5) Inscrições: As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas de 04 de maio a 10 de julho de 2015, valendo o carimbo dos Correios como comprovante em caso de remessa postal O endereço para entrega dos trabalhos é: Praça Adão Duarte, 32– Vila Paulista–Limeira/SP– Cep 13484-044. Fone (19)3451-1271. PODERÃO TAMBÉM SER FEITAS ATRAVÉS DO E-MAIL imprensa@sinecol.com.br, seguindo-se a mesma recomendação em relação ao pseudônimo. 6) Seleção e premiação:
|
DENISE GADELHA FAZ WORKSHOP NA DAP LONDRINA
DENISE GADELHA - WORKSHOP NA DAP | |||
| |||
| |||
BERNARDO PELLEGRINI E MAURÍCIO ARRUDA MENDONÇA NO SHOW EU JÁ FUI BRASILEIRO
Show "Eu já fui brasileiro"
com Bernardo Pellegrini e Maurício Arruda Mendonça
sexta-feira, dia 3 de julho, 20 horas
Centro Cultural Sesi/AML
Praça Primeiro de Maio, 130 - Londrina/PR
(Associação Médica)
Ingressos: R$10,00 e R$5,00 (meia).
Fotos: Danilo Verpa.
com Bernardo Pellegrini e Maurício Arruda Mendonça
sexta-feira, dia 3 de julho, 20 horas
Centro Cultural Sesi/AML
Praça Primeiro de Maio, 130 - Londrina/PR
(Associação Médica)
Ingressos: R$10,00 e R$5,00 (meia).
Fotos: Danilo Verpa.
SAM 2015 REPERCUTE PARTICIPAÇÃO DO INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL NA CAMPANHA
Olá Aldo
Agradecemos
pela participação intensa e pela organização dessas atividades. É
através disso que constituímos rede e embarcamos juntos nessa roda para
tirarmos as metas do PNE do papel e construirmos de fato uma educação
pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade para todas as
brasileiras e todos os brasileiros!
Estamos divulgando, confira em nossa página: https://www.facebook.com/campanhanacionaldireitoeducacao
Abraços, em breve mais comunicados!
domingo, 28 de junho de 2015
MORRE CHRIS SQUIRE, BAIXISTA E COFUNDADOR DA BANDA YES
Morreu na noite do sábado (27) Chris Squire, baixista e cofundador do grupo Yes, segundo informou a própria banda em nota de pesar. Ele tinha 67 anos e deixa 5 filhos.
Squire nasceu em março de 1948 em Londres, na Inglaterra, e começou a carreira musical em um coro infantil. Aos 20 anos, ele formou o Yes ao lado do vocalista Jon Anderson.
O baixista foi o único membro do Yes a participar de todos os discos de estúdio gravados pela banda de rock progressivo e influenciou uma geração de músicos.
RUSSO, EX ASSISTENTE DE PALCO DA GLOBO, É INTERNADO EM ESTADO GRAVE
Antonio Pedro da Silva Souza, conhecido como "Russo", foi internado em
estado grave neste sábado (27) no hospital Pasteur, na Tijuca, Zona
Oeste do Rio. Segundo boletim médico divulgado pela instituição, Antonio
está internado desde a madrugada no Centro de Tratamento Intensivo
(CTI) do Hospital. A causa da internação, supostamente, seria um
acidente vascular cerebral (AVC).
"Russo" trabalhou durante décadas na TV Globo nos programas de Chacrinha, Xuxa, Faustão, Luciano Huck e Angélica. Antes de ir para a Globo, ele começou sua carreira na TV Tupi e passou também pelas extintas TVs Rio, Continental e Excelsior. O aniversário de 84 anos de Antonio Pedro da Silva Souza será nesta segunda (29).
"Russo" trabalhou durante décadas na TV Globo nos programas de Chacrinha, Xuxa, Faustão, Luciano Huck e Angélica. Antes de ir para a Globo, ele começou sua carreira na TV Tupi e passou também pelas extintas TVs Rio, Continental e Excelsior. O aniversário de 84 anos de Antonio Pedro da Silva Souza será nesta segunda (29).
BRASIL PERDE PARA O PARAGUAI E ESTÁ FORA DA COPA AMÉRICA
O Brasil cedeu ao empate com o Paraguai através de um penâlti provocado por Tiago Silva.
O gol no início do primeiro tempo foi feito por Robinho, talvez o melhor em campo.
Nos penâltis, o Brasil repetiu 2011 e perdeu para o Paraguai.
Fim de Copa América para a Seleção Brasileira, enquanto o Paraguai enfrenta a Argentina na semifinal.
O Brasil, agora, terá a disputa da eliminatória para a Copa do Mundo da Russia, em 2018, como foco principal..
A disputa começa em outubro, com duas partidas, que ainda serão sorteadas no dia 25 de julho.
O gol no início do primeiro tempo foi feito por Robinho, talvez o melhor em campo.
Nos penâltis, o Brasil repetiu 2011 e perdeu para o Paraguai.
Fim de Copa América para a Seleção Brasileira, enquanto o Paraguai enfrenta a Argentina na semifinal.
O Brasil, agora, terá a disputa da eliminatória para a Copa do Mundo da Russia, em 2018, como foco principal..
A disputa começa em outubro, com duas partidas, que ainda serão sorteadas no dia 25 de julho.
sábado, 27 de junho de 2015
AGENDA GIL & CAETANO NO EXTERIOR
Junho
29 > Bruxelas / Belgium
Forest National: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
http://www.forest-national.be/fr/calendrier/2014-2015/caetano-veloso--gilberto-gil
Julho
01 > Londres / England
Eventim Apollo Hammersmith: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
http://www.eventimapollo.com/events/detail/caetano-veloso-gilberto-gil
03 > Vienne / France
Festival Jazz a Vienne: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Theatre Antique
http://www.jazzavienne.com/billetterie/billets
06 > Paris / France
Palais des Congres: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
https://www.themisweb.fr/rodwebshop/fChoixSeance.aspx?idstructure=0063&EventId=535&request=QcE+w0WHSuCCQnQmSB255QxlHOpZqpZsRkNXKbrZhePHu1kAbpypqIkS4S2uHMdD/s5k0wRg1FViaEGxSGwD2FIaBSRhuk9I
08 > Copenhagen / Denmark
Copenhagen Jazz festival: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Koncerthuset
https://www.billetlugen.dk/koeb/billetter/?token=Qf6EELZNRMl6yDZpVsmf8%2bmmc88%2fCU42uydRSFExUw9UpC%2bAIi54Rw9bJVebtEGWSN6wrmnBCCy3YdA%2fgmiXyLdyN5G3vVn2
10 > Chieri / Turin / Italy
Area festival dei Beni Comuni: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
11 > Milão / Italy
Villa Arconati Festival: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Castellazzo di Bollate
13 > Barcelona / Spain
Festival de Guitarras: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Gran Teatro Liceu
https://www.koobin.com/liceu/index.php?action=PU_evento&Ev_id=14384
15 > Montreux / Switzerland
Montreux Jazz Festival: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Stravinskij Auditorium
17 > Perugia / Italy
Umbria Jazz Festival: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Arena Santa Giuliana
http://www.boxol.it/UmbriaJazz/IT/UmbriaJazz-Dettaglio-Evento.aspx?E=125221
19 > Codroipo / Udine / Italy
Udin & Jazz: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Villa Manin
http://www.euritmica.it/evento/caetano-veloso-gilberto-gil/
21 > Madri / Spain
Las Noches del Real: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Teatro Real
23 > Monte Carlo / Monaco
Sporting Club: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
24 > Marseille / France
Jazz des Cinq Continents: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Parc du Palais Longchamp
http://www.marseillejazz.com/nsite/index.php/billetterie/la-billetterie
28 > Tel Aviv / Israel
Menora Mivtachim Arena: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
31 > Lisboa / Portugal
EDP Coljazz Fest: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Oeiras Stadium
http://www.edpcooljazz.com/en/bilhetes.html
Agosto
02 > Marciac / France
Jazz a Marciac: Caetano & Gil - Two Friends, One Century of Music
Chapiteau
http://www.jazzinmarciac.com/la-billetterie
PEÇAS DE VALDIR RODRIGUES LEVAM GRANDE PÚBLICO A PRAÇA CEU CAMBÉ
Destaque há muito tempo como poeta, dramaturgo e oficineiro em projetos culturais e em responsabilidade social como foi o caso da Faculdade Inesul (onde atuou por anos), Valdir Rodrigues da Silva novamente levou centenas de pessoas a Praça CEU Cambé para assistir suas peças escritas especialmente para crianças e adolescentes.
O espetáculo de ontem é resultado de seu trabalho na Funcac/Prefeitura de Cambé.
Valdir é um poeta que busca redimensionar as emoções e o texto, no que ele denomina neo-romantismo.
Ele tem experiências na Europa onde foi elogiado e recebeu críticas positivas em jornais de grande circulação.Recentemente atuou no curta QUANDO EU MORRER, QUEM VAI CHORAR POR MIM?, dirigido por Wilson Inácio e que foi baseado em um texto do próprio Valdir. Texto, aliás que foi destaque no Festival Internacional de Algarve, em Portugal.
Conheça mais seu trabalho:
www.escrita.com.br/leitura.asp?Texto_ID=868
http://www.livronauta.com.br/livro-Valdir_Rodrigues_da_Silva-Lagrimas_Que_Sorri-Nd-Sebo_Capricho_1-Londrina-28579836
valdirdasilva.blogspot.com/2007/11/valdir-rodrigues-da-silva.html
O espetáculo de ontem é resultado de seu trabalho na Funcac/Prefeitura de Cambé.
Valdir é um poeta que busca redimensionar as emoções e o texto, no que ele denomina neo-romantismo.
Ele tem experiências na Europa onde foi elogiado e recebeu críticas positivas em jornais de grande circulação.Recentemente atuou no curta QUANDO EU MORRER, QUEM VAI CHORAR POR MIM?, dirigido por Wilson Inácio e que foi baseado em um texto do próprio Valdir. Texto, aliás que foi destaque no Festival Internacional de Algarve, em Portugal.
Conheça mais seu trabalho:
www.escrita.com.br/leitura.asp?Texto_ID=868
http://www.livronauta.com.br/livro-Valdir_Rodrigues_da_Silva-Lagrimas_Que_Sorri-Nd-Sebo_Capricho_1-Londrina-28579836
valdirdasilva.blogspot.com/2007/11/valdir-rodrigues-da-silva.html
BRASIL E PARAGUAI DECIDEM VAGA PARA SEMIFINAL
O Brasil enfrenta o Paraguai nas quartas de final da Copa América 2015, neste sábado (27).
A partida, que começa às 18h30, define quem ganha uma vaga na semifinal do campeonato sul-americano.
O vencedor do torneio é classificado para a Copa das Confederações Fifa de 2017, na Rússia.
A partida, que começa às 18h30, define quem ganha uma vaga na semifinal do campeonato sul-americano.
O vencedor do torneio é classificado para a Copa das Confederações Fifa de 2017, na Rússia.
AGENDA AFRO: JOÃO CÂNDIDO INSPIROU CLÁSSICO DE JOÃO BOSCO
Mestre sala dos mares
João Bosco
Da Guanabara
O dragão no mar reapareceu
Na figura de um bravo
Feiticeiro
A quem a história
Não esqueceu
Conhecido como
Navegante negro
Tinha a dignidade de um
Mestre-sala
E ao acenar pelo mar
Na alegria das regatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por
Batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam
Das costas
Dos santos entre cantos
E chibatas
Inundando o coração,
Do pessoal do porão
Que a exemplo do feiticeiro
Gritava então
Glória aos piratas, às
Mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça,
Às baleias
Glórias a todas as lutas
Inglórias
Que através da
Nossa história
Não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais.
Toque e ouça o samba de João Bosco e Aldir Blanc:
www.cifraclub.com.br › MPB › João Bosco
www.youtube.com/watch?v=B-jb3Hlaj9s
GAÚCHO, JOÃO CÂNDIDO LUTOU PELO NEGRO DO BRASIL
João
Cândido Felisberto, conhecido como “Almirante Negro” foi um marinheiro
brasileiro notório por ter liderado a Revolta da Chibata.
Nasceu em 24 de junho no ano de 1880 em Rio Pardo, interior do Rio Grande do Sul e com dez anos mudou-se para Porto Alegre aos cuidados do almirante Alexandrino de Alencar, amigo da família do patrão de seu pai. Quatro anos mais tarde, João Cândido ingressaria como “grumete” na marinha do Brasil, pelas mãos do próprio almirante Alexandrino. A marinha, na época, era destino de jovens excluídos e marginais da sociedade, negros em maioria. Era muito comum os rapazes chegarem à marinha indicados pela polícia.
Nasceu em 24 de junho no ano de 1880 em Rio Pardo, interior do Rio Grande do Sul e com dez anos mudou-se para Porto Alegre aos cuidados do almirante Alexandrino de Alencar, amigo da família do patrão de seu pai. Quatro anos mais tarde, João Cândido ingressaria como “grumete” na marinha do Brasil, pelas mãos do próprio almirante Alexandrino. A marinha, na época, era destino de jovens excluídos e marginais da sociedade, negros em maioria. Era muito comum os rapazes chegarem à marinha indicados pela polícia.
No ano seguinte o “grumete” foi destacado para trabalhar no Rio de Janeiro. Na capital, seu espírito de liderança logo o fez destacar-se perante os demais. Aos 20 anos já era instrutor de aprendizes-marinheiros. No inicio de 1900 tomou parte em uma missão na qual o Brasil disputou com a Bolívia o território do Acre.
Estando empenhado na missão por 11 meses, contraiu tuberculose pulmonar e voltou para o Rio de Janeiro onde ficou internado no hospital da marinha por noventa dias.
Recuperado, aos 29 anos João Cândido foi enviado junto a outros marinheiros para a Inglaterra, com o fim de familiarizarem com o equipamento do novo navio de guerra brasileiro batizado de Minas Gerais. Lá, os marujos brasileiros travaram contato com marinheiros ingleses, que compunham um dos mais politizados e organizados proletariados existentes no mundo. A partir de então, os marinheiros brasileiros passaram a questionar a situação da marinha no país.
Os questionamentos ganharam popularidade e os marujos passaram a realizar reuniões e mostrar insatisfação com a situação. Quando as autoridades perceberam o clima de revolta instalado, João Candido, reconhecido líder dos marujos, foi convidado a comparecer ao Palácio do Governo do então presidente Nilo Peçanha, que tentava fazê-lo aliado. Na reunião, o marujo resistiu à tentativa de aproximação e em nome dos marinheiros pediu o fim da chibata.
Em 22 de novembro de 1910 – 6 dias após a punição de 250 chibatadas infligida ao marujo Marcelino Menezes – explodiu a Revolta. Os marinheiros, sob liderança de João Cândido, protestaram contra as condições a que estavam relegados: os baixos salários, a ausência de um plano de carreira e, sobretudo, contra o castigo de impor chicotadas naqueles que cometiam as menores falhas. A punição da chibatada era uma prática herdada da marinha portuguesa e os castigos eram realizados a vista dos demais marinheiros.
Os revoltosos tomaram então dois encouraçados e apontaram-nos para a baia de Guanabara, pedindo pelo fim das chibatadas. João Cândido liderou o couraçado Minas Geraes, maior navio de guerra brasileiro, recém-adquirido. Com o Minas Geraes, aliaram-se os encouraçados São Paulo e Bahia.
Após quatro dias de enorme tensão na Capital Federal, a Revolta chegou ao fim quando o governo concedeu anistia aos revoltosos. No entanto, ao final de dois dias deu-se início a um cruel processo de perseguição aos marinheiros. Vinte e dois marujos foram presos na Ilha das Cobras, sede dos Fuzileiros Navais, enquanto João Cândido seguiu trabalhando como marinheiro no Minas Geraes.
Em 9 de dezembro deu-se início a um motim armado na Ilha, que dividiu os marujos. João Cândido e alguns líderes da revolta de novembro posicionam-se contra o motim, julgando que este poderia enfraquecer a causa. Os amotinados são massacrados em menos de 24 horas. Muitos oficiais também terminaram mortos.
Apesar de ter se posicionado contra a revolta na Ilha das Cobras, João Cândido foi preso ao desembarcar do Minas Gerais, sob a alegação de ter desobedecido ordens superiores. Novas levas de prisões de marinheiros superlotaram os presídios. O Almirante Negro foi então transferido ao lado de outros dezessete marujos para a Ilha das Cobras, onde todos foram trancados em uma solitária, no dia 24 de dezembro. No dia 26, ao abrir a cela, o oficial deparou-se com 16 dos presos mortos por asfixia, em razão da cal, usada para desinfetar a solitária, ter penetrado no pulmão dos presos. Apenas João Cândido e o soldado naval João Avelino sobreviveram. O fato ficou marcado tragicamente na memória do Almirante Negro.
Em 18 de abril de 1911, João foi transferido para o Hospital dos Alienados, sob o rótulo de doente mental. Ali, ele permaneceu durante dois meses conseguindo passar relativamente bem, fazendo amizade com alguns enfermeiros e conseguindo, inclusive, que fizessem vista grossa para alguns passeios pela cidade. Na época, o diretor do hospital era o renomado médico Juliano Moreira. Ao final de dois meses, sem justificativa plausível para sua permanência no hospital, Cândido foi levado de volta ao presídio na Ilha das Cobras.
Finalmente, após dezoito meses de prisão, João Cândido e os marujos seus companheiros foram levados ao Conselho de Guerra para serem julgados. No julgamento, são defendidos por advogados contratados pela Irmandade da Igreja Nossa Senhora do Rosário, que nada cobram por seus serviços. Na madrugada do dia primeiro de dezembro de 1912 são absolvidos, mas excluídos da Marinha pelo Conselho de Guerra.
Ao sair da prisão, João Cândido encontrou-se sem dinheiro, abatido, com 32 anos e apenas a roupa do corpo. Após um curto tempo procurando emprego, foi acolhido pelo carpinteiro Freitas, que lhe ofereceu abrigo. Logo, passou a namorar Marieta, uma das filhas do carpinteiro, e tornou-se conhecido das pessoas do bairro, que ficavam animadas em ouvir as histórias da Revolta.
Trabalhando no Porto, João Cândido encontrou lugar na tripulação do veleiro Antonico, que o marinheiro conduziu com maestria durante alguns meses pela costa brasileira, tornando-se inclusive comandante do barco depois do proprietário adoecer. Esta foi a primeira vez que João Cândido vestiu a farda de comandante. Após o natal, casou-se na Igreja da Glória com a filha do carpinteiro que lhe deu abrigo.
A bonança do marinheiro, porém, durou pouco mais de um ano, quando João Cândido foi demitido do Antonico a pedido do comandante dos portos de Santa Catarina, Ascânio Montes, que era oficial do Minas Gerais durante a Revolta da Chibata e havia sido preso pelos revoltosos na ocasião. À partir daí, ao encontrar novo emprego na marinha mercante, João Cândido passou a ser sempre boicotado, ora pelo comandante do Porto de Santa Catarina, ora pela sua saúde, debilitada. Em 1917 a sua esposa vem a falecer, vítima de uma infecção intestinal.
Três anos se passam e João Cândido conheceu Maria Dolores, moça de 18 anos, pela qual se apaixona. Os dois se casam e vão morar em São João de Meriti, subúrbio da capital federal. João passa então a trabalhar de madrugada na descarga de peixes na praça XV, enquanto procura ajudar Maria na criação de seus quatro filhos. A relação entre os dois, marcada por diversas brigas, tem um final trágico, quando, em 1928, Maria Dolores coloca fogo no próprio corpo em frente às duas filhas mais velhas do casal, Nuaça, 8, e Zelândia, 4.
No ano seguinte, João conseguiria a guarda dos filhos e teria mais alguns meses de calmaria até ficar um dia preso em 1930, por supostas relações com líderes de esquerda que estariam conspirando contra Washington Luís. No mesmo ano passou a morar junto de uma nova mulher, Ana, enquanto sua saúde vai se tornando cada vez mais debilitada e frágil com o trabalho pesado na madrugada.
Sempre atento à politica e sendo constantemente requisitado pelos líderes dos movimentos políticos do Brasil, João acompanhou entusiasmado o surgimento e a atuação do grupo de esquerda Aliança Nacional Libertadora. Mais tarde, animou-se ainda mais com a Ação Integralista Brasileira, grupo de direita que logo se espalhou entre praças e jovens da Marinha de Guerra. João chegou inclusive a filiar-se ao núcleo integralista da Pavuna, mas por fim acaba se decepcionando com o grupo e seu líder Plínio Salgado.
Em 1964 foi derrotada a “Rebelião dos Marinheiros”, liderada pela Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil (AMFNB), que surgiu em 1962 lutando pelo direito da classe. Candido tomou parte na Rebelião, ocorrida no prédio da Associação e considerada por alguns a versão da década de 60 da revolta da chibata.
Em 1968, já casado com Ana, João Cândido concedeu entrevista ao Museu da Imagem e Som do Rio de Janeiro, como parte do ciclo “História Contemporânea”.
No ano seguinte, dia 06 de dezembro de 1969, aos 89 anos, João Cândido morreu vitima de um câncer no intestino. Nos anos finais de sua vida o Almirante Negro recebeu pensão da prefeitura da sua cidade natal, Rio Pardo. No começo da década de 70, uma das mais belas canções da música popular brasileira “O mestre sala dos mares” - em homenagem a João Cândido e a Revolta da Chibata - é lançada na voz de Elis Regina, após a letra da canção de Aldir Blanc e João Bosco ter ficado por alguns anos presa à censura pelo fato de exaltar a raça negra.
Fonte do blog: http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/hist%C3%B3ria-e-mem%C3%B3ria/hist%C3%B3ria-e-mem%C3%B3ria/2014/07/17/jo%C3%A3o-c%C3%A2ndido
Foto: autor não identificado
Bibliografia
CARVALHO, José
Murilo de. Os bordados de João Cândido. In. História, ciências e saúde
Manguinhos II. 68 – 84. Julho – outubro de 1995. PDF
GRANATO, Fernando. João Cândido. Sâo Paulo: Selo Negro, 2010
NETO, José Miguel Arias. João Cândido 1910 – 1968: arqueologia de um depoimento sobre a Revolta dos Marinheiros. PDF.
CONCURSO DE COMPOSIÇÃO PARA PIANO SOLO, DA OPUS DISSONUS
OPUS DISSONUS orgulhosamente apresenta um novo concurso de
composição para piano aberto à compositores de qualquer nacionalidade e
idade.
Nós oferecemos a Première Mundial de pelo menos 3 obras, gravações ao vivo e prêmios de R$ 1000 + um troféu para o primeiro lugar, R$ 500 para o segundo e R$ 500 para o terceiro lugar além de entrevistas com os vencedores sobre suas obras.
Todas inscrições serão feitas pela internet, e a data limite para envio dos arquivos em PDF é 20 de Agosto de 2015 .
Regulamento e outras informações:
http://www.opusdissonus.com.br/competition/index.htm
Nós oferecemos a Première Mundial de pelo menos 3 obras, gravações ao vivo e prêmios de R$ 1000 + um troféu para o primeiro lugar, R$ 500 para o segundo e R$ 500 para o terceiro lugar além de entrevistas com os vencedores sobre suas obras.
Todas inscrições serão feitas pela internet, e a data limite para envio dos arquivos em PDF é 20 de Agosto de 2015 .
Regulamento e outras informações:
http://www.opusdissonus.com.br/competition/index.htm
BOULEVARD LONDRINA SHOPPING TEM FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS
Neste domingo (28), o Boulevard Londrina Shopping será sede da oitava
edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos promovida pelo projeto Sete
Vidas.
O evento será no pátio, ao lado do estacionamento coberto, das 14h às 20h, e terá cerca de 50 filhotes disponíveis para adoção.
O evento será no pátio, ao lado do estacionamento coberto, das 14h às 20h, e terá cerca de 50 filhotes disponíveis para adoção.
ENCONTRO DA TV MUNDIAL NO BRASIL
De séries de ação hispânicas, as telenovelas, a interatividade com o telespectador ao suspense da Islândia, tendências da televisão mundial estão sendo apresentadas no encontro da Academia do Emmy Internacional na Central Globo de Produção (Projac).
CIDADANIA: SUPREMA CORTE DOS EUA RECONHECE CASAMENTO GAY
A Suprema Corte norte-americana legalizou nesta sexta-feira 26 o
casamento gay em todos os estados do país, após duas décadas de
discussão sobre o tema. A decisão foi celebrada por ativistas no lado de
fora do tribunal.
Segundo a instância máxima da Justiça dos Estados Unidos, é inconstitucional uma lei federal que define o casamento como "a união entre um homem e uma mulher". Com isso, a legalidade do casamento gay é assegurada no país.
Segundo a instância máxima da Justiça dos Estados Unidos, é inconstitucional uma lei federal que define o casamento como "a união entre um homem e uma mulher". Com isso, a legalidade do casamento gay é assegurada no país.
Concerto de viola pomposa de Harry Crowl; estreia de Caleidoscópio n.2 de Paulinyi pela Orquestra Sinf. do Teatro Nacional, Brasília. 30/6/2015
Zoltan
Paulinyi apresenta concerto de Harry Crowl para viola pomposa com
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em Brasília, no
auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na
terça-feira, 30 de junho de 2015 às 20:00. A regência é do maestro
Márcio Steuernagel, com apoio da Universidade Federal do Paraná. O
compositor Harry Crowl estará presente.
A viola pomposa é um instrumento de 5 cordas, híbrido de violino e viola de orquestra. O instrumento utilizado por Paulinyi é o único da América Latina em atividade, fabricado pelo luthier Carlos Martins del Picchia em Belo Horizonte em 2008, segundo modelo "La Parmigiana" de Guadagnini 1765. Portanto, a apresentação do concerto de Harry Crowl é um evento histórico em Brasília.
Na ocasião, a Orquestra estreará o Caleidoscópio número 2 de Paulinyi, variações históricas para 5 grupos orquestrais.
Paulinyi é violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional desde o ano 2000. Em Brasília, ensina violino e gregoriano a jovens de todas as idades.
A viola pomposa é um instrumento de 5 cordas, híbrido de violino e viola de orquestra. O instrumento utilizado por Paulinyi é o único da América Latina em atividade, fabricado pelo luthier Carlos Martins del Picchia em Belo Horizonte em 2008, segundo modelo "La Parmigiana" de Guadagnini 1765. Portanto, a apresentação do concerto de Harry Crowl é um evento histórico em Brasília.
Na ocasião, a Orquestra estreará o Caleidoscópio número 2 de Paulinyi, variações históricas para 5 grupos orquestrais.
Paulinyi é violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional desde o ano 2000. Em Brasília, ensina violino e gregoriano a jovens de todas as idades.
SERVIÇO
Paulinyi apresenta concerto para Viola Pomposa de Harry Crowl em Brasília
Participação: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Regência: Márcio Steuernagel, com apoio da UFPR.
Data: 30 de junho de 2015
Local: auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Eixo Monumental, Brasília, DF
Contato: (61) 3214-2744 (Centro de Convenções).
Entrada livre e gratuita; necessário retirar ingressos antecipadamente.
Sobre viola pomposa:
http://www.scielo.br/pdf/pm/n25/09.pdf
Sobre o repertório da viola pomposa:
http://www.musicahodie.mus.br/12.1/musica_hodie_12_1_artigo_4.pdf
Áudio da viola pomposa (primeiro da América):
https://onerpm.com/disco/album&album_number=724338471
Obras de Paulinyi (áudio de Caleidoscópio, versão para quinteto):
https://onerpm.com/disco/album&album_number=584910761
Partituras de Paulinyi:
http://www.musicaneo.com/search.html?q=zoltan+paulinyi&size=100
Sobre Paulinyi:
http://Paulinyi.com
Esta notícia:
http://paulinyi.blogspot.com/2015/05/paulinyi-apresenta-concerto-para-viola.html
Participação: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Regência: Márcio Steuernagel, com apoio da UFPR.
Data: 30 de junho de 2015
Local: auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Eixo Monumental, Brasília, DF
Contato: (61) 3214-2744 (Centro de Convenções).
Entrada livre e gratuita; necessário retirar ingressos antecipadamente.
Sobre viola pomposa:
http://www.scielo.br/pdf/pm/n25/09.pdf
Sobre o repertório da viola pomposa:
http://www.musicahodie.mus.br/12.1/musica_hodie_12_1_artigo_4.pdf
Áudio da viola pomposa (primeiro da América):
https://onerpm.com/disco/album&album_number=724338471
Obras de Paulinyi (áudio de Caleidoscópio, versão para quinteto):
https://onerpm.com/disco/album&album_number=584910761
Partituras de Paulinyi:
http://www.musicaneo.com/search.html?q=zoltan+paulinyi&size=100
Sobre Paulinyi:
http://Paulinyi.com
Esta notícia:
http://paulinyi.blogspot.com/2015/05/paulinyi-apresenta-concerto-para-viola.html