quinta-feira, 30 de abril de 2015

TUBARÃO VENCE FOZ POR 2 GOLS

O Londrina Esporte Clube venceu o segundo jogo contra o Foz na disputa pelo 3º lugar do campeonato paranaense e é o campeão do interior.

ATOR RUBENS SABINO SILVA ENCONTRADO NA CRACOLÂNDIA


<p>Rubens Sabino Silva já foi preso por roubar uma bolsa e tenta para se livrar do vício.</p>   O ator Rubens Sabino Silva, de 30 anos, que interpretou o traficante Neguinho, no filme “Cidade de Deus” foi encontrado, nesta quarta-feira, entre centenas de usuários na área conhecida como cracolândia, durante uma operação da Prefeitura de São Paulo no centro da cidade.

Rubens foi surpreendido pela chegada de policiais militares que foram chamados para conter os dependentes de crack que tentavam impedir a retirada das barracas montadas no local para o consumo da droga.

CONJUNTO RETRATOS: CHORO NA MANHÃ

Domingo (03/05) o Centro Cultural do Jabaquara apresenta mais uma edição do projeto Choro na Manha, o evento realizado a quase 10 anos tem sua entrada gratuita e antes da apresentação é oferecido ao público um delicioso café da manhã sem nenhum custo. 

Caso seja possível dar uma nota do evento e nos ajudar na divulgação, segue abaixo um release da apresentação.

Estamos à disposição caso tenha alguma duvida ou necessite de algum esclarecimento.

Grato,

Alex Mendes
11.9.8653-9603

MORRE ATROPELADO EM LONDRINA EX VEREADOR JOSÉ DE ALENCAR SOARES CORDEIRO

Faleceu, aos 76 anos, o advogado José de Alencar Soares Cordeiro, ex-vereador em Londrina e ex-presidente do antigo MDB, durante o período da ditadura militar.

Cordeiro foi atropelado na tarde desta terça-feira (28), enquanto atravessava a Avenida Brasília, logo após deixar o próprio veículo em uma concessionária e tentar atravessar a rodovia BR-369.

Mineiro, se formou da década de 1960 pela então Faculdade de Direito de Londrina. Foi casado com Vera Esperança Manella Cordeiro, também ex-vereadora da cidade, por duas vezes. Juntos, formaram um par considerado brilhante na política local, nas décadas de 1970 e 1980.

Também atuou como presidente da Associação dos Advogados de Londrina e do Canadá Country Club.

O velório está sendo no saguão da Câmara Municipal de Londrina e o sepultamento será as 17 hs, de 29/4, no Cemitério São Pedro.

RODRIGO TEASER: SHOW MICHAEL JACKSON

O cantor Rodrigo Teaser interpreta Michael Jackson e sobe ao palco, na próxima sexta-feira, no Teatro Marista em Londrina, a partir das 21 horas, com o show Bad, um tributo ao rei do pop. A apresentação é inspirada em This is it, show que marcaria o retorno de Michael Jackson aos palcos.

Em 1h15 de apresentação, figurinos réplicas, bailarinos e efeitos especiais são alguns dos elementos do show, que valoriza a voz e o jeito do artista, estudados pelo intérprete.

Os ingressos custam R$90 (inteira, 2º lote) e R$45 (meia). Postos de venda: Óticas Matsumoto, Pátio San Miguel, Via Ingressos (www.viaingressos.com.br) ou no quiosque do Catuaí Shopping. Informações pelo telefone: (43) 9688-0884.

ASSALTO LITERÁRIO HOJE EM LONDRINA

A performance prevê leitura de poemas de autores londrinenses.

Além das leituras, oito integrantes do grupo, vestidos no melhor estilo Robin Hood, vão distribuir mais de 200 livros, grátis, a quem estiver por perto. Serão lidos 24 textos de autores de Londrina e outros de autores.

O projeto é da Vila Cultural Cemitério de Automóveis e integra o Programa de Incentivo à Leitura e Literatura (PILL). 

Na Feira da Lua, interessados em fazer leituras públicas durante os próximos assaltos literários também podem se inscrever. Quem quiser integrar-se ao grupo pode enviar email para cemiterio@bol.com.br

O Assalto Literário está marcado para a quarta-feira (29), às 19h, na Feira da Lua da Rua Gomes Carneiro, em frente ao Moringão.

terça-feira, 28 de abril de 2015

AVENTURAS DE CARGA PESADA NO ESPECIAL LUZ, CÂMERA, 50 ANOS

Para os saudosos de ‘Carga Pesada’, a Globo traz hoje, depois de ‘Tapas & Beijos’, no especial ‘Luz, Câmera 50 Anos’, um compacto do seriado baseado na segunda versão dos quatro episódios especiais de 2003. O público vai relembrar os tempos de boleia de Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia).

Na trama, eles voltam à estrada, anos após a separação da dupla. Bino se tornou um pequeno empresário, dono de três caminhões, mas enfrenta um drama pessoal ao se deparar com a possibilidade de estar com câncer. Enquanto aguarda o resultado da biópsia, o caminhoneiro decide procurar o melhor amigo, Pedro, para fazer a última viagem. Se Bino enfrenta o medo da morte, Pedro teme amar, ao reencontrar Rosa (Patrícia Pillar).

Depois de ficar viúva, ela passa a conduzir o caminhão que foi do marido país afora, fazendo as entregas para sustentar a sua família. Rosa se declara para Pedro e diz que ele foi o único homem que ela desejou enquanto era casada. Os dois ficam juntos, mas têm que seguir viagem. Wagner Moura participa da atração, como o filho de Bino. Helena Ranaldi e Lúcia Alves também.

CULTURA NACIONAL PERDE ANTÔNIO ABUJAMRA


Primeira mão: Morre, aos 82 anos, o ator e diretor Antonio Abujamra - Divulgação

Mais uma perda importante para o teatro, a TV e o cinema. Na manhã desta terça-feira (28), O Fuxico recebeu a informação da morte do ator e diretor Antonio Abujamra. Aos 82 anos, ele foi encontrado morto pelo filho André, em seu apartamento em São Paulo. Ainda não se sabe a causa morte.
Atualmente, Antonio Abujamra comandava o programa Provocações da TV Cultura, que estreou na emissora no ano 2000. Abujamra deixa três filhos, o ator e músico André Abujamra e as filhas Clarisse Abujamra e Iara Jamra, ambas atrizes.
Trajetória

Antônio Abujamra ficou conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabus sociais. Seu primeiro trabalho foi com teatro amador, na peça Assim é Se Lhe Parece, no Teatro Universitário de Porto Alegre.

Na extinta TV Tupi, foi um dos principais diretores e também iniciou sua carreira de destaque como ator.
Participou do júri do Festival Mundial de Televisão em Mônaco, como o único latino-americano convidado, no ano de 1998.

Na TV, entre outros sucessos, dirigiu as novelas Ninho da Serpente (1982) e Os Ossos do Barão (1997).  Como ator, teve um papel hilário como Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, da Globo, além de integrar o elenco de Cortina de Vidro (1989), Amazônia (1992), Andando nas Nuvens (1999), Terra Nostra (1999), entre outras.

No teatro destacaram-se Volpone", de Ben Johnson; Hair,  de George Ragni e James Rado; A secreta Obscenidade de CadaDdia, de Manuel Antonio de la Parra, Retrato de Gertrude Stein Quando Homem, texto que ele escreveu sobre a vida e obra da autora, e O inferno são os outros, de Sartre.

Foi homenageado com o Prêmio Juscelino Kubitschek de Oliveira, pela direção de A Cantora Careca, de Eugène ionesco, em 1959; Melhor Ator na peça O Contrabaixo, de Patrick Suskind 1987/1995); Kikito de Ouro no Festival de Gramado de 1989 pelo filme Festa; Troféu APCA como melhor ator de TV pelo papel de Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, em 1989 e Prêmio Lifetime Achievement, como diretor, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico em Miami (1998).

FONTE: http://www.ofuxico.com.br

segunda-feira, 27 de abril de 2015

CANTOR MARQUINHOS DIET: AGENDA

AGENDA MARQUINHOS DIET

30/4 qui - Londrina
1/5 sex - Cianorte
3/5 dom - Paranavaí
8/5 sex - Paranavaí
12/6 sex - Cambé
11/7 sab - Londrina
31/7 sex - São Paulo
1/8 sab - São Paulo
2/8 dom - São Paulo

CORAL ALZHEIMER: O MILAGRE DA MÚSICA

Foto: USA Today


Um coral formado apenas com pacientes que têm Alzheimer, está emocionando as famílias e ajudando a trazer de volta lembranças distantes, de fases boas da vida desses cantores.
"Eles não sentem que têm a doença quando estão cantando. É um momento para que se lembrem de quem eles eram antes que a doença surgiu," conta Anne Sterner, filha de uma das participantes do Coral.

A mãe de Sterner muitas vezes tem dificuldade de falar, mas Sterner disse que ela tem muito menos dificuldades nas canções.

"Nós sabemos que a música é armazenada em uma parte do cérebro que é uma das últimas a serem afetadas pelo Alzheimer," explica Mary Lenard, que fundou o Coro com Marge Ostroushko.

O coral
Uma vez por semana, pacientes com Alzheimer e demência se reúnem em Minneapolis, nos EUA, e cantam músicas do passado no “Giving Voice Chorus”.

No repertório canções cativantes dos Beatles ou Rodgers & Hammerstein, relata a KARE-TV .
E eles se divertem: "As emoções, a alegria, a diversão, o humor são colocados pra fora, como na época que estavam mais jovens.”

Os doentes são muitas vezes acompanhados por um membro da família, ou um ente querido. Jerry Parks, que foi diagnosticado com início precoce de Alzheimer, aos 56 anos de idade, diz que alguns dos "melhores momentos" que ele tem com sua esposa agora estão no coral.

"Tem sido edificante", disse ele. "É maravilhoso."

Fonte: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=6013

DIRETOR DO GOOGLE MORRE DURANTE TERREMOTO

O diretor do Google Dan Fredinburg morreu no Everest quando fazia escalada. O acidente foi consequência de uma avalanche causada pelo terremoto de 7,8 graus que sacudiu o Nepal, informou neste sábado a empresa.

MAURO VIOTTO MORRE EM LONDRINA

O advogado Mauro Viotto acaba de falecer em Londrina.

O velório será no Auditório do Tribunal do Júri, no fórum, a partir das 10h.

O sepultamento ocorrerá as 17h no Cemitério São Pedro.

sábado, 25 de abril de 2015

AGENDA AFRO: CRIAÇÃO DO OLODUM

O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador, na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada.

É uma organização não governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.

Tem sua sede localizada no Centro Histórico  e seu diretor é João Jorge.

 Desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.

 Um dos momentos de maior exposição do grupo foi em 1990, quando o mesmo participou da faixa "The Obvious Child", do disco de Paul Simon, "The Rhythm of the Saints", cujo videoclipe foi gravado no Pelourinho e exibido em mais de cem países. Depois desse fato o Olodum gravou com outros músicos consagrados internacionalmente e nacionalmente, como Wayne Shorter, Michael Jackson, Jimmy Cliff, Herbie Hancock e Caetano Veloso, divulgando ao mundo a mistura de ritmos que inclui batuques africanos, reggae, samba e ritmos latinos. Paralelamente ao sucesso artístico, a banda Olodum participa de movimentos sociais contra o racismo e pelos direitos civis e humanos.

A Escola Olodum tem como missão o desenvolvimento da cidadania e preservação da cultura negra, oferecendo um saber afro brasileiro e novas formas de conhecimentos adicionais àqueles adquiridos no sistema formal de ensino.

Esse projeto pioneiro de educação popular afro brasileiro teve origem no projeto Rufar dos Tambores, desenvolvido em 1984, pelo Olodum, composto de aulas gratuita de percussão de bloco afro, e dos cursos afro - brasileiros de curta duração.

Inicialmente visava atender uma solicitação da comunidade do Maciel/Pelourinho para que fosse formada uma banda de percussão integrada por crianças e adolescentes do bairro.

Eles viviam em situação de risco e vulnerabilidade social e sem perspectivas de integrar-se socialmente por conta do estigma marginal que na época existia contra os moradores da área.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

TRIO PARADA DURA: MORRE MANGABINHA

Mangabinha em 1998.  (Foto: Reprodução TV Globo)

O músico Mangabinha, fundador do Trio Parada Dura, morreu na manhã desta quinta-feira (23), no hospital Socor, em Belo Horizonte.


Mangabinha nasceu na cidade de Corinto, na Região Central de Minas Gerais, em 1942. Aprendeu a tocar sanfona aos oito anos de idade e trabalhou como boia-fria no interior do estado. Em 1970, ele se mudou para a capital mineira.

No início da carreira de músico, Mangabinha tocou com a dupla Gino e Geno. Em 1971, montou um trio com a dupla Delmir e Delmon, com quem lançou a música “Trio Parada Dura”, que deu origem ao nome do grupo.

Delmir e Delmon foram posteriormente substituídos por Creone e Barrerito, sendo essa a formação do trio de maior sucesso. Atualmente, Mangabinha era acompanhado por Leone, Leonito e maestro Marinho.

“Fuscão Preto", "Panela Velha"  e "As Andorinhas" estão entre as músicas de maior sucesso gravadas pelo Trio Parada Dura. Ao longo de 26 anos, o músico foi dono de sete casas de show “Forró do Mangabinha” na capital.

MEMÓRIA: NENECA HOMENAGEADO EM LONDRINA

Em 2012, Neneca recebeu honraria da Câmara Municipal de Londrina:

http://www.futebolparanaense.net/not.php?id=9749&titulo=ex-goleiro-neneca-recebe-homenagem-da-camara

PELÉ LANÇA EXPOSIÇÃO EM NOVA YORK SOBRE SEUS 75 ANOS



Pelé esteve em Londres na quinta-feira (23) para o lançamento de uma exposição de arte em sua homenagem. O destaque é uma obra de Andy Warhol, que ficou amigo do Rei do Futebol.

Foi a partir de um encontro em Nova York, no final dos anos 1970, quando Pelé jogava pelo Cosmos, e um mito do esporte mundial, ouviu de Andy Warhol: "Eu vou fazer você ficar famoso no mundo todo".

Pelé contou alguns detalhes sobre sua relação de amizade com o ícone da pop art, morto em 1987, na apresentação de uma exposição marcada para daqui a seis meses, em Londres. Nela, os visitantes poderão ver obra em que Andy Warhol retratou Pelé.

"Eu vou fazer uma pintura sua com sua amiga, a bola", disse Warhol sobre a tela, hoje avaliada em US$ 10 milhões.

 A exposição "Pelé Life Art Football" será entre setembro e outubro, quando o atleta do século completa 75 anos.

A CARREIRA VITORIOSA E CRIATIVA DE ROBERTO TALMA


O diretor de televisão Roberto Talma durante entrevista em passagem pela TV Bandeirantes, em outubro de 1995.  (Foto: J. F. Diorio/Estadão Conteúdo) 
 
Na Globo, começou como operador de videoteipe, participando do núcleo de jornalismo da emissora, em telejornais como o "Jornal Nacional", o "Jornal Hoje" e o "Jornal da Globo". Também fez parte da primeira equipe do Fantástico, em 1973, e editou programas como o "Globo Repórter" e, na linha de shows, o "Globo de Ouro".

Ainda no início da década de 1970, foi transferido para o núcleo de dramaturgia, onde passou a editar e a trabalhar com o diretor Daniel Filho. Em 1972 deixou a emissora por seis meses para trabalhar na TV Tupi, em São Paulo. Seu retorno se deu na novela "Selva de pedra" (1972), de Janete Clair, dirigida por Walter Avancini. A parceria entre os dois duraria oito anos, e Talma atuaria como editor, assistente de direção e codiretor.

Nesta época, Talma também codirigiu novelas com Paulo Ubiratan. Em 1975, foi convocado por Walter Avancini para ser o diretor principal de "O grito", de Jorge Andrade.

Em 1976, logo depois de dirigir "Saramandaia", de Dias Gomes, voltou a deixar a Globo, para voltar a TV Tupi. Durante 11 meses dividiu com Gilberto Motta a direção do programa "São Paulo, túmulo do samba" (1977), espécie de documentário musical escrito por José Ramos Tinhorão, sob a supervisão de Maurício Sherman. O retorno à Globo o levou a ser diretor de shows no Fantástico, ficando responsável pela produção e direção dos clipes musicais semanalmente apresentados no programa.

No final dos anos 1970, transferiu-se para a TV Bandeirantes, onde dirigiu o programa "Rosa e azul", com Débora Duarte e Antônio Marcos. Seis meses depois, convocado por Walter Avancini para dirigir a novela "Pai herói" (1979), de Janete Clair, e "Água viva" (1980), de Gilberto Braga, voltou à Globo. Em ambas ocasiões trabalhou ao lado de Paulo Ubiratan, com quem dividiria a direção de várias novelas de grande sucesso na década de 1980, como "Coração alado" (1980), de Janete Clair; "Baila comigo" (1981), de Manoel Carlos; e "Jogo da vida" (1981), de Silvio de Abreu.

Roberto talma durante a gravação da novela Os Gigantes em 1980 (Foto: CEDOC / TVGLOBO)Roberto talma durante a gravação da novela 'Os gigantes', em 1980. (Foto: CEDOC / TVGLOBO)
 
Roberto Talma e Paulo Ubiratan também foram os responsáveis pela preparação de dois novos diretores da Globo, Guel Arraes e Jorge Fernando, que trabalharam como seus assistentes em novelas como "Sétimo sentido" (1982), de Janete Clair, e "Sol de verão" (1982), de Manoel Carlos.

Em 1982, trabalhou novamente na TV Bandeirantes, onde foi produtor de tramas como "Campeão" (1982), de Jaime Camargo e Marcos Caruso; e "Braço de ferro" (1983), de Marcos Caruso. Voltou para a Globo, em seguida, assumindo o cargo de diretor executivo da Central Globo de Produção. Foi responsável pela criação de seriados como "Armação ilimitada" (1985) e "Tarcísio & Glória" (1989) e das minisséries "Anos dourados" (1986), de Gilberto Braga; "Sampa" (1989), de Gianfrancesco Guarnieri; "Boca do lixo" (1990), de Silvio de Abreu; e "O sorriso do lagarto" (1991), de Walther Negrão e Geraldo Carneiro.

Como diretor executivo, cuidou de novelas como "Brega & chique" (1987) e "Que rei sou eu?" (1989), ambas de Cassiano Gabus Mendes; "Rainha da sucata" (1990), de Silvio de Abreu; e "De corpo e alma" (1992), de Gloria Perez. Na década de 1990, foi responsável por diversos "Casos especiais" e episódios do interativo "Você decide" (1992), além do humorístico "Casseta e planeta, urgente!" (1994) e da criação do seriado infanto-juvenil "Malhação" (1995).
O diretor Roberto Talma trabalha na novela Um Sonho a Mais em 1985 (Foto: CEDOC / TVGLOBO) 
O diretor trabalha na novela 'Um sonho a mais', em 1985. (Foto: CEDOC / TVGLOBO)
 
Em 1992, quando já contava mais de 30 anos de carreira, dirigiu a novela "Perigosas peruas", de Carlos Lombardi, na qual também atuou, pela primeira vez, como diretor artístico. No ano seguinte, desempenharia essa função na novela "Renascer", de Benedito Ruy Barbosa.

Talma deixou a Globo em 1995 para se dedicar a projetos pessoais, que incluíam a criação de uma produtora independente. Voltou quatro anos depois, quando assumiu o núcleo de programas infantis da Central Globo de Produção. Cuidou de atrações como "Gente inocente" (1999), "Flora encantada" (1999), "Bambuluá" (2000) e a segunda versão do Sítio do Picapau Amarelo (2001). Sob sua responsabilidade também estiveram diversos programas de outras linhas da emissora, como o "Domingão do Faustão", o "Fantástico" e o programa "Linha direta", criado em 1999.

A partir de meados da década de 1980, passou a dirigir inúmeras atrações especiais da linha de shows da Globo. Comandou o programa em homenagem aos 60 anos do maestro Tom Jobim, "Antonio, o brasileiro" (1987), que recebeu o Grande Prêmio na 30ª edição do Festival Internacional do Filme e Televisão de Nova York.

Em outubro de 2002, o diretor teve um infarto e foi internado às pressas em uma clínica de Botafogo, no Rio de Janeiro. Não ficou muito tempo afastado da televisão. Menos de dois meses depois, assinava a direção-geral do especial de fim de ano com o cantor Roberto Carlos. Em 2004, fez uma participação especial na novela "Celebridade", de Gilberto Braga. No teatro, em 2006, dirigiu as atrizes Maitê Proença e Clarice Derziê na peça "Achadas e perdidas", baseada no livro "Os ossos e a escritura", da própria Maitê Proença.

Roberto Talma na direção da novela Água Viva em 1980 (Foto: CEDOC / TVGLOBO) Talma na direção da novela 'Água viva', em 1980. (Foto: CEDOC / TVGLOBO)
 
Na Globo, em 2007, o núcleo de produção do diretor Talma foi responsável por dois programas inicialmente concebidos como especiais de fim de ano, mas que, em seguida, entraram na grade de programação da emissora: "Faça sua história", escrito por João Ubaldo Ribeiro e Geraldo Carneiro, e o sitcom "Guerra & Paz", de Carlos Lombardi.

Entre outros programas de responsabilidade do núcleo dirigido por Roberto Talma nos últimos anos, estiveram as novelas "Negócio da China" (2008), "Vida alheia" (2010), "O astro" (2011), "Aquele beijo" (2011).

Em 2011, foi o diretor-geral da microssérie "Amor em 4 atos", com quatro episódios inspirados em canções de Chico Buarque. No mesmo ano, assinou, junto com Rafael Dragaud, o roteiro e a direção do especial "Ivete, Gil e Caetano".
Em 2012, Talma assumiu a direção de núcleo da novela "Gabriela". O remake, exibido às 23 horas e baseado no livro "Gabriela cravo e canela", homenageou o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Em 2013, produziu o filme "Dores de amores", com direção de Raphael Vieira.

LUTO NA TV: MORRE O DIRETOR ROBERTO TALMA

   
 
 
O diretor e produtor da TV Globo Roberto Talma morreu na madrugada desta quinta-feira (23) aos 65 anos, informou o Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Roberto Talma foi coordenador de programação na TV Rio, depois trabalhou na TV Excelsior e na TV Tupi, até entrar na Rede Globo em 1969.

Na Globo, foi diretor de muitas novelas de sucesso como “Saramandaia”, a segunda versão das novelas “O astro” e “Gabriela”, além de ser o responsável por minisséries como “Anos dourados”, “Anos rebeldes” e “Os Maias”, e programas como “Você decide”, “Armação ilimitada”, “Malhação” e “Sítio do pica pau amarelo”.

Roberto Talma Vieira faria 66 anos no próximo dia 29 de abril. Ele nasceu em 1949, em São Paulo. Sua família era proprietária de um circo no interior do estado. A mãe era bailarina e o pai trabalhou na televisão e foi coordenador de programação da TV Rio.

Talma começou a carreira profissional aos 9 anos, na TV Record, integrando um grupo de sapateado que se apresentava no programa "A grande gincana Kibon". Naquela emissora, conheceu o diretor Nilton Travesso, de quem ficaria amigo e com quem trabalharia, anos depois, na Globo, na edição dos primeiros videoclipes do "Fantástico".

No início da década de 1960, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde conheceu Walter Clark, diretor da TV Rio. Por intermédio do executivo, trabalhou durante algum tempo na antiga emissora, passando também pela TV Excelsior e pela TV Tupi, até ser contratado pela Globo, no dia 1º de abril de 1969. Nessa época, além do trabalho na televisão, Talma também fazia incursões na música e no teatro, apresentando-se com um conjunto musical e atuando em algumas peças.

terça-feira, 21 de abril de 2015

HÁ 30 ANOS, NO DIA DE TIRADENTES, BRASIL PERDIA TANCREDO NEVES

Há 30 anos, o Brasil acompanhava em comoção a morte de seu 1º presidente civil eleito depois de mais de 21 anos de Ditadura Militar. Falecido no mesmo dia do sacrifício de Tiradentes, Tancredo de Almeida Neves morria em 21 de abril de 1985, vítima de uma infecção generalizada após 39 dias de luta contra a diverticulite.

 Internado na véspera de sua posse, em 14 de março, ele nunca chegou a assumir o cargo.

Morto aos 75 anos, Tancredo contou com um dos maiores funerais da história do Brasil. Embalados ao som de Coração de Estudante, canção de Milton Nascimento, mais de dois milhões de brasileiros em luto foram às ruas das principais cidades do País lamentar a morte do líder mineiro.

“O nosso progresso político deveu-se mais à força reivindicadora dos homens do povo do que à consciência das elites”, dizia o texto do discurso de posse de Tancredo. Com a sua internação, a fala jamais foi feita pelo presidente.

Em 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral se reuniu e Tancredo foi eleito presidente para um mandato de 6 anos. O placar final foi de 480 votos (72,4%) do mineiro contra 180 (27,3%) de Maluf. Houve 26 abstenções, principalmente de deputados do PT - orientados a votar contra as duas chapas.

Antes de 1985, Tancredo já havia sido deputado estadual de Minas entre 1947 e 1950 e deputado federal entre 1951 e 1953. Depois, Tancredo foi ministro da Justiça e Negócios Interiores entre 1953 e 1954, e primeiro-ministro entre 1961 e 1962. Entre 1983 e 1984, foi governador do Estado de Minas Gerais.

Tancredo é avô do ex-candidato à Presidência pelo PSDB na eleição de 2014, o senador Aécio Neves (MG). Em 1985, ele atuava como secretário especial do avô. Tancredo também é tio do ex-senador e atual vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles (PP).

Mesmo jamais tendo assumido o cargo, lei federal inclui Tancredo em galerias de ex-presidentes do País.

LUZ, CÂMERA, 50 ANOS: AMORES ROUBADOS

Exibido em janeiro de 2014 e inspirado no livro “A Emparedada da Rua Nova”, Amores Roubados volta à TV nesta terça-feira, 21/4, na segunda edição do festival Luz, Câmera 50 anos. A obra será dividida em dois episódios: às terças, após Tapas e Beijos, e às quintas, após Chapa Quente.

A história se passa em Petrolina e Juazeiro. Fala sobre um rapaz que rouba os amores, e esse personagem quem faz sou eu. Tenho um caso com a Celeste (Dira Paes), depois seduzo a Isabel (Patrícia Pillar) e venho a me apaixonar pela Antônia (Isis Valverde). 

Leandro e Antônia vivem paixão arrebatadora (Foto: Globo/Estevam Avellar)

EMPREENDEDOR SOCIAL: PRÊMIO UBS ABRE INSCRIÇÕES

Estão abertas as inscrições, até o dia 8 de maio, para o Visionaris - Prêmio UBS ao Empreendedor Social, promovido pela empresa UBS em parceria com a Ashoka, organização internacional fundada em 1980 com o propósito de colaborar para a profissionalização dos empreendedores sociais ao redor do mundo.

Para a UBS e a Ashoka um empreendedor social é uma pessoa que possui visão, criatividade e determinação de um empreendedor de negócios, mas usa essas qualidades para projetar soluções sistêmicas no intuito de atacar problemas sociais complexos.

Em 2015, o tema do prêmio será “Reinventando inovação" e visa identificar empreendedores sociais que estejam à procura de soluções inovadoras em suas organizações e que elaboram 
mecanismos para torná-las possíveis.

Só poderão participar do Visionaris os candidatos que trabalham em tempo integral em suas iniciativas ou causas pelo menos desde 01 de janeiro de 2013. Os candidatos serão avaliados com base em  parâmetros como: a organização social que o indicado encabeça deve ter um impacto social comprovado, ter adotado medidas que permitam adaptar o modelo de intervenção aos novos desafios sociais e dispor de uma situação institucional e financeira sólida.

O vencedor receberá um diploma e a quantia de US$ 25.000 dólares para investir em sua organização e, cada um dos outros três finalistas, receberá um diploma e o equivalente a US$ 5.000 dólares, para uso relacionado ao seu projeto.

ROMARIA DAS MULHERES, EM VILA VELHA

A Romaria das Mulheres é uma das romarias da Festa da Penha, em homenagem à padroeira do Espírito Santo. A Festa da Penha é a maior festa religiosa do Estado.

Romaria das Mulheres reúne devotas no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

O tema desta 444ª edição é “Maria, Mãe da Família, Santuário da Paz!”.

TIRADENTES: QUEM FOI

O alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais articuladores da Inconfidência Mineira
O alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais articuladores da Inconfidência Mineira
 
Desde 1965, aos 21 dias do mês de abril, celebra-se no Brasil o Dia de Tiradentes e, junto à pessoa deste, rememoram-se também os acontecimentos que configuraram a Inconfidência Mineira. Neste texto, procuraremos explicitar os motivos pelos quais Tiradentes passou a ser considerado um herói nacional e Patrono da Nação Brasileira.

Sabe-se que “Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira. Sabemos que esse movimento articulou-se entre os anos de 1788 e 1789 e foi permeado por ideias provindas do Iluminismo que se alastrou pela Europa, na segunda metade do século XVIII.

Os inconfidentes de Minas Gerais geralmente integravam, com exceção de poucos, a elite cultural e social daquela região (como era o caso do poeta Tomás Antônio Gonzaga) ou então ocupavam postos militares ou exerciam profissões liberais, como era o caso do referido Tiradentes. O que dava unidade ao grupo eram ideias como a de liberdade e igualdade (ideias essas que também fomentaram a Revolução Francesa, em 1789), além do anseio pela emancipação e independência com relação à Coroa Portuguesa, à época governada pela rainha D. Maria, “A louca”.

Os planos de insurgência contra o governo local em Minas, representado pelo Visconde de Barbacena, foram articulados em 1788 e tiveram como estopim a política de cobrança de impostos sobre a produção aurífera e sobre os rendimentos que ganhava cada pessoa que compunha a população de Minas Gerais. Esse último imposto era conhecido sob o nome de “derrama”. Apesar de terem uma organização bem elaborada, os inconfidentes acabaram por ser delatados por Silvério dos Reis, um devedor de tributos que, com a denúncia, acreditava poder sanar suas dívidas com a coroa.

Todos os inconfidentes foram presos. Tiradentes foi apanhado no Rio de Janeiro. O processo estabelecido contra eles e os subsequentes julgamentos e sentenças só terminaram em 1792, no dia 18 de abril. Os principais líderes receberam a pena do banimento, isto é, foram expulsos do país. Tiradentes, ao contrário, foi enforcado no dia 21 de abril ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto.

Evidentemente, o dia da morte de Tiradentes por muito tempo foi compreendido como o dia em que um rebelde foi morto, como típico exemplo de retaliação absolutista. Entretanto, após a Independência do Brasil e, principalmente, após a Proclamação da República (época em que o Brasil, já desvinculado de Portugal, procurava construir sua identidade nacional), a imagem de Tiradentes começou a ser recuperada e louvada como um dos heróis da nação ou como um dos que primeiramente lutaram (até a morte) pela liberdade.

Um exemplo dessa imagem foi a instalação, em 1867, do primeiro monumento a Tiradentes na cidade de Ouro Preto. Outro exemplo, o mais notório, foi a confecção, por parte do pintor Pedro Américo, do quadro “Tiradentes Esquartejado” (ver imagem no topo do texto) em 1893, época em que a República, recém-instituída, procurava os mártires e os patronos da “Nação Brasileira”. O Tiradentes de Pedro Américo traduz a imagem idealizada do martírio, que se aproxima do martírio de Cristo.

Essa visão republicana de Tiradentes permaneceu (e, de certo modo, ainda permanece) no imaginário popular dos brasileiros. Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes, sancionando a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.

Por Me. Cláudio Fernandes
Fonte: site Brasil Escola

CNBB: DOM SÉRGIO DA ROCHA É ELEITO PRESIDENTE

Dom Sergio da Rocha, o arcebispo de Brasília, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta segunda-feira, em primeiro turno, com 215 de 294 votos, durante a 53ª Assembleia Geral da entidade, que acontece na cidade de Aparecida (SP).

Aos 55 anos, o clérigo paulista tem sólido conhecimento teológico e conhece os meandros da Igreja no Brasil como poucos.

Com doutorado pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, a maior referência internacional nos estudos de teologia, ele foi ordenado bispo em 2001, durante o pontificado de João Paulo II.

No cargo, passou por Fortaleza e Teresina. Em 2011, tornou-se arcebispo de Brasília.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

EM PORTO ALEGRE: MORRE CLAÚDIO CUNHA, O INTÉRPRETE DO ANALISTA DE BAGÉ

Claudio Cunha morreu em Porto Alegre (Foto: Arquivo pessoal)

Morreu aos 68 anos na manhã desta segunda-feira (20) em Porto Alegre o ator e diretor Claudio Cunha. De acordo com amigos, ele sofreu um infarto e morreu por volta das 6h.

Cunha ficou conhecido por interpretar no teatro o Analista de Bagé, personagem de Luís Fernando Veríssimo. Em 1998, o espetáculo já aparecia no Guinness Book com dois recordes: a peça que ficou por mais tempo em cartaz, e o ator que mais tempo interpretou um personagem.

Claudio Cunha nasceu em São Paulo em 29 de julho de 1946. Além do teatro, participou de filmes e de programas de televisão. Atualmente, morava no Rio de Janeiro.

VIII FESTIVAL DA MÚSICA GOSPEL DE TOLEDO

8º FESTIVAL DA MÚSICA GOSPEL DE TOLEDO
INTERPRETAÇÃO
INSCRIÇÕES até sexta-feira, dia 24 de abril de 2015,
pessoalmente, na Secretaria da Cultura do Município de Toledo - Casa da Cultura, Rua XV de novembro, nº. 1.638 - Praça da Cultura Dr. Wilson Carlos Kuhn;
no seguinte horário: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
INFORMAÇÕES: (45) 3055 8713 // 3055 8712 // 3378 4548


Iria A S Schwarzbold
Assistente em Administração
Secretaria da Cultura de Toledo
(450) 3055 8713 // 3378 4548

SHOW TRIBUTO ELIS 70 ANOS

    Nos dias 23 e 24 de maio tem o Festival ‪#‎Elis70Anos‬ com grandes nomes como Ivan, @gilbertogil, @fagneraimundo e outros. Tudo no Grande Auditório do Parque Anhembi.

     Informações: www.elis70anos.com.br

SEMANA DE PROMOÇÕES NO CLUBE DE AUTORES

Clube de Autores
 

Descontos de até 20% em todos os livros impressos do Clube de Autores


 
Oi Clodoaldo.

De 20/04 a 24/04, todos os livros impressos do Clube terão até 20% de desconto, É uma oportunidade única pra você adquirir nossas obras com preços reduzidos. Mas aproveite, é por tempo limitado. :-)

Dê uma olhada lá, é só clicar no botão abaixo ou acessar o link www.clubedeautores.com.br!


Abraços,
Fred
Site: www.clubedeautores.com.br
Twitter: twitter.com/clubedeautores
Facebook: facebook.com/cdautores




 
  Saiba mais  
 


 

AGENDA DA PIANISTA EUDÓXIA DE BARROS

piano
Caros/as amigos/as, colegas, Sres. e Sras.,
Segue a agenda dos meus próximos concertos:
dia 25 de Abril, sábado
JUNDIAÍ - SP - 17h30
Promoção: Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística
Local: Museu Historico e Cultural de Jundiaí
ENTRADA FRANCA

dia 28 de Abril, 3ª feira
SÃO PAULO - SP - 19h30
"Abertura do Ciclo Mário de Andrade de Música Erudita"
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, nº 94, próximo ao metrô República.
ENTRADA FRANCA
Como é a primeira apresentação do ciclo, não há ainda um perfil do público. Apenas se sabe que esse local não tinha música erudita na programação com certa estabilidade, e agora terá. No site da Biblioteca assim está escrito : "a Biblioteca Mário de Andrade começa neste ano um novo ciclo, desta vez dedicado à música erudita."


dia 3 de Maio, domingo
SÃO PAULO - SP - 12h
Local: Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000
ENTRADA FRANCA mediante retirada de ingressos.

No programa: Ernesto Lecuona, Kabalevsky, Rachmaninoff, Ernst Mahle ( Tocatina, dedicada à Eudóxia ), Souza Lima, Fernando Cupertino, Eduardo Escalante, Camargo Guarnieri ( Estudo nº 10, dedicado à Eudóxia ), Antonio Ribeiro  ( Estudo nº 2, dedicado à Eudóxia ), Osvaldo Lacerda ( Estudo nº 12, dedicado à Eudóxia ) e Ernesto Nazareth  ( vários Nazareth no Centro Cultural ).
 
Desde já, meu muito obrigada pela sua presença.
Cordial abraço,
Eudóxia
Facebook40px
Eudóxia de Barros
Rua Santarem, 269, Sao Paulo, 01251-040, Brasil
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Boletins informativos em excesso? Você pode cancelar assinatura.

SEMANA DO CHORO EM LONDRINA

-Dia 20, na Toca do Bode (R. Assunção, 189), 18h30. Grátis.
-Dia 21, no Bar do Galo (R. Rebouças, 256), 18h. Grátis.
-Dia 22, documentário Nas rodas de choro, na Kinoarte (Av. Pref. Faria Lima, 1399), 19h30. Grátis.
-Dia 23, projeto Choros e Serenatas, no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413), 20h. R$ 5.
-Dia 23, no Bar Brasil (R. Hugo Cabral, 757), 21h30. R$ 5.
-Dia 24, no Bar Madalena (R. Belo Horizonte, 219), 20h30, com relançamento da cerveja Naquele tempo. R$ 5.
-Dia 25, no Colégio Marcelino Champagnat (R. São Salvador, 998), 9h. Grátis.
-Dia 25, na Cantina do Nonoca (Av. Higienópolis, 1731), 12h. Grátis.
-Dia 25, na Costelaria Jardim (R. Japão, 28), 20h. R$ 5.
-Dia 26, no Mercado Shangri-Lá (R. Darcirio Eger, 302), 10h. Grátis.
-Dia 26, projeto Choros e Gafieiras, na Casa do Samba (R. alagoas, 971), 20h. R$ 10.

EX VEREADOR E JORNALISTA SALVADOR FRANCISCO É ENCONTRADO MORTO EM CASA

O ex-vereador Salvador Francisco de Oliveira Neto, de 58 anos, foi encontrado morto, no início da manhã desta segunda-feira (20), em sua casa, localizada na Rua Iara, no Jardim Antares, na zona leste de Londrina.

De acordo com a Polícia Militar, o caso foi comunicado pela própria mulher de Salvador Francisco, que encontrou o corpo do marido no lado externo da casa por volta das 6 horas. A polícia informou que as circunstâncias da morte ainda devem ser apuradas.
  •  (Crédito: CML/Imprensa/Devanir Parra )
    (Crédito: CML/Imprensa/Devanir Parra )

Salvador Francisco de Oliveira Neto foi eleito vereador para a gestão 1997-2000, durante a terceira gestão do ex-prefeito Antonio Belinati (PP). Jornalista por formação, Salvador Francisco foi funcionário de carreira da Companhia Paranaense de Energia (Copel) antes de ser eleito para a Câmara.

Ele também atuou como o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Londrina no final da primeira gestão do ex-prefeito Nedson Micheleti (PT). Atualmente, Salvador Francisco exercia o cargo de assessor de imprensa da Câmara de Vereadores.

Além disso, o jornalista e ex-vereador atuou em diversos veículos de imprensa da cidade e foi um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná (SindiJor).

RÁDIO MEC: VIOLÕES EM FOCO

O consagrado violonista e compositor “Luis Carlos Barbieri” tem apresentado o importantíssimo programa intitulado “VIOLÕES EM FOCO” na  Rádio MEC  FM RJ AO VIVO /RÁDIO MEC RIO DE JANEIRO-98.9  todas quartas-feiras às 22 horas e com reprise aos sábados às 18 horas, podendo ser acessado online pela internet ou rádio.
A RÁDIO MEC AM 800 RIO DE JANEIRO / RJ BRASIL- TAMBÉM APRESENTARÁ NOVAMENTE ESTE PROGRAMA ÀS TERÇAS-FEIRAS - 22 HORAS (TUESDAY AT 10 PM).
Autor e solos violão- Francisco Soares de Souza , Maria do Céu, Nonato Luis etc
Produção e apresentação-Luis Carlos Barbieri
Assistente de produção- Sergio Nogueira
RADIO MEC FM-RJ- 98.9
 Violões em Foco
sábado 18h- SÁBADO 18 H ( SATURDAY AT 6:00 PM)
quarta-feira 22h- QUARTA-FEIRA- 22 H ( WEDNESDAY AT 10:00 PM)

Um panorama deste popular instrumento em uma série de 

programas apresentada pelo violonista Luis Carlos 

Barbieri.
 O programa privilegia as novidades, dá oportunidade à 

nova geração de violonistas, seja do Brasil ou do exterior, 

sem deixar de apresentar os grandes nomes do 

instrumento.
Entrevistas, gravações raras e, em algumas ocasiões, 

feitas especialmente para o programa, trazem informação 

de primeira mão ao ouvinte.
 

Produção e apresentação: Luis Carlos Barbieri.
Assistente de Produção: Sérgio Nogueira.







CORITIBA VENCE LONDRINA E ESTÁ NA FINAL DO PARANAENSE 2015

O Coritiba conseguiu reverter a vantagem conquistada pelo Londrina e, diante do torcedor alviverde no Estádio Couto Pereira, venceu por 3 a 0, neste sábado, garantindo a primeira vaga para a final do Campeonato Paranaense 2015.

No jogo de ida, no Estádio do Café, o Londrina havia vencido por 1 a 0.

ESPORTE: USAIN BOLT VENCE DESAFIO MANO A MANO

Usain Bolt vence o desafio Mano a Mano pela terceira vez Victor Eleuterio/Divulgação
 
 
O jamaicano Usain Bolt voou pela pista montada no Jockey Club Brasileiro neste domingo, dia 19, na Gávea, e conquistou o Desafio Mano a Mano pela terceira vez em três edições.

Nas outras provas do dia, vitórias da bicampeã olímpica Veronica Campbell Brown, também da Jamaica, no feminino; e do americano Richard Browne, na prova paralímpica.

LONDRINENSE JEFFERSON MORAES É O CAMPEÃO DO QUADRO ILUMINADOS, DO FAUSTÃO

Jefferson Moraes é o grande campeão dos Iluminados (Foto: Felipe Monteiro/Gshow)

Jefferson Moraes é o grande campeão do Iluminados do Domingão! Na disputa emocionante com os concorrentes Bárbara Dias, Naíma, Kiell Cavalcanti, Matheus Max, Felipe Duran e Ester Freitas, ele se deu melhor e levou o prêmio de R$ 150 mil, neste domingo, 19 de abril.

Sob o olhar atento dos jurados Luan Santana e Ivete Sangalo, os candidatos encantaram na final do quadro que conquistou o Brasil.