domingo, 8 de setembro de 2019

Fotos de infância são inspiração para nova exposição no CJAP

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, às 17h, a exposição “Memórias afetivas”, com trabalhos de alunos do curso de Desenho inspirados na série “Poema sem rosto”, da artista Ivana Lima. Orientados pela professora Lurdinha Paglia, os estudantes trouxeram fotos de infância e transformaram essas imagens em gravuras. A mostra é composta por obras de 23 alunos e mais duas da artista Ivana Lima. A entrada é gratuita.

Para Ivana Lima, ver seu trabalho sendo reproduzido pelas crianças é muito gratificante. “É muito gostoso, dá um quentinho no coração”. A artista explica que fez as gravuras com base em fotos da sua própria infância e de amigos e que, a ausência dos rostos, “nos remete à nossa própria infância, a algum episódio, momento ou mesmo sentimento que estava guardado no fundo do nosso baú de memórias”.

Assim como a série de Ivana, o trabalho dos alunos também foi inspirado em fotos de infância e trazem momentos que poderiam ter sido vivenciados por outras pessoas, como cenas na praia, irmãos brincando na sala, uma criança em cima da árvore.

Artistas paranaenses
Trabalhar os artistas paranaenses contemporâneos em sala de aula é uma proposta da atual gestão do CJAP. “O Centro Juvenil de Artes Plásticas é como uma mola propulsora da cultura paranaense. Nossa ideia é que os professores trabalhem os artistas contemporâneos em sala de aula, quando possível convidamos esses artistas para orientar por meio de palestras e workshops, e, ainda, realizar exposições junto com os alunos”, comenta o diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vidal Pinto.

Participam da mostra: Alicia Berlim, Ana Julia Buseti, Ana Julia Medeiros, Ana Luiza de Carvalho, Annye Caroline M. Andrade, Beatriz L. Beluzzi, Camila Murakami, Gabriel G. Tomelim, Giovana F. Gallinea, Helena C. Francisco, Janaina D. Rodrigues, Jofran de Macedo, Kelly M. Sandoval, Laura A.Martini, Liandra Maia Costa, Lourdes Maria F. da Rocha, Manoela C.W. Marques, Maria Clara Nóbrega, Matheus de Biz, Melody Figueiredo, Paulo A. Marcelino, Raiani F. José e Suzana Yunglos. E ainda duas obras da artista Ivana Lima.

Serviço
Abertura da exposição “Memórias afetivas”
Inspirados na série “Poema sem rosto” de Ivana Lima
Dia 4 de setembro de 2019 às 17h
Período expositivo: até 18 de setembro de 2019
Entrada gratuita

Centro Juvenil de Artes Plásticas
Rua Mateus Leme, 56. Curitiba/PR

Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
www.cjap.seec.pr.gov.br
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário