terça-feira, 21 de maio de 2019

LONDRINA PERDE O GRANDE ADVOGADO E ATIVISTA OSCAR NASCIMENTO


Dr. Oscar Nascimento, convidado pelo vereador Tito Valle a falar sobre, o feriado do dia da Consciência Negra 20-11 e Zumbi dos Palmares no plenário da CML.
Morreu na noite desta segunda-feira (20), 89 anos, em Londrina, o advogado e ativista Oscar do Nascimento. Ele estava internado na na Santa Casa e a causa da morte foi a falência múltipla de órgãos. O velório está sendo realizado na Câmara de Vereadores e o sepultamento será às 16 horas, no Cemitério São Pedro.
A sessão desta terça-feira (21) da Câmara foi transferida para amanhã (22), às 14 horas.
Pioneiro na cidade, o advogado recebeu em 2011 o título de Cidadão Honorário de Londrina e em 2002 o Prêmio Zumbi dos Palmares, entregue pela Câmara a pessoas que se destacaram na luta em defesa dos direitos humanos e contra a discriminação racial
.
De acordo com informações do livro “Negro em Movimento”, publicado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Oscar nasceu em 1929 no município de Coroados, no interior de São Paulo, e veio para Londrina aos 5 anos de idade. Filho de agricultores analfabetos, concluiu duas graduações, Economia (pela Universidade Federal do Paraná) e Direito (UEL), em uma época na qual quase não havia negros nas instituições de educação superior. Lecionou por 42 anos, como professor no ensino médio, técnico e superior.

Doutor Oscar, como era conhecido, foi um dos fundadores do clube Arol (Associação Recreativa Operária de Londrina), organização negra criada na década de 1950 e que exerceu papel importante na inserção da população afrodescendente na sociedade londrinense. Participou ativamente do Movimento Negro de Londrina e do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Londrina. Nascimento deixa esposa, cinco filhos, quatro netos e dois bisnetos.

(Com informações da assessoria de imprensa/CML – Foto Devanir Parra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário