quinta-feira, 16 de maio de 2019

CONCERTO: “Ópera de rua” de Jorge Antunes, intitulada “O Exfakeado”

No próximo dia 23 de maio acontecerá a estreia da nova “ópera de rua” de Jorge Antunes, intitulada “O Exfakeado”. O espetáculo será apresentado no estacionamento em frente à Casa do Professor, da ADUnB (Associação dos Docentes da Universidade de Brasília, no Campus Darcy Ribeiro), às 18h30, com entrada franca.
O libreto dessa ópera buffa, também de autoria do maestro Antunes, trata com sarcasco histórias e eventos recentes da atual política brasileira.
Cantores, solistas e coro são formados pelo grupo brasiliense que desde 2011 vem atuando nas óperas de rua de Jorge Antunes: a soprano Gandhia Brandão, o tenor Yonaré Torres, o barítono Jansler Aragão, a soprano Andreia Lira, o ator Hilan Bensusan e Juliano Berko, e outros. O conjunto instrumental é formado de flauta, clarineta, clarinete baixo, violão, teorba, bandolim, 2 percussionistas, 3 violinos, viola, 2 violoncelos, contrabaixo e baixo elétrico. A formação inclui tambem um CD com sons eletrônicos.
O inusitado na ópera, é que Jorge Antunes adotará recurso cênico do antigo teatro grego, com os personagens usando grandes máscaras. A música é eclética, mesclando vertente moderna com canções de linguagem popular.
A história se passa em Brasília, durante o carnaval. É época de eleições para escolha da nova diretoria da Associação Cultural Pacotão, sociedade que todo ano coloca na rua seu famoso bloco carnavalesco “O Pacotão”. A ópera, em um ato, encena um debate televisivo de candidatos, sob o comando do mediador William Boina.
Os personagens são candidatos à presidência da Associação:
Pastor Falamaia,  Eskindô Jonum,  Reembolso NárioOstra Brilhante,  Alessandro FrutaDonald TrompaGoiabosa Dos Mares de JesusGeneral da Banda MourãoPhlavio Reembolso NárioMister Bananon e Amélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário