domingo, 25 de novembro de 2018

INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL PARTICIPA DE WORKSHOP NACIONAL EM SP


 Centrado no Centro de Formação Sagrada Família, o curso nacional e que reuniu representantes de 20 organizações foi de 19 a 23 de novembro com orientações de Domingos Armani e Mauri Cruz.

No 1º dia foi exibido o vídeo-manifesto anti-inclusão em sugestão do ativista gaúcho Sinistro. Houve exposição de frutos; doces; artesanato; CD/DVDs; livros. revistas e outros materiais que representam a cultura dos Estados presentes no evento.

Armani fez uma exposição temática e debate sobre sustentabilidade das OSCs (valor social; comunicação; parcerias e articulação em rede).



 No 2º dia, foi discutido os eixos do desenvolvimento institucional: identidade; mobilização de recursos; ação social e gestão.

E as 3 dimensões da sustentabilidade: sócio-política; técnico gerencial e financeira.



 No dia 21/11 foi debatido sobre a mobilização de recursos visando a sustentabilidade das OSCs;o fortalecimento da profissionalização em busca de recursos próprios e de pessoa física. Foram citados exemplos de apoiadores (Abong; União Européia; CESE; OAK Foundation e IAF) e mobilizadores conhecidos como o Greenpeace.

l
Participaram da mesa sobre experiências de mobilização Cristiane Paiva/RR; Mariselma Bonfim/BA e Sinistro/RS

l
Na quinta, dia 22/11 apresentou-se os desafios de comunicação das OSCs e dos doadores regulares. Mauri Cruz debateu na segunda parte do dia o marco regulatório (lei 13019) que regula convenios entre as OSCs e os governos. E uma mesa reuniu experiencias de captação com Aldo Moraes falando do batuque na caixa, de Londrina/PR

No último, Armani pontuou sobre plano de mobilização de recursos e os participantes fizeram e apresentaram um esboço preliminar com base em um roteiro dado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário