quarta-feira, 3 de outubro de 2018

SAMBA PERDE O COMPOSITOR CASQUINHA


Morreu, na noite desta terça-feira, o cantor e compositor Otto Enrique Trepte, conhecido como Casquinha da Portela. O músico de 95 anos estava internado desde o último dia 22 no CTI do Hospital São Matheus, em Bangu, na Zona Oeste, com o quadro de insuficiência renal, agravado nos últimos dias. A causa da morte do baluarte da Velha Guarda da Portela foi infecção generalizada. O artista deixa três filhos (outros dois já são falecidos).

Nascido em 1º de dezembro de 1922, em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte, Casquinha da Portela é autor de clássicos do samba como "Recado", que compôs com Paulinho da Viola, e "A Chuva Cai", com Argemiro Patrocínio. O músico já foi gravado por Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Nara Leão, Jair Rodrigues e outros grandes nomes da música brasileira. Um de seus principais parceiros musicais foi Candeia.

Ganhou o apelido de Casquinha na escola, depois de ter comido um pedaço de carne que caiu do prato de um colega. A história foi contada por seu biógrafo, João Baptista Vargens, no livro "Casquinha da Portela - Andanças e Festanças", lançado em 2016.

Foi bancário durante anos e foi um talentoso jogador de futebol. Disputou por diversas vezes a segunda divisão do Campeonato Carioca, como meio-campo.

 


À convite de Candeia, passou a frequentar os ensaios da Portela, onde despontou como compositor reconhecido e atuante. Anos anos, ocupou o cargo de presidente da renomada ala de compositores da agremiação.

Em 1959, em parceria com Candeia, Waldir 59, Altair Prego e Bubu, escreveu o samba-enredo "Brasil, Pantheon de Glórias", com o qual a Portela foi campeã.

Na década de 1960, fez parte do grupo Mensageiros do Samba, com Bubu, Arlindão, Jorge do Violão, Candeia, David do Pandeiro e Picolino. Em 1964, Casquinha tornou-se o primeiro parceiro de Paulinho da Viola na Portela, no samba "Recado", que virou um clássico da MPB, tendo sido gravado por Elza Soares, Nara Leão, MPB-4, Jair Rodrigues e outras estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário