sexta-feira, 8 de junho de 2018

LENDA DO ESPORTE, MARIA ESTHER BUENO MORRE AOS 78 ANOS

Estherzinha, como era chamada por amigos e familiares, 78 anos, faleceu nesta sexta-feira (08), no Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Foi nas quadras que ela se eternizou como uma das maiores do esporte no Brasil, marcou seu nome nos livros de recordes e nas mentes de todos os fãs, principalmente, do tênis.

A maior tenista brasileira da história, a pioneira do esporte no país, um verdadeiro fenômeno. 

O tênis sempre foi seu sonho, embora o pai quisesse que ela seguisse a carreira no balé. Começou no esporte aos 6 anos, em São Paulo, no Clube de Regatas Tietê, do qual era vizinha. Disputou o primeiro campeonato aos 11, em uma época que mulher praticar esporte era algo não visto com bons olhos.

Deixou o Brasil aos 17 anos, sozinha, rumo à Inglaterra, para que pudesse competir em alto nível. A escolha foi correta. Mostrou, ao mundo, a força e a técnica brasileiras nunca antes imaginada.

Foram 35 finais de Grand Slam, sendo 12 em simples (7 títulos), 16 em duplas (11 taças) e 7 em duplas mistas (1 conquista). Venceu 19 Grand Slams na carreira. 7 em simples, 11 em duplas femininas e 1 em duplas mistas. Todas as vezes que ia a Wimbledon, era ovacionada. Não bastasse "apenas" essas conquistas, o currículo de Maria Esther conta com números que beiram o impensável até hoje: são 589 títulos internacionais.

Na final do US Open de 1964, fez algo até hoje histórico: ganhou a partida de Carole Caldwell Graebner em apenas 19 minutos. Antes disso, em 1959, ganhou o prêmio de atleta feminina do ano, da Associated Press. Nenhuma esportista brasileira teve esse reconhecimento depois dela.

Em 1978, foi homenageada com a inclusão de seu nome no Hall da Fama do Tênis Internacional. Até estátua de cera do famoso museu inglês Madame Tussauds, Maria Esther tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário