quinta-feira, 14 de junho de 2018

CIDADES CRIATIVAS: Na Unesco, em Paris, ministro anuncia apoio técnico para cidades brasileiras ingressarem na Rede


Em visita à sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nesta quarta-feira (13), em Paris, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, expressou interesse em ampliar a participação brasileira na Rede de Cidades Criativas da instituição. Sá Leitão se reuniu com a diretora-geral da Organização, Audrey Azoulay. Para o ministro, o investimento na cultura e na criatividade é fundamental para promover o desenvolvimento sustentável.
 
Sá Leitão disse que pretende lançar, nas próximas semanas, em parceria com o escritório da Unesco em Brasília, um chamamento público para selecionar duas cidades brasileiras que receberão capacitação técnica para apresentar suas candidaturas para ingressar na Rede de Cidades Criativas. O ministro aproveitou a oportunidade para apoiar a candidatura de Santos (SP) como sede, em 2020, da reunião anual da Rede.
 
A Rede de Cidades Criativas foi criada em 2004, com o objetivo de estimular a inovação e a criatividade em sete áreas temáticas: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. No ano passado, a Rede já contava com 180 cidades de 72 países, sendo oito do Brasil: Brasília (DF) e Curitiba (PR), na área de design; Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), em gastronomia; João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), em música; e Santos (SP), em cinema.
 
Sá Leitão convidou Azoulay para vir ao Brasil, em novembro, na primeira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR) – megaevento que reunirá produtores culturais, empresários e artistas da América do Sul e de outros continentes na cidade de São Paulo (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário