segunda-feira, 7 de maio de 2018

BLOG ARTE BRASIL ENTREVISTA DÉBORA SADER




É com satisfação que o blog Arte Brasil entrevista a jornalista, tradutora e autora do livro “A última chance – O início de uma nova era”, Débora Sader.

Seu trabalho, sua vida e seus pensamentos estão na entrevista que com certeza o leitor terá prazer em conhecer.

Blog (Aldo Moraes): Olá Débora é um prazer ter você falando com o público do blog Arte Brasil. Fale um pouco de sua infância e início de sua trajetória na literatura:

Débora: Olá. Primeiramente, obrigada pela oportunidade. Bem, gosto de escrever desde pequena, minha avó Esmeralda costumava dizer que eu vivia rabiscando. Durante o ensino médio, as disciplinas de que mais gostava era Língua Portuguesa e Inglês, e tive a certeza de que faria algum curso na área de Humanas. Me formei em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, em 2006.

Anos depois, cursei Letras (Português/Inglês) por 2 anos, porém não concluí. Ambas os cursos enriqueceram meus conhecimentos na Literatura, me impulsionaram a continuar escrevendo e a investir na leitura.



Aldo:  Como você se interessou pelo gênero de ficção científica?

Débora: Para falar a verdade, os filmes fizeram com que eu apreciasse esse gênero mais do que os livros. Claro que, com o tempo, passei a ler obras desse gênero, mas o interesse surgiu das telas.



Aldo: Como é seu processo de criação literária e que te influenciou?

Débora: Meu processo de criação para “A Última Chance – O Início de uma Nova Era” se deu de forma bastante espontânea, natural. Conforme as ideias iam brotando na minha mente, eu me jogava nas pesquisas e ia escrevendo. As ideias pareciam se encaixar como se a história já estivesse pronta antes mesmo deu começar a escrevê-la.

Diria que foi bastante intuitivo também. Quanto a recursos da linguagem, para descrever as catástrofes naturais, com o intuito de tornar os acontecimentos ‘reais’ para o leitor e dar uma ‘quebra’ na narrativa, tornando-a de certa forma mais fluida, utilizei a linguagem jornalística.    



Aldo: Fale um pouco sobre o livro A Última Chance – O Início de uma Nova Era:

Débora: Um grupo de importantes cientistas descobre um novo planeta com características semelhantes ao planeta Terra, o que faz deste um planeta habitável para o homem. Essa descoberta coincide com o desenlace de acontecimentos desastrosos que acirram o caos mundial já existente. Enquanto o mundo vai sendo destruído por forças da natureza, mais especificamente, pelos 4 elementos da Natureza, cientistas inventam uma maneira de levar os sobreviventes para o novo planeta, e essa descoberta torna-se a última chance para a humanidade. No decorrer da história, descobre-se que toda a trama se dá a partir de uma mensagem apocalíptica mantida em segredo por um Papa e revelada por uma vidente.



Aldo: Você faz parte do mercado editorial independente. Como é esse desafio?

Débora: Sim. Anteriormente, meu livro estava à venda no site do Clube de Autores – uma plataforma de autopublicação. Ficou lá por alguns anos, até que no ano passado o livro ganhou uma capa e uma diagramação nova, e eu o revisei novamente. Pesquisei por uma gráfica que oferecesse um bom preço e um serviço de qualidade, e encontrei.

Não estando mais na plataforma, relancei meu livro por conta própria, sem intermédio de nenhuma editora, eu mesma negociei com a gráfica, e fiz duas pequenas tiragens do exemplar já todo reformulado. O resultado ficou excelente e eu posso dizer que me realizei como escritora. Porque lançar um livro – seja da forma tradicional ou não -  é uma grande conquista. 




Aldo: Como é sua relação com a cultura em geral? O que você gosta no cinema, música, artes plásticas?

Débora: Eu amo tudo relacionado à Arte (assim mesmo, com “A” maiúsculo). Acredito no potencial que ela tem de transformas pessoas de um modo muito positivo, mexendo com a emoção e o intelecto ao mesmo tempo, tocando o coração e abrilhantando a mente. Amo livros, principalmente do gênero fantasia e ficção científica, mas também gosto de romances policiais, romances romancistas, dentre outros.

Também sou viciada em filmes e séries, assisto de tudo um pouco. Ah, e a música... Um elixir para os meus ouvidos! Costumo dizer que a música resolve grande parte dos meus problemas.  Também gosto de ir ao teatro, principalmente se for para assistir a espetáculos de dança. Amo dançar.



Aldo: Como você enxerga a tecnologia e a internet para divulgação da literatura?

Débora: Enxergo como ferramentas facilitadoras que, quando utilizadas de forma inteligente e responsável, podem ser de grande utilidade, uma vez que as tecnologias digitais possibilitam o rompimento das fronteiras espaço/tempo e têm a capacidade de unir pessoas com os mesmos interesses e preferências, e assim formar nichos no ciberespaço.

No que diz respeito à literatura, a invenção dos livros digitais, por exemplo, trouxe inúmeras vantagens para o leitor. A economia de espaço físico, a economia de preço já que os e-books custam bem menos do que os livros físicos, a comodidade, a capacidade de armazenamento de inúmeros títulos em único dispositivo, a possibilidade de levá-los contigo para onde quiser sem o menor esforço, etc. Hoje, as pessoas têm acesso a uma quantidade infinita de livros digitais, inclusive de forma gratuita.

De fato, atualmente ler é bem mais acessível. As redes sociais assumem um papel de extrema importância no que diz respeito à divulgação da literatura. São diversas as ferramentas que elas oferecem para que possamos compartilhar conteúdos, direcionando-os a públicos específicos e alcançando pessoas de diferentes lugares ao mesmo tempo, através de um simples clique. Compartilhamento é a palavra do momento. É nessa rede de compartilhamentos que autor e leitor se aproximam, a troca acontece, e a literatura alcança infinitos públicos de forma instantânea e eficaz.


Aldo: Como nosso leitor pode adquirir seu livro?

Débora: O livro físico pode ser adquirido diretamente comigo. Estou sem exemplares no momento, mas pretendo fazer uma terceira tiragem em breve.

O e-book está disponível para venda no site da Saraiva online, no link a seguir:  https://www.saraiva.com.br/a-ultima-chance-o-inicio-de-uma-nova-era-9523499.html



Aldo: Agradeço sua entrevista e peço que deixe um recado ao nosso leitor:

Débora: A leitura é uma ponte para o desconhecido, uma porta para infinitas possibilidades e o caminho para o aprendizado. Quem adquire o hábito da leitura, enriquece a mente, alimenta a alma, aquece o coração, e certamente terá mais facilidade para desenvolver uma boa escrita.


Contatos da jornalista, tradutora e escritora Débora Sader:

Página no Facebook: https://www.facebook.com/deboradacostasader/ 

Instagram: @debora_c_sader 

Blog: https://deboradacostasader.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário