sexta-feira, 6 de abril de 2018

PIONEIRO DA IMPROVISAÇÃO NO JAZZ, CECIL TAYLOR MORRE EM NOVA IORQUE

O pianista americano Cecil Taylor, pioneiro da improvisação no jazz e ícone da vanguarda do gênero, morreu nesta quinta-feira (5) aos 89 anos em Nova York, segundo informou nesta sexta-feira a emissora de rádio pública "NPR".

Filho único de uma família de classe média do bairro de Queens, o músico aprendeu a tocar piano aos seis anos e mais adiante estudou no New York College of Music e no New England Conservatory de Boston, estimulado especialmente por sua mãe, que o encorajou a praticar seis dias por semana. 

Em 1956 lançou seu primeiro álbum, "Jazz Advance", como líder de um quarteto, e na metade da década seguinte seu nome já era comparado aos de Ornette Coleman, Albert Ayler e John Coltrane, embora muitos bares de jazz tenham lhe fechado as portas no início, obrigando-lhe a recorrer a outros trabalhos, seja de lavador de pratos ou tintureiro.

Em 1966, gravou no selo Blue Note o álbum "Unit Structures", no qual utilizou a tonalidade do blues e as improvisações para sair das estruturas tradicionais do jazz, enquanto dava liberdade a seus músicos através das partituras, segundo destacou o jornal "The New York Times". 

Após lançar "Conquistador!" um ano depois, Taylor fez uma pausa e ressurgiu com grande criatividade nos 1970 para dedicar-se a partir da década seguinte a apresentações solo em teatros e museus por todo o mundo, especialmente do outro lado do Atlântico. 

Fruto disso é "In Berlin '88", um conjunto de 11 discos que resumem sua aventura musical de um mês na Berlim Ocidental, e que foram objeto de uma reedição especial em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário