domingo, 4 de março de 2018

MORRE O FAGOTISTA NOEL DEVOS

Noël Devos (Calais, 08 de outubro de 1929Rio de Janeiro, 3 de março de 2018) foi um dos mais importantes músicos do Brasil, tendo trabalhado e ensinado o fagote - instrumento de orquestra - desde 1952, quando veio da França, a convite da Orquestra Sinfônica Brasileira, representada pelo regente Eleazar de Carvalho e com o apoio institucional e material da UNESCO, em projeto à época coordenado pelo musicólogo Luis Heitor Correia de Azevedo.

Ainda nos anos 60 se naturalizou cidadão brasileiro, do que sempre se orgulhou.

Aqui no país desenvolveu importante carreira como músico de orquestra, solista, camerista e educador. Teve dezenas de obras para fagote a ele dedicadas, por inúmeros compositores relevantes, tendo tocado com os maiores regentes nacionais e internacionais, como Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Zubin Mehta, Alceo Bocchino , Daniel Barenboim , Victor Tevah e muitos outros.

PRÊMIOS E HOMENAGENS

  • Premiado pela Academia Brasileira de Música - em 2017, foi escolhido pelos acadêmicos da prestigiada ABM - para receber a Medalha Villa-Lobos de 2017, concedida a grandes personalidades da música brasileira
  • Conquistou o segundo prêmio do Concurso Internacional de Genebra em 1957.
  • Foi homenageado na Semana Villa-Lobos em 1992 (?) pelos 40 anos dedicados à música brasileira.
  • Recebeu ainda o prêmio de “melhor intérprete” de Villa-Lobos ao executar a Ciranda das Sete Notas com a Orquestra de Câmara da Rádio MEC sob a regência de Mário Tavares.
  • Em 1999 (?), foi homenageado por seus 70 anos de vida no Encerramento do 37º Festival Villa-Lobos, em concerto com a Orquestra Petrobrás Pró Música, dirigida pelo maestro Roberto Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário