domingo, 25 de março de 2018

CRIADOR DE EL SISTEMA, MAESTRO JOSÉ ANTONIO ABREU MORRE NA VENEZUELA


José Antonio Abreu Anselmi ( Valera , Trujillo , Venezuela , 7 de maio de 1939 - Caracas , Venezuela, 24 de março de 2018 ) foi um músico , economista , político , ativista e educador venezuelano. Fundou a Orquestra Nacional da Juventude da Venezuela e o Sistema Nacional de Orquestras Sinfônicas Juvenis, Infantis e Pré-Infantis da Venezuela. Ele tem os títulos de Professor Performer, Mestre Compositor e Diretor de Orquestra, obtidos na Escola de Música José Ángel Lamas, em Caracas . Ele faleceu em 24 de março do ano de 2018.
 
Além de compositor , pianista , cravista e organista , ele é economista Summa Cum Laude e recebeu doutorado honoris causa em economia , música , educação e medicina de várias universidades em todo o mundo. É considerado um dos ícones culturais e musicais da Venezuela.

Foi em 1975 quando fundou e dirigiu a Orquestra Sinfônica Jovem Nacional e a Fundação Estadual do Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela ( FESNOJIV ), uma rede de orquestras infantis, juvenis e de coro que envolve quase 500.000 pessoas. jovens músicos.
 
É um método inovador de educação de jovens, no qual a música é o principal caminho para o aprimoramento social e intelectual. Tem como máxima expressão a Orquestra Sinfônica Juvenil Simón Bolívar, fundada em 1979. Recebeu o Prêmio Nacional de Música 1979 por seu trabalho em El Sistema . Sob a direção de Abreu, El Sistema participou de programas de intercâmbio musical e cooperação com países do mundo todo.


Este sistema tem sido um modelo para outros países da América Latina , Caribe , América do Norte e Europa . Foi homenageado com reconhecimento nacional e internacional, entre os quais se destaca o Prémio Príncipe das Astúrias para as Artes 2008 .
 
Atualmente, El Sistema é a entidade responsável pelo desenvolvimento da Missão Musical que o governo nacional está avançando para atingir a meta de um milhão de artistas sob o princípio:
"A música é um instrumento insubstituível para unir as pessoas".
Desta forma, o projeto original "Music for social action" continua.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário