sexta-feira, 23 de março de 2018

13º FESTIVAL DE CIRCO DE LONDRINA

Aerocircus na Rua foto de Divulgação.PO Festival de Circo de Londrina encerra a sua 13ª edição no domingo e, na reta final, oferece gratuitamente ao público espetáculos nacionais, paranaenses e locais de alta qualidade, em espaços abertos e fechados. Na noite de sábado (24), às 20h30, os palhaços-malabaristas do grupo Los Circo Los (Campinas-SP) dominam o palco do Teatro Ouro Verde fazendo paródias hilárias de grandes clássicos em “Versão Brasileira”. Os ingressos podem ser retirados a partir das 15 horas na bilheteria do próprio teatro.

Na sequência, às 23 horas, o Festival promove na Escola de Circo de Londrina (Saul Elkind, 790) o inusitado “Cabaré das Onze”, uma festa repleta de performances circenses e conduzida ao som da banda Iporãiterei, que passeia pelo repertório de Amy Winhouse. Já no domingo (25), o evento termina com o espetáculo “Aerocircus na Rua”, da Troupe londrinense Aerocircus, que estaciona seu ônibus desmontável no Conjunto Residencial Vista Bela (Rua Orides Frigeri, 59), às 16 horas. Dele, desembarcam malabaristas, palhaços, contorcionistas e acrobatas para fazer a alegria de crianças de todas as idades.

Uma das atrações nacionais de maior destaque desta edição, “Versão Brasileira”, é uma síntese da pesquisa e da linguagem da companhia campineira Los Circo Los. A partir da dramaturgia de variedades, o espetáculo apresenta releituras de cenas clássicas do circo, como o malabarismo, a palhaçaria, a mágica, a dança e a acrobacia, dispostas de maneira que o espectador brinque com os artistas do início ao fim. Criado em 2013, o maior desafio foi realizar um espetáculo no qual os dois atores – Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri – preenchessem o picadeiro, alternando diferentes modalidades, técnicas e com rápidas trocas de figurinos. Ao longo do processo de criação, Rodrigo Senden, palhaço e ator, prestou assessoria para a elaboração de esquetes.

Desde a sua estreia, a montagem passou por centenas de cidades em diferentes regiões do país e já foi apresentada em teatros, praças, escolas e picadeiros. A principal marca do Los Circo Los é a intersecção com outras áreas do conhecimento, como comunicação, educação física, ginástica artística (olímpica) e dança, o que enriquece seu fazer artístico com inúmeras e inovadoras possibilidades. A mescla dessas diferentes experiências cria uma variedade de repertório, no qual o cômico, o virtuoso e o dramático entrelaçam-se. O grupo já participou de shows dirigidos pela Marcos Frota Produções Artísticas e Unicirco/Hopi Hari, estiveram em turnê na Finlândia e Suécia em 2008, e foram ganhadores do Prêmio Carequinha de estímulo ao Circo/Funarte em 2007.

Cabaré - Fechando a noite de sábado, a Escola de Circo de Londrina, localizada na Região Norte, inaugura as suas reformas e pinturas murais de grafite (realizadas durante esta edição do Festival) com uma festa aberta à comunidade, “O Cabaré das Onze” – chamado assim por seu horário de início, às 23 horas. Dentre os vários números circenses que se apresentarão na noite, artistas da própria Escola, do CLAC – Centro Londrinense de Arte Circense e convidados, como o malabarista paulista Anderson da Silva e Thais Caroline (de Foz do Iguaçu). Thais, além de realizar números de força capilar e malabares, é vocalista da banda Iporãiterei, que faz cover de Amy Winehouse. Ela será acompanhada, nos instrumentos, pelo irmão Thiago da Silva, por Jéssica Rezende e Mariana Franco.

Aerocircus na Rua – Um elenco eclético, jovem e potente conduz números impressionantes de força física, habilidade acrobática, malabarismo, dança e humor. Eles desembarcam do ônibus-picadeiro da Troupe Aerocircus, que desenvolve seu trabalho de pesquisa em várias vertentes da arte circense em Londrina desde o ano de 1998. A atração ao ar livre, com a participação especial de grupos de hip hop, encerra o XIII Festival de Circo de Londrina no domingo (25), a partir das 16 horas, no Conjunto Residencial Vista Bela.

Desde a sua fundação, o Aerocircus vem influenciando diversos processos artísticos de circo e teatro de rua no sul do país. Estas influências seguem a metodologia do “circo social” com crianças e jovens, em um amplo trabalho de arte-educação. Em 2001, a Troupe legitima suas ações político- pedagógicas e cria a Associação Londrinense de Circo (ALC), realizadora do Festival e que gere, desde então, as ações formativas e sociais da Escola de Circo de Londrina.

A 13ª edição do Festival tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Os apoios são da Casa de Cultura da UEL, Cirque du Monde (Social Circus Program of Cirque du Soleil), Circo Mundo Brasil e Hemizê Projetos.

Serviço:
“Versão Brasileira” (Los Circo Los, Campinas-SP)
Dia 24 de março (sábado), às 20h30, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)
“O Cabaré das Onze” (Banda Iporãiterei, CLAC, Anderson da Silva + Convidados)
Dia 24 de março (sábado), às 23 horas, na Escola de Circo de Londrina (Av. Saul Elkind, 790)
“Aerocircus na Rua” (Troupe Aerocircus)

Dia 25 de março (domingo), 16 horas, no Conjunto Residencial Vista Bela (Rua Orides Frigeres, 59)
Todas as apresentações são gratuitas e com classificação indicativa livre. Ingressos para “Versão Brasileira” podem ser retirados na bilheteria do próprio teatro a partir das 15 horas do dia da apresentação. Limite de quatro ingressos por pessoa. O Cabaré das Onze tem entrada livre.

Informações sobre a programação: na página www.facebook.com/Festival-de-Circo-de-Londrina ou pelo fone (43) 99115-6194

Fonte:  http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28968:festival-de-circo-agita-o-fim-de-semana&catid=88:cultura&Itemid=975

Nenhum comentário:

Postar um comentário