sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

MÚSICA PERDE SÉRGIO NEPOMUCENO ALVIM CORREIA

SÉRGIO NEPOMUCENO ALVIM CORREIA (Rio de Janeiro, 1931-2018)

Neto do compositor Alberto Nepomuceno e do pintor Alvim Correia.

Sua infância foi toda vivida no exterior. Morou na Bélgica, Suíça e França. Retornou ao Brasil aos 11 anos de idade. Estudou piano e violoncelo com os professores Vitalina Vital Brasil e G. Bariolla.

Em 1946, entrou para a Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil. Dois anos depois, classificou-se em primeiro lugar no concurso organizado pela Rádio MEC "Você conhece esta música". Cursou Filosofia na Faculdade Nacional e, em 1953, escreveu na revista "Universidade" seus primeiros artigos sobre música e artes plásticas.

DADOS ARTÍSTICOS

Trabalhou no Arquivo Musical das rádios Nacional e MEC. Nesta emissora, produziu programas durante 30 anos, como "Discoteca especial" e "Regentes e orquestras de todo o mundo".Tornou-se crítico musical em 1964, pelas mãos de Elísio Condé. Em 1966, foi nomeado diretor administrativo da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Organizou a discografia de música erudita da primeira edição da "Enciclopédia da música brasileira", em 1977, tendo preparado mais de 200 verbetes para esta edição. Foi convidado pela Funarte para publicar os catálogos contendo as obras completas de seu avô, Alberto Nepomuceno (Funarte/MEC, 1985-1996) e de Lorenzo Fernandez (Rio Arte, RJ, 1992), além de "Carlos Gomes: uma discografia" (Ed. Unicamp, Campinas, SP, 1992).

(Dados copiados do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário