terça-feira, 28 de novembro de 2017

OFÍCIO DA BAIANA DO ACARAJÉ É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL

Dona Avelina (no alto, sentada) ensinou à filha Tânia (direita) e à neta Ana Cássia (esquerda) o ofício da baiana do acarajé. O alimento, originalmente ligado ao candomblé, é um dos mais populares do país (Fotos: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
Turbante, bata, anágua engomada, saia armada bem arredondada, com fitas, rendas e o que mais tiver direito. Tudo em um branco luzente, cerimonioso. É assim que a baiana de acarajé costuma cumprir um ofício que vai além de alimentar e satisfazer o paladar. A preparação da comida (seja para oferta religiosa ou venda), a composição da indumentária e a arrumação do tabuleiro e do ponto integram um ritual que rendeu ao ofício das baianas o título de bem cultural de natureza imaterial, inscrito no Livro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura.
 
A relevância da tradição ancestral mantida por essas mulheres ainda definiu presença no calendário das datas comemorativas nacionais:  a Lei 12.206/2010 instituiu o 25 de novembro como o Dia Nacional da Baiana de Acarajé. O reconhecimento institucional se alia à reverência que as baianas merecem receber nos terreiros e nas ruas. "O reconhecimento é a gente chegar no ponto, como ontem, quando eu estava trabalhando, e uma pessoa dizer: baiana, seu acarajé é uma delícia, que tabuleiro bonito!", conta Ana Cássia Pereira Nery, filha de Tânia, neta de Avelina, herdeira desse fazer matriarcal que revela a sociedade, a cultura e a religiosidade do povo baiano.
 
Ainda no período colonial, mulheres – escravas ou libertas – preparavam acarajé e outras comidas e, à noite, com cestos ou tabuleiros na cabeça, saíam a vendê-las nas ruas de Salvador ou a oferecê-las aos santos e fiéis nas festas relacionadas ao candomblé. Na religião de matriz africana, a chamada obrigação do acarajé, ou seja, a autorização para produção e venda pública por mulheres iniciadas nos rituais tradicionais do candomblé, tinha o objetivo de angariar recursos para "fazer o santo", isto é, cobrir os gastos necessários às obrigações de iniciação.
 
Atualmente, a venda do acarajé não está ligada exclusivamente à tradição religiosa: ampliou seu espaço nas ruas de Salvador e em outras cidades brasileiras, tornando-se meio de vida para parte da população local. "Eu tive 11 filhos, dei um duro, criei os meus filhos tudo, sem pai, e está todo mundo criado hoje. (...) Eu devo muito, abaixo de Deus, ao acarajé. Foi assim que eu criei os meus filhos", afirma a aposentada Avelina Santos.
 
Filha de dona Avelina e atuante em um dos pontos mais reconhecidos de Salvador, Tânia Barbara Nery reforça que a baiana é normalmente "pai e mãe de família", chegando a arcar com um percentual que varia de 80 a 100% das contas de casa, mesmo quando é casada. Apesar dessa realidade, Tânia diz que não atua-se nesse ofício visando unicamente os lucros: "A baiana patrimônio é essa também. Ela não visa os lucros, ela faz com amor, com carinho, se dedica única e exclusivamente a isso aí, a esse ofício; ela não quer ganhar o cliente só pelo lucro, ela quer que o cliente coma, vá e volte".
 
FONTE:
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário