terça-feira, 14 de novembro de 2017

OBRA DE PAULO MENTEM NO MUSEU DE ARTE DE LONDRINA

Neste sábado (18), às 10 horas, será aberta a exposição “Sequências Brasileiras”, com pinturas de Paulo Menten, no Museu de Arte de Londrina. A mostra ficará aberta ao público até o final de dezembro, na Rua Sergipe, 640, centro. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta, das 13 às 18 horas.

A exposição terá à frente, como curador, o neto do artista, Raphael Menten. “Sequências Brasileiras” é uma produção que foi desenvolvida ao longo da carreira de Paulo Menten. As obras têm uma forte tendência construtiva e as paisagens representam cenas populares suburbanas, com numerosas figuras e detalhes. Cada obra tem sua particularidade, seja pela cor ou formas dispostas.

As fachadas dos casarões coloniais representados são frutos de pesquisas, viagens e do imaginário do artista.  As pinturas trazem elementos de reflexão, seja pela escolha de cores, pela composição gráfica ou elementos representativos de diferentes classes.

Sobre o artista - Paulo Menten foi considerado um dos grandes gravuristas do Brasil. Nasceu em São Paulo, em 1927, e faleceu na mesma cidade em 2011. Foi aluno de Lívio Abramo, com quem fez um curso de xilogravura no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Participou de inúmeros salões e exposições em todo Brasil, tendo sido premiado em praticamente todos eles. Possui obras em diversos museus no Brasil e exterior, como no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na década de 80 mudou-se para Londrina, para lecionar na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde morou por 30 anos. Temas como as lavouras de café, o trabalho dos operários, o cotidiano da cidade estiveram entre os trabalhos do artista.

FONTE: site da Prefeitura de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário